quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quinta feira da I Semana do Tempo Comum


Laudes (Oração da Manhã)


Invitatório
V. Abri os meus lábios. R. E minha boca.
R. Adoremos o Senhor, porque ele é nosso Deus!
Salmo 94 (95)
Convite ao louvor de Deus
- Vinde, exultemos de alegria no Senhor
aclamemos o rochedo que nos salva!
- Ao seu encontro caminharemos com louvores,
e com cantos de alegria o celebraremos!
- Na verdade, o Senhor é o grande Deus,
o grande Rei, muito maior que os deuses todos.
-Tem nas mãos as profundezas dos abismos,
e as alturas das montanhas lhe pertencem;
- o mar é dele, pois foi ele quem o fez,
e a terra firme suas mãos a modelaram.
- Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!
- Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,
e nós somos o seu povo e seu rebanho,
as ovelhas que conduz com sua mão.
= Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
"Não fecheis os corações como Meriba,
como em Massa, no deserto, aquele dia,
- em que outrora vossos pais me provocaram,
apesar de terem visto as minhas obras".
= Quarenta anos desgostou-me aquela raça
e eu disse: "Eis um povo transviado,
seu coração não conheceu os meus caminhos!"
- E por isso lhes jurei na minha ira:
"Não entrarão no meu repouso prometido!"
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
R. Adoremos o Senhor, porque ele é nosso Deus!

Laudes
Hino
Já surge a luz dourada,
a treva dissipando,
que as almas do abismo
aos poucos vai levando.
Dissipa-se a cegueira
que a todos envolvia;
alegres caminhemos
na luz de um novo dia.
Que a luz nos traga paz,
pureza ao coração:
longe a palavra falsa,
o pensamento vão.
Decorra calmo o dia:
a mão, a língua, o olhar.
Não deixe nosso corpo
na culpa se manchar.
Do alto, nossos atos
Deus vê, constantemente;
solícitos nos segue
da aurora ao sol poente.
A glória seja ao Pai,
ao Filho seu também;
ao Espírito igualmente,
agora e sempre. Amém.
Salmodia
Ant. 1 Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora.

Salmo 56(57)
Oração da manhã numa aflição

Este salmo canta a Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).
_ Piedade, Senhor, piedade,
pois em vós se abriga a minh'alma!
_ De vossas asas, à sombra, me achego,
até que passe a tormenta, Senhor!
_ Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo,
a este Deus que me dá todo o bem.
= Que me envie do céu sua ajuda
e confunda os meus opressores!
Deus me envie sua graça e verdade!
_ Eu me encontro em meio a leões,
que, famintos, devoram os homens;
_ os seus dentes são lanças e flechas,
suas línguas, espadas cortantes.
_6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus,
vossa glória refulja na terra!
_ Prepararam um laço a meus pés,
e assim oprimiram minh' alma;
_ uma cova me abriram à frente,
mas na mesma acabaram caindo.
_ Meu coração está pronto, meu Deus,
está pronto o meu coração!
_ Vou cantar e tocar para vós:
desperta, minh'alma, desperta!
_ Despertem a harpa e a lira,
eu irei acordar a aurora!
_ Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos,
dar-vos graças, por entre as nações!
- Vosso amor e mais alto que os céus,
mais que as nuvens a vossa verdade!
_ Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus,
vossa glória refulja na terra!
Ant. Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora.
Ant. 2 O meu povo há de fartar-se de meus bens.
Cântico
A felicidade do povo libertado

Jesus iria morrer... para reunir os filhos de Deus dispersos (Jo 11,51.52).
_ Ouvi, nações, a palavra do Senhor
e anunciai-a nas ilhas mais distantes:
_ ''Quem dispersou Israel, vai congregá-lo,
e o guardará qual pastor a seu rebanho!"
_ Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó
e o libertou do poder do prepotente.
= Voltarão para o monte de Sião,
entre brados e cantos de alegria
afluirão para as bênçãos do Senhor:
_ para o trigo, o vinho novo e o azeite;
para o gado, os cordeirinhos e as ovelhas.
_ Terão a alma qual jardim bem irrigado,
de sede e fome nunca mais hão de sofrer.
_ Então a virgem dançará alegremente,
também o jovem e o velho exultarão;
_ mudarei em alegria o seu luto,
serei consolo e conforto após a pena.
_ Saciarei os sacerdotes de delícias,
e meu povo há de fartar-se de meus bens!
Ant. O meu povo há de fartar-se de meus bens.
Ant. 3. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora.
Salmo 47(48)
Ação de graças pela salvação do povo

Ele me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém (Ap 21,10).
_ Grande é o Senhor e muito digno de louvores
na cidade onde ele mora;
_ seu monte santo, esta colina encantadora
é a alegria do universo:
_ Monte Sião, no extremo nortê situado,
és a mansão do grande Rei!
_ Deus revelou-se em suas fortes cidadelas
um refúgio poderoso.
_ Pois eis que os reis da terra se aliaram,
e todos juntos avançaram;
_ mal a viram, de pavor estremeceram,
debandaram perturbados.
_ Como as dores da mulher sofrendo parto,
uma angústia os invadiu;
_ semelhante ao vento leste impetuoso,
que despedaça as naus deTársis.
_ Como ouvimos dos antigos, contemplamos:
Deus habita esta cidade,
_ a cidade do Senhor onipotente,
que ele a guarde eternamente!
_ Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade
em meio ao vosso templo;
_ com vosso nome vai também vosso louvor
aos confins de toda a terra.
_ Vossa direita está repleta de justiça,
exulte o monte de Sião!
_ Alegrem-se as cidades de Judá
com os vossos julgamentos!
_ Vinde a Sião, fazei a volta ao seu redor
e contai as suas torres;
_ observai com atenção suas muralhas,
visitai os seus palácios,
_ para contar às gerações que hão de vir,
como é grande o nosso Deus!
_ O nosso Deus é desde sempre e para sempre:
Será ele o nosso guia!
Ant. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora.
Leitura breve Is 66,1-2
Isto diz o Senhor: O céu é o meu trono e a terra é o apoio de meus pés. Que casa é esta que edificareis para mim, e que lugar é este para meu descanso? Tudo isso foi minha mão que fez, tudo isso é meu, diz o Senhor. Mas eu olho para este, para o pobrezinho de alma abatida, que treme ao ouvir a minha palavra.
Responsório breve
R. Clamo de todo o coração:
* Atendei-me, ó Senhor! R. Clamo.
V. Quero cumprir vossa vontade. * Atendei-me.
Glória ao Pai. R. Clamo de todo.
Cântico evangélico, ant.
Sirvamos ao Senhor em justiça e santidade, e de nossos inimigos haverá de nos salvar.

Benedictus Lc 1,68-79
O Messias e seu precursor
- Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou;
- e fez surgir um poderoso Salvador
na casa de Davi, seu servidor,
- como falara pela boca de seus santos,
os profetas desde os tempos mais antigos,
- para salvar-nos do poder dos inimigos
e da mão de todos quantos nos odeiam.
- Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
recordando a sua santa Aliança
- e o juramento a Abraão, o nosso pai,
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a, ele nós sirvamos sem temor
em santidade e em justiça diante dele
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
- anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados,
- pela bondade, e compaixão de nosso Deus,
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
- para iluminar a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
- e para dirigir os nossos passos,
guiando-os no caminho da paz.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém
Ant. Sirvamos ao Senhor em justiça e santidade, e de nossos inimigos haverá de nos salvar.
Preces
Demos graças a Cristo que nos concede a luz deste novo dia; e lhe peçamos:
R. Senhor, abençoai-nos e santificai-nos!
Senhor, que vos entre gastes como vítima pelos nossos pecados,
- aceitai os trabalhos que já começamos e os nossos planos de ação para hoje. R.
Senhor, que alegrais nossos olhos com a luz deste novo dia,
- sede vós mesmo a luz dos nossos corações. R.
Tornai-nos generosos para com todos,
- para sermos imagens fiéis da vossa bondade. R.
Fazei-nos desde manhã sentir o vosso amor,
- para que a vossa alegria seja hoje a nossa força. R.
(intenções livres)
Pai nosso...
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as súplicas que vos dirigimos de manhã, ao meio dia e à tarde; expulsai de nossos corações as trevas do pecado e fazei-nos alcançar a verdadeira luz, Jesus Cristo. Que convosco vive e reina, na Unidade do Espírito Santo.

Hora Média
V. Vinde, ó Deus. Glória ao Pai. Como era. Aleluia.

HINO
Ó Deus, verdade e força que o mundo governais,
da aurora ao meio-dia, a terra iluminais.
De nós se afaste a ira, discórdia e divisão.
Ao corpo dai saúde, e paz ao coração.
Ouvi-nos, Pai bondoso, por Cristo Salvador,
que vive com o Espírito convosco pelo Amor.
Salmodia
Ant. 1 Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei.

Salmo 118(119),17-24
III (Ghimel)
Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei

O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 4,34).
_ Sede bom com vosso servo, e viverei,
e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
_ Abri meus olhos, e então contemplarei
as maravilhas que encerra a vossa lei!
_ Sou apenas peregrino sobre a terra,
de mim não oculteis vossos preceitos!
_ Minha alma se consome o tempo todo
em desejar as vossas justas decisões.
_ Ameaçais os orgulhosos e os malvados;
maldito seja quem transgride a vossa lei!
_ Livrai-me do insulto e do desprezo,
pois eu guardo as vossas ordens, ó Senhor.
_ Que os poderosos reunidos me condenem;
o que me importa é o vosso julgamento!
_ Minha alegria é a vossa Aliança,
meus conselheiros são os vossos mandamentos.
Ant. Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei.
Ant. 2 Vossa verdade, ó Senhor, me oriente e me conduza.
Salmo 24(25)
Prece de perdão e confiança

A esperança não decepciona (Rm 5,5).
I
= Senhor meu Deus, a vós elevo a minha alma,
em vós confio: que eu não seja envergonhado
nem triunfem sobre mim os inimigos!
_ Não se envergonha quem em vós põe a esperança,
mas sim, quem nega por um nada a sua fé.
_ Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
= Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois à Deus da minha salvação;
em vós espero, ó Senhor, todos os dias!
_ Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura
e a vossa compaixão que são eternas!
_ Não recordeis os meus pecados quando jovem,
nem vos lembreis de minhas faltas e delitos!
_ De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia
e sois bondade sem limites, ó Senhor!
_ O Senhor é piedade e retidão,
e reconduz ao bom caminho os pecadores,
_ Ele dirige os humildes na justiça,
e aos pobres ele ensina o seu caminho,
_ Verdade e amor são os caminhos do Senhor
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos,
_ O Senhor, por vosso nome e vossa honra,
perdoai os meus pecados que são tantos!
Ant Vossa verdade, ó Senhor, me oriente e me conduza.
Ant 3 Voltai-vos para mim, tende piedade, porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!
II
_ Qual é o homem que respeita o Senhor?
Deus lhe ensina os caminhos a seguir.
_ Será feliz e viverá na abundância,
e os seus filhos herdarão a nova terra.
_ O Senhor se toma íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua Aliança.
_ Tenho os olhos sempre fitos no Senhor,
pois ele tira os meus pés das armadilhas.
_ Voltai-vos para mim, tende piedade,
porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!
_ Aliviai meu coração de tanta angústia,
e libertai-me das minhas aflições!
_ Considerai minha miséria e sofrimento
e concedei vosso perdão aos meus pecados!
_ Olhai meus inimigos que são muitos,
e com que ódio violento eles me odeiam!
_ Defendei a minha vida e libertai-me;
em vós confio, que eu não seja envergonhado!
_ Que a retidão e a inocência me protejam,
pois em vós eu coloquei minha esperança!
_ Libertai, ó Senhor Deus, a Israel
de toda sua angústia e aflição!
Ant. Voltai-vos para mim, tende piedade, porque sou pobre, estou sozinho e infeliz!
Leitura breve Am 5,8
Aquele que fez as estrelas das Plêiades e o Órion e transforma as trevas em manhã e, de noite, escurece o dia, aquele que reúne as águas do mar e as derrama pela face da terra, seu nome é Senhor.
V. Diante dele vão a glória e a majestade,
R. E o seu templo, que beleza e esplendor!
Oração
Deus onipotente, em vos não há trevas nem escuridão; fazei no vosso sangue lavados, que vossa luz resplandeça sobre nós e, acolhendo vossos preceitos com alegria, sigamos fielmente o vosso caminho. Por Cristo, nosso Senhor.

Vésperas
V. Vinde, ó Deus. Glória ao Pai. Como era. Aleluia.
Hino
Deus de supremo poder,
da água os seres gerastes.
Com uns enchestes os mares,
de outros o ar povoastes.
Uns mergulhastes nas águas,
outros soltastes no ar,
com o impulso que os leva
a toda a terra ocupar.
Daí graça a todos os servos
no vosso sangue lavados,
para vencermos o tédio,
a morte e todo pecado.
Não nos deprimam as culpas,
nem nos inflame a vaidade;
não caia a mente abatida,
nem caia a mente elevada.
Ouvi-nos, Pai piedoso,
e vós Imagem do Pai,
que com o Espírito Santo,
eternamente reinais
Salmodia
Ant. 1 Senhor meu Deus, clamei por vós e me curastes! A vós louvor eternamente!

Salmo 29(30)
Ação de graças pela libertação

Cristo, após sua gloriosa ressurreição, dá graças ao Pai (Cassiodoro).
_ Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
_ Senhor, clamei por vós, pedindo ajuda,
e vós, meu Deus, me devolvestes a saúde!
_ Vós tirastes minha alma dos abismos
e me salvastes, quando estava já morrendo!
_ Cantai salmos ao Senhor, povo fiel,
dai-lhe graças e invocai seu santo nome!
_ Pois sua ira dura apenas um momento,
mas sua bondade permanece a vida inteira;
_ se à tarde vem o pranto visitar-nos,
de manhã nos vem saudar a alegria.
_ Nos momentos mais felizes eu dizia:
"Jamais hei de sofrer qualquer desgraça!"
_ Honra e poder me concedia a vossa graça,
mas escondestes vossa face e perturbei-me.
_ Por vós, ó meu Senhor, agora eu clamo,
e imploro a piedade do meu Deus:
_ "Que vantagem haverá com minha morte,
e que lucro, se eu descer à sepultura?
_ Por acaso, pode o pó agradecer-vos
e anunciar vossa leal fidelidade?
_ Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade!
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor!
_ Transformastes o meu pranto em uma festa,
meus farrapos, em adornos de alegria,
= para minh'alma vos louvar ao som da harpa
e ao invés de se calar, agradecer-vos:
Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!
Ant. Senhor meu Deus, clamei por vós e me curastes! A vós louvor eternamente!
Ant. 2 Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado!
Salmo 31(32)
Feliz o homem que foi perdoado!

Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras (Rm 4,6).
_ Feliz o homem que foi perdoado
e cuja falta já foi encoberta!
= Feliz o homem a quem o Senhor
não olha mais como sendo culpado,
e em cuja alma não há falsidade!
= Enquanto eu silenciei meu pecado,
dentro de mim definhavam meus ossos
e eu gemia por dias inteiros,
_ Porque sentia pesar sobre mim
a vossa mão, ó Senhor, noite e dia;
_ e minhas forças estavam fugindo,
tal como a seiva da planta no estio.
_ Eu confessei, afinal, meu pecado,
e minha falta vos fiz conhecer. .
_ Disse: "Eu irei confessar meu pecado!"
E perdoastes, Senhor, minha falta.
_ Todo fiel pode, assim, invocar-vos,
durante o tempo da angústia e aflição,
_ porque, ainda que irrompam as águas,
não poderão atingi-lo jamais.
_ Sois para mim proteção e refúgio;
na minha angústia me haveis de salvar,
_ e envolvereis a minha alma no gozo
da salvação que me vem só de vós.
= "Vou instruir-te e te dar um conselho;
vou te dar um conselho a seguir,
e sobre ti pousarei os meus olhos:
= Não queiras ser semelhante ao cavalo,
ou ao jumento, animais sem razão;
eles precisam de freio e cabresto
_ para domar e amansar seus impulsos,
pois de outro modo não chegam a ti".
= Muito sofrer é a parte dos ímpios;
mas quem confia em Deus, o Senhor,
é envolvido por graça e perdão
= Regozijai-vos, ó justos, em Deus,
e no Senhor exultai de alegria!
Corações retos, cantai jubilosos!
Ant. Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado!
Ant. 3 O Senhor lhe deu o reino, a glória e o poder; as nações hão de servi-lo.
Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a
O julgamento de Deus
_ Graças vos damos, Senhor Deus onipotente,
aVós que sois, a Vós que éreis e sereis,
_ porque assumistes o poder que vos pertence,
e enfim tomastes posse como rei!
(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)
= As nações se enfureceram revoltadas,
mas chegou a vossa ira contra elas
e o tempo de julgar vivos e mortos,
= e de dar a recompensa aos vossos servos,
aos profetas e aos que temem vosso nome,
aos santos, aos pequenos e aos grandes. R.
= Chegou agora a salvação e o poder
e a realeza do Senhor e nosso Deus,
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.
_ Pois foi expulso o delator que acusava
nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. R.
= Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro
e o testemunho que eles deram da Palavra,
pois desprezaram sua vida até à morte.
_ Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai
e vós todos os que neles habitais! R.
Ant. O Senhor lhe deu o reino a glória e o poder; as nações hão de servi-lo.
Leitura breve 1Pd 1,6-9
Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira - mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo - e alcançará louvor, honra e glória, no dia da manifestação de Jesus Cristo. Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação.
Responsório breve
R. O Senhor nos saciou
* Com a fina flor do trigo. R. O Senhor.
V. Com o mel que sai da rocha, nos fartou, nos satisfez.
* Com a fina. Glória ao Pai. R. O Senhor.
Cântico evangélico, ant.
O Senhor derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.

Canto Evangélico: Magnificat Lc 1,46-55
A alegria da alma no Senhor
- A minh'alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
- pois, ele viu a pequenez de sua serva,
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
- O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
- Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
- Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
- Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
- De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
- Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
- como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes.
Preces
Louvemos a Deus, nosso auxílio e esperança; e lhe peçamos com humildade:
R. Velai, Senhor, sobre os vossos filhos e filhas!
Senhor nosso Deus, que firmastes com o vosso povo uma aliança eterna,
- fazei que nos recordemos sempre de vossas maravilhas. R.
Aumentai nos sacerdotes o espírito de caridade,
- e conservai os fiéis na unidade do espírito pelo vínculo da paz. R.
Fazei que edifiquemos sempre em união convosco a cidade terrena,
- para que não trabalhem em vão os que a constroem. R.
Enviai operários à vossa messe,
- para que vosso nome seja glorificado entre todos os povos. R.
(intenções livres)
Admiti no convívio dos vossos santos nossos parentes, amigos e benfeitores falecidos,
- e fazei que um dia nos encontremos com eles no vosso reino. R.
Pai nosso...
Oração
Ó Deus, que iluminais a noite e fazeis brilhar a luz depois das trevas, concedei-nos passar esta noite livres do tentador e, ao raiar um novo dia, dar-vos graças em vossa presença. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Oração da Noite ou Completas
Quinta-feira
V. Vinde, ó Deus, em seu auxílio.
R. Socorei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Hino
No Ofício dos domingos e dias de semana, a partir das I Vésperas do 1º Domingo do Advento até 16 de dezembro, inclusive no Ofício dos domingos e dias de semana, a partir das I Vésperas do Natal do Senhor até as I Vésperas da Epifania do Senhor exclusive:
Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.
Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.
No Ofício dos domingos e dias de semana, a partir de 17 de dezembro até as I Vésperas do Natal do Senhor exclusive e no Ofício do Tempo, a partir da Epifania do Senhor até a festa do Batismo do Senhor, exclusive:
Ó Cristo, dia e esplendor,
na treva o oculto aclarais.
Sois luz da luz, nós o cremos,
luz aos fiéis anunciais.

Guardai-nos, Deus, nesta noite,
velai do céu nosso sono;
em vós na paz descansemos
em um tranqüilo abandono.
Se os olhos pesam de sono,
vele, fiel, nossa mente.
A vossa destra proteja
quem vos amou fielmente.
Defensor nosso, atendei-nos
freai os planos malvados.
No bem guiai vossos servos,
com vosso sangue comprados.
Ó Cristo, Rei piedoso,
a vós e ao Pai toda a glória,
com o Espírito Santo,
eterna honra e vitória.

Salmodia
Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo.
Salmo 15(16)
O Senhor é minha esperança
Deus ressuscitou Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24).
= Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Digo ao Senhor: "Somente vós sois meu Senhor:
nenhum bem eu posso achar fora de vós!"

- Deus me inspirou uma admirável afeição
pelos santos que habitam sua terra.
- Multiplicam, no entanto, suas dores
os que correm para os seus deuses estrangeiros;
- seus sacrifícios sanguinários não partilho,
nem seus nomes passarão pelos meus lábios.
- Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,
meu destino está seguro em vossas mãos!
- Foi demarcada para mim a melhor terra,
e eu exulto de alegria em minha herança!

- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,
e até de noite me adverte o coração.
- Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
pois se o tenho a meu lado não vacilo.

= Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria,
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
- pois não haveis de me deixar entregue à morte,
nem vosso amigo conhecer a corrupção.
= Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto de vós, felicidade sem limites,
delícia eterna e alegria ao vosso lado!
Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo.
Leitura breve 1Ts 5,23 Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois - espírito, alma, corpo - seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
Responsório breve
R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R. Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R. Senhor.
Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz!
Cântico evangélico Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo
- Deixai, agora, vosso servo ir em paz,
conforme prometestes, ó Senhor.

- Pois meus olhos viram vossa salvação,
que preparastes ante a face das nações:

- uma Luz que brilhará para os gentios,
e para a glória de Israel, o vosso povo.

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz!
Oração
Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranqüilo, a fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor
ORAÇÃO CONCLUSIVA
Em seguida se diz a oração própria para cada dia, como no Saltério, precedida do convite Oremos. No fim responde-se: Amém. Segue-se a bênção, inclusive quando se reza sozinho:
O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.
Antífonas finais de Nossa Senhora
Por fim, canta-se ou reza-se uma das seguintes antífonas de Nossa Senhora:
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se, Virgem pura,
nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave,
o anjo te saudando com seu Ave!
Ou

Ave, Rainha do Céu;
ave, dos anjos Senhora;
ave, raiz, ave, porta;
da luz do mundo és aurora.
Exulta, ó Virgem tão bela,
as outras seguem-te após;
nós te saudamos: adeus!
E pede a Cristo por nós!
Virgem Mãe, ó Maria!
Ou

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida, doçura, esperança nossa, Salve!
A vós brandamos, os degredados filhos de Eva,
A vós suspiramos gemendo e chorando
neste vale de lágrimas!
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre!
Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.
Ou

À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus;
não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...