segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Rezai muito e não vos preocupeis demais...


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus. Ontem, 8º Domingo do T.C., o Papa Bento XVI nos convidou a invocarmos a intercessão de Nossa Senhora para que “todos aprendamos a viver segundo um estilo mais simples e sóbrio”; gostaria de partilhar convosco a mensagem de 4 de janeiro de 1982:

“Queridos filhos! Se quiserem ser felizes, tenha uma vida simples e humilde. Rezai muito e não vos preocupeis demais com os vossos problemas. Deixai a Deus para resolvê-los e abandonai-vos nele. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado.”

É cada vez mais claro que vivemos num mundo que caminha numa via totalmente contrária aos pensamentos de Deus!!! Enquanto o mundo nos oferece cada vez mais “glamour”, coisas cada vez mais complexas e elaboradas, uma vida cada vez mais requintada, o segredo do Céu se esconde no simples!!! Enquanto fervem refinados restaurantes, com cardápios cada vez mais coloridos, atrativos aos olhos e ao paladar, o alimento da vida eterna se esconde num pedacinho de pão...

Enquanto o mundo diz que você tem que ajuntar tesouros, bens materiais, ter posses, ganhar um bom salário, andar de carro do ano, pensar no seu futuro, preparar seu amanhã, o Senhor nos diz: “A cada dia basta seu cuidado”; enquanto somos impulsionados a desesperadamente resolvermos tudo, gerando uma sociedade doente, Maria nos diz: “deixai Deus resolver”!!!

Não tenho a menor dúvida que todos buscam a felicidade e mais, não tenho a menor dúvida de que é isso que Deus quer para cada um de nós, mas o que é intrigante é ver que uma sociedade com pessoas cada vez mais inteligentes e articuladas, com “QI´s” cada vez mais altos, não consegue perceber que o jeito que está “jogando” não está dando certo!!!

Vemos pulular a cada dia nas prateleiras das livrarias, milhares de livros de auto-ajuda, desde como curar o interior até como conquistar o tão sonhado emprego, de como educar seu filho a como fazer dele um adulto de sucesso... Segredo para tudo!!! Todo mundo tem um segredinho para contar, uma fórmula mágica de faz-de-conta que resolve seu problema em algumas páginas e uma dose de boa vontade!!!

Não estou dizendo que sejam ruins ou que não deveriam existir... Mas a única coisa que concluo é que de alguma forma, não parecem estar funcionando!!! Talvez para algumas pessoas, mas não para o todo!!! E aí é que está o problema!!! Ninguém quer pensar no todo!!! Vivemos numa sociedade em que a moda é olhar para si, é ser feliz a qualquer custo, mesmo que para isso eu precise pisar no outro!!! E o pior, é que alguém contou esta história e muita gente acreditou!!!

E sabe quem está feliz hoje??!? Quem caminha no passo contrário!! Quem guarda a palavra de Jesus, “única condição de nossa felicidade”, como disse Santa Teresa. “O homem que não procede conforme o conselho dos ímpios”, mas “se compraz no serviço do Senhor e medita Sua lei dia e noite”, como diz o Salmo. “A alma que atinge o nível de perfeição que Deus deseja!”, como disse Pe. Pio. Aqueles que levam “uma vida simples e humilde”, eis o segredo de felicidade de Maria.

E como fazer isto??! “Rezai muito”; “abandonai-vos Nele”!! Vejam que Ela não disse, rezem, ou rezem um pouquinho; é “rezai muito”!! E sabe por quê?? Porque quem reza olha para Deus!!! Porque quem reza olha para si com os olhos de Deus!!! Porque quem reza, tem seu coração junto com o de Deus!!! Quem reza, escuta a Deus!!! E neste íntimo com Deus, aquele que reza se abandona de maneira tão natural como a criança que dorme tranquila no braço dos pais ainda que esteja no meio de uma bagunça!! Quem reza, descobre que o simples é que faz feliz porque quando conhece sua realidade diante de Deus, vê que ter tudo do bom e do melhor, não necessariamente me dá boa qualidade de vida interior!!! Porque quem reza muito e com o coração, não tem outra alternativa senão ser humilde, ou seja reconhecer a verdade da pertença a Deus!!!

Aquele que reza muito, não tem tempo de se “pré” ocupar de nada porque se ocupa do que é necessário no momento presente, se preparando para o futuro, com a esperança firme de que sua vida tem sentido na relação com Deus, como recordou o Papa ao dizer que é “a relação com Deus Pai que dá sentido a toda a vida de Cristo” e se é a Cristo que seguimos, o primeiro passo nosso é estar imersos no Pai como Ele está!!

Quando o sacerdote na Missa diz “Corações ao alto” e o povo responde “O nosso coração está em Deus”, este momento deveria ser para cada um de nós uma realidade constante!! Pela oração contínua, profunda e pela entrega total a Deus!!!

Se eu vivo assim??!? Ainda não como gostaria, nem tampouco como deveria, mas mesmo assim no meu pobre empenho, Deus já me concede a graça de uma felicidade tão grande que às vezes tenho vontade me abraçar na esperança de abraçá-Lo em mim, porque minha vida tem tanto sentido que só posso ter a certeza que é da presença real Dele nela!!!

Problemas??! Quem não tem??!? Mas “não vos preocupeis com vossos problemas” diz Maria; “não vos preocupeis com o dia de amanhã” diz o Evangelho (Mt 6, 34)... Com certeza, nossos problemas seriam muito menores se nós não tivéssemos perdido a noção do simples!!! Se nós não tivéssemos tirado das mãos de Deus o controle de nossas vidas... Se nós não tivéssemos tirado Deus da vida das nossas crianças, ou se não tivessem tirado Deus de nós quando nós éramos crianças!!!

Mas a realidade está aí!!! Bate na nossa porta, na verdade, acho que bate na nossa cara... E o que podemos fazer??!?! Mudar!!! Rezar mais, rezar muito!!! Abandonar!!! Viver buscando conhecer “com que amor fomos criados, com que sangue fomos remidos e com que Espírito somos animados”. E assim deixaremos de nos “preocupar demais” e teremos a certeza que Deus sabe de tudo que precisamos e “dá aos seus amados até durante o sono” (Sl 126, 2).

Meus caros, não passa nada conosco que não seja visto pelos olhos de Deus, então como disse Pe. Pio, “Viva feliz. Sirva ao Senhor alegremente e com o espírito despreocupado.” Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...