quarta-feira, 27 de julho de 2011

Visitas de bispos da Áustria e do Uruguai

O bispo de Viena em Medjugorje (julho de 1996)

Durante uma recente visita aos soldados austríacos na Bósnia-Herzegovina, o bispo militar de Viena, Cris Werner (foto), veio a Medjugorje. Posteriormente, ele comentou as suas impressões a um jornal austríaco.

"Aquele dia em que visitei Medjugorje era um dia excepcionalmente tranquilo. Por conta disso, meu encontro com pequenos grupos pode ser mais intenso. É interessante observar que os militares que me acompanhavam, compraram rosários em vez de cartões-postais. Em Medjugorje eu pude vivenciar o silêncio. Sentamos perto da igreja, que fica numa praça, e ali permanecemos em silêncio, em paz. Infelizmente, ficamos somente algumas horas, mesmo assim pudemos sentir que aquele lugar irradia algo especial. Tanto para mim como para os militares, a experiência foi maravilhosa. Após termos rezado, fomos a um pequeno restaurante onde encontramos pessoas amáveis. Elas falavam diversas línguas e imediatamente dirigiram-se a nós. Eu falei aos militares sobre o grande número de conversões que ocorrem ali. Pode haver opiniões divergentes sobre o fato de haver ou não aparições. No entanto, o que importa é que milhares de pessoas se confessam e sobem as colinas para rezar. Outro fato importante é o grande número de jovens que visitam aquele lugar. Eu vi por diversas vezes franciscanos passando acompanhados de novos grupos de jovens. O que vivemos durante aquelas poucas horas nos dá uma ideia do que ali acontece durante as grandes festividades. É verdadeiramente um lugar de grandes graças e de vida."


No início de julho de 1996, também visitou Medjugorje o Monsenhor Raúl Scarone, bispo do Uruguai. Ele participou de diversas missas em diferentes idiomas, bem como da celebração eucarística vespertina, em croata. Logo após à celebração, ele abençoou os fieis presentes. Veja o que ele declarou naquela oportunidade:

“Esta é a minha primeira visita a Medjugorje. É uma graça para mim esta visita de dois dias. A Providência me conduziu até aqui . Estou muito satisfeito com minha visita, aliás, eu não tinha noção de que este local alcançava uma dimensão tão grande. As aparições de Medjugorje são conhecidas no mundo inteiro. A devoção popular precisa ser purificada. É verdadeiramente uma questão religiosa. E isto vale para cada um de nós. Para seguir com firmeza no caminho da santidade, é necessário que ocorra uma purificação da motivação. Por exemplo, enquanto eu faço meu exame de consciência antes de cada confissão minha, eu me pergunto sempre: Sou bispo para servir à Igreja ou apenas para exercer autoridade?

Vocês desta paróquia têm uma grande graça de serem chamados por Maria. Ela pode, sem cessar, ajudá-los na evangelização porque ela nos conduz sempre a Jesus. Ela abre as portas dos corações e dos lares. Eu notei isso também no meu povo, que, em geral, é muito secularizado e segue diversas seitas. Onde está Maria as portas se abrem. Por consequência, devemos sempre evangelizar com a ajuda de Nossa Senhora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...