terça-feira, 9 de agosto de 2011

VERDADEIRA CONVERSÃO - LITURGIA DIÁRIA , 09 DE AGOSTO DE 2011

VERDADEIRA CONVERSÃO
Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte e tenha a vida. (Ez 33,11). O Senhor mais uma vez nos exorta à conversão e ao arrependimento dos nossos pecados


Hoje em dia, a mentalidade moderna presente em muitos membros da Igreja, às vezes até entre os pastores, quer fazer-nos pensar que a bondade de Deus é tanta que Ele, no fim, salvará a todos sem distinção: basta que sejamos sinceros. Dessa forma, ser um muçulmano sincero, um judeu sincero, um protestante sincero, um espírita sincero, um ateu sincero, bastaria para se alcançar a salvação. Para tanto, usam esta palavra de Jesus aos fariseus: Os publicanos e as meretrizes vos precederão no Reino de Deus (Mt 21,31); e também: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9,13). Usam também estes versículos e outros para justificar a situação pecaminosa de alguns cristãos que se encarquilham no pecado mas não querem saber de converter-se. Mas este é um pensamento vão; mais: é um pensamento mundano e anti-evangélico. De fato, o Senhor veio para salvar os pecadores, mas somente os pecadores arrependidos. Ao mesmo tempo em que revela a bondade e misericórdia de Deus para com os pecadores – que afinal somos todos nós: Quem afirma que não tem pecado é mentiroso, nos adverte São João (cf. 1Jo 1,8.10) –, Eu também não te condeno; revela um Deus exigente: de agora em diante, não peques mais (Jo 8,11). Da mesma forma, diz ao enfermo curado: Eis que ficaste são; já não peques, para não te acontecer coisa pior (Jo 5,14). Assim, vemos esta dupla face de Deus: ao mesmo tempo misericordioso e justo. Pai e Juiz. Deus é Juiz, e Ele julga com justiça, mas é um Deus que ameaça cada dia. Se para Ele o coração não converterem, preparará a sua espada e o seu arco, e contra eles voltará as suas armas. (Sl 7,12-13). Mas, nestes tempos, facilmente nos enganamos a respeito deste aspecto da justiça divina. “Da imagem de Deus e de Jesus, no fim de contas, admitimos apenas o aspecto terno e amável, enquanto tranqüilamente cancelamos o aspecto do juízo?” (Cardeal Ratzinger, Via-Sacra no Coliseu, 2005, Oitava Estação). Convertamo-nos, portanto, sabendo que se reconhecemos os nossos pecados, Deus aí está, fiel e justo, para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade (1Jo 1,9). Ele nos oferece a mesma misericórdia que usou para com a pecadora, contanto que não abusemos de seu amor misericordioso, nos colocando como aqueles que cospem, batem e humilham Jesus com seus pecados. Dessa forma, nós mesmo nos condenamos. Mas escutemos hoje a voz do nosso Deus (cf. Sl 94), abandonemos as nossas más obras e voltemos para o nosso Pai como fez o filho pródigo (cf. Lc 15). A natureza humana decaída, marcada pelo pecado, é frágil e facilmente se inclina para o mal, que é o afastamento de Deus. Assim, o homem, mesmo batizado, tem de lutar continuamente para voltar para Deus, do qual se afasta pelo pecado. E como todos temos pecado, todos mais ou menos nos afastamos de Deus, temos necessidade de nos empenharmos nesta luta. O diabo. Segundo a Tradição cristã, o diabo (ou Satã, Satanás, Demônio) era o mais perfeito dos anjos criados por Deus. Por causa de seu orgulho de querer ser como Deus, afastou-se de seu Criador e levou consigo uma parte dos anjos. Ele vive no mundo espiritual tentando influenciar o homem para que este faça o mal, distanciando-se de Deus. Foi ele que tentou os primeiros seres humanos (cf. Gn 3,1-24) e fez com que estes pecassem; mas Jesus, que também se deixou ser tentado por ele, venceu-o e abriu o caminho para a vitória do homem sobre ele (cf. Mt 4,1-11). O mundo. Na Escritura, especialmente em São João, o termo “mundo” possui três acepções: primeiro, o mundo como criação de Deus (cf. Jo 17,5), que é boa (cf. Gn 1,31). Depois, o mundo como a parte da humanidade que espera a conversão pela pregação dos apóstolos (cf. Jo 17,21). Finalmente, o mundo em oposição ao Cristo e à Igreja (cf. Jo 17,9), no mesmo sentido de “Anticristo”. É nesse sentido que o mundo é inimigo da alma, sobretudo a “opinião” do mundo quando é oposta à fé, como frequentemente acontece com a dita “opinião pública” tantas vezes guiada pelo “politicamente correto”. A carne. O terceiro inimigo da alma é a carne, significando a fraqueza da condição humana, suas paixões, vícios, más inclinações. É a tendência interior para o afastamento de Deus, consequência do pecado original


LITURGIA DO DIA 09 DE AGOSTO DE 2011


PRIMEIRA LEITURA : Deuteronômio 31, 1-8


XIX SEMANA COMUM - (verde - ofício do dia) - Leitura do livro do Deutoronômio - Naqueles dias, 1Moisés dirigiu ainda a todo o Israel o discurso seguinte: 2Eis-me hoje com a idade de cento e vinte anos; não posso mais ir e vir, e o Senhor disse-me que eu não passaria o Jordão. 3O Senhor, teu Deus, passará diante de ti; ele mesmo exterminará essas nações para que possuas a sua terra. E Josué vos conduzirá, como o declarou o Senhor. 4O Senhor fará a esses povos como fez a Seon e a Og, reis dos amorreus, e à sua terra, aniquilando-os. 5O Senhor vo-los entregará, e vós os tratareis exatamente como vos ordenei. 6Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize, e não os temais, porque é o Senhor vosso Deus que marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará. 7Moisés chamou em seguida Josué e disse-lhe em presença de todo o Israel: Mostra-te varonil e corajoso, porque entrarás com esse povo na terra que o Senhor jurou a seus pais dar-lhes, e a repartirás entre eles. 8O Senhor mesmo marchará diante de ti, e estará contigo, e não te . deixará nem te abandonará. Nada temas, e não te amedrontes. - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SALMO Dt 32)


REFRÃO: A porção do Senhor é o seu povo.
1. Porque vou proclamar o nome do Senhor, dar glória ao nosso Deus! Ele é o rochedo, perfeita é a sua obra, justos, todos os seus caminhos; é Deus de lealdade, não de iniquidade, ele é justo, ele é reto. - R.
2. Lembra-te dos dias antigos, considera os anos das gerações passadas. Interroga teu pai e ele te contará; teus anciãos e eles te dirão. - R.
3. Quando o Altíssimo dividia os povos e dispersava os filhos dos homens, fixou limites aos povos, segundo o número dos filhos de Deus. - R.
4. Entretanto, a parte do Senhor era o seu povo, Jacó, a porção de sua herança. -

5. Só o Senhor foi o seu guia; nenhum outro deus estava com ele. - R.

EVANGELHO : Mateus 18, 1-5.10-14


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - 1Neste momento os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: Quem é o maior no Reino dos céus? 2Jesus chamou uma criancinha, colocou-a no meio deles e disse: 3Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus. 4Aquele que se fizer humilde como esta criança será maior no Reino dos céus. 5E o que recebe em meu nome a um menino como este, é a mim que recebe. 10Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. 11[Porque o Filho do Homem veio salvar o que estava perdido.] 12Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou? 13E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram. 14Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos. - Palavra da salvação

MENSAGEM DO DIA 25/02/1988 - Hoje, desejo convidá-los a rezar e a abandonar-se totalmente a Deus. Saibam que Eu os amo e que venho, aqui, por amor, para mostrar-lhes o caminho da paz e da salvação de suas almas. Desejo que me ouçam. Não permitam que Satanás os seduza. Queridos filhos, Satanás é bastante forte e, por isso, peço-Ihes que Me ofereçam suas orações, a fim de que aqueles, que estão sob seu influxo, possam salvar-se. Procurem testemunhar com seu exemplo e sacrifiquem suas vidas para a salvação do mundo. Eu estou com vocês e Ihes agradeço. No Céu, receberão do Pai o prêmio que foi prometido. Por isso, filhinhos, não tenham medo. Se rezarem, Satanás não poderá prejudicá·los de modo algum, porque vocês são filhos de Deus e Ele zela sobre cada um. Rezem. Que o Rosário esteja sempre em suas mãos como sinal contra Satanás, pois vocês Me pertencem - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE


A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA TEREZA BENEDITA DA CRUZ [EDITH STEIN] - A santa de hoje também é conhecida pelo nome de Santa Edith Stein. Juntamente com Santa Brígida e Santa Catarina de Sena é uma das "Patronas da Europa". Beatificada a 1 de Maio de 1987, acabou sendo canonizada 11 anos depois, a 11 de Outubro de 1998, pelo Papa João Paulo II. Última de 11 irmãos, nasceu em Breslau (Alemanha), a 12 de Outubro de 1891, no dia em que a família festejava o "Dia da Expiação", a grande festa judaica. Por esta razão, a mãe teve sempre uma predileção por esta filha.O pai, comerciante de madeiras, morreu quando Edith ainda não tinha completado os 2 anos. A mãe, mulher muito religiosa, solícita e voluntariosa, teve que assumir todo o cuidado da família, mas não conseguiu manter nos filhos uma fé viva. Stein perdeu a fé: "Com plena consciência e por livre eleição", ela afirma mais tarde.Edith dedica-se então a uma vida de estudos na Universidade de Breslau tendo como meta a Filosofia.Os anos de estudos passam até que, no ano de 1921, Edith visita um casal convertido ao Evangelho. Na biblioteca deste casal ela encontra a autobiografia de Santa Teresa de Ávila.Edith lê o livro durante toda a noite. "Quando fechei o livro, disse para mim própria: é esta a verdade", declarou ela mais tarde.Em Janeiro de 1922, Stein é batizada e no dia 02 de Fevereiro desse mesmo ano é crismada pelo Bispo de Espira. Em 1932 é-lhe atribuída uma cátedra numa instituição católica, onde desenvolve a sua própria antropologia, encontrando a maneira de unir ciência e fé. Em 1933 a noite fecha-se sobre a Alemanha. Edith Stein tem que deixar a docência e ela própria declarou nesta altura: "Tinha-me tornado uma estrangeira no mundo". E no dia 14 de Outubro desse mesmo ano, entra para o Mosteiro das Carmelitas de Colônia, passando a chamar-se Teresa Benedita da Cruz. Após cinco anos, faz a sua profissão perpétua.Da Alemanha, Edith é transferida para a Holanda juntamente com sua irmã Rosa, que também é batizada na Igreja Católica e prestava serviço no convento. Neste período do regime nazista, os Bispos católicos dos Países Baixos fazem um comunicado contra as deportações dos judeus. Em represália a este comunicado, a Gestapo invade o convento na Holanda e prendem Edith e sua irmã. Ambas são levadas para o campo de concentração de Westerbork. No dia 07 de Agosto, ela parte para Auschwitz, ao lado de sua irmã e um grupo de 985 judeus. Por fim, no dia 09 de Agosto, a Irmã Teresa Benedita da Cruz, juntamente com a sua irmã Rosa, morre nas câmaras de gás e depois tem seu corpo queimado.Assim, através do martírio, Santa Teresa Benedita da Cruz, recebe a coroa da glória eterna no céu



































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...