quarta-feira, 4 de maio de 2011

O AMOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - LITURGIA DIÁRIA , 04 DE MAIO DE 2011

O AMOR AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
o Sagrado Coração de Jesus, trespassado pelos nossos pecados e para nossa salvação, ... é considerado sinal e símbolo por excelência... daquele amor com que o divino Redentor ama sem cessar o eterno Pai e todos os homens»


O melhor é vir a conhecer o amor do Sagrado Coração, o nosso amor vai saltar como uma chama, em resposta ao Seu amor. Ao invés de tentar adquirir crescimento espiritual através da ascese, que é lenta e dolorosa, devemos acender o fogo do nosso amor ao Coração de Jesus. Isto não é negar a necessidade de ascetismo; ascetismo é necessário, só deve ser inspirado pelo amor. Para este fim, queremos considerar como o Coração Eucarístico de Jesus chega até nós no amor do tabernáculo, a fim de inflamar os nossos corações com uma resposta de amor recíproco. São João Eudes compreende oito diferentes chamas de amor que saem do Coração de Nosso Senhor no sacrário, que são livremente aqui adaptado às nossas necessidades atuais. A PRIMEIRA CHAMA : Cristo impele-nos a permanecer com Ele,"A chama é o primeiro amor inconcebível do Sagrado Coração de Jesus que o levou a permanecer lá constantemente dia e noite, há quase 2.000 anos, para estar sempre conosco, de modo a cumprir [sua promessa]." "Eis que Ele nos assegura:" Eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo " (Mt 28,20). São João Eudes, nesse sentido, entende isso como uma promessa da Eucaristia. Como ele observa, essa é uma prisão de amor. Que solidão e abandono, nunca houve uma frieza tão amante rejeitada e tão negligenciado. "Nem sequer pudestes vigiar uma hora comigo?" Por um lado - quando ele se vê no meio de amigos - é uma delícia: "Foi o meu prazer de estar com os filhos dos homens". A SEGUNDA CHAMA : Reparar todas as nossas dívidas, A chama desta segunda fornalha de fogo do amor do Senhor é o nosso coração que brota e sobe para o céu a fim de pagar a nossa maior dívida. "Ele está lá [na Sua humanidade escondida] adorando, louvando e glorificando o Pai incessantemente para nós, para satisfazer ao máximo as nossas obrigações infinita de adoração, louvor e glória. Ele está sempre dando graças ao Pai por todos os corporal e espiritual dons que Ele já nos deu. " Como o autor da Carta aos Hebreus expressa: "Ele está sempre vivo para interceder por nós" (7,25). A TERCEIRA CHAMA : revela a auto-imolação de Seu Amor. A chama terceira do Coração de Cristo é a sempre renovada auto-imolação em nosso nome. Em sua paixão Ele deixou de ser feito pecado, para que possamos tornar a justiça de Deus. Cristo não apenas torna o nosso bom inúmeras omissões, mas no amor que Ele misticamente carrega o fardo de nossos pecados, para que a partir deste transbordante de graça nossa cegueira pode ser curada, a nossa dureza de coração ser amaciado, e poderá receber novamente a graça de o perdão. A QUARTA CHAMA : dá vida e unidade à Igreja. A quarta chama do amor a partir de eucarística de Cristo de coração é como o surgimento do Seu precioso sangue que dá vida e unidade a todo o seu corpo, a Igreja. Devemos ao Seu Coração Eucarística o nosso amor e gratidão, não só para a nossa reconciliação com o Pai, mas precisamos também reconhecer que a unidade da Igreja, da sociedade e da família é devida à presença de nosso Senhor e amor no Santíssimo Sacramento, o sacramento da unidade. A QUINTA CHAMA : nos assimila a Si. A quinta chama emitida do Coração Eucarístico de nosso Senhor nos assimila a Si mesmo, que é manso e humilde de coração. Pertence à natureza do fogo para transformar todas as coisas em si. O amor de Cristo é um incêndio. Aqueles que se expõem voluntariamente e suficiente para essa chama, devem ser transformados em Sua semelhança, e também provar e ver a bondade do Senhor. A SEXTA CHAMA : Faz-nos mensageiros do seu amor. A Sexta chama que sai do seu coração no tabernáculo nos faz instrumentos e mensageiros do seu amor. Pelo ardor do amor, já não vivemos para nós mesmos, seja em que vivemos e por Cristo, que vive em nós, e faz de nós seus instrumentos de paz e reconciliação. Nós só podemos ser dignos e úteis instrumentos de reconciliação de Jesus na medida em que a sede insaciável de Cristo para a paz ea reconciliação penetrou e encheu-nos o nosso próprio coração. O SÉTIMA CHAMA : nos enche com suas bênçãos. A sétima chama de seu Coração Eucarístico é a plenitude das bênçãos do Pai, o Seu amor.Como testemunhas São Pedro: "Deus enviou seu Filho, a fim de abençoá-lo." (At 3,26). Da mesma forma São Paulo atesta a experiência pessoal: "Se Deus está conosco, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, Ele não vai nos dar também todas as coisas com ele?"(Rom 8,32). A OITAVA CHAMA : nos dá vida eterna. A chama oitava do Sagrado Coração de Cristo no sacrário nos dá a vida eterna e nos transporta ao longo da eternidade. "Eu sou o pão vivo que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá para sempre ... Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna e Eu o ressuscitarei no último dia em " (Jo 6,51. 54).É um fato interessante na vida da Igreja, a saber, que em perigo de morte não são necessariamente obrigados a ir à confissão, a não ser, claro, que precisam ser reconciliadas com Deus. Da mesma forma, em perigo morte não são necessariamente obrigadas a receber a Unção dos Enfermos, apesar de que seria insensato não aproveitar essa grande fonte de graça que prepara para a vida eterna. Excepcionalmente, todos os que estão morrendo são gravemente obrigados a desejar e pedir o Santo Viático, que é a última comunhão, o pão vivo para a jornada final para a vida eterna. A razão para isto reside na natureza singular da Sagrada Eucaristia. Os Sacramentos da Penitência e da Unção dos Enfermos devem ser recebidos pelo agonizante. No entanto, eles contêm apenas o poder de Cristo, enquanto Santo Viático é o substancial, o Coração do nosso Salvador Jesus Cristo. "À medida que a vida Pai me enviou, e como eu vivo por causa de [minha comunhão com] o Pai, assim aquele que Me come, também viverá por causa de MIm [sua comunhão comigo] " (Jo 6,58). RECAPITULAÇÃO : Não há nada mais desejável, nem nada mais necessária a alma peregrina que um profundo amor e união com o Sagrado Coração de Jesus. Sem Ele não podemos fazer nada e sem ele nunca virá para o pai. Com ele podemos fazer todas as coisas. Agora ele está fisicamente presente e esperando por nós na Eucaristia. O Sagrado Coração de Jesus está batendo à porta do nosso coração. Vamos abrir a porta para ele? Vamos fazer um compromisso de devoção para servi-lo com maior zelo e fidelidade? Será que vamos deixá-Lo entrar? A escolha é nossa. Aqueles que querem crescer, saber onde o Sagrado Coração de Jesus está aguardando a resposta do seu amor, e eles sabem como imitar o seu amor em sua vida diária. Vamos retomar tudo o que foi dito com um pensamento final do São João Eudes: "O Filho de Deus nos dá o seu coração não só para ser modelo e regra da nossa vida, mas também para ser o nosso coração, de modo que a dom do Coração, imenso, infinito e eterno, podemos cumprir os nossos deveres para com Deus de uma forma digna de Suas perfeições infinitas. [assim] que temos recebido de nosso Divino Salvador, o dom do Seu Coração adorável, que é a forma perfeita de cumprindo todas as nossas funções. Devemos empregar o Sagrado Coração como se fosse nosso próprio coração, para adorar a Deus apropriadamente, a amá-lo perfeitamente, e para satisfazer todas as nossas obrigações adequadamente para que a nossa homenagem eo amor pode ser digno de sua majestade suprema. eterno e infinito ser processado graças a Ti, ó bom Jesus, pelo dom infinitamente preciosa de Vosso Divino Coração. Que todos os anjos, santos e todas as criaturas te abençoe sempre! "
FONTE : Frederico Faber. Crescimento em santidade. Burnes & Oates, de Londres. (Sem data, dedicatória manuscrita de 1921). ch. 22, p. 365.
Suma Teológica. II-II.82, 1, c. St. Francis de Sales. Introdução à Vida Devota. Doubleday, Image Books, Cidade Jardim, 1972.ch. 1, p.39. St. Francis de Sales. loc. cit. ligação CH.1, p. 40. P. Pio XII. Encíclica sobre o Sagrado Coração. N º 106
São João Eudes. O Sagrado Coração de Jesus. Kennedy, NY, 1946. p. 2. Todas as outras referências a São João Eudes, exceto se indicado, são tomadas a partir deste primeiro capítulo. cf. São João Eudes. O Sagrado Coração de Jesus. ch. 7, pp. 31-35. São João Eudes. Loc. Cit. P. 99



MENSAGEM DO DIA 02/11/2009 - Queridos filhos, Também hoje, EU estou entre vocês para lhes apontar o caminho que ajudará a vocês a virem a conhecer o Amor de Deus, o amor de Deus que permite a vocês chamá-LO de Seu Pai e percebê-LO como Pai. EU peço a vocês sinceramente para olharem nos seus corações e verem o quanto vocês O amam. Ele é o último a ser amado? Cercados de coisas materiais, quantas vezes vocês O tem traído, negado ou esquecido DELE? Meus filhos, não se iludam com as coisas do mundo. Pensem em sua alma porque ela é mais importante que o corpo, limpem-na. Invoquem o Pai, ELE está esperando por vocês. Retornem para ELE. EU estou com vocês porque ELE, em Sua Misericórdia, Me envia. Obrigada - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE




LITURGIA DIA : 04 DE MAIO DE 2011





PRIMEIRA LEITURA : Atos dos Apóstolos 5, 17-26


II SEMANA DA PÁSCOA - (branco - ofício do dia) - Leitura dos Atos dos Apóstolos - Naqueles dias, 17Levantaram-se então os sumos sacerdotes e seus partidários (isto é, a seita dos saduceus) cheios de inveja, 18e deitaram as mãos nos apóstolos e meteram-nos na cadeia pública. 19Mas um anjo do Senhor abriu de noite as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, disse-lhes: 20Ide e apresentai-vos no templo e pregai ao povo as palavras desta vida. 21Obedecendo a essa ordem, eles entraram ao amanhecer, no templo, e puseram-se a ensinar. Enquanto isso, o sumo sacerdote e os seus partidários reuniram-se e convocaram o Grande Conselho e todos os anciãos de Israel, e mandaram trazer os apóstolos do cárcere. 22Dirigiram-se para lá os guardas, mas ao abrirem o cárcere, não os encontraram, e voltaram a informar: 23Achamos o cárcere fechado com toda segurança e os guardas de pé diante das portas, e, no entanto, abrindo-as, não achamos ninguém lá dentro. 24A essa notícia, os sumos sacerdotes e o chefe do templo ficaram perplexos e indagaram entre si sobre o que significava isso. 25Mas, nesse momento, alguém transmitiu-lhes esta notícia: Aqueles homens que metestes no cárcere estão no templo ensinando o povo! 26Foi então o comandante do templo com seus guardas e trouxe-os sem violência, porque temiam ser apedrejados pelo povo. - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 33)

REFRÃO: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido.
1. Bendirei continuamente ao Senhor, seu louvor não deixará meus lábios. Glorie-se a minha alma no Senhor; ouçam-me os humildes, e se alegrem. - R.
2. Glorificai comigo ao Senhor, juntos exaltemos o seu nome. Procurei o Senhor e ele me atendeu, livrou-me de todos os temores
3. Olhai para ele a fim de vos alegrardes, e não se cobrir de vergonha o vosso rosto. Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou

4. O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele. - R.

EVANGELHO : João 3, 16-21

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 16Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; por que não crê no nome do Filho único de Deus. 19Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. 20Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21Mas aquele que pratica a verdade, vem para a luz. Torna-se assim claro que as suas obras são feitas em Deus. - Palavra da salvação

"O Coração de Jesus é o coração de uma pessoa divina, o Verbo encarnado, e por isso é representado e, por assim dizer, colocada diante de nossos olhos, todo o amor com que Ele abraçou e até agora nos envolve. Conseguinte, a honra de ser pago ao Sagrado Coração é como aumentá-lo para o posto - tanto quanto a prática é causa externa - da mais alta expressão da piedade cristã. Porque esta é a religião de Jesus, que é centrado no mediador que é Deus e homem, e de tal forma que não podemos alcançar o coração de Deus senão através do Coração de Cristo, como Ele mesmo diz: "Eu sou o caminho, a verdade ea vida, ninguém vai ao Pai senão através Me ' (Jo 14,6)"




A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO FLORIANO - Muitos optavam por testemunhar Jesus até o último instante a renunciar sua fé no Cristo. Outros para salvar a própria pele, abandonavam a Igreja, Jesus e a comunidade.A opção de Floriano foi pelo amor a Cristo.A ordem do Imperador chegou até ele e em nome de 40 soldados cristãos, ele manifestou-se, denunciando toda aquela ignorância e injustiça. Aquilino, que devia defendê-los pois comandava o pelotão, ao contrário, entregou todos aqueles militares.E aqueles soldados tiveram que optar pelo imperador ou por Cristo. Para servir a Cristo, é preciso testemunhá-lo. E a perseguição não demora a vir.Floriano teve uma corda amarrada ao seu pescoço e foi lançado ao rio e morreu afogado. E todos os outros soldados também foram martirizados. São Floriano, rogai por nós!




















































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...