terça-feira, 31 de maio de 2011

Visita de um bispo de Camarões


Na segunda quinzena de junho de 1997, Dom Adalbert Hdzana, bispo da diocese de Mbalmayo, em Camarões, foi a Medjugorje. Na ocasião, ele se pronunciou a respeito dos acontecimentos, dizendo:

"Eu sempre me sinto feliz ao visitar santuários marianos. Eu fui duas vezes a Lourdes e a Fátima. Aqui eu senti também uma plenitude de alegria. Eu sinto que Medjugorje é a sequência de Fátima; alguém já disse isso antes de mim. Eu ainda observo que constato aqui o Evangelho vivido em concordância com as necessidades do homem de hoje e de sua situação. A Virgem fala de uma maneira muito simples. Nas mensagens não encontramos nem temores nem ameaças ao coração do homem. As mensagens importantes do Evangelho são proclamadas aqui: amar e ter confiança em Deus, mas o pecado se opõe à vida que Deus nos oferece aqui. Tudo o que a Virgem Maria nos diz se encontra no Evangelho e os meios pelos quais Ela se utiliza para nos dizer estão de acordo com o Evangelho e com a tradição da Igreja. Aqui, fala-se em vida, enquanto que no mundo, é a morte que se experimenta. Os sacramentos são os canais pelos quais é transmitida a vida divina e a Virgem Maria nos convida a receber os sacramentos e a viver neles. O sacramento da reconciliação é particularmente vivido aqui, e a Eucaristia é colocada ao centro.

Eu gosto da simplicidade com que tudo acontece por aqui. Penso que a Igreja deveria ser muito razoável com respeito a esses fatos. Eu posso compreender a cautela da Igreja com relação a esses acontecimentos que sobrevêm em Medjugorje pois eles ainda não terminaram, isto é, estão ainda em curso. Mas percebemos que há muito tempo que o bem dá frutos aqui, e isso deve nos ajudar a compreender esses acontecimentos. Quanto a mim, a minha visita vai me ajudar a me tornar um pastor mais atuante e corajoso, em resposta ao apelo do Santo Padre para que nos preparemos bem para o jubileu no ano 2000. O que eu guardo no meu coração agora e o que repetirei a todos e a cada um é: convertam-se e consagrem-se à Virgem Maria. Nossa Senhora não se cansa de nos dizer: libertem-se do pecado e abram-se ao amor de Deus. Quando retornar a minha casa, eu vou clamar bem alto o que ouvi e vivi em Medjugorje: para mim, é isso: reevangelizar. Eu convido cada um a aproveitar esse tempo de graça que Deus dá aqui à humanidade por intermédio da Virgem Maria. Que Deus vos abençoe. Eu vou rezar por cada um de vocês, e peço a vocês que orem por mim e por meu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...