segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Jesus ressuscitado estará convosco e vós sereis as suas testemunhas."


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus.

CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA! VERDADEIRAMENTE RESSUSCITOU, ALELUIA!*

E na alegria desta realidade que toda a Igreja celebra, gostaria de partilhar convosco a mensagem de 25 de março de 2005:

“Queridos filhos! Hoje vos convido ao amor. Amai, filhinhos, com o amor de Deus. Em cada momento, na alegria e na tristeza, prevaleça o amor e assim o amor começará a reinar nos vossos corações. Jesus ressuscitado estará convosco e vós sereis as suas testemunhas. Eu me alegrarei convosco e vos protegerei com o meu manto materno. Particularmente, olharei, filhinhos, com amor para a vossa conversão cotidiana. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.

Que belo convite de Maria!!! No momento em que experimentamos o maior ato do amor de Deus por nós, na entrega total de Cristo ao plano de amor e salvação do Pai, somos nós mesmos convidados a não apenas fazer esta experiência, mas a amar com este mesmo amor!

Lembrou o Papa Bento XVI, ao presidir a Missa Crismal na Quinta-feira Santa, do que disse Santo Inácio de Antioquia: “Não quero somente chamar-me cristão, mas sê-lo também”. E cristãos, disse o Papa, “são pessoas que pertencem a Cristo e por isso participam na sua unção, são tocadas pelo seu Espírito”.

E ao sermos tocados pelo Espírito do Senhor, já não podemos nos limitar a qualquer gesto, a qualquer ato, a qualquer face, senão do amor, pois “se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.” (Rm 8, 11)

Ou acaso, esquecemos que, Jesus ao morrer por cada um de nós, sepultou nossa humanidade de pecado, para que em Deus, ao ressuscitar dos mortos, desse-nos uma vida toda nova, de filhos??! E nos deixou claro: “aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.” (Jo 14, 12)

E qual foi a maior obra de Jesus??! O amor!!! Portanto, não é incoerente o convite de Maria, mas real; pois se amamos a Cristo, se fomos ungidos pelo Espírito de Deus, guardamos Seus mandamentos e realizamos as obras que Ele fez!!! Amar em qualquer circunstância...

E este parece um convite ao heroísmo!!! E talvez seja!! Pois parece que originalmente o significado da palavra herói (do Grego hero - semideus) é “defensor, protetor” e nosso grande ato de “heroísmo” é apenas um: proteger o amor!!!

Defender este ato já tão banalizado e empobrecido por uma sociedade que em grande parte se esqueceu de Deus, se esqueceu do amor, se esqueceu do Amado!!! Defender esta escolha de vida, a escolha de amar!!! E fiquei lendo e relendo a mensagem para prestar bem atenção que Maria não disse que o amor reinaria em nossos corações e então prevaleceria... Como se fosse nos invadir e começar a jorrar de nós pura e simplesmente sem que fosse necessário um consentimento nosso...

“Que prevaleça o amor e assim o amor começará a reinar nos vossos corações”... Temos de tomar a decisão!!! Eu creio que Cristo ressuscitou??! Se creio, guardo Seu mandamento, “que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei”. E faço minha escolha!! Sei que a escolha não vem por nossas forças, aliás, fraquezas humanas, mas do Espírito que Cristo nos enviou porque foi para o Pai como havia prometido, mas também sei que como disse Santo Agostinho, “Deus que nos criou sem nós, não quis salvar-nos sem nós” e espera nossa adesão ao Seu plano, para que então possa reinar em nossas vidas!!!

Sei que não é fácil amar na tristeza, na provação... Não é fácil amar quando parecemos estar atravessando um deserto e a única coisa que nos mantém caminhando é a lembrança de que já experimentamos a água e agora nos resta buscá-la, sedentos... Mas só podemos desejar esta água porque já a conhecemos!!!

As mulheres foram ao sepulcro procurar Jesus, que fora crucificado; encontraram um Cristo que não estava entre os mortos, mas que ao contrário, ressuscitado disse a elas e também a nós diante de nossas desesperanças: “Alegrai-vos”.

Alegremo-nos, pois Jesus ressuscitou e estará conosco todos os dias, até o fim do mundo (Mt 28, 20); é uma promessa, caríssimos... E não de qualquer um, mas Daquele que é Fiel, Daquele que foi obediente até a morte numa cruz e “por isso Deus o exaltou sobremaneira e deu-Lhe o nome que está acima de todo nome” (Fl 2, 9) E Nossa Senhora completa dizendo que se amarmos, Ele estará conosco e nós seremos Suas testemunhas!!!

Testemunhas do Ressuscitado!!! Testemunhas Daquele que amou e ama porque vive eternamente!!! Ama a mim, ama você!!! Mesmo quando não O sentimos, mesmo quando não nos lembramos... Ainda que pareça que você está vivendo a agonia do horto, a Paixão, ou o silêncio de Deus... Mesmo quando nos sentimos abandonados!!! Ele nos ama!!! É uma realidade!!!

Na Sexta-feira Santa, o Papa Bento disse que “mesmo quando permanece a tristeza deve existir a certeza sobre a presença de Deus”. E essa certeza é traduzida nos atos de amor!!! No sorriso, na face daqueles que crêem que Cristo ressuscitou!! Que um dia seremos participantes de Sua glória eterna!!

Por enquanto??!?! Maria nos protegerá com Seu manto materno, olhará para nossa conversão cotidiana!!! Por enquanto??!?! Saiba que o Senhor te amou, te chamou e agora te pede para amar como Ele, e na raça!!!

Não apenas como Seus servos, mas como Ele disse pelo profeta Isaías: “eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra” (Is 49, 6), pois Cristo que é a Luz do mundo disse a nós “vós sois a luz do mundo”; deu-nos de Si mesmo e nos deixou como testemunhas: “Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 16).

Pois que nosso Pai seja glorificado em nossa face alegre de quem com Cristo foi, é e será ressuscitado; que Ele seja glorificado em nossos atos de amor... Por menor que seja, meu irmão... Um sorriso, uma palavra, um pequeno gesto, um perdão, um abraço, o silenciar, um olhar... Ainda que não seja reconhecido, que não seja retribuído... Não tenha medo de morrer para si, pois se Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, não há nada que Ele não possa fazer para você, em você e o mais belo: através de você!!!

O Sepulcro está vazio porque Ele vive; creio no Cristo Ressuscitado, creio no Amor e hoje eu escolho amar, hoje eu escolho sorrir, e você??!?! Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.






FELIZ PÁSCOA!!!






*Convido-vos a ouvir o belo e festivo comentário do Evangelho deste Domingo de Páscoa feito pelo Pe. Mateus Maria e ainda as homilías do Pe. Eugênio Maria na Quinta Feira Santa, do Pe. Martinho Maria na Sexta feira da Paixão e o comentário do Evangelho na Procissão do Cristo Morto feito pelo Pe. Benjamin Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...