segunda-feira, 25 de abril de 2011

Visita de um arcebispo africano



Já faz anos que seguimos encontrando em Medjugorje peregrinos vindos do Gabão. Em setembro de 1997, um grupo estava acompanhado pelo arcebispo de Libreville, capital do Gabão, Monsenhor André Fernand Anguile, que passou uma semana em Medjugorje. Sobre seu país e suas impressões de Medjugorje, ele nos disse:
“Eu recebia frequentemente fieis que iam em peregrinação a Medjugorje e que me contavam sobre suas experiências, trazendo livros e recortes de jornal. Ano passado, eles me convidaram a vir com eles. Eu não queria vir, pois sabia que Medjugorje ainda não é reconhecida oficialmente. Neste ano, eu fiz, com consciência, a escolha de vir com esse grupo, mas como uma visita privada, extraoficial, pois queria ver o que se passa aqui. Eu conheço os bons frutos de Medjugorje: no retorno de Medjugorje, as pessoas tornam-se mais conscientes de sua fé em todos os níveis. É disso que nós temos mais necessidade nesse momento.
O que primeiramente me tocou em Medjugorje foi o espírito de oração. Vejo aqui peregrinos do mundo inteiro. A programação da tarde mostra quanto e como se ora por aqui. Tanto aqueles que estão na igreja como os que estão fora oram com piedade e fervor. Eu vejo numerosos padres que confessam durante horas e que oram de um modo mais fervoroso do que o habitual. Fiquei particularmente entusiasmado com a multidão de jovens que oram e se confessam aqui. Aqui não é difícil sentir a presença de Deus e a ação da graça, é por isso que se pode acreditar na presença de Maria. Eu escutei o testemunho dos videntes, participei da oração do Ivan (vidente) e assisti a uma das aparições. Eles irradiam a paz e a alegria. Eles falam de modo simples, e eu fiquei tocado pelos discursos sobre a oração. Nós solicitamos suas orações e nós pedimos a eles de confiar o Gabão, todo o povo e toda a Igreja à Nossa Senhora. Minha impressão geral é verdadeiramente boa. As pessoas que vivem aqui oram muito. A gente sente a paz. Não há tourismo aqui. A gente pode sentir o espírito da Virgem e Sua presença.
À pergunta: O que o senhor diria aos fieis, aos padres e aos bispos? Monsenhor André Anguile respondeu: “As aparições de Nossa Senhora são um bom sinal para os nossos tempos. Ela quer nos preparar para o terceiro milênio, e Medjugorje é um dos meios, e é necessário fazer o que Ela nos diz. Se nós a ouvirmos, tudo ficará bem e o mundo viverá na esperança. É bom que Ela esteja aparecendo neste lugar. Vocês que estão aqui, os padres, os videntes e toda a paróquia tratem de permanecer fieis. Vocês se tornaram exemplo para os outros. Aqui se realizam muitas boas obras. Eu me confio às vossas orações e também prometo orar por vocês. Quando retornar para casa, direi que estive em Medjugorje e chamarei os fieis a orarem e a jejuarem mais para que nós possamos todos juntos permitir que Maria nos conduza rumo a esses novos tempos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...