segunda-feira, 21 de março de 2011

Sejais misericordiosos de coração


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus. Ontem, 2º. Domingo da Quaresma, nós ouvimos no momento da Transfiguração, Deus que se dirige aos apóstolos e em consequência a cada um de nós: “Eis o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” (Mt 17, 5).

Convido-vos a escutar o que o Filho nos diz no Evangelho de hoje: “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também.” (Lc 6, 36-38)

Maria, na mensagem de 18 de março de 2001, fala-nos também da misericórdia, portanto, ouçamos o Filho amado do Pai e estejamos atentos ao que diz a Mãe:

“Queridos filhos! Hoje vos convido ao amor e à misericórdia. Amai-vos mutuamente como Deus vos ama. Sejais misericordiosos de coração. Praticai boas obras, não demorando demais em fazê-las. Cada ato de misericórdia que sai do vosso coração, vos aproxima do meu Filho. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.

Com a medida que medirdes sereis medidos... E Maria nos convida a ter apenas duas medidas: o amor e a misericórdia!!! Cada ato de misericórdia, nos diz Ela, nos aproxima de Jesus, nos torna semelhantes ao nosso Criador. E por quê? Porque Ele mesmo nos disse: “Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.” Acaso pediria o Senhor a nós algo que não pudéssemos realizar??!?! Com certeza, não!! Ao contrário, nos oferece misericórdia em favor da nossa: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!” (Mt 5,7)

Mas é engraçado porque desejamos esta misericórdia de Deus, a clamamos em nossa vida, mas que dificuldade temos em concedê-la aos nossos irmãos!!! Não digo inimigos... Digo mesmo aos irmãos, pois em determinados momentos é mais fácil ser misericordioso com o inimigo que com aquele que está bem próximo de nós... Tem gente que tem mesmo um coração lento para se irar e rápido para perdoar quem está longe, quem está fora... Mas vive vestido com armadura de ferro com aqueles que estão sempre a sua volta!!!

É muitas vezes fácil praticar as boas obras com os de longe, os de fora, mas aqueles que estão ali conosco dia e noite, aahhhh, estes sim... Que dificuldade!!! Os de fora eu tenho que suportar os defeitos por pouco tempo, ou às vezes, nem chego a conhecer os defeitos e vice-versa... Quem conhece meus defeitos é aquele está sempre comigo... E como é difícil agir com misericórdia com estes!!! Como é difícil agir com misericórdia com quem convive com a gente e pensa completamente diferente... Com quem está ali todo dia “pisando no meu calo”... Com quem bate de frente comigo o tempo todo...

Quem nunca teve vontade, de como os irmãos apóstolos Tiago e João, mandar descer fogo do céu??! Quem nunca viu no outro o orgulho, a hipocrisia, a corrupção??!?! Quem nunca julgou e condenou as atitudes de alguém? Quem nunca teve dificuldades pra perdoar??!?! “Ahhh, eu perdôo, mas não esqueço...”; “Perdoei, mas não confio mais!”; “Não guardo rancor, mas não quero mais conversa!”

Deus conhece nossas limitações, mas também conhece a capacidade que depositou em nossos corações para o amor!!! Assusta-me tamanha realidade, mas ao mesmo tempo me encanta, me inebria, me conquista... Assusta porque a misericórdia a que eu sou chamada é a eterna... “Louvai o Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia é eterna.” (I Cr 16,34); é aquela que não se explica, “Quem empreenderá a explicação de sua misericórdia?” (Eclo 18,4), é entranhada (Col 3, 12), triunfa sobre o julgamento (Tg 2,13), é aquela pela qual “Ele nos fez renascer pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma viva esperança, para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada para vós nos céus; para vós que sois guardados pelo poder de Deus, por causa da vossa fé, para a salvação que está pronta para se manifestar nos últimos tempos.” (I Pe 1, 3-5)

E encanta pelo mesmo motivo... Pois se Ele me chamou a ser misericordiosa como o Pai e assim é a misericórdia do Pai, o que é que Deus não depositou em nossos corações para que fossemos, por Sua graça, capaz de correspondermos??!?! O que é senão um pedaço de Si mesmo??! O que é senão Seu próprio amor em nós??!

Escutemos a Cristo, caríssimos!!! Acolhamos as mensagens da Mãe!!! Abramos nosso coração à misericórdia! Mesmo que nosso coração por um momento deseje que desça fogo do céu, mesmo que esteja irritado, mesmo que a vontade do corpo por um momento seja oposta à do espírito, optemos pelo bem!!! Optemos por agir como Jesus agiria: com amor e misericórdia!!! “Ahhhhh, mas o Senhor é Justo na mesma medida que é misericordioso”, pois bem, deixemos então para Ele a justiça!!! Porque “haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia.” (Tg 2, 13).

Vejam, não é ignorar aquilo que vejo ser realmente errado... Ao contrário, somos chamados a exortar aqueles que estão no erro. Não é ser conivente com a corrupção e o pecado!!! Mas julgar cabe apenas ao Senhor!!! À nós??!? “Como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós.” (Col 3, 12-13)

Misericórdia é ter o coração em sintonia com o do outro, é sentir o que o outro sente, é compreender a limitação do outro porque se consegue compreender a própria limitação; é ter a consciência de que aquilo que vejo no outro, tenho eu mesmo em meu coração!!! Ou você nunca parou para pensar que só reconheço aquilo que conheço??!?! Quando vejo algo pela primeira vez na minha vida, não sei o que é, não posso reconhecer... Mas se aponto no outro, é porque de alguma forma em mim mesmo aquilo habita...

“Roguemos ao Senhor com lágrimas que nos conceda a sua misericórdia como lhe aprouver, para que, assim como se perturbou o nosso coração com o orgulho de nossos inimigos, do mesmo modo encontremos glória em nossa humilhação.” (Jt 8,17)

Aproveitemos este tempo de Quaresma e, não apenas a misericórdia de Deus para conosco, mas roguemos com lágrimas que nos conceda o dom de sermos misericordiosos!!! O dom de sermos o reflexo de Sua bondade!!! O dom de termos subjugado nosso orgulho pela glória da humilhação!!! Esteja o nosso coração em sintonia tão profunda com o de Deus para que com a mesma medida de amor e misericórdia que Ele tem por nós, tenhamos nós pelo nosso semelhante!! Afinal, o que seria de nós se não fosse a infinita e divina misericórdia de Nosso Senhor??!?! Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...