quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

VOCÊ COMUNGA COM CRISTO ?? - LITURGIA DIÁRIA , 22 DE DEZEMBRO DE 2010

VOCÊ COMUNGA COM CRISTO ??

Esta é uma pergunta que devemos nos fazer: comungamos com Cristo, com Seu pensamento, com sua forma de agir, com a sua forma de amar, com as suas palavras, com a sua Verdade? Um cristão precisa racionalizar a sua Fé, precisa se questionar se caminha como Jesus e com Jesus, se caminhamos do modo que ele nos envia a caminhar. Precisamos fazer este exame de consciência de forma constante, e sempre levar em consideração que Ele não é apenas um modelo de pessoa que deve ser imitado, mas sim que Ele é o nosso objetivo, estar e encontrá-LO de forma definitiva é a meta do ser humano, que se torna Cristão ao ouvir e colocar as Palavras de Jesus Cristo em prática. Praticamos, exercitamos a nossa identidade de Cristãos? No inicio da Igreja, em sua era primitiva, os Cristãos seguiam um pensamento muito interessante, não se consideravam mais cidadãos deste mundo e sim cidadãos do Céu. A realidade do Cristão é aberta ao horizonte divino. Este pensamento os tornavam diferentes, os tornavam fortes ao enfrentar as questões deste mundo, por mais difíceis que fossem, o que não poderia ocorrer é perderem o Céu aberto por Jesus, não poderiam perder esta cidadania que Cristo veio nos chamar e nos confirmar. O Batismo é o carimbo deste passaporte rumo a Terra Prometida, a Nova Jerusalém. Porém, cientes de que este carimbo apenas não lhes dava o direito da passagem a Casa do Senhor, e que teriam que adquiri-la com um caminhar em Cristo e Dele não se desviar. Valia tudo para que este caminho não fosse fechado, inclusive confirmá-lo com a própria vida, seja vivendo cotidianamente em busca da Santidade que nos leva até Deus ou mesmo dando a sua vida para recebê-la em dobro em Cristo. Estes são os mártires, ou seja, as testemunhas que davam a vida pelo amigo, não apenas por um amigo, mas pelo melhor amigo que se pode ouvir dizer, davam a vida pela amizade de Cristo, pois Nele confiavam e depositavam todas as suas esperanças. Hoje, em nossa realidade* não temos mais as antigas formas de martírios violentos como em outros tempos e lugares, mas há uma nova forma de martírio, daqueles que não tentam matar o corpo (pois sabem que o sangue dos mártires é a semente dos cristãos), então procuram matar a alma, martirizar a Fé, martirizar a Igreja de Cristo e aqueles que nela congregam. Por isso precisamos parar e nos perguntar se estamos firmes em Cristo, com Cristo e por Cristo. Precisamos exercitar a nossa Fé com muita propriedade, com muita convicção, para que aqueles que tentam martirizar as nossas almas e a nossa Fé tenham de nós uma resposta firme e decidida, não apenas com medo de que eles vençam e tenhamos a nossa alma morta por eles, mas para que eles também sintam a força dos cristãos, conheçam a grandeza de suas almas e saibam que a identidade que os define vem do Espírito Santo de Deus. Como estamos fracos, como estamos titubeantes frente aos caminhos inversos deste mundo e desta hora, como estamos passíveis frente as ofensas dos que tentam matar a Fé e a alma de nosso povo. O horizonte de Cristo em nossa vida parece ter se tornado apenas um caminho incerto e pessoal e não temos uma opinião certa para afirmar a ninguém, mostrando assim a falta de ardor em nosso coração. Para que reajamos com coragem frente a tudo isso, precisamos nos perguntar, comungamos verdadeiramente com Cristo, queremos estar constantemente na sua presença, amá-Lo, gostamos de pensar em Cristo, sentimos a doçura de seu amor por nós? Não queiramos ser Cristãos para rebelar com aqueles que ainda não crêem em Deus, em Cristo e na Igreja de Cristo, mas queiramos ser Cristãos para que assumindo a nossa identidade de fato, cravada em nosso coração pelo Santo Sacrifício de Cristo na Cruz, sejamos Sal e Luz do mundo. Nos interroguemos hoje, como Cristãos batizados, com coragem, sem medo de perder o Céu, confessemos a nós mesmos as nossas limitações, as nossas fraquezas, as nossas omissões, a tibieza de nossos corações, que nossos joelhos se dobram menos do que deveriam ou já não se dobram frente a grandeza de Deus. Coragem, se interrogue, ponha a questionar-se. No inicio da caminhada da Igreja, cada cristão era tido como um “outro Cristo na terra”. Veja, esta realidade de nossa condição de batizados não é uma realidade comunitária, mas é uma realidade pessoal, você tem sido um “outro Cristo na terra”? Não se decepcione se chegar a conclusão de que não, pois até isso é uma graça divina, pois onde aparece as nossas faltas a graça se sobrepõe sobremaneira, abundantemente. Você é Cristão, resgatado por Cristo e por Ele amado, é guiado pelo Espírito Santo, vive desde já integrado ao Corpo de Cristo que é a Santa Igreja, então, tome consciência daquilo que és (parafraseando Santo Agostinho). És Cristão. Sabemos bem que ainda há sim as formas de martírios violentos em alguns lugares do mundo e que não esquecemos deles, mas a realidade que eu cito aqui é a nossa realidade, onde um clima de descrença na Revelação assola os nossos ambientes paroquiais, familiares e sociais. Apesar de fazermos referência a nossa realidade onde os cristãos são simplesmente desmerecidos por sua Fé, jamais esqueceremos dos mártires do México, da Espanha, da China e de outras partes da Ásia e da África. "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos, peço-vos perdão, por aqueles que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam"


MENSAGEM DO DIA 25/05/2006 - Queridos filhos ! Também hoje vos convido a terem mais confiança em Mim e em Meu Filho. Ele venceu com Sua morte e ressurreição e através de Mim, chama vocês a serem parte de Sua alegria. Vocês não vêem Deus, filhinhos, mas se vocês rezarem vocês irão sentir Sua proximidade. Eu estou com vocês e intercedo diante de Deus por cada um de vocês. Obrigada por terem respondido a Meu apelo.” - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
















Dia: 22/12/2010

PRIMEIRA LEITURA : 1º Samuel 1, 24-28

IV SEMANA DO ADVENTO
(roxo, pref. do Advento II - ofício do dia)

Leitura do primeiro livro de Samuel - Naqueles dias, 24Após tê-lo desmamado, tomou-o consigo, e levando também três touros, um efá de farinha e um odre de vinho, conduziu-o à casa do Senhor em Silo. O menino era ainda muito criança. 25Imolaram o touro e conduziram o menino a Heli. 26Ana disse-lhe: Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou aquela mulher que esteve aqui em tua presença orando ao Senhor. 27Eis aqui o menino por quem orei; o Senhor ouviu o meu pedido. 28Portanto, eu também o dou ao Senhor: ele será consagrado ao Senhor para todos os dias de sua vida. E prostraram-se naquele lugar diante do Senhor. - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (1Sm)

REFRÃO: Meu coração exultou no meu Senhor salvador.

1. Exulta no Senhor meu coração, /e se eleva a minha fronte no meu Deus./Minha boca desafia os meus rivais /porque me alegro com a vossa salvação.-R.

2. O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado,/mas os fracos se vestiram de vigor./Os saciados se empregam por um pão, / mas os pobres e os famintos se fartaram./Muitas vezes deua à luz a que era estéril,/mas a mãe de muitos filhos definhou.-R.

3. É o Senhor quem dá a morte e dá vida, / faz descer à sepultura e faz voltar;/é o senhor quem faz o pobre e faz o rico,/ é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.-R.

4. O senhor ergue do pó o homem fraco,/ e do lixo ele retira i indigente,/para fazê-los assentar-se com o nobres/num lugar de muita honra e distinção.-R.

EVANGELHO : Lucas 1, 46-56

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - 46E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, 47meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, 49porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. 50Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. 51Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. 52Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. 53Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. 54Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, 55conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre. 56Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa. - Palavra da salvação



"Às vezes, pensamos que já estão derrotados nossos antigos inimigos, sobre os quais tinhamos conseguido vitórias, de repente os vemos reaparecer por onde , menos esperáva-mos. è para que aprendamos duas lições : a primeira, que devemos sempre desconfiar de nós, caminhar com um SANTO TEMOR , implorar continuamente o auxílio do céu, e cultivar uma vida de PIEDADE HUMILDE. A segunda, é que, os nossos inimigos podem ser repelidos, mas não mortos; deixam-nos algumas vezes em paz, mas é para nos moverem uma guerra mais acirrada"
SÃO FRANCISCO DE SALES - Fonte : Livro "A arte de aproveitar as próprias faltas"


























A IGREJA CELEBRA HOJE
SANTA FRANCISCA XAVIER CABRINI
Quase aos 40 anos de idade, começa uma série ininterrupta de viagens, percorrendo a América inteira, transpondo a cavalo a Cordilheira dos Andes, sendo por toda parte conhecida como a "Mãe dos emigrados". Ia de casa em casa, a procura da ovelha perdida, do enfermo e da criança ignorante. Lutou denotadamente contra a fome, as enfermidades e a própria morte. Em 1912 fez a sua última viagem de Roma a Nova Iorque. A santa fundadora das Missionárias do Sagrado Coração morreu em Illinois, perto de Chicago, a 22 de dezembro de 1917, com 67 anos de idade. Igual era o número das casas que então deixara fundadas e que em 1938 subiam a mais de 100, com cerca de 4.000 religiosas



























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...