sábado, 22 de outubro de 2011

SERMÃO SOBRE OS SACERDOTES , POR SANTO AGOSTINHO , PARTE II - LITURGIA DIÁRIA , 22 DE OUTUBRO DE 2011

SERMÃO SOBRE OS PASTORES - POR SANTO AGOSTINHO

PARTE II


VIII – Os cristãos enfermos : “Ao enfermo”, diz o Senhor, “não fortificastes”. Diz aos maus pastores, aos pastores falsos, que buscam seu interesse, não o de Jesus Cristo; aos que se alegram com as dádivas do leite e da lã, mas descuram totalmente as ovelhas e não cuidam das doentes. Parece-me haver diferença entre enfermo e doente – pois costuma-se chamar de enfermo os doentes; enfermo quer dizer não firme, e doente o que se sente mal. Na verdade, irmãos, esforçamo-nos de algum modo por distinguir essas coisas, mas talvez com maior aplicação poderíamos nós ou outro mais entendido e com coração mais cheio de luz discernir melhor; à espera disto, para que não sejais privados em relação às palavras da Escritura, falo o que penso. É de se temer sobrevenha uma tentação ao enfermo que o debilite. O doente, ao contrário, adoece por alguma ambição e por esta ambição se vê impedido de entrar no caminho de Deus, de submeter-se ao julgo de Cristo. Observai estes homens que desejam viver bem, já decididos a viver bem; são, no entanto, menos capazes de suportar os males do que fazer o bem. Pertence à firmeza do cristão não apenas fazer o bem, mas também tolerar os males. Aqueles, pois, que parecem ardentes nas boas obras, mas não querem ou não podem suportar as provações iminentes, estes são enfermos. Por outro lado, aqueles que amam o mundo e por qualquer desejo mal se afastam até das obras boas, jazem gravemente doentes, visto que pela doença, sem forças, nada de bom podem realizar. O paralítico era um destes na alma; os que o carregavam, não podendo levá-lo até junto do Senhor, descobriram o teto e fizeram-no descer. É isto o que terias de fazer: descobrir o teto e colocar junto do Senhor a alma paralítica, com todos os membros frouxos, e vazia de obras boas, curvada sobre o peso dos pecados e doente com o mal de sua cobiça. Portanto, se todos os seus membros estão frouxos e há paralisia interior que te impede de levá-la ao médico – talvez esteja escondido e no interior: ele, que é a verdadeira compreensão das Escrituras, está oculto - descobre o teto e faze descer o paralítico pela explicação do sentido secreto. A quem assim não procede e desdenha fazê-lo, ouvistes o que lhe dizem: “Aos doentes não fortalecestes; ao fraturado não pensastes”; já explicamos esta passagem. Estava alquebrado pelo terror das provações. Mas surge algo que trata da fratura e o conforta: “Fiel é Deus que não permitirá serdes tentados além do que podeis suportar, mas com a tentação vos dará o meio de sair dela para que a possais agüentar”. IX – Insiste a tempo e fora de tempo : “À desgarrada não reconduzistes; e à que se perdia não fostes procurar”. Aqui às vezes caímos em mãos dos ladrões e nos dentes dos lobos rapaces; rogamos, pois, que oreis por estes nossos perigos. Também as ovelhas são rebeldes. Quando procuramos a erradias, declaram não serem nossas, para seu erro e perdição. “Que quereis de nós? Por que nos procurais?”. Como se não fosse o mesmo motivo que nos faz querê-las e procurá-las; porque se desviam e se perdem. “Se estou no erro, diz, se na morte, que queres de mim? Por que me procuras?” Justamente porque estás no erro, quero reconduzir-te; porque te perdeste, quero encontrar-te “Quero ficar assim no erro, quero perder-me assim”. Queres vaguear assim, queres perder-te assim? Muito bem, mas eu não quero. Ouso dizer isto mesmo: sou importuno. Escuto o Apóstolo que diz: “Prega a palavra, insiste a tempo e fora de tempo”. Com quem, a tempo? Com quem, fora de tempo? A tempo com os desejosos, fora de tempo com os que não querem ouvir. Sou inteiramente importuno, ouso dizer: “Tu queres errar, tu queres perecer; eu não quero”. E afinal não quer aquele que me amedronta. Se eu o quisesse, vê o que me dirá, vê o que repreenderá: “Ao desgarrado não reconduzistes, ao que se perdera não fostes procurar”. Temerei mais a ti do que ele? “Teremos todos de nos apresentar ao tribunal de Cristo”. Reconduzirei a desgarrada, procurarei a perdida. Quer queiras quer não, assim farei. E se, em minha busca, os espinhos dos bosques me rasgarem, eu me obrigarei a ir por todos os atalhos difíceis; baterei todos os cercados; enquanto me der forças o Senhor que me ameaça, percorrerei tudo sem descanso. Reconduzirei a desgarrada, procurarei a perdida. Se não me queres atrás de ti, não te desgarres, não te percas. É pouco dizer que tenho pena de ti, desgarrada e perdida. Tenho medo de que, se te abandonar, venha a matar o que é forte. Escuta o que se segue. “E ao que era forte, matastes”. Se eu abandonar a desgarrada e perdida, o que é forte terá gosto em desgarrar-se e perder-se. X – A Igreja, qual videira, ao crescer estende-se por todos os lados : “Por todo monte, por toda colina e por toda a face da terra se dispersaram”. Que significa: “Por toda a face da terra se dispersaram?” Entregando-se a tudo que é terreno, amam o que brilha na face da terra, preferem isto. Não querem morrer para que sua vida fique escondida em Cristo. “Por toda a face da terra”, pelo amor às coisas terrenas; ou porque há ovelhas desgarradas por toda a face da terra. Estão em diversos lugares; uma só mãe, a soberba, as deu à luz, como uma só, a nossa mãe católica, gerou a todos os fiéis cristãos dispersos por todo o mundo. Não é de admirar se a soberba gera a separação; a caridade, a unidade. Contudo essa mãe católica, este pastor procura por toda parte os desgarrados, fortifica os enfermos, cura os doentes, pensa os fraturados; a uns por meio destes, a outros por meio daqueles, sem se conhecerem mutuamente. No entanto ela a todos conhece porque por todos se estende. Ela se assemelha à videira que, ao crescer, se estende por todos os lados; junto dela há ramos inúteis, cortados pela foice do agricultor por causa de sua esterilidade, de sorte que a videira é podada, não amputada. Estes ramos, onde foram cortados, aí ficaram. A videira, porém, crescendo por todos os lados, não só conhece os ramos presos a ela, mas ainda os que foram cortados. Todavia aí vai buscar os erradios porque a respeito dos ramos partidos diz o Apóstolo: “Deus é poderoso para enxertá-los de novo”. Quer compares a ovelhas desgarradas do rebanho, quer a ramos cortados da videira, não é menos poderoso Deus para reconduzir as ovelhas do que é para enxertar os ramos, pois é o grande pastor, o agricultor verdadeiro. “E por toda a face da terra se dispersaram; e não houve quem as buscasse, quem as reconduzisse”; entre os maus pastores, porém, “não houve”, um homem “que as procurasse”. “Por isso ouvi, pastores, a palavra do Senhor: por minha vida, diz o Senhor Deus”. Vede por onde começa. Como por um juramento de Deus, um testemunho de sua vida: “Por minha vida diz o senhor”. Os pastores morreram, mas as ovelhas estão em segurança; o Senhor vive. “Por minha vida, diz o Senhor Deus”. Por que morreram os pastores? Por procurarem seu interesse, não o de Jesus Cristo. Haverá então e se poderão encontrar pastores que não busquem o que é seu, mas o que pertence a Jesus Cristo? Sem dúvida alguma, haverá e decerto se encontrarão; não faltam nem faltarão jamais. XI – Fazei o que dizem, não o que fazem : “Por esta razão ouvi, pastores, a palavra do Senhor”. Mas, pastores, ouvi o quê? “Isto diz o Senhor Deus: vou intimar os pastores e reclamarei de suas mãos as minhas ovelhas”. Ouvi e ficais sabendo, ovelhas de Deus: Ele reclama dos maus pastores as suas ovelhas e pede-lhes contas das que morreram. Em outro lugar diz pelo mesmo Profeta: “Filho do homem, eu te constituí sentinela na casa de Israel. Ouvirás uma palavra da minha boca e alertá-los-ás de minha parte. Se eu disse ao pecador: ‘Morrerás por certo’ e tu não a repetires para que o ímpio abandone seus caminhos, ele, pecador, morrerá com seu pecado, mas exigirei de tua mão seu sangue. Se, ao contrário, advertires o pecador que deixe seu caminho e ele não quiser dele se afastar, morrerá por seu pecado, mas tu livrarás tua alma”. Que quer isto dizer, irmãos? Vedes como é perigoso calar? Morre o ímpio e morre justamente; morre em sua impiedade e em seu pecado; sua indiferença o matou. Pois poderia encontrar o pastor interessado que diz: “Por minha vida diz o Senhor”. Mas por ser indiferente e não advertido por aquele que é guarda e sentinela, é justo que morra aquele e que este seja condenado. “Se, porém, disseres ao ímpio a quem ameacei com a espada: ‘Morrerás por certo’ e ele nada fizer para evitar a espada, esta virá e o matará. Morrerá por seu pecado; tu, porém, livraste tua alma”. Por isto, a nós, cabe-nos calar; a vós, mesmo se calarmos, cabe ouvir pela Sagrada Escritura as palavras do Pastor. Vejamos, portanto, assim me havia proposto, se retira as ovelhas dos maus pastores e as dá aos bons. Vejo-o tirando as ovelhas dos maus pastores. Assim diz: “Vou intimar os pastores e reclamarei de suas mãos as minhas ovelhas e os afastarei de modo que não mais apascentem minhas ovelhas; e os pastores não mais se apascentem”. Como é que afastará, a fim de que não mais apascentem suas ovelhas? “Fazei o que dizem, não o que fazem”. Como se dissesse: “Dizem o que é meu, fazem o que é seu”. Quando deixais de fazer aquilo que os maus pastores fazem, estes não vos apascentam; quando fazeis o que dizem, sou eu que vos apascento. XII – Em boas pastagens apascentarei minhas ovelhas : “E as retirarei dentre as nações, reuni-las-ei de todos os lugares e as conduzirei para sua terra e as apascentarei sobre os montes de Israel”. Ele criou os montes de Israel; são os autores das divinas Escrituras. Alimentai-vos ali onde com segurança encontrareis alimento. Que vos cause gosto tudo quanto dali ouvirdes; aquilo que lhe é estranho, rejeitai. Não vagueeis no meio do nevoeiro; ouvi a voz do pastor. Reuni-vos nos montes da Sagrada Escritura. Aí se acham as delícias de vosso coração; aí, nada de venenoso, nada de contrário; são pastagens fertilíssimas. Vinde somente vós, sadias, nutri-vos dos montes de Israel. “E às nascentes e à todo lugar habitado da terra”. Dos montes a que nos referimos, brotaram as nascentes da pregação evangélica, quando “por toda a terra se difundiu sua voz”; e toda a terra habitada se tornou amena e fecunda para alimento das ovelhas. “Em boas pastagens e nos altos montes de Israel as apascentarei. E ali estarão colocados seus redis”, quer dizer, onde irão descansar, onde dirão: “Como é bom aqui”, onde dirão: “É verdade, está tudo claro, não fomos enganadas”. Repousarão na glória de Deus, como em seu redil. E “dormirão”, isto é, “repousarão, em grandes delícias”. “Em férteis campos serão apascentadas sobre os montes de Israel”. Já falei dos montes de Israel, dos bons montes para onde erguemos os olhos à espera de auxílio. Mas nosso auxílio vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Por isso, para que nem mesmo nos bons montes esteja nossa esperança, tendo dito: “Apascentarei” minhas ovelhas “sobre os montes de Israel”, e para que tu não te fixes nos montes, acrescenta logo: “Eu apascentarei minhas ovelhas”. Ergue os olhos para os montes, donde te virá auxílio, mas presta atenção ao que te diz: “Eu apascentarei”. Pois teu auxílio vem do “Senhor que fez o céu e a terra”. Termina assim: “E as apascentarei com justiça”. Reparai que só Ele apascenta desse modo, aquele que apascenta com justiça. Que pode um homem julgar a cerca de outro homem? Tudo está repleto de juízos temerários. Aquele de quem desesperávamos, de repente se converte e se torna ótimo. De quem muito esperávamos, subitamente fraqueja e se faz péssimo. Nem nosso temor é seguro, nem certo o nosso amor. Aquilo que cada homem é hoje, mal sabe ele próprio. No entanto, é alguma coisa hoje. O que será amanhã, nem ele o sabe. Portanto é só aquele o que apascenta com justiça restituindo a cada um o que é seu: a estas, umas coisas: àquelas, outras; dando o devido a cada uma, isto ou aquilo. Pois sabe o que faz. Apascenta com justiça aqueles que redimiu ao ser justiçado. Apascenta, portanto, com justiça. XIII – Os pastores bons estão todos no Único pastor : Cristo te apascenta com justiça; distingue suas ovelhas das que não o são. “Minhas ovelhas ouvem minha voz e me seguem”. Encontro aqui todos os pastores bons no Único pastor. Os pastores bons não faltam, mas estão no Único. Os que estão divididos são muitos. Aqui se fala de um só porque se quer valorizar a unidade. Na verdade não se diz agora os pastores se calarão e será um só o pastor porque o Senhor não encontra a quem confiar suas ovelhas. Ele as confiou porque encontrou a Pedro. Mais ainda, no próprio Pedro, ele confiou a unidade. Eram muitos os apóstolos, mas a um só disse: “Apascenta minhas ovelhas”. Deus nos livre de que não haja agora bons pastores, de que nos venham a faltar; esteja longe de sua misericórdia não criá-los nem formá-los! . Na realidade, se houver boas ovelhas, haverá também bons pastores, pois é delas que vêm os bons pastores. Mas os bons pastores estão todos no Único, são um só. Se ele apascenta, é Cristo que apascenta. Os amigos do esposo não dizem ser sua a voz; mas com imensa alegria se rejubilam com a voz do esposo. Por conseguinte, é ele que apascenta quando aqueles apascentam. E diz: Eu apascento, porque sua voz está neles, sua caridade neles se encontra. Ao próprio Pedro, a quem entregava suas ovelhas como a outra pessoa, queria torná-lo um só consigo, e fosse a cabeça, fosse a personificação do corpo, isto é, da Igreja, e à semelhança do esposo com a esposa, fossem dois em uma só carne. Querendo, pois, entregar as ovelhas, mas não como se as confiasse a outro, que lhe diz antes? “Pedro, tu me amas? Respondeu ele: ‘Eu te amo’. De novo: Tu me amas? Respondeu: ‘Amo’. Confirma a caridade para consolidar a unidade: ‘é ele, portanto, que apascenta, um só neles e eles no Único’ ”.Cala-se a respeito dos pastores, mas não se cala. Gloriam-se os pastores, “mas quem se gloria, no Senhor se glorie”. É isto apascentar o Cristo, é isto apascentar por Cristo, é isto apascentar em Cristo; não se apascenta fora de Cristo! Não foi, na verdade, por falta de pastores, como se o Profeta houvesse predito estes maus tempos futuros, que disse: “Eu apascentarei minhas ovelhas”, não tenho a quem confiá-las. Assim Pedro estava nesse corpo e nessa vida terrena e também os Apóstolos, quando aquele Único, em quem todos são um, disse: “Tenho outras ovelhas que não são desse redil. Preciso buscá-las para que haja um só rebanho e um só pastor”. Estejam então todos no Único pastor e façam ouvir a única voz do pastor, aquele que as ovelhas escutam e possam seguir seu pastor; não a este ou àquele, mas ao Único. E todos nele falem com uma só voz, não tenham vozes diferentes. “Rogo-vos, irmãos, dizei todos a mesma palavra e não haja divisão entre vós”. A esta voz, lavada de toda divisão, purificada de toda heresia, ouçam-na as ovelhas e sigam seu pastor, aquele que diz: “As ovelhas que são minhas escutam minha voz e me seguem”

LITURGIA DO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2011


PRIMEIRA LEITURA (Romanos 8,1-11)
Sábado, 22 de Outubro de 2011
29ª Semana Comum



Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos, 1não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. 2Pois a lei do Espírito que dá a vida em Jesus Cristo te libertou da lei do pecado e da morte. 3Com efeito, aquilo que era impossível para a Lei, já que ela estava enfraquecida pela carne, Deus o realizou; tendo enviado seu próprio Filho numa condição semelhante àquela da humanidade pecadora, e por causa justamente do pecado, condenou o pecado em nossa condição humana, 4para que toda a justiça exigida pela Lei seja cumprida em nós que não procedemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5Os que vivem segundo a carne aspiram pelas coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito, aspiram pelas coisas do Espírito. 6Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz. 7Tudo isso, porque as tendências da carne são inimizade contra Deus: Não se submetem – nem poderiam submeter-se – à Lei de Deus. 8Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. 11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós. Palavra do Senhor


SALMO RESPONSORIAL (SALMOS 23)


REFRÃO : É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel
1-Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
2-Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
3-Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador. É assim a geração dos que o procuram e do Deus de Israel buscam a face


EVANGELHO (Lucas 13,1-9)


1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”. Palavra da Salvação

MENSAGEM DO DIA 02/05/1985 - Hoje convido vocês à oração feita com o coração e não por hábito. Alguns vêm, mas não desejam progredir na oração. Por isso, quero avísá-los como Mãe: rezem a fim de que, em todos os momentos, a oração ocupe o primeiro lugar em seus corações - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE


Seja o pastor discreto no silêncio, útil na fala, para não falar o que deve calar, nem calar o que deve dizer. Pois da mesma forma que uma palavra inconsiderada arrasta ao erro, o silêncio inoportuno deixa no erro aqueles a quem poderia instruir. Muitas vezes pastores imprudentes, temendo perder as boas graças dos homens, têm medo de falar abertamente; e segundo a palavra da Verdade, absolutamente não guardam o rebanho com solicitude de pastor, mas por se esconderem no silêncio, agem como mercenários que fogem do lobo. O Senhor, pelo Profeta, repreende esses tais dizendo: “Cães mudos que não conseguem ladrar”. De novo queixa-se: “Não vos levantastes contra nem opusestes um muro em defesa da casa de Israel, de modo a entrardes em luta no dia do Senhor”. Levantar-se contra é contradizer sem rebuços os poderosos do mundo em defesa do rebanho. E entrar em luta no dia do Senhor quer dizer: por amor à justiça resistir aos que lutam pelo erro. Quando o pastor tem medo de enfrentar falando, não é o mesmo que dar as costas, calando-se? É claro que se, pelo rebanho, se expõe, opõe um muro contra os inimigos em defesa da casa de Israel. Outra vez, se diz ao povo pecador: “Teus profetas viram em teu favor coisas falsas e estultas; não revelavam sua iniqüidade a fim de te provocar à penitência”. Na Sagrada Escritura, algumas vezes os profetas são chamados de doutores porque, enquanto mostram serem transitórias as coisas presentes, manifestam as que virão depois. A palavra divina censura aqueles que vêem falsidades porque, por medo de corrigir as faltas, lisonjeiam os culpados com vãs promessas de segurança; não revelam de modo nenhum a iniqüidade dos pecadores porque calam a palavra de censura. Por conseguinte a chave que abre é a palavra de correção porque ao repreender, revela a falta a quem a cometeu, por muitas vezes dela não tem consciência. Daí Paulo dizer: “Que seja poderoso para exortar na sã doutrina e para convencer os contraditores”. E Malaquias: “Guardem os lábios do sacerdote a ciência; e esperem de sua boca a lei porque é um mensageiro do Senhor dos exércitos”. Daí o Senhor admoestar por meio de Isaías: “Clama, não cesses; qual trombeta ergue tua voz”. Quem quer que entre para o sacerdócio recebe o ofício de arauto, porque caminha à frente, proclamando a vinda do juiz, que se seguirá de modo terrível. Portanto, se o sacerdote não sabe pregar, que protesto fará ouvir o arauto mudo? Daí se vê porque sobre os primeiros pastores o Espírito Santo pousou em forma de línguas; com efeito, imediatamente impele a falar sobre Ele aqueles que inunda de luzes - [FONTE : DA REGRA PASTORAL , DE SÃO GREGÓRIO MAGNO]



A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO GAUDÊNCIO - O nome do santo que lembramos neste dia, é Gaudêncio, que vem do latim "gaudere", que significa alegrar-se. Muito sugestivo, pois é com alegria que contemplamos a vida deste santo Bispo de Bréscia, na Itália. Provavelmente, era natural daquela cidade que conheceu no século II o Cristianismo, e onde fazia parte do seu Clero diocesano. Muito conhecido e respeitado pela santidade, zelo pastoral e eficácia na pregação, São Gaudêncio foi amigo de vários outros Bispos santos (principalmente Santo Ambrósio de Milão). No ano 400, como peregrino, foi conhecer a Igreja de Cristo e as grandes igrejas da antiguidade. Nesta viagem, fez amizade com o Patriarca de Constantinopla, São João Crisóstomo, e também no Oriente adquiriu relíquias de mártires, que levou para sua cidade episcopal, a fim de motivar a pureza da fé. Admirado pela oratória, deixou como riqueza numerosos sermões, tratando do mistério pascal, festas litúrgicas e comentários sobre o Evangelho. Após uma vida muito frutuosa no culto e no cuidado das ovelhas do Bom Pastor, principalmente de amor aos pobres, Gaudêncio entrou no Céu no ano de 410. Desde logo recebeu o culto de veneração que a Igreja ratificou em seu Martirológio. Suas relíquias conservam-se na Igreja de São João Evangelista em Bréscia. São Gaudêncio, rogai por nós
























































































































































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