terça-feira, 18 de outubro de 2011

SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA - LITURGIA DIÁRIA , 18 DE OUTUBRO DE 2011

SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA
“A Igreja Católica é a sociedade ou reunião de todas as pessoas batizadas que, vivendo na terra, professam a mesma fé e a mesma lei de Cristo, participam dos mesmo Sacramentos, e obedecem aos legítimos Pastores, principalmente ao Romano Pontífice” - (SÃO PIO X, Catecismo Maior, Primeira Parte, Capítulo X, 2)


Prezado católico, ame a Santa Igreja e seja fiel à sua santa doutrina: "Amar a Igreja, eis, amados filhos, o dever da hora presente. Amá-la significa estimá-la e ser feliz em pertencer a ela. Significa ser-lhe resolutamente fiel. Significa obedecer-lhe, servi-la, ajudá-la com alegria até o sacrifício, na sua missão difícil" - (PAPA PAULO VI, 18 de setembro de 1968). Hoje, muitos, principalmente no meio do clero, dizem amar a Igreja Católica, mas na verdade, são os piores inimigos dessa Boa Mãe. Fingem ser obedientes e fiéis aos seus ensinamentos, e assim, sob a máscara de bons filhos, apunhalam sem piedade a Igreja Católica, como escreve São Pio X : "...não poucos do clero que, fingindo amor à Igreja e sem nenhum sólido conhecimento de filosofia e teologia, mas, embebidos antes das teorias envenenadas dos inimigos da Igreja, blasoam, postergando todo o comedimento, de reformadores da mesma Igreja; e cerrando ousadamente fileiras se atiram sobre tudo o que há de mais santo na obra de Cristo, sem pouparem sequer a mesma pessoa do divino Redentor que, com audácia sacrílega, rebaixam à craveira de um puro e simples homem" - (CARTA ENCÍCLICA "Pascendi Dominici Gregis", Introdução). Caríssimo católico, não se intimide diante desses vaidosos e ambiciosos "filhos da Igreja", esses são semeadores de confusão: "Ainda que pareça um paradoxo, não raro sucede que, aqueles que se chamam a si próprios filhos da Igreja, são precisamente os que maior confusão semeiam" - (SÃO JOSÉ MARIA ESCRIVÁ , Sulco, 360). Ame a Santa Igreja: "Amem esta Igreja, sejam essa Igreja, fiquem na Igreja! E amem o Esposo!" - (SANTO AGOSTINHO), e o mesmo santo diz: "Quanto mais alguém ama a Igreja, tanto mais recebe do Espírito santo". Sirva a Esposa de Cristo: "Onde está Cristo, ali está a Igreja Católica" - (SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA). Jamais abandone a Mãe Igreja: "Ninguém poderá alcançar a salvação e a vida eterna se não tiver Cristo como cabeça. E ninguém poderá ter Cristo como cabeça, se não fizer parte de seu corpo, que é a Igreja" - (SANTO AGOSTINHO , De Un. Eccl. 19), e: "Quem não entrar na arca de Noé, será varrido pela tempestade do pecado" - (SÃO JERÔNIMO , Ep. 14, ad Dan., Nr. 2). “Cabe ao Filho realizar, na plenitude dos tempos, o plano de salvação de seu Pai. Este é o motivo de sua “missão”. “O Senhor Jesus iniciou sua Igreja pregando a Boa Nova, isto é, o advento do Reino de Deus prometido nas Escrituras havia séculos”. Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou o Reino dos Céus na terra. A Igreja “é o Reino de Cristo já misteriosamente presente”. “Este Reino manifesta-se lucidamente aos homens na palavra, nas obras e na presença de Cristo”. Acolher a palavra de Jesus é “acolher o próprio Reino”. O germe e o começo do Reino são o “pequeno rebanho” - (Lc 12, 32) dos que Jesus veio convocar em torno de si, dos quais ele mesmo é o pastor. Eles constituem a verdadeira família de Jesus. Aos que assim reuniu em torno dele, ensinou uma “maneira de agir” nova e também uma oração própria”. O Senhor Jesus dotou sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze, com Pedro como seu chefe. Representando as doze tribos de Israel, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém. Os Doze e os outros discípulos participam da missão de Cristo, de seu poder, mas também de sua sorte. Por meio de todos esses atos, Cristo prepara e constrói sua Igreja. Mas a Igreja nasceu primeiramente do dom total de Cristo para nossa salvação, antecipado na instituição Eucarística e realizado na Cruz. “O começo e o crescimento da Igreja são significados pelo sangue e pela água que saíram do lado aberto de Jesus crucificado”. “Pois do lado de Cristo dormindo na Cruz é que nasceu o admirável sacramento de toda a Igreja.” Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração transpassado de Cristo morto na Cruz” - (CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA , 763-766). “Jesus disse : Sobre esta pedra edificarei minha Igreja. Com estas palavras quis dizer: Tu, ó Pedro, serás na Igreja o que num edifício são os alicerces; os alicerces constituem a parte principal, a mais indispensável de uma casa, visto sobre eles descansar todo o edifício; assim também tu, ó Pedro, será o fundamento da minha Igreja, isto é, exercerás nela a autoridade suprema para que, sobre esta autoridade suprema que te outorgo, a Igreja se sustenta e permanece firme e inabalável. Sobre ti, a quem eu chamei Pedro, como sobre uma rocha e uma pedra firmíssima, por minha virtude eterna, eu levanto o edifício eterno de minha Igreja, que descansando sobre ti, será forte e invencível contra todos os ataques de seus inimigos. Assim como não há edifício sem base, assim também não há Igreja sem Pedro. Uma casa sem alicerce não pode levantar-se, ou se se levanta, precipita-se ao primeiro choque; assim também toda igreja que se quiser erigir sem Pedro, não poderá levantar-se, e se se levanta cairá ao primeiro sopro. Nos edifícios as partes que não descansam sobre os alicerces desabam e caem, assim também na Igreja, todo aquele que se separa de Pedro precipita-se no erro e se perde. As portas do inferno e as chaves do reino dos Céus. – As portas do inferno são constituídas pelo poder de Satanás, e representam as perseguições, as heresias, os erros, os esforços e as artimanhas, que emprega o demônio para derrubar por terra a Igreja. Todas estas potências infernais, juntas ou separadas, poderão, sim,declarar guerra aberta à Igreja, obrigá-la a estar quase sempre de armas na mão, levar à ruína os que não forem suficientemente humildes, mortificados e vigilantes na oração; mas nunca poderão vencê-la, antes, com todos os seus esforços, não conseguirão mais do que aumentar a glória da Esposa do redentor. Finalmente diz Jesus Cristo: Eu te darei as chaves do reino dos céus. As chaves são o símbolo do poder. Quando o vendedor de uma casa entrega as chaves ao comprador, dá-lhe com elas a posse plena e absoluta da mesma casa; assim também, quando se apresentam a um rei as chaves de uma cidade, simboliza-se com isto que a cidade o reconhece como Soberano. Assim pois o haver entregue Nosso Senhor a Pedro as chaves do Reino dos céus, significa que ele foi feito dono, príncipe e governador da Igreja. Por isso Nosso Senhor Jesus Cristo continuou dizendo a Pedro: Tudo o que atares na terra será atado no céu; e tudo o que desatares na terra também será desatado no céu. Estas palavras põem em evidência a suprema autoridade que foi dada a São Pedro; autoridade de obrigar a consciência dos homens com decretos e leis que visam o seu bem espiritual eterno; autoridade de libertá-los dos pecados e das penas que impedem esse mesmo bem espiritual e eterno” - (SÃO JOÃO BOSCO , História Eclesiástica, Primeira Época, Capítulo II)

LITURGIA DO DIA 18 DE OUTUBRO DE 2011


PRIMEIRA LEITURA : 2º Timóteo 4, 10-17



SÃO LUCAS, EVANGELISTAS - (vermelho, glória, pref. dos apóstolos - ofício da festa ) - Leitura da segunda carta de são Paulo a Timótio - Caríssimo, 10Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia. 11Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. 12Tíquico enviei-o para Éfeso. 13Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade na casa de Carpo, e também os livros, principalmente os pergaminhos. 14Alexandre, o ferreiro, me tratou muito mal. O Senhor há de lhe pagar pela sua conduta. 15Tu também guarda-te dele, porque fez oposição cerrada à nossa pregação. 16Em minha primeira defesa não houve quem me assistisse; todos me desampararam! (Que isto não seja imputado.) 17Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão. - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 144)


REFRÃO: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso!
1. Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis. Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder, - R.
2. para darem a conhecer aos homens a vossa força, e a glória de vosso reino maravilhoso. Vosso reino é um reino eterno, e vosso império subsiste em todas as gerações. O Senhor é fiel em suas palavras, e santo em tudo o que faz. - R.
3. O Senhor é justo em seus caminhos, e santo em tudo o que faz. O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. - R.

EVANGELHO : Lucas 10, 1-9



Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 1Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. 2Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. 3Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. 4Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. 5Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa! 6Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. 7Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. 8Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo. - Palavra da salvação

MENSAGEM DO DIA 28/03/1985 - Hoje quero dirigir-Ihes este convite: REZEM, REZEM, REZEM! Na oração, vocês experimentarão uma imensa alegria e encontrarão a solução para todas as situações difíceis. Obrigada pelos progressos que vocês estão fazendo na oração! Cada um de vocês é caro ao Meu coração e agradeço a todos aqueles que incrementaram a oração em suas famílias - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE


A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO LUCAS EVANGELISTA - Estamos em festa na liturgia da Igreja, pois lembramos a vida e o testemunho do evangelista São Lucas. Uma figura simpática do Cristianismo primitivo, homem de posição e qualidades, de formação literária e de profundo sentido artístico divino. Nasceu em Antioquia da Síria, médico de profissão foi convertido pelo apóstolo São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Colaborador no apostolado, o grande apóstolo dos gentios em diversos lugares externa a alta consideração que tinha por Lucas, como portador de zelo e fidelidade no coração. Ambos fazem várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano. Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos. No Evangelho segundo Lucas, encontramos o Cristo, amor universal, que se revela a todos e chama Zaqueu, Maria Madalena, garante o Céu para o "bom" ladrão e conta as lindas parábolas do pai misericordioso e do bom samaritano. Nos Atos dos Apóstolos, que poderia também se chamar Atos do Espírito Santo, deparamos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo, fato que se cumpre no dia de Pentecostes, e é inaugurada a Igreja, que desde então vem evangelizando com coragem, ousadia e amor incansável todos os povos. Uma tradição - que recolheu no séc. XIV Nicéforo Calisto, inspirado numa frase de Teodoro, escritor do séc. VI - diz-nos que São Lucas foi pintor e fala-nos duma imagem de Nossa Senhora saída do seu pincel. Santo Agostinho, no séc. IV, diz-nos pela sua parte que não conhecemos o retrato de Maria; e Santo Ambrósio, com sentido espiritual, diz-nos que era figura de bondade. Este é o retrato que nos transmitiu São Lucas da Virgem Maria: o seu retrato moral, a bondade da sua alma. O Evangelho de boa parte das Missas de Maria Santíssima é tomado de São Lucas, porque foi ele quem mais longamente nos contou a sua vida e nos descobriu o seu Coração. Duas vezes esteve preso São Paulo em Roma e nos dois cativeiros teve consigo São Lucas, "médico queridíssimo". Ajudava-o no seu apostolado, consolava-o nos seus trabalhos e atendia-o e curava-o com solicitude nos seus padecimentos corporais. No segundo cativeiro, do ano 67, pouco antes do martírio, escreve a Timóteo que "Lucas é o único companheiro" na sua prisão. Os outros tinham-no abandonado. O historiador São Jerônimo afirma que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio. Por isso, no hino das Laudes rezamos: "Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz". É considerado o Padroeiro dos médicos, por também ele ter exercido esse ofício, conforme diz São Paulo aos Colossenses (4,14): "Saúda-vos Lucas, nosso querido médico". São Lucas, rogai por nós!



















































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...