quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O homem é desejo de Deus

O homem é desejo de Deus

Tu és grande, Senhor, e muito digno de louvor... Tu nos fizeste para ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em ti. (Santo Agostinho)

O homem uma vez criado à imagem e semelhança de Deus, é criado por Ele e para Ele. Desta maneira, de forma misteriosa, temos impresso em nossa alma e nosso coração, o desejo de felicidade e amor em plenitude. Esse amor será plenamente vivido quando nos deixarmos encontrar por esse Deus vivo e verdadeiro que inscreveu esse desejo de encontro com Ele mesmo em nosso coração no momento de nossa concepção.

Mas, podemos nos perguntar: se Ele nos fez, por que não nos mantém junto de si? Por que deixa-nos afastar de seu amor paternal?
Porque nos deu liberdade, criando-nos livremente para participar ou não de sua presença. Por ocasião do pecado, Adão e Eva rejeitaram estar na presença de Deus e viver esta felicidade plena, pois carregam a culpa do pecado original. Não carregamos uma culpa propriamente dita, mas uma conseqüência desta decisão livre de não viver na presença de Deus, assim como carregamos características genéticas de nossos pais biológicos. Ou seja, carregamos a conseqüência de também termos inclinação para nos afastar de Deus. Mas, à luz da sabedoria e discernimento que o Espírito Santo nos dá, podemos escolher viver no pecado ou buscar a presença de Deus.

Ainda que por vezes as diversas situações da vida nos afastem deste dom supremo e primeiro de ver e estar com Ele seja freqüentemente arrancado de nossas vidas, Deus não se cansa de nos atrair ao seu coração para que tenhamos vida plena e verdadeira felicidade.

Vemos nas sagradas escrituras, que Deus sempre permite que o homem volte à amizade com Ele, prova disso foi à aliança com Noé e a promessa de benção a Abraão pai da humanidade que recebeu a missão de formar um povo do qual seria oferecida a salvação ao mundo para todos que acreditassem na revelação oferecida por Deus. Isso prova que Deus sempre está disposto a nos perdoar e a nos chamar, basta nos conscientizarmos e assumirmos a condição de pecadores querendo voltar atrás.

Para a felicidade é que o homem foi criado e é constantemente atraído a Deus, fonte viva e verdadeira, pois como diz o catecismo da igreja, o homem é por natureza e por vocação um ser religioso capaz de entrar em comunhão com Deus e essa íntima ligação confere ao homem a sua fundamental dignidade.

É claro que essa oportunidade de estar em comunhão com Deus e voltar a gozar de sua presença e amizade, nos foi garantida pelo sacrifício da Cruz. Desta forma, vive longe da graça de Deus quem quer! Isso é escolha, é livre arbítrio! Deus certamente não deseja estar afastado de nós e nos possibilita diversas formas de encontro pessoal com Ele. Por conta disso, não é somente o pecado propriamente dito ou a quantidade de pecados que temos que nos afasta de Deus, mas a nossa vontade em primeiro lugar, pois é preciso querer estar em sua presença. Deus em sua benevolência infinita está sempre disposto a nos receber e a nos aceitar novamente, pois no final de nossa vida terrena, não irá nos perguntar quantos pecados temos ou quantas vezes caímos, mas quantas vezes tentamos nos levantar e nos achegar ao seu coração, à sua presença.

Desta forma, convido você a viver o seu chamado primeiro que é do de ser livre e viver na liberdade de filhos de Deus. Deixe de lado as suas convicções mundanas e se dê a oportunidade de experimentar o amor verdadeiro e a felicidade que nem o mundo e nem ninguém pode te oferecer além de Deus. Você nasceu do coração de Deus e sua alma clama para voltar à presença de Deus... “Tu nos fizestes para ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em ti... Abra, portanto, as portas do seu coração e dê livre acesso Aquele que é o único que pode te dar felicidade e vida plena.
Bom final de semana!
Pati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...