terça-feira, 13 de setembro de 2011

A ORAÇÃO É A ESTRADA QUE NOS CONDUZ À EXPERIENCIA DE DEUS




REFLEXÃO SOBRE OS GRUPOS DE ORAÇÃO E SUA IMPORTANCIA
Ivan Dragicevic

Nós sabemos sempre mais que os grupos de oração são um sinal de Deus para os tempos em que vivemos, e são de grandíssima importância para o modo de viver moderno. Também a sua importância na Igreja de hoje e no mundo de hoje é enorme!O valor dos grupos de oração é imenso.Parece que os grupos de oração, no inicio, não foram aceitos completamente e a presença deles não tinha muita credibilidade. Hoje, ao contrário,estão entrando num período onde as portas estão abertas para eles e com muita credibilidade.

Os grupos nos ensinam a sermos mais responsáveis e nos fazem ver a necessidade da nossa participação. É nossa responsabilidade cooperarmos com os grupos de oração.

Os grupos de oração nos ensinam aquilo que a Igreja está dizendo há algum tempo: como devemos rezar, como devemos formar e sermos uma comunidade. Esta é a única razão pela qual um grupo se reúne a esta razão somente devemos atender. No nosso país e nação, como em qualquer outro país do mundo,devemos criar uma unidade de tal maneira que os grupos de oração sejam como uma única família de oração a qual o mundo e a Igreja possam tocar, seguros de possuírem ao lado deles, uma comunidade orante.
Hoje , as pessoas seguem ideologias diferentes e por esta razão temos uma moralidade decadente. Não é de se surpreender se a nossa Mãe Celeste com grande perseverança e com todo Seu coração nos convida, “Rezem,rezem,rezem, meus queridos filhos”.

A presença do Espírito Santo está vinculada à nossa oração. O dom do Espirito Santo entra em nosso coração, através de nossa oração, através das quais nós devemos abrir os nossos corações e invocar Espirito Santo. Deve ser muito claro em nosa mente e no nosso coração o poder da oração, quem quer que faça desta forma ( “ a oração pode salvar mundo das catástrfes”) livra das conseqüências negativas.

Portando há necessidade de se criar na Igreja, uma rede de grupos de oração, uma cadeia de pessoas que rezam, a fim de que o dom da oração faça raiz em cada coração e em cada Igreja.


Os grupos de oração o mundo são a única possível resposta ao chamado do Espírito Santo. Somente através da oração será possível salvar a humanidade moderna, do crime e do pecado. Por esta razão a prioridade dos grupos de oração deve ser aquela de LEVAR À SANTIDADE de maneira que suas orações se transformem em canais abertos para fazer fluir livremente o Espirito Santo e deixá-lo derramar-se sobre a terra.


Os grupos de oração devem rezar pela Igreja, pelo mundo, e com o poder da sua oração combater o mal que se infiltrou na estrutura da sociedade moderna. A oração será a salvação do povo moderno.
Jesus disse que não existe outra forma de salvação para esta geração, que nada poderá salva-la, a não ser com o jejum e oração: e Jesus disse aos apóstolos: “ esta espécie de demônio, não se pode combater senão com o jejum e oração" ( Marcos 9:29). É lógico que Jesus não se referia ao mal num simples individuo, mas ao mal na sociedade inteira.

Os grupos de oração não existem somente para reunir um grupo de crentes bem intencionados; mas eles clamam a urgente responsabilidade de cada Sacerdote e de cada crente a participar. Os membros dos grupos de oração devem levar seriamente a decisão de divulgar a Palavra de Deus e devem refletir seriamente sobre suas descobertas e crescimento espiritual; o mesmo se aplica à escolha livre de pertencer a um grupo de oração, porque é algo sério, obra do Espírito Santo e da graça de Deus.Uma vez que alguém é membro do grupo de oração, possui uma responsabilidade.É algo de se tomar com muita seriedade porque se está recebendo uma profunda experiência da graça de Deus.

Cada membro deve renovar o Espirito Santo no intimo de seu ser, na família, na comunidade, etc e com a força e intensidade Dele, sua oração a Deus deve levar ao mundo que sofre de hoje, a medicina e Deus- a saúde de Deus: paz entre os indivíduos, libertação do período de catástrofes, renovada saúde da força moral, paz da humanidade com Deus e com o próximo.


COMO INICIAR UM GRUPO DE ORAÇÃO



1) Os membros do grupo de oração podem reunir-se na Igreja, em casa privada, ao ar livre, no trabalho – desde que se respire a paz e os ruídos do mundo não prevaleçam.O grupo deve ser guiado seja por um sacerdote ou por uma pessoa leiga, para que tenham um sólido crescimento espiritual.


2) O diretor do grupo deve manter em destaque o propósito da reunião e o objetivo a alcançar.

3) Uma terceira possibilidade de formar um grupo de oração é de duas ou três pessoas que tiveram uma experiência no poder da oração e que desejam propagá-la para que outros creiam firmemente.As suas orações diretas e seu crescimento atingirão muitos outros.

4) Quando um grupo de pessoas deseja reunir-se no desejo e alegria de repartir seus pensamentos, falar sobre a fé, ler a Sagrada Escritura, rezar pra obter apoio mutuo no caminho da vida, começar a rezar, eis presentes todos os elementos e já existe um grupo de oração.

5) Um outro método fácil para iniciar um grupo de oração e de começar a rezar em família; ao menos meia hora toda noite, sentem-se juntos e rezem. Ninguém pode dizer que isto seja uma coisa impossível.

6) Ter um Sacerdote como diretor do grupo é de grande ajuda para se conseguir um êxito positivo.Para ser um guia do grupo nos dias de hoje, é de grande necessidade que a pessoa tenha profunda espiritualidade e cautela. Assim seria melhor ter por guia um Sacerdote, o qual traria mais benefícios e bênçãos.. A sua posição de guia lhe dará mais possibilidade de encontrar todas as pessoas e de aprofundar o crescimento espiritual , tornando-se um melhor diretor espiritual da Igreja e da comunidade.Não é necessário que um Sacerdote pertença a um só grupo somente.Para que o grupo continue é muito importante não parar na metade do caminho. Sejam persistentes, perseverem!


FINALIDADE DA ORAÇÃO


A oração é a estrada que nos conduz à experiência de Deus. Porque a oração é Alfa e Omega- o principio e o fim da vida cristã.


A oração é para a alma aquilo que o ar é para o corpo. Sem ar o corpo humano morre. Hoje Nossa senhora coloca muita ênfase na necessidade da oração. Nas Suas numerosas mensagens, Nossa Senhora coloca a oração no primeiro lugar e nós assim veremos os sinais na vida de cada dia. Não se pode portanto, viver sem a oração.Se se perde o dom da oração, se perde tudo e todos - o mundo, a Igreja, nós todos.Sem oração ninguém sobrevive.


A oração é espírito da Igreja, e nós somos a Igreja, somos parte da Igreja, o Corpo da Igreja.


A essência de cada oração está contida no desejo de rezar e na decisão de rezar.


O inicio que se introduz na oração, é saber ver a Deus do outro lado da porta, confessar as nossas culpas, pedir perdão, desejar de não cometer mais nenhum pecado e de procurar ajuda por se estar distante de Deus. Devemos ser agradecidos, é necessário dizer “Obrigado”!


A oração é semelhante a uma conversação telefônica. Para fazermos contato, é necessário levantar o aparelho, discar um numero e começar a falar.


Levantar o aparelho significa tomar a decisão de rezar, e depois se disca o número.


O primeiro numero consiste sempre em nos unirmos e procurarmos o Senhor. O segundo numero simboliza a Confissão dos nossos pecados. O terceiro numero representa o perdão aos outros, a nós mesmos e a Deus. O quarto numero é o abandono total a Deus, darmos tudo para recebermos tudo...Segue-me!. Com o quinto numero se pode identificar a gratuidade. Dar graças a Deus pela Sua misericórdia, pelo Seu amor por todo o mundo, pelo Seu amor individual e pessoal em consideração à minha pessoa e pelo dom da minha vida. Havendo tudo isto, é feita a conexão e se pode então comunicar-se com Deus – com o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...