segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Vote contra o Aborto

Caros amigos, a paz!!! Acabo de receber um e-mail do Ex.mo Dom Luiz Bergonzini; peço que leiam atentamente e vote hoje mesmo contra o Aborto.

De: Luiz Bergonzini
Data: 12/20/10 14:27:05
Para: Pe. Mateus Maria
Assunto: Novo texto e matéria do Diário de São Paulo

Padre Mateus, vamos continuar firmes na luta contra o mal.

O jornal Diário de São Paulo fez a matéria abaixo.
No site -  http://www.diariosp.com.br/ , à esquerda, colocou uma enquete sobre o aborto, para hoje.
Precisamos, todos, votar contra. Divulgue.
Abraço fraterno,
Dom Luiz

*****************************************
Polêmica do aborto volta à discussão

Após declarações do governador do Rio, Igreja Católica lança projeto de lei de iniciativa popular para garantir direito à vida desde a fecundação

A polêmica sobre a prática do aborto voltou à discussão nesta semana. Depois dos calorosos debates durante a campanha eleitoral, nesta semana o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), ironizou o assunto, o que provocou uma reação imediata da Igreja Católica, particularmente da Diocese de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Durante a missa na catedral Nossa Senhora da Conceição, o bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, lançou um projeto de lei estadual de iniciativa popular que prevê o direito à vida desde a fecundação.

"Vou continuar lutando. Não vou baixar a guarda. Não sou politiqueiro, sou político. Todo ser humano é político na luta pelo bem-estar da comunidade, não só corporal, mas espiritual. Radicalmente eu defendo o direito à vida", afirmou dom Luiz, que na campanha lançou folhetos contra a candidatura de Dilma Rousseff (PT), que em uma entrevista disse que aborto era um tema de saúde pública.

A tentativa de dom Luiz de reverter os votos dos católicos em favor de Dilma não deu certo, e com a diplomação da presidente eleita demonstra resignação. "Respeito a opinião do povo que a elegeu, muito embora eu não concorde", afirmou. E o que espera do governo Dilma? "Só Deus sabe", disse.

Durante a homilia, dom Luiz criticou as declarações de Cabral, principal aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante encontro com empresários em São Paulo, o governador disse: "quem aqui não teve uma namoradinha que teve de abortar?". Depois tentou se explicar, dizendo que não era o caso dele, pois é "bem casado" e que já fez vasectomia. Mas não convenceu o bispo. "O governador deixou claro com essa frase a ideia de que ele já participou de um aborto com uma sua namoradinha, e mostrou um machismo inaceitável nos dias de hoje", disse.

"Retrógradas e reacionárias são as pessoas que querem obrigar suas namoradinhas a matar seus próprios filhos, tornando-as assassinas de seus próprios filhos. Quem defende a morte de um ser humano, em qualquer estágio da vida, no útero de sua mãe ou na velhice, não é um progressista, mas um cultivador da morte", afirmou.

O projeto de lei lançado ontem pretende fazer uma emenda à Constituição do Estado. Como é de iniciativa popular, o texto precisa de no mínimo 300 mil assinaturas para ser apresentado à Assembleia Legislativa. O texto da proposta assegura o direito integral à vida e que o estado assegurará a inviolabilidade da vida desde a fecundação.

Com a proposta, a Igreja quer acabar com a dúvida jurídica que existe hoje sobre quando começa a vida. Isso porque o Código Civil diz que a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida.

Aborto é considerado crime no Brasil
A prática do aborto é considerada crime no Brasil. O Código Penal brasileiro prevê detenção de um a dez anos. Porém, em apenas dois casos é possível realizar o aborto: quando não há outro meio para salvar a vida da mãe e quando a gravidez resulta de estupro. O Estatuto da Criança e do Adolescente também prevê o direito à vida desde a fecundação.

Assinada convenção de direitos humanos
Em 1992, o Brasil ratificou a Convenção Americana de Direitos Humanos, que dispõe que o direito à vida deve ser protegido desde a concepção.

183 mil
curetagens por aborto foram feitas no SUS em 2009

Um comentário:

  1. Enquete - resultado publicado hoje, na página 9, após a matéria com Dom Luiz, publicada ontem (20.12):


    Você assinaria o abaixo-assinado da Igreja Católica contra o
    aborto ?


    Sim, porque a prática é criminosa - 68%


    Não, a vida se inicia no nascimento - 32%

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...