quarta-feira, 10 de novembro de 2010

HERESIA , AS ERVAS NOCIVAS - LITURGIA DIÁRIA - 11/11/2010

NOSSA SENHORA AUXILIADORA - ROGAI POR NÓS

AS ERVAS NOCIVAS DAS HERESIAS

Santo Inácio de Antioquia advertia seus fiéis para que abstivessem das ervas nocivas que Jesus Cristo não cultivava porque não são da plantação do Pai. (S. Inácio, ad. Philadeph, 3). Infelizmente, muitos tomando de alimentos estranhos e nocivos "pensam estar na Igreja, na realidade estão fora dela" (S. Agostinho), porque não guardam a fé, pervertendo a fé tornam-se inimigos de Cristo, porque "todos os que têm se afastado da unidade da Igreja, são inimigos de Cristo." (S. Cipriano de Cartago, Carta LXIX, 1, Bayard II, 240) e estão mortos, pois "todos os que estão fora da Igreja pertencem aos mortos" (S.Cipriano de Cartago, Carta LXXI, 1, Bayard II, 257). Cada dia cresce o número dos fiéis, submetidos à escravidão das heresias." (S. Basílio Magno, Carta 70, Courtonne, 1, 166). Heresias que politizam o Evangelho, heresias que protestantizam o Evangelho. Celeiro de heresias, nosso país vai naufragando na fé, embora a fé católica permaneça sempre intacta e pura, sendo o prejuízo apenas daqueles que dela se afastam para a sua própria perdição.
Os hereges entendem sempre de forma distorcida tudo o que a Igreja faz com retidão." (S. Gregório Magno, Moralia in Job, Libro VI, 41). Não distorceram os ensinamentos do Concílio Vaticano II ? Não distorcem o ensino do Magistério? Não fazem a Igreja dizer o que ela não disse?
Deste modo, enquanto dormem os pastores, perdem-se as ovelhas do Senhor. Os hereges "por astuta aparência de verdade, seduzem a mente dos inexpertos e escravizam-nos, falsificando as palavras de Cristo" (S. Ireneu de Lion, Adversus Haereses, I Livro, Prefacio). Estes são "inimigos da cruz de Cristo, porque armam ciladas com todas as nossas palavras e sílabas." (S. Leão Magno, Epist 129, ad Proterium, c. 2: ML 54, 1076) para subtrair as ovelhas do rebanho e lança-las no redil do demônio, "pai de todos os hereges"
(Tertuliano)
Fazendo estragos no rebanho de Cristo, os hereges simulam piedade e tolerância ilimitada. Amigo de todos e de tudo, são lobos a serviço do maligno. Pois como ensina S. João Damasceno, "aquele que não crê conforme a tradição da Igreja católica, coloca-se de acordo com o diabo." (S. João Damasceno, Exposición de la Fe, IV, 10[83]), trocam a fé católica pela heresia, ficam de fora da comunhão e deixam de serem seguidores de Cristo: "pois uma pessoa, que não confessa a verdadeira fé, está, fora da comunhão dos santos." (S. Basílio Magno, Carta 214,2, Courtonne 2, 203-204) "Não é seguidor de Cristo aquele que não é chamado cristão segundo a fé verdadeira e o ensinamento católico"
(S. Agostinho, Sobre o Sermão do Senhor na montanha, I,V, 13)
Portanto, em certos casos, faz-se necessário a dureza das palavras. Principalmente quando tratamos com lobos obstinados, como fazia S. Jerônimo, tendo os hereges como inimigos pessoais: "Basta responder que nunca poupei os heréticos e que empreguei todo meu zelo para fazer dos inimigos da Igreja meus inimigos pessoais."
(S. Jerônimo, Dial. c. Pelag., Prolog., 2; PG 23, 519B)
A origem de onde nasceram freqüentemente e continuam nascendo as heresias é a seguinte: há mentes perversas e sem paz, que, discordando em sua perfídia, não podem suportar a unidade. O Senhor, por seu lado, respeita a liberdade do arbítrio humano, permite e tolera que isto aconteça, a fim de que o crisol da verdade purifique os nossos corações e as nossas mentes, e, na provação, resplandeça com luz inequívoca a integridade da fé. O Espírito Santo nos previne, por meio do Apóstolo: "Convém que haja heresias para que entre vós se tornem manifestos os que resistem à prova"
(1Cor 11,19).
Assim, aqui mesmo, antes do dia do juízo, são divididas as almas dos justos e dos perversos e as palhas são separadas do trigo. Esses são os que, por própria iniciativa e sem chamamento divino, se põem a encabeçar temerários grupinhos. (...) Mestres na arte de corromper a verdade, eles enganam com bocas de serpente, vomitando de suas línguas pestilentas peçonhas mortíferas. Os seus discursos brotam como chaga cancerosa, o trato com eles deixa no fundo de cada coração um veneno mortal".
(Capítulo X, como surgem a maldade e as heresias, Cipriano de Cartago, in "A Unidade da Igreja Católica")
Tudo isso, fruto da soberba, que é a "mãe de todos os hereges"
(S. Agostinho, De Genesi contra Manichaeos, Livro II, Capítulo VIII, 11)
Assim, os hereges têm por pai, o diabo, e por mãe, a soberba


FRASE DO SANTO :
Por duas razões não se deve manter relações com os hereges
Primeiramente, por causa da excomunhão, pois, sendo excomungados, não se deve ter relações com eles, da mesma maneira que com os outros excomungados.
A segunda razão é a heresia
Em primeiro lugar, por causa do perigo, para que as relações com eles não venham a corromper os outros, segundo aquilo da primeira epístola aos Coríntios (15, 33): 'As más conversações corrompem os costumes'.
E em segundo lugar para que não pareça se prestar algum assentimento às suas doutrinas perversas. Daí dizer-se na segunda epístola canônica de S. João (v. 10): 'Se alguém vier a vós e não trouxer esta doutrina, não o recebais em vossa casa, nem o saudeis, pois o que o saúda toma parte em suas más obras'.
E aqui a Glosa comenta: 'Já que para isso foi instituída, a palavra demonstra comunhão com esse tal: de outro modo não seria senão simulação, que não deve existir entre cristãos'. Em terceiro e último lugar, para que nossa familiaridade [com eles] não dê aos outros ocasião de errar.
Por isso, outra Glosa comenta a respeito dessa passagem da Escritura: 'E se acaso vós mesmos não vos deixais enganar, outros todavia, vendo vossa familiaridade [com os hereges], podem enganar-se, acreditando que esses tais vos são agradáveis, e assim crer neles.
E uma terceira Glosa acrescenta: 'Os Apóstolos e seus discípulos usavam de tanta cautela em matéria religiosa, que não sofriam sequer a troca de palavras com os que se haviam afastado da verdade'. Entende-se, porém: excetuado o caso de alguém que trata com outro a respeito da salvação, com intuito de salvá-lo
SÃO TOMÁS DE AQUINO - (Quaestiones quodlibetales, quodlibeto10, q. 7, a. 1 (15), c.)




















PRIMEIRA LEITURA (Filemon 7-20)

Quinta feira , 11 de novembro de 2010
São Martinho de Tours


Leitura da Carta de São Paulo a Filêmom.

Caríssimo, 7Grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade.
Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, O­nésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea.
15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus


SALMO RESPONSORIAL (Salmos 145)

— Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!
— Feliz quem se apóia no Deus de Jacó!

— O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
— O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.
— Quem ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!


EVANGELHO (Lucas 17,20-25)

— O Senhor esteja convosco
— Ele está no meio de nós
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.
22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

- Palavra da Salvação
- Glória a vós, Senhor


Mensagem do dia 25/08/2009
Queridos filhos! Hoje, Eu os chamo de novo à conversão. Filhinhos, vocês não são santos o suficiente e não irradiam santidade para os outros, portanto, rezem, rezem, rezem e trabalhem em sua conversão pessoal, para que vocês possam ser um sinal do Amor de Deus para os outros. Eu estou com vocês e os guio para a eternidade, pela qual todo coração deve ansiar. Obrigada por terem respondido ao Meu apelo
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE














A IGREJA CELEBRA HOJE
SÃO MARTINHO DE TOURS
Com a direção e ajuda do Bispo Hilário, Martinho tornou-se monge, Diácono, fundador do primeiro mosteiro na França e depois sacerdote que formava os seus "filhos" para a contemplação e ao mesmo tempo para a missão de evangelizar os pagãos; diferenciando-se com isso dos mosteiros do Oriente.
Por ser fiel no pouco, São Martinho recebeu o mais, que veio com a sua Ordenação para Bispo em Tours. Isto não o impediu de fundar ainda muitos outros mosteiros a fim de melhor evangelizar sua Diocese. Entrou no Céu em 397


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...