domingo, 6 de novembro de 2011

"…Deus não vê como o homem vê, o homem vê a aparência, mas Deus sonda o coração" (I Samuel 16.7).


"Queridos filhos! Convido-vos a ser modelo para os outros, em tudo especialmente na oração e no testemunho. Queridos filhos, eu não posso ajudar o mundo sem vós. Desejo que colaboreis comigo em tudo, também nas pequenas coisas. Por isso, queridos filhos, fazei de maneira que a vossa oração venha do coração, abandonando-vos totalmente a mim; assim poderei instruir-vos e guiar-vos na estrada que comecei convosco. Obrigada por tendes respondido ao meu chamado." (Gospa 28/08/1986).


Filhos amados de Maria, caríssimos irmãos em Cristo Jesus,


Deus gosta dos pequenos, dos que não tem vaidade nem orgulho, por que Ele mesmo se fez e se faz pequeno até hoje todos os dias durante as Celebrações das Santas Missas. O Deus Onipontente se faz presente na Eucaristia, numa fração de Pão e Vinho, que é verdadeiramente seu corpo e seu sangue entregue por nós. Antes de se entregar complentamente de livre vontade, ao sofrimento, Ele instituiu a prova do amor pelos homens, à instituição da Eucaristia. Santo Afonso Ligório dizia, a prova foi um ato de loucura de amor pela humanidade. Como a sabedoria dada a Deus para os santos da igreja nos ajuda a enxergar o que ainda não vemos por conta da carne.

"Quando a Igreja celebra a Eucaristia, memorial da morte e ressurreição do seu Senhor, este acontecimento central de salvação torna-se realmente presente e « realiza-se também a obra da nossa redenção ». Este sacrifício é tão decisivo para a salvação do género humano que Jesus Cristo realizou-o e só voltou ao Pai depois de nos ter deixado o meio para dele participarmos como se tivéssemos estado presentes. Assim cada fiel pode tomar parte nela, alimentando-se dos seus frutos inexauríveis. (Beato João Paulo II, 2003)"

Cristo desta forma simples e huminde nos mostra com realizar suas palavras: "Sede vós, pois, perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito. (Mateus: 4:48)" Se entregando em cada missa com suprema humildade se tornando alimento, e se deixando tocar, com a comunhão o próprio Cristo vem morar em nosso coração.

Esse sim a vida com Deus, Ele se faz morada em cada um de nós, nos doando o verdadeiro tesouro. Se no nosso coração está Cristo vivo, este é nosso bem mais preciso. "Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração."(Mateus 6:21) Cristo esta em união conosco, este é o sentido prefeito da comunhão. Para tanto é preciso que estejamos preparados para receber-Lo no nosso coração.

A Eucaristia é o apice de amor de Deus, A Igreja vive da Eucaristia. Esta verdade não exprime apenas uma experiência diária de fé, mas contém em síntese o próprio núcleo do mistério da Igreja. É com alegria que ela experimenta, de diversas maneiras, a realização incessante desta promessa: « Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo » (Mt 28, 20); mas, na sagrada Eucaristia, pela conversão do pão e do vinho no corpo e no sangue do Senhor, goza desta presença com uma intensidade sem par. Desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança.

A Eucaristia, presença salvífica de Jesus na comunidade dos fiéis e seu alimento espiritual, é o que de mais precioso pode ter a Igreja no seu caminho ao longo da história. ( Beato João Paulo II, 2003)

Nosso somos esta igreja santificada pela Eucaristia, a recepção de Cristo, na comunhão acende em nós a própia luz de Deus. Como Ele disse eu sou a luz da vida.

Como ensina São Tomás de Aquino, Deus é pode ser explicado com um sol, que se consome a cada segundo de amor, clareando tudo ao seu redor, nesta explicação podemos entender visível, o que Deus ilumina em nós, e acende esta lampada. Jesus é esse astro que ilumina a Igreja, que um dia espera se encotrar na Jerusalem Celeste. A cada comunhão perfeita Deus coloca uma fração de sua luz em nosso peito.

"Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo duma cama; pelo contrário coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram, vejam a luz. Pois não há coisa oculta, que não venha a ser manifesta; nem coisa secreta, que se não haja de saber e vir à luz. (Lucas 8:16-17)"

Neste ponto podemos entender que Cristo nos torna a luz do mundo e ninguém, principalmente Jesus acenderia uma luz para escode-la, se Ele se deixa colocar em nosso peito é para que seja vista não por palavras, mas vista como prova de testemunho, onde os atos, obras e vida, ilumina todo o mundo, glorificando ao Pai que está nos céus. Esta semente Deus planta em nós para que possamos produzir bons frutos. Pois a santificação de nossa alma, não e fruto nosso, mas graça de Deus, com este ato de amor.

Conto-lhes uma historia linda sobre um monge, para que possamos entender quantas maravilhas a vida com Jesus Eucaritisco pode produzir em cada um de nós.

Havia em um mosteiro em uma montanha, conhecida por seu enorme amor por Jesus Eucaristico, um pequeno menino de uma pequena vila próxima sentiu desde muito novo o desejo de ser padre. Seu desejo de estar com Deus, era imenso, como ainda muito novo, ao entrar na ordem ele foi consagrado monástico, esperando que a idade chega-se para iniciar seus estudos ao sacerdocio. Nesta época todo pais passou por uma terrivel epidemia de tracoma, o pequeno monge ficou cego. Ele chorava imensamente, por que Deus lhe havia tirado a visão, e não lhe era mais possivel seguir nos estudos para se padre. O tempo foi passando, ele continuava com esse desejo no coração por Deus, e com a ajuda dos outros irmãos ele sempre ia às orações e missas, com profundo amor. Quando em idade avançanda, um dia um dos irmãos o esqueceu, e ele ficou na sua cela sem saber o caminho por conta da doença. Neste momento ouvindo ao longe a oração, caiu de joelhos clamando a Deus de lhe poder servir-Lo mesmo sem a visão.

Passado alguns dias, levado a Eucaristia, Deus o tocou profundamente, e ele viu a luz do Deus, como a luz do sol, ele enxergava a Eucaristia, e na hora da comunhão, ele que andava sempre guiado pelos irmãos ou se escorando nas paredes para poder seguir o caminho, levantou-se e entrou e se posicionou como o primeiro a receber a Eucaristia. Por milagre de Deus, começou a ver no peito de seus irmãos monásticos a luz de Cristo. O monge continuou cego, para o mundo, contudo agora ele via a Luz de Deus. Conversando com seu pai espiritual, ele dizia Pai à luz de Deus brilha em nós, e continua a brilhar, quando recebemos dignamente os sacramentos. Quando pecamos a luz vai diminuindo, mas quando estamos na graça de Deus, somos verdadeiramente a luz do mundo. Meus irmãos que vivem em santidade, são a minha luz no mosteiro, não enxergo como você, mas vejo meus irmãos em santidade e os posso seguir para a oração, para até mesmo andar pelo mosteiro. Por isso, por favor, digo, cultivem a luz de Deus, pois com ela muitos saíram das trevas, e também será luz para o mundo.

Nós somos chamados a ser a luz para muitos irmãos que estão cegos para as coisas de Deus. Se nos decidirmos por Cristo, Ele tem alegria em estar conosco, e "quem começa a servir ao Senhor verdadeiramente o mínimo que pode Lhe oferecer é a vida" (Santa Tereza Ávila). Nós podemos oferecer nosso coração para ser luz para o mundo, se fazemos a vontade de Deus. Não tenhamos medo de ser a chama que Deus nos pede, peçamos a Maria, Mãe e modelo da Igreja que nos ajude a ter esta relação intíma com a Eucaristia, ela que foi sacrario vivo de Deus. Assim com a vida com Jesus sacramentado nós podemos ser a luz que o mundo precisa que Nossa Senhora pede, Deus pode sondar nosso coração e achar um lugar para repousar a cabeça.

"Nos sinais humildes do pão e do vinho transubstanciados no seu corpo e sangue, Cristo caminha conosco, como nossa força e nosso viático, e torna-nos testemunhas de esperança para todos. Se a razão experimenta os seus limites diante deste mistério, o coração iluminado pela graça do Espírito Santo intui bem como comportar-se, entranhando-se na adoração e num amor sem limites. ( Beato João Paulo II, 2003)"

Bone Pastor, panis vere Iesu, notri miserere...

Bom Pastor, pão da verdade,
Tende de nós piedade,
Conservai-nos na unidade,
Extingui nossa orfandade
E conduzi-nos ao Pai.

Aos mortais dando comida
Dais também o pão da vida:
Que a família assim nutrida
Seja um dia reunida
Aos convivas lá do Céu.

S. Tomás de Aquino

Fonte: Carta Encíclica Ecclesia De Eucharistia Do Sumo Pontífice João Paulo II




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...