sábado, 12 de agosto de 2023

Comunhão na boca


10 motivos pelos quais você pode (e deveria)
comungar de joelhos e na boca

1. "Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e no inferno." (Filipenses 2,10)

2. "Na liturgia da missa, exprimimos nossa fé na presença real de Cristo sob as espécies do pão e do vinho, entre outras coisas, dobrando os joelhos." (Catecismo da Igreja Católica, n°1378)

3. "Os fiéis comunguem de joelho ou em pé, de acordo com o que estabelece a Conferência dos bispos, com a confirmação da Sé Apostólica." (Instrução Redemptionis Sacramentum, 2004, n°90)

4. "Assim, pois, não é lícito negar a sagrada Comunhão a um fiel, por exemplo, só pelo fato de querer receber a Eucaristia ajoelhado ou de pé." (Instrução Redemptionis Sacramentum,
2004, n° 91)

5. "Todo fiel tem sempre o direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na boca ou se, o que vai comungar, quer receber na mão o sacramento." (Instrução Redemptionis Sacramentum, 2004, n° 92)

6. "Os fiéis comungam ajoelhados ou em pé, conforme estabelecido pela Conferência dos Bispos. [...]" (Instrução Geral do Missal Romano, CNBB, 2023, n° 160)

7. "Quem vai comungar responde AMÉM, recebe o sacramento, na boca ou onde for concedido, na mão, à sua livre escolha." (Instrução Geral do Missal Romano, CNBB, 2023, n° 161)

8. "Receber a Eucaristia de joelhos expressa adoração e respeito pelo Senhor. (...) É uma obrigação muito grave que todos observem essa lei." (Dominicae Cenae, 1980, n° 11)
9. "Jamais se obrigará fiel algum a adotar a prática da comunhão na mão. Deixar-se-á a liberdade de receber a comunhão na mão ou na boca, em pé ou de joelhos." (Diretório da Liturgia, CNBB, 2023, II, 6.7, n° 7, p.32)

10. "Segundo a praxe eclesial, o fiel comunga de pé, com devoção, ou então de joelhos, como estabelece a Conferência episcopal, recebendo o sacramento na boca ou, onde for permitido, nas mãos, como preferir." (Papa Francisco, audiência geral, 21/03/2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...