terça-feira, 15 de maio de 2012

Terça Feira VI Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 Aproximemo-nos do Monte de Sião e da Cidade do Deus Vivo, aleluia. Salmo 42(43) Saudades do templo Eu vim ao mundo como luz (Jo 12,46). –1 Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me * contra a gente impiedosa; – do homem perverso e mentiroso * libertai-me, ó Senhor! –2 Sois vós o meu Deus e meu refúgio: * por que me afastais? – Por que ando tão triste e abatido * pela opressão do inimigo? –3 Enviai vossa luz, vossa verdade: * elas serão o meu guia; – que me levem ao vosso Monte santo, * até a vossa morada! – –4 Então irei aos altares do Senhor, * Deus da minha alegria. – Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, * meu Senhor e meu Deus! –5 Por que te entristeces, ó minh'alma, * a gemer no meu peito? – Espera em Deus! Louvarei novamente * o meu Deus Salvador! Ant. Aproximemo-nos do Monte de Sião e da Cidade do Deus Vivo, aleluia. Ant. 2 Vós livrastes, ó Senhor, minha vida do sepulcro, Aleluia. Cântico Is 38,10-14.17-20 Angústia de um agonizante e alegria da cura Eu sou aquele que vive. Estive morto. Eu tenho a chave da morte (Ap 1,18). –10 Eu dizia: 'É necessário que eu me vá * no apogeu de minha vida e de meus dias; – para a mansão triste dos mortos descerei, * sem viver o que me resta dos meus anos'. =11 Eu dizia: 'Não verei o Senhor Deus † sobre a terra dos viventes nunca mais; * nunca mais verei um homem neste mundo!' –12 Minha morada foi à força arrebatada, * desarmada como a tenda de um pastor. – Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, * mas agora foi cortada a sua trama. –13 Vou me acabando de manhã até à tarde, * passo a noite a gemer até a aurora. – Como um leão que me tritura os ossos todos, * assim eu vou me consumindo dia e noite. –14 O meu grito é semelhante ao da andorinha, * o meu gemido se parece ao da rolinha. – Os meus olhos já se cansam de elevar-se, * de pedir-vos: 'Socorei-me, Senhor Deus!' –17 Mas vós livrastes minha vida do sepulcro, * e lançastes para trás os meus pecados. –18 Pois a mansão triste dos mortos não vos louva, * nem a morte poderá agradecer-vos; – para quem desce à sepultura é terminada * a esperança em vosso amor sempre fiel. –19 Só os vivos é que podem vos louvar, * como hoje eu vos louvo agradecido. – O pai há de contar para seus filhos * vossa verdade e vosso amor sempre fiel. =20 Senhor, salvai-me! Vinde logo em meu auxílio, † e a vida inteira cantaremos nossos salmos, * agradecendo ao Senhor em sua casa. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vós livrastes, ó Senhor, minha vida do sepulcro, Aleluia. Ant. 3Visitais a nossa terra e transborda de fartura. Aleluia. Salmo 64(65) Solene ação de graças Sião significa a cidade celeste (Orígenes). –2 Ó Senhor, convém cantar vosso louvor * com um hino em Sião! –3 † E cumprir os nossos votos e promessas, * pois ouvis a oração. – Toda carne há de voltar para o Senhor, * por causa dos pecados. –4 E por mais que nossas culpas nos oprimam, * perdoais as nossas faltas. –5 É feliz quem escolheis e convidais * para morar em vossos átrios! – Saciamo-nos dos bens de vossa casa * e do vosso templo santo. –6 Vossa bondade nos responde com prodígios, * nosso Deus e Salvador! – Sois a esperança dos confins de toda a terra * e dos mares mais distantes. –7 As montanhas sustentais com vossa força: * estais vestido de poder. –8 Acalmais o mar bravio e as ondas fortes * e o tumulto das nações. –9 Os habitantes mais longínquos se admiram * com as vossas maravilhas. – Os extremos do nascente e do poente * inundais de alegria. –10 Visitais a nossa terra com as chuvas, * e transborda de fartura. – Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, * e preparais o nosso trigo. –11 É assim que preparais a nossa terra: * vós a regais e aplainais, – os seus sulcos com a chuva amoleceis * e abençoais as sementeiras. –12 O ano todo coroais com vossos dons, * os vossos passos são fecundos; – transborda a fartura onde passais, * 13 brotam pastos no deserto. – As colinas se enfeitam de alegria, * 14 e os campos, de rebanhos; – nossos vales se revestem de trigais: * tudo canta de alegria! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Visitais a nossa terra e transborda de fartura. Aleluia. Leitura breve At 13, 30-33 Deus ressuscitou Jesus dos mortos e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: Tu és o meu filho, eu hoje te gerei. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Ainda um pouco e já o mundo não me vê; vós, porém, haveis de ver-me, pois eu vivo e igualmente vivereis, aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ainda um pouco e já o mundo não me vê; vós, porém, haveis de ver-me, pois eu vivo e igualmente vivereis, aleluia. Preces Demos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro sem mancha, que tira o pecado do mundo; e rezemos confiantes: R. Senhor, fonte da vida, dai-nos a vossa salvação! Deus, fonte da vida, lembrai-vos da morte e ressurreição do Cordeiro imolado na cruz, – e ouvi as súplicas que ele vos dirige continuamente em nosso favor.R. Purificai-nos, Senhor, de todo fermento de malícia e perversidade, – para vivermos a páscoa de Cristo com os pães ázimos da sinceridade e da verdade. R. Ajudai-nos a vencer neste dia o pecado da discórdia e da inveja, – e tornai-nos mais atentos às necessidades dos nossos irmãos e irmãs.R. Dai à nossa vida um autêntico espírito evangélico, – para andarmos, hoje e sempre, pelo caminho dos vossos mandamentos. R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte, pela sua renovação espiritual. Alegrando-nos hoje porque adotados de novo como filhos de Deus, esperemos confiantes e alegres o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),49-56 VI (Zain) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,68). –49 Lembrai-vos da promessa ao vosso servo, * pela qual me cumulastes de esperança! –50 O que me anima na aflição é a certeza: * vossa palavra me dá a vida, ó Senhor. –51 Por mais que me insultem os soberbos, * eu não me desviarei de vossa lei. –52 Recordo as leis que vós outrora proferistes, * e esta lembrança me consola o coração. –53 Apodera-se de mim a indignação, * vendo que os ímpios abandonam vossa lei. –54 As vossas leis são para mim como canções * que me alegram nesta terra de exílio. –55 Até de noite eu relembro vosso nome * e observo a vossa lei, ó meu Senhor! –56 Quanto a mim, uma só coisa me interessa: * cumprir vossos preceitos, ó Senhor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 52(53) A insensatez dos ímpios Todos pecaram e estão privados da glória de Deus (Rm 3,23). –1 Diz o insensato em seu próprio coração: * 'Não há Deus! Deus não existe!' –2 Corromperam-se em ações abomináveis, * já não há quem faça o bem! –3 O Senhor, ele se inclina lá dos céus * sobre os filhos de Adão, – para ver se resta um homem de bom senso * que ainda busque a Deus. –4 Mas todos eles igualmente se perderam, * corrompendo-se uns aos outros; – não existe mais nenhum que faça o bem, * não existe um sequer! –5 Será que não percebem os malvados * quanto exploram o meu povo? – Eles devoram o meu povo como pão, * e não invocam o Senhor. –6 Eis que se põem a tremer de tanto medo, * onde não há o que temer; – porque Deus fez dispersar até os ossos * dos que te assediavam. – Eles ficaram todos cheios de vergonha, * porque Deus os rejeitou. –7 Que venha, venha logo de Sião * a salvação de Israel! – Quando o Senhor reconduzir do cativeiro * os deportados de seu povo, – que júbilo e que festa em Jacó, * que alegria em Israel! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 53(54),3-6.8-9 Pedido de auxílio O profeta reza para escapar, em nome do Senhor, à maldade de seus perseguidores (Cassiodoro). –3 Por vosso nome, salvai-me, Senhor; * e dai-me a vossa justiça! –4 Ó meu Deus, atendei minha prece * e escutai as palavras que eu digo! =5 Pois contra mim orgulhosos se insurgem, † e violentos perseguem-me a vida: * não há lugar para Deus aos seus olhos. –6 Quem me protege e me ampara é meu Deus; * é o Senhor quem sustenta minha vida! –8 Quero ofertar-vos o meu sacrifício * de coração e com muita alegria; – quero louvar, ó Senhor, vosso nome, * quero cantar vosso nome que é bom! –9 Pois me livrastes de toda a angústia, * e humilhados vi meus inimigos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Cl 3,1-2 Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Ó Deus, que o vosso povo sempre exulte, pela sua renovação espiritual. Alegrando-nos hoje porque adotados de novo como filhos de Deus, esperemos confiantes e alegres o dia da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 142(143),1-11 Prece na aflição Ninguém é justificado por observar a Lei de Moisés, mas por crer em Jesus Cristo (Gl 2,16). –1 Ó Senhor, escutai minha prece, * ó meu Deus, atendei minha súplica! – Respondei-me, ó vós, Deus fiel, * escutai-me por vossa justiça! – =2 Não chameis vosso servo a juízo, † pois diante da vossa presença * não é justo nenhum dos viventes. –3 O inimigo persegue a minha alma, * ele esmaga no chão minha vida – e me faz habitante das trevas, * como aqueles que há muito morreram. –4 Já em mim o alento se extingue, * o coração se comprime em meu peito! =5 Eu me lembro dos dias de outrora † e repasso as vossas ações, * recordando os vossos prodígios. =6 Para vós minhas mãos eu estendo; † minha alma tem sede de vós, * como a terra sedenta e sem água. –7 Escutai-me depressa, Senhor, * o espírito em mim desfalece! = Não escondais vossa face de mim! † Se o fizerdes, já posso contar-me * entre aqueles que descem à cova! –8 Fazei-me cedo sentir vosso amor, * porque em vós coloquei a esperança! – Indicai-me o caminho a seguir, * pois a vós eu elevo a minha alma! –9 Libertai-me dos meus inimigos, * porque sois meu refúgio, Senhor! –10 Vossa vontade ensinai-me a cumprir, * porque sois o meu Deus e Senhor! – Vosso Espírito bom me dirija * e me guie por terra bem plana! –11 Por vosso nome e por vosso amor * conservai, renovai minha vida! – Pela vossa justiça e clemência, * arrancai a minha alma da angústia! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 1Pd 5,8-9a Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Aleluia. Oração Iluminai, Senhor, esta noite e fazei-nos dormir tranqüilamente, para que em vosso nome nos levantemos alegres ao clarear do novo dia. Por Cristo, nosso Senhor. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...