segunda-feira, 7 de março de 2011

Impressões de um bispo australiano



O bispo auxiliar de Camberra, Austrália, Monsenhor Patrick Power, visitou Medjugorje no final de fevereiro de 1998. Estas foram suas impressões:
“Eu sou padre há 33 anos e bispo há 12. Minha mãe era uma mulher maravilhosa que tinha devoção pela Virgem Maria. Meu pai rezava particularmente à Nossa Senhora de Lourdes. Aliás, eu nasci em 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes. Eu já estive em Lourdes, mas foi aqui em Medjugorje que eu tive uma experiência bem particular. Em janeiro de 1993, eu participei de uma programação de oração em Camberra, da qual participaram o padre Slavko Barbarik e o vidente Ivan. Fiquei profundamente tocado pelo que vi e ouvi. A mensagem dita por Ivan e a maneira pela qual ele a transmitiu me marcaram profundamente. Ele falava da paz e do amor, da conversão, da penitência, do jejum e da fé profunda. Estas eram mensagens das quais eu já tinha ouvido falar muitas vezes e das quais eu também falava a respeito, mas a simplicidade com que estas coisas foram transmitidas pelo Ivan foram particularmente muito importantes para mim. Recordo-me como a minha mãe experimentou tudo isso. Foi para ela uma experiência indescritível. Em maio de 1993, eu estive em Roma. Como eu ainda tinha três dias livres, acompanhei Dom Zelimir Puljic, bispo de Dubrovnik, Croácia, até esta cidade. Nós somos amigos desde 1972, tempo de nossos estudos em Roma, de 1972 a 1975. Estando em Dubrovnik, aproveitei a oportunidade e estendi a viagem a Medjugorje numa visita pessoal. Ainda durava a guerra. Não havia muitos peregrinos. Recordo-me que fiquei impressionado com muitas coisas. Eu já era bispo, mas não tinha vindo nessa qualidade, mas apenas em uma visita privada. Eu celebrei a missa. Esta é, pois, a segunda vez que venho a Medjugorje. Desta vez, vim com um grupo de australianos, em companhia de minha irmã e meus três sobrinhos.
Não vim com expectativas particulares, mas estes são tempos de grandes graças. Devo ser sincero, desta vez vim para acompanhar a minha família. Quando retornei após a minha primeira visita a Medjugorje, escrevi um artigo sobre as minhas experiências. Foi muito bom. Ainda que desta vez eu esteja aqui para acompanhar minha família, devo reconhecer que a Virgem me preparou muitas graças. Encontrei uma paz profunda, especialmente após ter ouvido o testemunho de Vicka. Senti a mesma paz que havia sentido naquela oportunidade em 1993. Tudo isso me ajuda a reafirmar a minha vocação como sacerdote e o meu ministério como bispo. Medjugorje é a PAZ. Eu experimentei a paz interior e testemunhei isso a todos os membros do grupo que acompanhei a Medjugorje. Quando percebo o que ocorre em nosso grupo, como as pessoas regressam à vida de fé, oração, confissão, devo, então, recomendar às pessoas que venham a este lugar. É muito importante para mim a experiência da confissão e da programação vespertina de oração, como também os encontros com os videntes. Não sou somente eu, mas também o Monsenhor Kennedy, que já esteve aqui várias vezes, que recomenda aos fieis a virem a Medjugorje. Eu quero dizer obrigado. Obrigado aos fieis e aos sacerdotes que aqui trabalham. O vosso testemunho de fé, amor, oração e hospitalidade é muito importante para todos nós peregrinos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...