terça-feira, 31 de agosto de 2010

Saiba mais sobre o Grupo de Oração da Gospa


Ao longo da história, na Bíblia e nas aparições da Virgem Maria em Medjugorje, tem sido sempre um convite à oração. Mais uma vez, no final de cada mensagem, Maria diz: Obrigado por responder a minha chamada. Seu apelo é para rezar, para assistir à missa, para rezar pela paz, para orar com o corpo em jejum, para rezar o terço, a oração com a leitura e viver a Bíblia e rezar para conhecer e amar a Deus acima de tudo.

Houve também uma chamada para grupos de oração que estão se espalhando por todo o mundo porque as pessoas estão respondendo ao seu chamado.

Ivan vem sido questionado muitas vezes por pessoas ou retornando de Medjugorje, ou que sentem o chamado para possivelmente iniciar um grupo de oração do Terço na sua paróquia. Às vezes é difícil saber por onde começar, ou em que o grupo de oração deve consistir. Rezo para que estas diretrizes possam ajudá-los a começar que vocês precisam para este grupo muito importante que Nossa Senhora pede.

Muitas das informações desta página foi tiradas da minha própria experiência, ajudando a levar um grupo de oração em família, na paróquia onde eu pertencia. Mais recentemente por Nedjo Brecic, que é um grande amigo, pessoa maravilhosa dedicada à Mãe de Deus e foi membro do grupo de oração do Ivan, Rainha da Paz em Medjugorje desde o início. Ele também iniciou um grupo de oração na Internet, que é ligado ao grupo de oração em Medjugorje do Ivan. Agora temos membros neste grupo de oração especial de todo o mundo. Nós estamos unidos em oração com eles no momento e Nossa Senhora vem para o grupo do Ivan em Medjugorje e tentamos viver as mensagens que ela dá lá. Nedjo passou desta vida para outra no mesmo dia do aniversário de seu grupo de oração e, agora, continuamos em oração com este grupo, seguindo suas orientações e temos ele em nosso coração.

Algumas das informações contidas nestas páginas também foi tomada a partir de: "Medjugorje, o pôr do sol, e a necessidade dos grupos de oração", de Joseph E. McNamara. Foi primeiro escrito em Inglês, e depois traduzido para croata e levado para Medjugorje durante o Natal de 1989. A cópia em croata foi dada à vidente Vicka Ivankovic através de seu primo Draga, e Vicka disse que era bom. O esquema foi levado para Jelena Vasilj, a vidente, e ela disse que estava bom e tecnicamente sólido. Jelena sugeriu que este material fosse mostrado ao Padre Slavko Barbaric. Padre Barbaric, ao ler o material, o abençoou e recomendou a publicação para que os grupos de oração tivessem acesso. As informações aqui também foram dadas à Cyril Abouyneau que pertence ao grupo de oração de Ivana. Ele disse que as mensagens de Nossa Senhora e a sua referência aos grupos de oração era o caminho correto.

Eu tive a honra de ser um dos líderes no grupo de oração Medjugorje Rosário, em Redondo Beach Califórnia, na Paróquia de São Tiago. Temos acompanhado de perto o grupo de oração de Ivana, diretamente de Medjugorje. É maravilhoso ter esse laço especial de Medjugorje e eu me sinto especial por pertencer a este grupo. Nós todos sabíamos que eramos chamados individualmente para estar neste grupo de oração. Nós tivemos vários membros do nosso grupo que se tornaram padres e tem sido uma grande felicidade ver tantos membros entrando em diversos ministérios dentro da igreja. O grupo de oração é uma família com graças especiais e as responsabilidades também são especiais. Espero que este documento possa ajudar a todos a responder a chamada da nossa Santíssima Mãe.
Ana Shawn

Iniciando um grupo de Oração
Mensagem de Nossa Senhora aos grupos de oração


"Eu desejo muito um grupo de oração ... Eu vou guiar esse grupo e mais tarde, outros grupos podem ser formados em todo o mundo." Ela continuou: "Quero um grupo de oração aqui. Eu vou levar o grupo e dar as regras de santificação para ele. Através destas regras todos os outros grupos de oração pelo mundo podem se consagrar-se" Palavras disse Jelena Vasilj, vidente e líder do grupo de oração em Medjugorje, a Virgem Maria em março de 1983.

• "Todas as pessoas devem fazer parte de um grupo de oração."
• "Cada paróquia deve ter um grupo de oração."
• "Eu gostaria de recomendar para todos os meus sacerdotes iniciarem um grupo de oração com os jovens e ensiná-los, dando-lhes bons conselhos."
• "Hoje vos convido a renovação da oração em família em seu lar. O trabalho de campo acabou. Agora vamos todos vocês são dedicados à oração. Deixe oração tomar o primeiro lugar em suas famílias." (01 de novembro de 1984)
• "Hoje vos convido a renovar a oração em suas famílias. Queridos filhos, incentivem os mais jovens a rezar e ir à Santa Missa" (7 de março de 1985). Formem grupos de orações em vossos lares!!!
• "Rezem, especialmente diante da cruz de grandes graças que estão chegando. Agora, em sua casa fazer uma consagração especial para a cruz do Senhor." (12 de setembro de 1985)

Às vezes, esse desejo de iniciar um grupo de oração é um desejo tão forte que é como se você está sendo chamado diretamente por nossa Mãe Santíssima para iniciar um grupo. Ela ama o seu grupo de oração e irá ajudá-los. Enquanto os membros perceberem que Ela é a líder do grupo e Ela irá orientá-lo.

As principais razões para grupos de oração são:

• Ajudar uns aos outros a crescer na santidade, e levar as pessoas a Jesus através das mensagens de Nossa Mãe Santíssima em Medjugorje.

• Procure o seu pároco e peça para ele para formar um Grupo de Oração da Gospa em sua paróquia, e peça para o sacerdote vos acompanhar. Se o sacerdote está aberto para o seu grupo de oração, maravilhoso! Ele será capaz de ajudar e também ser uma parte muito importante do grupo de ajuda com a direção espiritual de seus membros.

• Se não sente o chamado para formar um Grupo de Oração na sua paróquia, forme com os seus filhos, amigos e parentes em sua própria casa.

O líder do grupo de oração:

Nossa Mãe Santíssima disse: "Seria melhor se os padres reuníssem as pessoas ao redor, mas uma pessoa leiga pode levar um grupo de oração. Se é uma pessoa leiga que se encarrega então ele ou ela deve realmente conhecer a sua fé. Eles devem ler a bíblia e serem avançados no conhecimento espiritual ". Eles devem conhecer os ensinamentos da igreja e usar com freqüência o Catecismo.

É melhor se a formação do grupo de oração começa dentro da família em primeiro lugar com os pais levando as crianças.

Os líderes

• É o papel dos líderes criar um ambiente para ajudar os membros a crescer na santidade. Você precisa praticar o que pregam, através das mensagens de Medjugorje para que você seja um exemplo para os outros em seu grupo, para que eles possam aprender com você.

• A oração deve ser entusiasmada, cheio de amor de Deus e o conhecimento de Sua Palavra para ajudar os outros a crescer espiritualmente.

• É necessário dar boas vindas e acolher novos membros calorosamente. Alguns podem ter uma vida conturbada e você precisa ser caloroso e ter compaixão para com essas pessoas.

• O líder deve conhecer as mensagens de Nossa Senhora de Medjugorje, para que ele ou ela possa dar a informação correta para o resto do grupo.

• O grupo de oração Medjugorje precisa ser mantidos livres de falar sobre outras aparições desde que algumas podem não ser conhecidas, ou outras podem até ser condenadas pela Igreja.

• Se houver discórdia, o líder do grupo deve manter a paz e a oração. Ele tem que respeitar os outros no grupo e evitar julgar os outros ou a sua força de sentenças ou pareceres sobre os membros. A maior influência dos líderes será sentida no testemunho de vida e aos valores cristãos.

• O líder terá uma responsabilidade grande e vai precisar do apoio de cada membro do grupo. É uma boa idéia para uma bênção para orar na ocasião o líder antes do início do grupo.

(Seria bom terminar o encontro sempre com uma confraternização, na qual cada um leva um pratinho - Pe. Mateus)

O Formato do Grupo

Nós tentamos ficar o mais próximo que podemos com o grupo de Ivan oração em Medjugorje, Rainha da paz. É um laço especial para estar apto para rezar e seguir basicamente o mesmo formato que eles fazem. Nossa Mãe Santíssima é a líder deste grupo e Ivan assume o comando. Ela está muito feliz com esse grupo e como eles rezam por isso sabemos então, que isso é agradável a Nossa Mãe Santíssima e de Deus.

O grupo de oração pode ser grande ou pequeno. Alguns podem durar 30 minutos e outros podem durar três horas, mas tudo depende das necessidades especiapais do grupo especial. O grupo de oração do Ivan começa às 09:30, e contêm cantos e orações. Por volta das 10:00 Nossa Senhora chega ao grupo. Geralmente, há uma oração e depois eles anunciam a mensagem pública da Mãe de Deus e então as pessoas vão para casa. Eles também se reúnem duas vezes por semana, geralmente quando Ivan está em Medjugorje. Uma vez na segunda-feira e que é designado por Nossa Senhora, onde e quando será e é privado. Sexta-feira geralmente é o grupo público.

Este é um guia geral. Cada grupo de oração é único, porque Nossa Senhora é que conduz, cada um de maneira especial. O seguinte formato é como o Grupo de Oração São Tiago de Medjugorje conduz o Rosário em Redondo Beach, California suas reuniões.

• A pessoa que deseja iniciar o grupo deve ter uma imagem agradável da Mãe de Deus para trazer para as reuniões de oração. Uma coisa muito interessante que muitos grupos têm feito é que se revezam, tendo a imagem em casa. A pessoa que lidera esta semana teria a imagem e uma pessoa próxima a levar levaria a imagem para casa com eles e assim por diante.

• O líder do grupo iria chegar mais cedo para preparar o local para o grupo, a leitura e para definir os detalhes. Nós começamos às 7:00 e terminamos a reunião às 8h30. Toda semana alguém se voluntaria para liderar o grupo da próxima semana.

• Começamos na igreja com o Terço. Cada grupo de oração deve incluir o Terço. Todos se revezam rezando uma dezena e, por vezes, uma vez que tivemos tantas nacionalidades diferentes em nosso grupo, diria que em diferentes línguas na ocasião. orações especiais, tais como a oração de consagração dedicada a Jelena pela Mãe de Deus, Oração ao Sagrado Coração de Jesus, Oração para os sacerdotes, Oração da Juventude e a oração do São Miguel Arcanjo. (Estas são as orações logo após o Terço na igreja).

• Nós, então, avançamos para a sala para continuarmos a reunião.

• Os novos membros e os convidados são acolhidos e ouvimos a leitura e / ou fitas de áudio que explicam a história de Medjugorje.

• No salão ou a casa das pessoas, quando todos estão sentados, começamos pela oração ao Espírito Santo que a nossa Mãe Santíssima pediu-nos.

• Anúncios e atualizações sobre Medjugorje são comunicadas.

• Lemos a leitura do livro de Mateus da Bíblia Sagrada.

• Lemos a última mensagem Mensal de Nossa Senhora e discutimos a forma como estamos vivendo sua última mensagem e em relacionar isso, possivelmente, ajudar os outros no grupo a crescer espiritualmente e ser mais capaz de se espalhar mensagens de Nossa Senhora.

• Se houver tempo, falamos também sobre outro assunto relacionado Medjugorje.

• Se houver alguém que tenha algo a compartilhar, eles o fazem neste momento.

• Nós também, então, fazemos pedidos de oração. O novo líder terá a imagem em sua casa e depois faz o planejamento para a próxima semana.


( Nós da Fraternidade sugerimos que no Grupo de Oração da Gospa, siga a seguinte sequência:
- Santo Terço
- Meditação de um trecho do Evangelho do dia ou do Domingo
- Se houver tempo poderá ser lido a reflexão da Mensagem de Nossa Senhora ou ser assistido algum audio sobre Medjugorje que se encontram em nosso blog de Nossa Senhora de Medjugorje.
- Alguns Cantos a Maria )

Outras orações ou devoções que podem ser adicionadas:

• Missa e bênção do Santíssimo Sacramento (quando for na Igreja e se houver a oportunidade)

• O Rosário de Medjugorje (O Credo, 7 Pai-Nossos, Ave Maria e Glória)

• Oração para a Cura dos Enfermos

• Terço da Divina Misericórdia

• Ladainha da Santíssima Virgem Maria e Sagrado Coração de Jesus • orações pessoais do grupo.

Em uma base mensal:

• É bom ter uma missa mensal dedicada ao grupo de oração. Se o padre já foi à Medjugorje isso é maravilhoso.

• Atualizado com as notícias de Medjugorje

• Planejamento de passeios, convenção Mariana, etc

• Também é bom ter um jantar especial somente para os membros do grupo.

Algumas orientações e dicas para ter um grupo de oração bem-sucedido:

• O horário que você se esncontra com seu grupo e o local devem ser consistentes e de conhecimento de todos por isso torna-se uma ocorrência regular para os membros do grupo de oração.

• Faça um livro de oração do grupo. Em São Tiago usamos um papel laminado, com todas as nossas orações e este é entregue a todos os membros antes de começarmos a nossa reunião. Tivemos também livros de cânticos e rosários extra para que alguém use se não tiver um.

• Uma biblioteca de livros católica, onde os membros podem checar as coisas pelo período de uma semana e devolvê-los.

• Literatura especializada sobre Medjugorje e também um calendário de eventos para o grupo é muito útil.

• Encontrar uma imagem agradável de Nossa Senhora, um crucifixo, ícones e velas para um quadro de oração que pode ser o centro do seu grupo.

• Coloque junto uma lista de endereços.

• Um boletim com anúncios da Igreja desenvolvido propriamente para seu grupo de oração é uma maneira de manter todos atualizados. Você pode anunciar

• Incentivar os ministérios da igreja como a alimentação dos desabrigados, o trabalho na Sacristia, a limpeza da igreja, a adoração eucarística. Todos no grupo de oração precisam ser bons exemplos de cristãos amorosos.

• A cada semana, é bom ter um tema para o seu grupo, tais como, viver a mensagem de jejum, ou uma semana pode ser a confissão, devoções e orações, etc

• No encerramento da reunião, é sempre bom reunir mais tarde para um refresco. Você vai conhecer novos amigos e desenvolver relações duradouras que dão ao grupo uma sensação de família calorosa.

Responsabilidades dos Membro do Grupo de Oração
Instruções de Nossa Senhora

Nossa Mãe Santíssima nos deu um modelo vivo do que um grupo de oração deve ser. Ela forneceu Jelena Vasilj (vidente) com as seguintes instruções que devem ser aplicadas ao grupo de oração:

a. Eliminar o medo: Eles tinham que colocar de lado todo o medo de havia em seus corações para sempre. Eles devem renunciar a todos os desejos desordenados. Eles estavam a fim de evitar a televisão, programas, nomeadamente o mal, esportes excessivos, onde iria tirar sua vida de oração, a alegria excessiva de alimentos e bebidas, álcool, fumo e outros hábitos. Ela pediu-lhes para eliminar toda a angústia e disse-lhes quem se abandona a Deus, sem quaisquer restrições, não deixarão espaço em seu coração para angústia.

b. Jejum: Ela pediu que jejuassem duas vezes por semana a pão e água. Gospa diz que este é o jejum é melhor e rápido. O jejum pode acabar com as guerras e suspender as leis naturais, ela também diz. Jejum de um ou dois dias por semana é uma forma de união com o Senhor. Maria Lunetti uma vidente, afirmou que havia outras formas de jejum também. Para aquelas pessoas com vícios, eles foram rápidos dos vícios um dia por semana. A televisão é outra boa forma de jejum. Dar-se algo que você gosta.

c. Oração ao longo do dia: Gospa disse à Jelena que o grupo deve dedicar três horas por dia à oração. A meia hora deve estar na parte da manhã, meia hora à noite. Santa Missa e do Rosário estão incluídas neste tempo de oração. Separe momentos durante o decorrer do dia para orar. Não se preocupem com as coisas deste mundo, mas confiar todas as coisas em oração a nosso Pai Celestial. Gospa disse que aqueles que freqüentam a escola ou ir para o trabalho deve orar meia hora pela manhã e à noite e, se possível, participar da Eucaristia, porque é necessário estender o espírito de oração ao trabalho diário.
Gospa disse-lhes para ser especialmente prudente em suas orações pois o diabo vai tentar aqueles que resolveram se consagrar a Deus. Ele irá sugerir a eles que estão orando muito. Ela quer que ouçamos a sua voz e não a dele. Quando você está reforçado, em seguida, o diabo não será mais capaz de seduzi-lo.

d. Confissão: Os membros do grupo de oração devem a ir ao confessionário pelo menos uma vez por mês, mas quando é especialmente necessária devido às dificuldades então, mesmo com mais freqüência. A confissão não só nos liberta do pecado, mas nós também somos capazes de nos aperfeiçoar em santidade e estar mais perto de Jesus. "A confissão é o remédio para a Igreja no Ocidente" Nossa Mãe Santíssima, disse.

e. Caminho para a santidade: Nossa Mãe Santíssima nos estimula a vontade de sermos santos e para ajudar outros membros do nosso grupo a vontade de ser santo e crescer em santidade. Isto é o que somos chamados a fazer.

f. Termos Santos objetos em casa: Gospa diz que precisamos ter objetos sagrados abençoados em nossas casas e também em nós mesmos. Medalhas, crucifixos e água benta para citar alguns. Ela também quer que a gente tenha a Bíblia Sagrada colocadas em um lugar de destaque em casa e ler este diário.

"Eu convido você a colocar mais objetos abençoados em suas casas e que cada um desgaste algum objeto abençoado em si mesmo. Deixe todos os objetos sejam abençoados. Pois então, Satanás não vai tentá-lo muito, porque você vai estar armado contra ele." (18 de julho de 1985)

As regras anteriores foram dadas ao grupo de oração por Jelena Nossa Mãe Santíssima. Eles podem ser difíceis para os outros a seguir, como os idosos ou os doentes. O jejum a pão e água não pode ser prudente para alguns algo tão substituto mais. Esta é uma base para ir para os nossos grupos de oração. Embora todos os grupos de oração são diferentes, é bom ficar tão perto do que nós sabemos a Nossa Mãe Santíssima gosta.

Problemas que podem surgir

Bem, como estamos falando de grupos de oração você dificilmente acharia que eles poderiam ter problemas. Afinal, você está orando e não deve haver problemas certo? Bem, não realmente. Nossa Mãe Santíssima, disse em uma de suas mensagens que sempre que ela é, Satanás não está muito longe. Ele não gosta de grupos de oração e até lá, você vai ver sua cara feia.

Eu acho que quase todos os grupos terão alguns problemas para baixo da linha, mas se você manter o foco, e orar e saber superar algumas dessas dificuldades, o problema não pode tornar-se irresistível.

Ivan disse que quando ia começar a dissensão em seu grupo de oração, ele iria jejuar e orar pelo menos três Rosários. Se você pedir para todos no grupo fazer o mesmo, não há nenhuma maneira que as coisas vão ficar na mesma. Eles podem chegar a uma cabeça, mas ele deve voltar ao normal e, eventualmente, ser ainda mais forte que antes.

Problemas mais comuns

1. Não aderindo ao tema de Medjugorje. Isto pode não soar como um problema tão grande, mas é. Esta é uma das mais importantes. Todo mundo está muito interessado em aprender sobre a mensagem de Medjugorje, o que são os grupos de oração de Medjugorje, você está lá para espalhar a mensagem de que é lugar maravilhoso e ficar no caminho de conversão para que você possa ser um exemplo para os outros sobre Nossa Senhora e seus filhos "Plano de lá. Falei com vários grupos que começaram bem, mas então, se desviou para a finalidade de criar mais interesse. Um grupo de oração de Medjugorje não é o lugar para falar de outras aparições, porque a mensagem de Medjugorje pode começar complicado. Não é também um lugar para trazer assuntos polêmicos, isso irá causar dissensão. Não é um lugar para trazer os livros que não são católicos, como Nova Era e dar palestras sobre essas coisas. Se você quiser conversar sobre todas essas coisas, então um bom momento para compartilhar pode ser depois que o grupo acabou e apenas ter uma conversa. A mensagem de Medjugorje deve ser mantida pura e focado em Medjugorje. Imagine-se em Medjugorje, no grupo de oração do Ivan, ou de Jelena. Eu não falo sobre um monte de outras aparições, Nossa Senhora, Rainha da Paz é o suficiente para qualquer um. É o suficiente apenas para tentar viver sua mensagem lá. Tudo que você precisa saber para viver uma vida boa e passar desta para o próxima é na graça de Deus em suas mensagens. Ela diz não ser como as borboletas. Só para ir mais plenamente a sua mensagem e o que ela significa e como vivê-la em nossas vidas todos os dias é suficiente para qualquer grupo de oração de Medjugorje.

2. Ego: Nenhum corpo é perfeito, mas temos de lembrar-se de ser humilde e pensar como Jesus faria. Eu já vi isso em vários grupos, onde há uma pessoa ou pessoas que querem mudar o grupo e vê-lo tomar uma outra direção, as coisas mudando para o seu gosto próprio em vez do bem de todo o grupo. Esteja aberto para que os membros do grupo estão dizendo. Vocês são uma família reunidos pela Rainha da Paz. Fiquem ligados a ela e às suas mensagens de amor uns pelos outros e humildade.

3. Fofoca: Por favor, abster-se de fofocas no grupo. Você não está lá para isso e não é um bom exemplo para os outros, possivelmente querendo se juntar ao grupo e muito menos magoar os outros, enquanto você está lá para rezar e aprender a amar.

4. Isto não é realmente um problema, mas é uma preocupação para aqueles que querem pertencer a um grupo de oração de Medjugorje, mas não estão confortáveis com as formas de oração. Na maioria das igrejas há vários tipos diferentes de grupos, alguns grupos de oração de Fátima, os grupos da Renovação Carismática, grupos de oração da Juventude, e esperemos que um grupo de oração de Medjugorje. Pois Medjugorje não é carismático e os sacerdotes também não são, é melhor manter o grupo carismático e o grupo de Medjugorje, tradicional. Alguns podem pensar que o caminho está em Medjugorje e eles podem não se sentir confortáveis com a forma de oração o que poderá desencorajá-los a aprender sobre as mensagens de Medjugorje, (que é a razão mais importante para ter o grupo). Por favor, estejam atentos a isto, quando iniciarem o planejamento de um novo grupo de oração de Medjugorje. Algumas das maiores surpresas nos grupos de oração que eu vi foi por causa disso. As pessoas acabam deixando o grupo e, em seguida, o grupo se transforma em outra coisa. (Em um livro sobre Medjugorje, um autor refere que o padre Jozo é um padre carismático. Ele não é carismático, no sentido de como ele reza, mas ele tem o carisma que atrai muitas pessoas). Na minha opinião, é melhor manter estes dois tipos de grupos de oração separados.

5. Obter permissão: Outro grande problema é um grupo que não vai pedir permissão ao padre para fazer coisas específicas. O padre fica chateado, assim como os membros do grupo de oração. Precisamos lembrar que se você tiver um grupo em uma igreja, no salão paroquial ou na propriedade da igreja, temos de ser obedientes à autoridade do pastor. Quando receber um palestrante para falar de seu grupo, pedir permissão, quando querem usar a igreja para uma missa e se outro sacerdote entra, obter a permissão. Lembre-se de orar por seus sacerdotes.

6. Estabelecimento de Regras: Pode ser uma boa ideia, especialmente se você ver o seu grupo crescer rapidamente, de maneira desordenada. Escrever algumas regras específicas de forma a manter as informações claras, sem dúvida alguma. O Grupo de Oração São Tiago de Medjugorje ficou muito grande e precisávamos de 4 líderes e regras. As regras ajudam a manter o grupo organizado e coeso quando você não está ao redor, ou sair em uma longa viagem, (espero que seja para uma peregrinação em Medjugorje).

Grupos de Oração em Medjugorje
Rev. Robert Hughes

Padre Bob Hughes é bem conhecido para diversas comunidades de oração, na Califórnia. Baseado em San José e na área de Saratoga, ele esteve envolvido na formação e/ou operação de duas dezenas de grupos de oração, na costa oeste. Ele é um sacerdote empenhado nas intenções de Nossa Senhora, e na oração. Seguem abaixo seus comentários sobre os grupos de oração:

Os grupos de oração possuem uma oportunidade maravilhosa:

Promover a vida e as mensagens de Medjugorje (fé, conversão, paz, oração, jejum e penitência).

Estimular a graça de Medjugorje nos indivíduos.

Receber formação espiritual em um contexto Mariano.

Como tal, grupos de oração se apresentam como um recurso quase ilimitado para o crescimento continuado na visão e através de Medjugorje. Ela tem destaque em muitas maneiras à sua importância e com um significado especial. "Satanás tornou-se agressivo, porque ele está perdendo o poder ... Por isso, proteger-se através da oração, jejum e, acima de tudo, a oração da comunidade." (14 abril de 1982).

Sem entrar na questão, penso que é muito importante para testar continuamente o mistério de Medjugorje, a fim de apreciar mais e mais o que realmente está acontecendo, perceber o seu significado mais completo e suas implicações de longo alcance. Esse tipo de reflexão orante vai ajudar a indicar o lugar central que os grupos de oração deverão se encontrar.

Na tentativa de estabelecer um modelo para os nossos grupos de oração aqui, decidimos desde o início, não para copiar completamente a grupos de oração em Medjugorje, mas sim selecionar o que era adequado às nossas circunstâncias. Em pelo menos duas ocasiões, os sacerdotes individualmente pediram para Nossa Senhora através dos videntes, se pudessem iniciar grupos de oração como aqueles em Medjugorje de volta em seus próprios países. A resposta de Nossa Senhora foi a mesma em ambas as ocasiões, que grupos de oração, sim, devem ser estabelecidos em todas as paróquias do mundo, mas quanto ao resto, gostaria de conversar com os sacerdotes individualmente. Isso significa que ela faz coisas diferentes com pessoas diferentes, de acordo com sua cultura especiais, circunstâncias, etc.

Nós temos dois tipos de grupos de oração aqui: os abertos e os fechados. Os grupos de oração fechados tem limite de quantidade de membros, geralmente porque eles estão buscando um tipo mais intenso de formação ou estão perseguindo um objetivo especial. Os grupos de oração abertos assumem uma variedade de formas, mas geralmente eles se dividem em dois grupos: aqueles relacionados com a celebração da Eucaristia, e aqueles que ocorrem em casas particulares.

A estrutura básica para estes grupos é a seguinte:

1. A Renovação da Consagração ao Sagrado Coração de Jesus e do Coração Imaculado de Maria (usando as orações ditadas por Nossa Senhora a Jelena);

2. A oração do Santo Terço, intercalando as mensagens de Nossa Senhora entre as dezenas do terço.

3. Rezar uma mensagem.

Essa estrutura básica é introduzida com uma oração ou uma canção à Nossa Senhora convidando-a para o grupo, uma oração ou um hino ao Espírito Santo, e às vezes uma oração ou um hino em honra à Jesus. Grupos são aconselhados, pelo menos no início, para utilizar uma hora como duração e para sustentar o clima de oração durante toda a reunião. Avisos, etc, são feitos após a oração de encerramento ou hino.

A estrutura básica foi adotada porque esses três elementos foram enfatizados de maneira especial por Nossa Senhora como sendo importante. Cada elemento foi pedido por Nossa Senhora a ser feito em uma base diária, e cada um dos três elementos prestam-se de uma forma especial de experiências formativas. A existência destes três elementos como uma estrutura de base no grupo de oração, então, são um lembrete constante aos participantes do que eles deveriam estar fazendo em uma base diária e como eles podem crescer.


* 1. Ivan disse: "No mundo de hoje, os sacerdotes também pode ser de grande ajuda. Nossa Senhora está pedindo que os padres ajudem a formar grupos de oração para os jovens em suas paróquias, e dessa maneira, os padres estariam instruindo e orientando-os na sua vidas, dando-lhes um aconselhamento verdadeiro. Deve ser enfatizado, no entanto, que nem um padre pode ser de alguma ajuda se o pai não dar o passo certo conduzindo a criança. Muitas vezes, a mãe ainda não sabe o que significa educar os filhos. Muitos dos pais de hoje têm educado seus filhos dando preferência a outros tipos de prazer e satisfação com outras coisas enquanto eles têm negligenciado os seus filhos colocando-os em segundo lugar nas suas vidas. Devemos dirigir nossa atenção para os pais sobre os tempos de hoje, neste mundo moderno. A influência de álcool, drogas e uma vida imunda, especialmente com os jovens, está aumentando rapidamente. Repito que os pais de hoje têm um papel muito importante na educação dos seus filhos."

*Forme um grupo de Oração em sua casa, em sua paróquia, em seu condominio, e esteja em comunhão conosco, mandando os nomes dos integrantes do Grupo de Oração, e a cada dois meses nos envie um breve relatória do andamento do Grupo da Gospa.
Pe. Mateus Maria

http://www.medjugorje.org/medpgrp.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...