quinta-feira, 6 de outubro de 2011

UMA ESCADA PARA O CÉU


Filhos amados de Maria, caríssimos irmãos em Cristo Jesus,

Diversas vezes as pessoas se perguntam: O que é a Igreja?

Para nós católicos a resposta é muito clara, presente nos até em documentos, a Igreja é a Mãe educadora. Não é apenas uma lista de membros ou menos ainda algum edifício no coração da cidade ou vila. A Igreja só existe através da vida paroquial e da liturgia. Jesus é a cabeça da Igreja, glorificado permanece misteriosamente na terra.
A Igreja é uma escada para o céu. Uma escada com degraus bem sólidos e construidos sobre uma boa fundação, a pedra angular que é nínguem menos que o Filho de Deus. Essa escada é a nossa estrada para o Mundo Celeste, a casa do Pai. Sabendo disso que nosso Pai não é deste mundo, e fácil concluir que nós também não somos deste mundo. Fato confirmado segundo os ensinamentos dos Santos, estamos no mundo mas não pertencemos à este mundo.
A Igreja é a estação de salvação. Nela, o Senhor nos presenteia para que comunguemos seus Santos Dons, o Puríssimo Corpo e Sangue de Cristo - Fonte da Vida Eterna para nosso corpo mortal.
Esse povo reunido a Igreja é o altar em que trazemos à Deus um sacrifício de seu amor, ao relembrarmos sua entrega por nós. Tendo com chefe Jesus Cristo, que restabelece a unidade de todos os povos num só corpo, tendo como origem e modelo a unidade na Trindade de Deus.
Cristo o amor genuíno que dá sem cobrar nada em troca. Realmente pouco, nós podemos dar para o Senhor neste mundo. No entanto, superando a realidade do meio e a fraqueza da carne, chegamos no templo - para nos unir á Ele. Esta é representação de nosso amor.
A Igreja pode ser dita como o nosso "ponto de reunião", um lugar onde nos encontramos com nós mesmos. Na Oração Semanal de Adoração, de manhã e à noite (maravilhosamente chamada de "Vígilia"!), Jejuns, Festas - todos estes fatos nos mantém longe da beira do abismo das tentações. E isso não nos permite esquecer as faces do ser superior, coisas que são estranhas ao mundo carnal.
A Igreja é uma grande escola. A escola do amor, escola de beleza, escola de harmonia. Os Seriços Divinos são tesouros das melhores conquistas do espírito humano: a filosofia em sua forma mais elevada de pensar sobre Deus, os princípios morais fundamentais, tudo isso é oferecido pela Igreja. Mesmo quando o ser humano opta por inverter sua cadeia de valores, ao arrepender-se, cruzando as portas do templo, é lá onde encontrará o Alimento do Céu e, um grande banquete lhe será preparado: "Coma-o e veja como o Senhor é bondoso !". E tanto o homem mais simples quanto o mais letrado, nela irão achar a sabedoria do conhecimento - essa é a imagem popularmente comum do homem cristão, simples de coração, tal como no passado.
E, finalmente, a Igreja é a alegria e conforto. Não importa quanto tentem reduzir o valor da Igreja na sociedade contemporânea, mesmo que substimem este aspecto da vida da Igreja, jamais poderão apagá-lo. A Igreja proclama continuamente: "Alegra-te !", sempre repetido no convite do Evangelho. A pureza da alegria e da profundidade do conforto que vive na Igreja que tornam-se como as propriedades de sua natureza (por isso estão enraizadas no bem-estar eterno), sendo assim em qualquer lugar fora da Igreja é impossível de encontrá-lo.
Segue abaixo bons motivos para irmos a Liturgia:
1) A participação na salvação do mundo - Cada um que participa na comunhão eucarística, morte e ressurreição de Cristo, através desta experiência incluem sua própria vida na ação de Deus em salvar o mundo.
2) A experiência da Presença Divina - A experiência da sacramento da comunhão, o Corpo de Cristo, esta comunhão é a nossa vida de fé, esperança e amor, revelada em nosso relacionamento com o Criador.
3) O devoto ordena a vida de fé – Vir regularmente à igreja é importante para o modo de vida cristã e sua ética, ajudando-nos a crescer em Cristo.
4) Audição conjunta da Palavra de Deus - A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus. Ouvir a liturgia, a leitura da Bíblia e a pregação, fornece uma base sólida para a nossa leitura e compreensão pessoal da Bíblia.
5) O desenvolvimento da vida moral – A Participação regular na liturgia contribui para reconquistar a responsabilidade moral. O Amor e a bondade de Cristo nos chamam a segui-lo e cumprir seus mandamentos.
6) Comunicar-nos em Cristo - A Comunhão de Cristo significa para nós que podemos nos conectar com os irmãos e irmãs. A palavra “ comunhão” significa originalmente fração do pão comum. No sacramento da eucaristia, o maior sacramento da Igreja – significa estar em comunhão com Cristo e com os irmãos.
7) O nosso pedido de ajuda – Durante a história da Igreja, as pessoas trouxeram suas mais profundas necessidades e desejos para apresentar a Deus no templo, assim durante as ladainhas trazemos diante de Deus todas as nossas necessidades pessoas e coletivas, como por exemplo, rezar pelos doentes.
8) A oração pela paz – Oramos, não só paras as nossas necessidades, mas também pelo mundo. A comunhão tem sua dimensão exterior. Ao consagrar o pão e o vinho, para que se tornem o Corpo e Sangue de Cristo, estamos invocando a presença do Criador Divino no mundo.
9) O Reino de Deus entre nós – Sempre quando nós nos comprometemos com a Liturgia temos um pressentimento da validade do Reino de Deus, um reino onde não há lágrimas, reino verdadeiro e tangível através dos Santos Dons.
10) A Alegria - A Eucaristia encoraja-nos na mais profunda paz e alegria, porque nossas dores e sofrimentos encontram alívio perante a face de Deus.
Fonte: Catecismo da Igreja Católica
Adaptação - Padre Michel Shpolyansky

'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...