quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quem é a Igreja?


“Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus; e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vitimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo”. (I Pedro 2,4)

O amor de Deus pelo seu povo é demonstrado através das escrituras desde o antigo testamento, no qual ele compara todo o seu amor por Israel com o amor de um marido à sua esposa como podemos ver no livro de Ezequiel em que o Senhor fala: “Passando junto de ti verifiquei que já havia chegado o teu tempo, o tempo dos amores. Estendi sobre ti o pano do meu manto, cobri tua nudez; depois fiz contigo uma aliança ligando-me a ti pelo juramento – oráculo do Senhor Javé – e tu me pertenceste. Então eu te mergulhei na água para limpar o sangue de que estavas coberta, e te cingi com óleo. Eu te vesti de tecidos bordados, calcei-te sapatos de pele de golfinho, cingi-te com um cinto de fino linho e um véu de seda. Ornei-te de adornos (...) e uma coroa magnífica para tua cabeça (...). Cada vez mais bela, chegaste a dignidade real (...) pois essa beleza era perfeita, graças ao esplendor que te havia eu preparado – oráculo do Senhor Javé”.

O novo testamento também revela este amor de Cristo Jesus por nós como diz São Paulo aos Efésios, quando exorta aos maridos que amem suas esposas como Cristo amou a sua igreja e se entregou por ela para santificá-la, purificando-a pela água do batismo, para apresentá-la a si mesmo gloriosa, sem mácula nem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. (Ef 5, 25ss)
Mas afinal, quem é a Igreja?
Somos nós homens e mulheres que temos fé em Jesus Cristo nosso Senhor, o povo chamado por Deus que pela fé e batismo se tornam membros do corpo de Cristo e templos do Espírito Santo. Ela é Divina já que se trata da esposa de Cristo, sem ruga nem mancha. É humana, pois tem filhos pecadores. No antigo testamento já vemos Israel como o povo eleito, escolhido para a igreja de Cristo.

A igreja teve início mediante a obra redentora de Jesus e após sua ressurreição e ascensão. Ela tem como missão o anúncio do Reino de Deus a todos os povos com ordem expressa de Jesus: “Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (Mc 16,15). Jesus pede aos discípulos que permaneçam em Jerusalém até a vinda do Espírito Santo e logo após Pentecostes, os apóstolos formam então as primeiras comunidades cristãs, pois muitas pessoas se convertiam por meio das pregações e vivência dos valores do Evangelho de Cristo formando assim a sua Igreja.

Muitos foram perseguidos por propagar o evangelho, mas testemunharam sem temor, com seu sangue dando a sua vida por Jesus.
A fé da igreja é uma só, pois embora formada por pessoas de diferentes idiomas, culturas e ritos, professa a fé recebida de Jesus Senhor e Salvador, nosso único caminho para Salvação.

Portanto, exorto a você que está afastado da sua igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica que retorne e se achegue ao trono da graça. Não leve em consideração os defeitos deixados à mostra por nós homens que somos falhos. Margarida Hulshof salienta em seu livro “A noiva do Cordeiro” que todos temos qualidades e defeitos e se olhamos apenas as qualidades ou os defeitos, não poderemos dizer que realmente conhecemos uma pessoa. Mas é certo que se salientarmos mais as qualidades que os defeitos estaremos ajudando esta pessoa a crescer.

Esta frase, mostra verdadeiramente como a igreja é mãe. Não importam os defeitos que a mãe tenha, ela será sempre mãe. É assim que ela nos trata, não importa também nossos defeitos, mas agindo de forma amável e materna nos corrige para que possamos curar as nossas manchas, defeitos e pecados e assim alcançar a felicidade tanto aqui na terra como a felicidade eterna.

Da mesma forma, devemos dar o nosso amor filial olhando para esta igreja como mãe, confiando incondicionalmente nela assim como as crianças olham para suas mães remetendo em seu olhar a sua insegurança, medo, amor, carinho, afeição e recebendo em troca um amor supremo, único, salvífico e seguro de uma mãe que mesmo quando corrige, cura, liberta e ama...

Acheguemo-nos a Jesus vivo e ressuscitado, à Santa Eucaristia para nos tornar pedras vivas deste edifício espiritual, tornando-nos assim agradáveis a Deus!
Bom final de semana, Paz e Bem!
Pati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...