sábado, 19 de fevereiro de 2011

Jovem tenha um coração de CRIANÇA


Caros amigos jovens,


A paz de Jesus e o amor de Maria estejam convosco e com os seus!


Hoje gostaria de meditar convosco sobre ser CRIANÇA. Ou melhor, gostaria de meditar sobre como ter um coração de criança.

Aquela passagem em que Jesus diz: “Se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.” (Mt 18, 3). O que será que Jesus está querendo dizer com estas palavras? E principalmente para os jovens, adultos e anciãos?


Dirijo-me agora para os jovens, jovens estes na flor da idade, da adolescência. É difícil falar isto para um jovem, uma vez que todos estão procurando a maioridade, ser independentes. Sempre a procura de ser adulto o mais rápido possível, fugir e sumir das vistas dos adultos.


Como assim, se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas?


Respondo eu: Já passei da idade de criança, é impossível tornar a ser uma criança novamente!


Meu amado irmão, Jesus está falando justamente de ter um coração de criança! Ter um coração sincero! Ser necessitado de ajuda! Saber que sozinho não é possível chegar a lugar algum! Olhem para as crianças, elas sempre estão ao lado dos pais, por mais que algumas delas desde pequenas têm certo ar de INDEPENDÊNCIA, ao menor dos perigos ou incertezas recorrem aos seus pais, pois sabem que eles com certeza irão resolver seus problemas!


Renato Russo na música Pais e Filhos, define bem o que é um adulto naquele trecho: “Você culpa seus pais por tudo, isto é absurdo. São crianças como vocês, o que você vai ser quando você crescer”. Todos nós somos crianças! Jovens, adultos, velhinhos, casados, solteiros, padres, professores, cientistas, etc. A única diferença é que conforme vai passando os anos nós nos esquecemos de como agir como criança!


É por isso que Jesus nos convida a ser como crianças, a voltar, retornar ao nosso passado, as nossas raízes! Lembrar de como viemos a este mundo, da necessidade que temos de ter a quem recorrer, ou seja, ao pai! E todo filho recorre ao pai! Muitos podem até dizer, mais eu não tive isto. Não conheci meu pai ou mãe. Ou até mesmo tinham os pais apenas de corpo presente, mas, afetivamente os mais longínquos do mundo!


Saiba meu irmão, Jesus vem dizer a todos nós, - digo isto de um modo especial aos jovens – Volte. Você pra mim será sempre aquela pequena criança indefesa, na busca de um auxilio em suas dificuldades. E Eu, estou aqui, a sua espera, basta me chamar que estou aqui pronto para atendê-lo. Mas para isto, é preciso se colocar como criança diante de Deus, admitir-se como criança!


E você jovem, precisa saber que por mais adulto que vai se tornando, continua sendo criança no seu interior. E digo mais, continua sendo ainda mais criança, cada ano que passa continua se aproximando da criança interior.


Olhem os anciãos, os velhinhos. Observe bem, o quanto em suas atitudes refletem a uma criança. Vejamos algumas características:


- Não sabem mais andar direito;

- Não sabem mais falar direito;

- Não sabem mais comer;

- Não possuem mais dentes para comer alimentos muito sólidos;

- São teimosos;

- entre outras.


Poderíamos enumerar uma porção de características aqui, que é equivalente a de uma criança. Então, volto a repetir: “A cada ano que passa, por mais adultos que sejamos nos aproximando cada vez mais de voltar a ser criança.” Isto é uma realidade!


Esta meditação foi fruto de algo corriqueiro do dia-a-dia, estava eu andando de ônibus (lotado como sempre), e uma pequena criança estava no colo de sua mãe sentada! Ela brincava com umas chaves de brinquedo, sem se preocupar com o calor, felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz da vida. (Risos)! E nisto ela não parava de falar (não sei com quem, massssss!), e eu fiquei a observando! Certo momento ela começou a ficar inquieta talvez pela demora de chegar ao destino, e sua mãe não conseguia a acalmar!


Depois de um momento de agitação ela me viu, e eu sorri para ela! E ela me encarava, sem desviar o olhar! Comecei a fazer algumas caretas (Nisto sou bom!), e ela sorria, mas não desviava o olhar! Até mãe a comentou “Acho que ela viu um fantasma”. Para mim foi fantástico, porque a viagem foi bem mais rápida, e eu nem estava mais preocupado com a demora ou o calor! Então, mãe e filha desceram! E eu fiquei só, a dois pontos de casa.


Depois que cheguei em casa fiquei pensando, porque será que aquela criança estava agitada e depois ficou me olhando, me encarando!


Hoje posso dizer, Jesus dizia a mim: “Filho se não vos transformardes e vos tornardes como criancinha, não entrareis no Reino dos céus”; Se não tiveres um coração de criança, puro, amável, sincero, que confia sem temor ao pai; que sabe, que depende de mim para tudo, não entrará no reino dos céus!


Jovens, o que tenho para dizer para você hoje é isto. Peçamos a graça a Deus, de voltar a ser como crianças, a ter um coração de criança! De saber de nossas limitações e tê-lo como única certeza de salvação. Não adianta nada ser independente de tudo, de ser livre para voar! Nossos vôos sempre são baixos, e como não conhecemos o caminho, com certeza não irá ser para muito longe.


Jesus quer nos dar apenas UMA ASA, e não um PAR. Para que assim, Ele com o outra asa reserva possa voar junto conosco, e aí sim mostrar onde está a nossa liberdade, nossa independência! Isto sim é LIBERDADE! Mas para isto é necessário ter um coração de criança, desapegado, dependente do Pai dos céus para segurar em nossas mãos e nos fazer correr de um lado para outro com toda a confiança do mundo, sem medo de que Ele não ficará conosco!


Que o nosso coração permaneça no Deus supremo e criador de tudo. E a cada dia possamos ter um coração de criança, o mesmo coração com que Jesus um dia teve ao depender da mãe, a bem aventura Maria a Rainha da paz.


Um forte abraço. Vos quero bem.


Willy Robson

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...