domingo, 24 de outubro de 2010

Visita de um bispo brasileiro


Monsenhor Waldemar Chaves de Araújo visitou Medjugorje de 1º a 4 de abril (2006), com um grupo de peregrinos do Brasil. Nós publicamos a entrevista completa, concedida ao padre Slavko Barbaric.
SB: Monsenhor Waldemar, o senhor poderia se apresentar a nossos leitores?
WC: Eu sou bispo da Diocese de São João Del Rei no Brasil. Eu estudei no Brasil e na Bélgica. Minha diocese vai bem. Eu desenvolvi boas relações com os padres, os religiosos e os leigos, grupos dos mais diversos, engajados em diferentes níveis. Nós organizamos encontros a nível paroquial, diocesano e regional. Na minha diocese há em torno de 300.000 fiéis em 304 comunidades. Eu vim em peregrinação com um pequeno grupo do Brasil, que queria vir a esse local consagrado pela presença de Maria. Nós rezamos juntos, nós meditamos, nós ficamos em silêncio. É minha primeira vinda à Medjugorje.
SB: O que o senhor tem ouvido falar sobre Medjugorje e o que o senhor pensa a esse respeito?
WC: Eu li reportagens sobre as aparições e acontecimentos em Medjugorje. Eu conversei com pessoas que já tinham vindo à Medjugorje. Eu acredito que a 'Gospa' aparece aqui. Ela é a Mãe de Jesus e a nossa Mãe, ela vem para nos ajudar. É por essa razão que vim aqui. Nós vivemos esses dias na consciência da presença maternal dela conosco. Eu percebo que aqui é um verdadeiro local de oração. Eu sempre tive uma devoção à Maria, mas essa devoção foi renovada e aprofundada aqui. Eu não tenho absolutamente nenhuma dificuldade em crer que Ela aparece neste lugar. Deus age como Ele quer e quando Ele quer. E Ele decidiu agir desse modo preciso em Medjugorje.
SB: O senhor teria uma mensagem a dirigir aos paroquianos, aos peregrinos e às pessoas em geral?
WC: Minha mensagem sobre Medjugorje é uma mensagem de esperança. Quem desenvolve uma verdadeira devoção à Maria e faz o que Ela diz, encontrará Jesus, e Jesus dá a esperança. Quem começa a viver os sacramentos, como eu vi o que é vivido aqui – a celebração Eucarística, a confissão, a adoração, a oração – será preenchido de paz e esperança. Com Maria nosso caminho é seguro. Aceitai o que Ela diz, Ela conhece o caminho, Ela conhece seus filhos, ela nos auxiliará no nosso caminho até chegarmos a nossa pátria celeste. Que Deus vos abençoe. Eu rezarei por vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...