quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

NO TEMOR DO SENHOR NADA FALTA - LITURGIA DIÁRIA , 28 DE JANEIRO DE 2011

NO TEMOR DO SENHOR NADA FALTA
Amados irmãos em Cristo Jesus, Você quer benção em sua vida? Esta é uma pergunta que sabemos a resposta. Claro que todos nós queremos benção do Senhor. Para termos a benção do Senhor é preciso que o temor a DEUS seja verdadeiro e concreto. O temor do Senhor produz confiança e obediência





Na Igreja primitiva havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Nos Atos dos Apóstolos podemos ver bem isto, as virtutdes dos primeiros cristãos. Ele preseveravam na doutrina , nas reuniões em comum , na fração do pão e nas orações. No versículo 43 nos fala: ” De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém. O temor respeitoso continuava imperando e acompanhando os sinais e as maravilhas que continuavam aparecendo através dos apóstolos. As duas coisas corriam juntas – quanto mais maravilhas, maior era o temor. Vivendo no temor do Senhor, eles cresciam cada vez mais. A Igreja passava por um período de paz e se edificava, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. Amados irmãos, o Temor do SENHOR é pra nós princípio de sabedoria. Todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre, ja nos fala os salmistas. Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece. Faz-nos lembrar que descobrimos a verdadeira relevância da vida ao nos aproximar de Deus numa atitude de humildade e de reverente temor, não com pavor e medo. Quem teme o Senhor luta contra o PECADO. O temor do Senhor é dizer não ao mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço. O temor a Deus deve levar o crente a afastar-se do mal e abominar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos. Precisamos confirar no SENHOR. Em Provérbios 14, 26-27 nos diz: ” No temor do Senhor o justo encontra apoio sólido; seus filhos nele encontrarão abrigo. O temor do Senhor é uma fonte de vida para escapar aos laços da morte”. Esta precisa ser pra mim e pra voçê uma palavra de confiança e certeza que ELE jamais nos abandanorá. Temam o Senhor, vocês que são os seus santos , pois nada falta aos que o temem. Salmos 34.9 . Note que as promessas deste salmo são condicionais, e reservadas somente a quem de fato teme ao Senhor. Deus promete nos livrar do medo (v4), nos salvar nas crises (v.6,17), pôr anjos ao nosso redor (v.7), suprir as nossas necessidades (v.9), dar-nos vida abundante (v.12), ouvir nossas orações (.15), confortar-nos com a sua presença (v.18), e livrar nossa alma (v.22) – mas somente se buscarmos ao Senhor (vv.4,10), clamarmos a Ele (v.6), guardarmos nossa língua do mal da mentira (v.13), fizermos o bem e proclamarmos a paz (v.14), tivermos um coração contrito (v.18) e formos seus servos (v.22). Com tudo isto precisamos apenas andar em seus caminhos. Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. No temor de Deus, no amor a Ele e na obediência aos seus mandamentos, temos o propósito e a satisfação que não existem em nada mais. Você que BNEÇÃO EM SUA VIDA? Basta isto, O temor do Senhor.
TEMOR A DEUS , O PRINCÍPIO DA SABEDORIA :
O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria! Não adianta possuir conhecimento se não souber respeitar a Deus. Nem todo o dinheiro e nem toda a inteligência podem salvar a alma do homem se ele não tiver no coração o temor a Deus, pois só desse modo procurará evitar tudo aquilo que desagrada ao Senhor.No Livro de Provérbios (Cap. 1.7) está escrito que o temor é o começo de uma vida plena com Deus: “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.” O temor descrito nesse versículo refere-se à reverência a Deus e pode ser considerado como um temor positivo. A Bíblia ensina que devemos lançar fora nossos temores, pois, quando negativos, suscitam ansiedade, medo, dúvida e trazem fraqueza à alma. Já o temor positivo é o temor ao Senhor, que não é medo, mas um profundo respeito. Por causa desse temor, evita-se toda a sorte de males. Esse princípio abre o nosso entendimento para aprendermos ainda mais da sabedoria presente na Palavra de Deus. Até os dias de hoje, Jó é um forte exemplo de homem temente a Deus. A sua fidelidade ao Senhor era tão forte que o próprio Deus o honrou na presença do diabo quando disse: “(...) Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal” (Jó 1.8). Observe que Jó era um homem de caráter. Era íntegro e reto diante dos homens. Em relação a Deus, era temente e respeitava tudo o que era sagrado, o que significa dizer que Jó, sem dúvida, era um homem de Deus. Além disso, Jó não só se guardava do mal, como também se desviava de tudo o que era mau, para não colher maldições. Isso agradava a Deus! Jó foi considerado também rico, sábio, além de muito abençoado. Apesar de todos os problemas e de ter perdido tudo o que havia conquistado, inclusive os seus filhos, Jó guardou o temor e a fidelidade a Deus. Por isso, Deus restaurou a sua sorte, devolvendo-lhe em dobro tudo o que havia perdido. Portanto, devemos vigiar todos os dias de nossas vidas e buscar continuamente a sabedoria de Deus. Sua vontade jamais nos será apresentada como uma imposição, Ele apenas deixará claro o Seu querer. Aquele, porém, que seguir os desejos da carne e que aceitar a vontade do diabo, colherá, então, as conseqüências dessa desobediência. O temor do Senhor é o verdadeiro princípio da sabedoria e esse saber jamais será alcançado nas universidades, nem nos institutos de pesquisa, pois só o conhecimento que vem do Senhor produz vida para toda a eternidade.
Deus abençõe a todos


MENSAGEM DO DIA 25/04/2003 - Queridos filhos! Também hoje os convido a abrirem-se à oração. No tempo da Quaresma que passou, vocês compreenderam o quanto são pequenos e quão pequena é a fé de vocês. Filhinhos, decidam-se também hoje por Deus, a fim de que Ele, em vocês e por meio de vocês, transforme os corações das pessoas e também seus corações. Sejam alegres portadores de Jesus Ressuscitado neste mundo sem paz, que anseia ardentemente por Deus e por tudo que é de Deus. Eu estou com vocês, filhinhos, e amo-os com especial amor. Obrigada por terem correspondido a meu apelo - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE











“Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir” - SANTO TOMÁS DE AQUINO





































DIA : 28/01/2011

PRIMEIRA LEITURA : Hebreus 10, 32-39

III SEMANA COMUM
[branco S. Tomás de Aquino PresbDr, memória]
Leitura da Carta aos Hebreus - Irmãos, 32Lembrai-vos dos dias de outrora, logo que fostes iluminados. Quão longas e dolorosas lutas sustentastes. 33Seja tornando-vos alvo de toda espécie de opróbrios e humilhações, seja tomando moralmente parte nos sofrimentos daqueles que os tiveram que suportar. 34Não só vos compadecestes dos encarcerados, mas aceitastes com alegria a confiscação dos vossos bens, pela certeza de possuirdes riquezas muito melhores e imperecíveis. 35Não percais esta convicção a que está vinculada uma grande recompensa, 36pois vos é necessária a perseverança para fazerdes a vontade de Deus e alcançardes os bens prometidos. 37Ainda um pouco de tempo - sem dúvida, bem pouco -, e o que há de vir virá e não tardará. 38Meu justo viverá da fé. Porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele (Hab 2,3s). 39Não somos, absolutamente, de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação! - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (36)

REFRÃO: A salvação de quem é justo, vem de Deus!

1. Espera no Senhor e faze o bem; habitarás a terra em plena segurança. Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá. - R.
2. Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá. Como a luz, fará brilhar a tua justiça; e como o sol do meio-dia, o teu direito. - R.
3. O Senhor torna firmes os passos do homem e aprova os seus caminhos. Ainda que caia, não ficará prostrado, porque o Senhor o sustenta pela mão. - R.
4. Vem do Senhor a salvação dos justos, que é seu refúgio no tempo da provocação. O Senhor os ajuda e liberta; arranca-os dos ímpios e os salva, porque se refugiam nele. - R.

EVANGELHO : Marcos 4, 26-34

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos - Naquele tempo, 26Jesus dizia também: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra. 27Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber. 28Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga. 29Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita. 30Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos? 31É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes. 32Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra. 33Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender. 34E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos. - Palavra da salvação



A IGREJA CELEBRA HOJE
SANTO TOMÁS DE AQUINO
Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?". A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino. Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou. Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus. Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico. Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...