sábado, 19 de março de 2011

Tempo de se calar

Atualmente o mundo se encontra demasiado competitivo e nos instiga constantemente à ganância e à busca pelo poder. Nesse clima de rivalidade, os seres humanos não medem forças para disputar os melhores lugares, as melhores classificações, os melhores cargos... nem que para isso, um tenha que passar por cima do outro e destruí-lo.

Uma das piores maneiras de destruir alguém, e até a si mesmo, é através da palavra. A palavra agride, condena e transforma o ser humano em escravo daquilo que jamais deveria ter dito. E o pior, quando alguém se torna vítima de fofocas, mentiras e maldições, não é a parte física da pessoa que sofre, mas sua alma. O sofrimento da alma pode ser muito maior que a dor da carne física, muito mais difícil de superar e remediar. Por isso, temos que ser prudentes e escolher bem o que falar e com quem partilhar o sentimento do coração.

"É melhor ficar calado hoje, do que amanhã morrer por causa de nossas palavras."

Todos nós temos defeitos. Antes de apontar e julgar os erros de alguém, devemos enumerar nossos próprios erros, e talvez descobriremos mais defeitos em nós do que nos outros.

Hoje, dia 19 de março, comemoramos o dia de São José, patrono da Igreja, advogado das famílias cristãs, modelo dos operários. José deve ser exemplo para todos nós e pode ser um bom mestre para vivermos bem esse tempo de preparação para a Páscoa. São José, assim como o carpinteiro do vídeo, nos ensina a exaltar as qualidades do próximo, a transformar os defeitos em virtudes... a construir a partir de rústicas e brutais ferramentas, lindas e delicadas obras.

Esse é o grande desafio, tentar perceber a peculiar dignidade que tem cada pessoa e priorizar o lado bom do ser humano, ao ponto de identificar nelas a pessoa de Jesus Cristo.

Além desse desafio, vamos durante a Quaresma, nos privar do pecado da língua, que tanto ofende a Deus; vamos tentar tirar do coração e das nossas vidas algum defeito, algo que nos incomoda ou nos custa; para que, com a oração e nos silêncio dos nossos corações, entremos em comunhão com Maria e o Glorioso São José, para assim, receber dignamente Jesus Ressuscitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...