sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Famílias unidas tem menos chance de ver seus filhos envolvidos com drogas"

São várias as causas do altíssimo índice de uso de drogas na juventude atual, mas a miséria emocional das sociedades modernas é uma das principais delas. Os jovens, embora tenham acesso a uma poderosa indústria do prazer e do lazer, se tornaram ansiosos e insatisfeitos. Não tem consciência de que os bens materiais só satisfazem o corpo, enquanto sua alma e seu coração necessitam de amor e carinho. Assim a angústia, a revolta, a insatisfação de muitos jovens nascem da perda do verdadeiro sentido da vida. Tornam-se espiritualmente vazios e por isso vivem com a alma e o coração insatisfeitos.

A crise que passa a juventude atual é um reflexo, uma consequência da crise das famílias, é fruto da falta de um ambiente de amor e de paz dentro do lar. Há tantos lares desfeitos, casais separados... como consequência: filhos desajustados e jovens desorientados. E a causa de tudo... a raiz de todos os males é a falta de amor.

Os jovens necessitam de carinho, compreensão, atenção e amor, suspiram por uma palavra amiga e por uma orientação positiva, concreta e prática. E tudo isso, o jovem encontra na família. Na família que valoriza a pessoa do filho. Famílias, onde os pais dialogam com os filhos; que sabem valorizar e ouvir suas ideias e opiniões; que ensinam e ajudam os filhos a escolher e ter discernimento, entre o bem e o mal, o certo e o errado; que orientam os filhos na vida espiritual, para que aprendam os verdadeiros e autênticos valores humanos; que sabem colocar limites bem definidos, ou seja... que preparam um filho para a vida. Porque a família é a base do ser humano, uma família bem estruturada dá condições para que os filhos amadureçam com responsabilidades.

Em contra posição, pais que satisfazem todas as vontades dos filhos e atendem todos seus caprichos, criam jovens inseguros e mimados, que terão dificuldades de aceitar um "não" como resposta ou de negar um convite à droga, por exemplo. Assim como a educação fundada na extrema punição e cobrança, gera traumas, medos de repreensões e insegurança nos jovens. Todo o excesso de solicitude como o excesso de severidade prejudicam a boa educação dos filhos.

Nesses casos, os jovens se tornam mais propensos ao consumo de drogas, uma vez que não sabem dizer "não" ou encontram na droga um refúgio para encarar os problemas da vida ou um estímulo para vencer o medo. A droga se torna para eles solução para seus conflittos.

A família então tem um papel fundamental na formação dos jovens, tem a missão de educar os filhos para a vida. Educar não é apenas combater o mal, apontar e censurar os erros, educar é sobretudo criar bons costumes, valorizar as boas obras, estimular e incentivar os projetos de vida de seus filhos, que nem sempre é o idealizado pelos pais, é enfim, respeitar o filho como um indivíduo e valorizá-lo pelo que tem de melhor a oferecer.

Que saibamos transmitir valores e princípios aos nossos filhos, para que tenham condições de sobreviver mesmo que, em alguns momentos da vida, lhes faltem o chão para caminhar ou um ombro para se apoiarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...