quinta-feira, 21 de abril de 2011

A MISERICÓRDIA , O MAIOR ATRIBUTO DE DEUS - LITURGIA DIÁRIA, 21 DE ABRIL DE 2011

A MISERICÓRDIA , O MAIOR ATRIBUTO DE DEUS - SANTA FAUSTINA
"Deus nunca força a nossa livre vontade. De nós depende se queremos aceitar a graça de Deus, ou não, se queremos colaborar com ela, ou desperdiçá-la" - [DIÁRIO, 1107]



".....DE REPENTE COMECEI A CHORAR ALTO; OS OLHOS DA MINHA ALMA VIRAM IMEDIATAMENTE TODAS AS GRAÇAS DIVINAS, RECONHECENDO-ME TÃO MISERÁVEL E INGRATA DIANTE DE DEUS. AS IRMÃS COMEÇARAM A CENSURAR-ME POR CAUSA DISTO. PASSADA A HORA, FUI DIANTE DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E COMO A MAIOR MISÉRIA E NADA, PEDIA-LHE MISERICÓRDIA, PARA QUE SE DIGNASSE CURAR E PURIFICAR A MINHA POBRE ALMA. ENTÃO OUVI ESTAS PALAVRAS: MINHA FILHA, TODAS AS TUAS MISÉRIAS FORAM CONSUMIDAS NO FOGO DO MEU AMOR, COMO UMA PALHA LANÇADA NUM ENORME BRASEIRO. E, COM ESTA HUMILHAÇÃO, ESTÁS ATRAINDO SOBRE TI E SOBRE OUTRAS ALMAS TODO O MAR DA MINHA MISERICÓRDIA. E RESPONDI: "JESUS, FORMAI O MEU POBRE CORAÇÃO DE ACORDO COM O VOSSO DIVINO AGRADO". DURANTE TODO O TEMPO DA PROVAÇÃO, O MEU DEVER ERA AJUDAR A IRMÃ ENCARREGADA DA ROUPARIA. ESSA OBRIGAÇÃO DEU-ME MUITAS OPORTUNIDADES DE ME EXERCITAR NAS VIRTUDES. CHEGUEI A CONHECER AS GRANDES VIRTUDES DE OUTRAS IRMÃS, QUE SEMPRE PEDIAM QUE LHES DESSE O QUE HAVIA DE PIOR EM TODA A ROUPARIA. EU ADMIRAVA ESTE ESPÍRITO DE HUMILDADE E DE MORTIFICAÇÃO. DESPERTOU UMA GRANDE SAUDADE DE DEUS EM MEU CORAÇÃO, O MEU ESPÍRITO ANSIAVA POR DEUS COM TODA A FORÇA DE MEU SER. NESTE TEMPO O SENHOR CONCEDEU-ME MUITAS LUZES, PARA CONHECER OS SEUS ATRIBUTOS. O PRIMEIRO ATRIBUTO QUE O SENHOR ME DEU A CONHECER FOI A SUA SANTIDADE. ESTA SANTIDADE É TÃO ELEVADA QUE TREMEM DIANTE DELE TODAS AS POTESTADES E VIRTUDES. OS EPÍRITOS PUROS COBREM O SEU ROSTO E MERGULHAM EM INCESSANTE ADORAÇÃO, E TEM APENAS UMA PALAVRA PARA EXPRESSAR A MAIOR HONRA, ISTO É, "SANTO - A SANTIDADE DE DEUS DERRAMA-SE SOBRE A SUA IGREJA E SOBRE TODA A ALMA QUE NELA VIVE, EMBORA NEM SEMPRE COM A MESMA INTENSIDADE. EXISTEM ALMAS INTEIRAMENTE DIVINIZADAS, ENQUANTO HÀ OUTRAS QUE APENAS VIVEM. O SENHOR CONCEDEU-ME TAMBÉM O CONHECIMENTO DO SEGUNDO ATRIBUTO: O DA SUA JUSTIÇA. E ESTA É TÃO INTENSA E PENETRANTE, QUE ATINGE O FUNDO DO SER E TUDO DIANTE DELE É MANIFESTO EM TODA A NUDEZ DA VERDADE, E NADA LHE PODE RESISTIR. O TERCEIRO ATRIBUTO, É O AMOR E A MISERICÓRDIA. E COMPREENDI QUE O AMOR E A MISERICÓRDIA É O MAIOR ATRIBUTO. É ELE QUE UNE A CRIATURA AO CRIADOR. E RECONHECE-SE ESTE IMENSO AMOR E O ABISMO DA MISERICÓRDIA NA ENCARNAÇÃO DO VERBO, NA SUA REDENÇÃP; E FOI AQUI QUE RECONHECI QUE ESTE É O MAIOR ATRIBUTO EM DEUS. EU OFERECIA TODOS OS SOFRIMENTOS E DIFICULDADES A JESUS, QUAL UMA GRINALDA PARA O DIA DAS NOSSAS NÚPCIAS PERPÉTUAS. NADA ME ERA DIFÍCIL, QUANDO ME LEMBRAVA QUE ERA PARA O MEU ESPOSO, COMO PROVA DE MEU AMOR POR ELE. NO MEU SILÊNCIO PARA JESUS, PROCURAVA GUARDAR UM GRANDE RECOLHIMENTO POR JESUS. E MESMO NO MEIO DA MIOR ALGAZARRA, JESUS TINHA SEMPRE O SILÊNCIO RESERVADO EM MEU CORAÇÃO, EMBORA MUITAS VEZES ISTO ME CUSTASSE MUITO. MAS, POR JESUS, O QUE PODE SER DEMASIADO, POR AQUELE, A QUEM AMO COM TODA A FORÇA DE MINHA ALMA ? DISSE-ME HOJE JESUS: DESEJO QUE CONHEÇAS MAIS A FUNDO O MEU AMOR, DE QUE ESTÁ INFLAMADO O MEU CORAÇÃO PELAS ALMAS, E COMPREENDERÁS ISSO QUANDO REFLETIRES SOBRE A MINHA PAIXÃO, INVOCA A MINHA MISERICÓRDIA PARA COM OS PECADORES, POIS DESEJO A SALVAÇÃO DELES. QUANDO DE CORAÇÃO CONTRITO E CONFIANTE REZARES ESSA ORAÇÃO POR ALGUM PECADOR, EU LHE DAREI A GRAÇA DA CONVERSÃO. ESTA PEQUENA PRECE É A SEGUINTE : -Ó SANGUE E ÀGUA QUE JORRASTES DO CORAÇÃO DE JESUS COMO FONTE DE MISERICÓRDIA PARA NÓS, EU CONFIO EM VÓS!!" [FONTE : LIVRO DIÁRIO DE SANTA FAUSTINA, PÁGINAS 84(178-179-180) E 86(185-186)]



MENSAGEM DO DIA 25/11/1997 - Queridos filhos! Hoje os convido a compreenderem sua vocação cristã. Filhinhos, Eu os conduzi e os conduzo através deste tempo de graça a fim de se tornarem conscientes da sua vocação cristã. Os santos mártires morriam testemunhando: "Eu sou cristão e amo a Deus acima de tudo!" Filhinhos, também hoje os convido a regozijarem-se e a tornarem-se alegres cristãos, responsáveis e conscientes de que Deus os convidou de maneira especial a serem mãos alegremente estendidas para aqueles que não crêem e, pelo seu exemplo de vida, eles recebam fé e amor para com Deus. Por isso, rezem, rezem, rezem a fim de que seus corações se abram e se tornem sensíveis à palavra de Deus. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE




"Quando a alma se aprofunda no abismo da sua Miséria, Deus utiliza Sua onipotência para enaltecê-la. Se existe na Terra uma alma verdadeiramente feliz, é apenas a alma verdadeiramente humilde. De início, sofre muito com isso o amor próprio, mas Deus, após o corajoso combate, concede à alma muitas luzes, pelas quais ela conhece como tudo é desprezível e cheio de ilusão." [DIÁRIO, 593]
"Para a alma humilde estão abertas as comportas do Céu, e cai sobre ela um mar de graças (...). Deus nada nega a uma alma assim. Uma alma assim é onipotente, ela influi no destino do Mundo inteiro. Deus exalta uma alma assim até o Seu Trono e, quanto mais ela se rebaixa, tanto mais Deus se inclina para ela, persegue-a com Suas graças e acompanha-a em todos os momentos com Seu poder. Uma alma assim está unida com Deus da maneira mais profunda" [DIÁRIO, 1306] - SANTA FAUSTINA , LIVRO O DIÁRIO DE SANTA FAUSTINA




DIA : 21/04/2011

PRIMEIRA LEITURA : Êxodo 12, 1-8.11-14

CEIA DO SENHOR
(branco, glória, pref. da eucaristia - ofício próprio)
Leitura do livro do Êxodo - Naqueles dias, 1O Senhor disse a Moisés e a Aarão: 2"Este mês será para vós o princípio dos meses: tê-lo-eis como o primeiro mês do ano. 3Dizei a toda a assembléia de Israel: no décimo dia deste mês cada um de vós tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa. 4Se a família for pequena demais para um cordeiro, então o tomará em comum com seu vizinho mais próximo, segundo o número das pessoas, calculando-se o que cada um pode comer. 5O animal será sem defeito, macho, de um ano; podereis tomar tanto um cordeiro como um cabrito. 6E o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; então toda a assembléia de Israel o imolará no crepúsculo. 7Tomarão do seu sangue e pô-lo-ão sobre as duas ombreiras e sobre a verga da porta das casas em que o comerem. 8Naquela noite comerão a carne assada no fogo com pães sem fermento e ervas amargas. 11Eis a maneira como o comereis: tereis cingidos os vossos rins, vossas sandálias nos pés e vosso cajado na mão. Comê-lo-eis apressadamente: é a Páscoa do Senhor. 12"Naquela noite, passarei através do Egito, e ferirei os primogênitos no Egito, tanto os dos homens como os dos animais, e exercerei minha justiça contra todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. 13O sangue sobre as casas em que habitais vos servirá de sinal (de proteção): vendo o sangue, passarei adiante, e não sereis atingidos pelo flagelo destruidor, quando eu ferir o Egito. 14Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição perpétua. - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 115)


REFRÃO: O cálice por nós abençoado/ é a nossa comunhão com o sangue do Senhor.
1 Que poderei retribuir ao Senhor Deus/ por tudo aquilo que ele fez em meu favor?/ Elevo o cálice da minha salvação,/ invocando o nome santo do Senhor.
2 É sentida por demais pelo Senhor/ a morte de seus santos, seus amigos./ Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,/ mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
3 Por isso oferto um sacrifício de louvor,/ invocando o nome santo do Senhor./ Vou cumprir minhas promessas ao Senhor/ na presença de seu povo reunido.

SEGUNDA LEITURA : 1º Coríntios 11, 23-26

Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios - Naqueles dias, 23Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. 25Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. 26Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha. - Palavra do Senhor


EVANGELHO : João 13, 1-15

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - 1Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estavam no mundo, até o extremo os amou. 2Durante a ceia, - quando o demônio já tinha lançado no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de traí-lo -, 3sabendo Jesus que o Pai tudo lhe dera nas mãos, e que saíra de Deus e para Deus voltava, 4levantou-se da mesa, depôs as suas vestes e, pegando duma toalha, cingiu-se com ela. 5Em seguida, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. 6Chegou a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: Senhor, queres lavar-me os pés!... 7Respondeu-lhe Jesus: O que faço não compreendes agora, mas compreendê-lo-ás em breve. 8Disse-lhe Pedro: Jamais me lavarás os pés!... Respondeu-lhe Jesus: Se eu não tos lavar, não terás parte comigo. 9Exclamou então Simão Pedro: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. 10Disse-lhe Jesus: Aquele que tomou banho não tem necessidade de lavar-se; está inteiramente puro. Ora, vós estais puros, mas nem todos!... 11Pois sabia quem o havia de trair; por isso, disse: Nem todos estais puros. 12Depois de lhes lavar os pés e tomar as suas vestes, sentou-se novamente à mesa e perguntou-lhes: Sabeis o que vos fiz? 13Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. 15Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. - Palavra da salvação

A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ANSELMO - Bispo e Doutor da Igreja. É dele a frase: “Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.” O santo de hoje é chamado de teólogo-filósofo.Nasceu em Piamonte no ano de 1033. Seu pai era Conde e devido ao mau relacionamento com ele, saiu de casa, apenas com um burrinho e um servo.Foi em busca da ciência, mas também se entregando aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência. Devido aos estudos, 'bateu' no Mosteiro de Bec e conheceu Lanfranc, um religioso e mestre beneditino. Através dessa amizade edificante, descobriu um tesouro maior: Jesus Cristo.Nesse processo de conversão, abriu-se ao chamado à vida religiosa e entrou para a família beneditina. Seu mestre amigo foi escolhido para ser bispo em Cantuária e Anselmo ocupou o lugar do Mestre, chegando a ser também Superior. Um homem sábio, humilde, um formador para as autoridades, um pai. Um verdadeiro Abade.Por obediência à Mãe Igreja, foi substituir seu amigo, que havia falecido, no Arcebispado de Cantuária. Viveu grandes desafios lá, retornando a Piamonte, onde faleceu, com esta fama de santidade e testemunho de fidelidade e amor à Cristo e à verdade. Santo Anselmo, rogai por nós!









































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...