terça-feira, 31 de julho de 2012

Padre Jozo


Jozo Zovko, OFM, nasceu no dia 19 de março de 1941 em Uzarici Sirokj Brijeg, perto de Mostar, na Bósnia-Herzegovina. Ele vem de uma numerosa família de agricultores e foi ordenado sacerdote em 1967.

Padre Jozo era o pároco de Medjugorje no tempo das primeiras aparições de Maria, a Mãe do Senhor, a seis videntes. Após um breve período de desorientação, devido à dificuldade que experimentou em acreditar que realmente Nossa Senhora pudesse aparecer em sua paróquia, ele se tornou a primeira testemunha e um inabalável defensor da mensagem de Medjugorje. 

Ele mesmo disse, durante uma palestra em 1996: 
“Os videntes chegaram para mim e disseram: ‘Padre, nós estamos vendo Nossa Senhora’. Mas eu não acreditei. Quem poderia acreditar em tal coisa? Mas eu não os rejeitei. Disse-lhes: ‘Bem, vamos conversar’. Conversei durante toda a tarde de sábado com cada um deles, privadamente, e gravei tudo o que dissemos. E, depois, escutei a gravação durante toda a noite. Mas, o que eu ouvi? Nada, porque eu não estava aberto para ouvir. Os videntes, cheios de entusiasmo, me contaram sua experiência, mas eu estava cada vez mais triste e não conseguia ver, porque pensava que eram os comunistas que haviam organizado tudo para desacreditar a Igreja. 

E o mesmo padre Jozo recorda, numa palestra no Sábado Santo de 1999: 
“No início das aparições em Medjugorje Ela fez sinais maravilhosos e inesquecíveis com a cruz, que está colocada no topo do Monte Krizevac. No primeiro domingo de junho, às oito e meia da manhã, um homem me chamou e me disse: ‘Olhe, Padre, para montanha da Cruz!’. Eu olhei e a vi cheia de luz e dessa luz saía a Mãe. Ouvimos em nossos corações estas palavras que ainda ontem Cristo disse antes de morrer: ‘Eis a tua mãe’. Então, também para nós ressoa: ‘Eis a tua mãe’. Todos nós, naquela manhã de domingo, vimos o mesmo: a Mãe sob a cruz. Depois de alguns fortes acontecimentos reais, sinais muito fortes, vimos novamente a cruz do Monte mostrada com uma grande mensagem: ‘Mir’. Saía, do lado esquerdo da cruz, do braço esquerdo, e estava escrito Paz, Mir. Com letras em chamas esta mensagem saía da cruz. Todos nós nos ajoelhamos e ninguém tinha coragem de levantar os olhos para a montanha ou de fugir. Ninguém tinha ideia do que fazer, ficamos chocados”. 

Repetidas vezes, padre Jozo e os videntes contaram o episódio que marcou o início da adesão de padre Jozo no tocante às aparições. Ele estava rezando sozinho na igreja, no final da tarde. Pedia insistentemente ao Senhor que o ajudasse a compreender o significado do que estava acontecendo, se Maria estava de fato aparecendo em sua paróquia. 

“De repente’ testemunha P. Jozo, “eu ouvi uma voz real que me dizia: ‘Vá e salve as crianças!’. Imediatamente eu me levantei do banco e saí correndo. Os videntes vinham correndo em minha direção e me disseram: ‘Ajude-nos, a polícia está nos procurando!’. Levei-os para a casa canônica e os escondi. A polícia chegou e me perguntou se eu tinha visto os jovens. Eu disse que eles tinham ido em direção à casa canônica e os policiais foram embora”. 

A experiência determinante foi o encontro com Maria, uma noite na igreja de Medjugorje, enquanto os fiéis, vindos de muitos países vizinhos, estavam reunidos rezando o rosário, a convite de Jakov, um dos seis videntes. Enquanto estávamos rezando o rosário, muitos de nós vimos Nossa Senhora vindo do fundo da igreja em direção ao altar. 

Desde então, padre Jozo se tornou a primeira testemunha de Medjugorje, apesar dos 18 meses de cárcere nas duras prisões iugoslavas e das humilhações, mesmo graves. Estas são provas que fortalecem o dom já recebido em benefício de todos aqueles que o conhecem. 

Hoje padre Jozo é um pregador incansável da Palavra de Deus e da mensagem de Medjugorje. Com serenidade e força, enfrenta longas viagens a países e terras nos confins do mundo, para ser testemunha autêntica do mistério da presença visível de Maria entre nós. 

Agradecemos ao Senhor por estes dons maravilhosos e por Sua grande misericórdia, que não deixa faltar a Seus filhos o consolo da Sua bondade, a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...