SANTA MISSA : “A LITURGIA NÃO É SHOW , NEM ESPETÁCULO” - LITURGIA DIÁRIA , 13 DE JULHO DE 2013

sexta-feira, 12 de julho de 2013

SANTA MISSA : “A LITURGIA NÃO É SHOW , NEM ESPETÁCULO”

“EM RESPEITO DESTES DIVINOS MISTÉRIOS QUE ESTAMOS CELEBRANDO EM COMUNHÃO COM SUA SANTIDADE O PAPA BENTO XVI, RECOLHAMO-NOS EM SILÊNCIO ORANTE. PORTANTO, NÃO SE APLAUDA MAIS, NEM SEQUER DURANTE A HOMILIA, E NÃO SE USEM BANDEIRAS, NEM CARTAZES” – (Palavras ditas antes de celebração da Santa Missa de despedida da visita pastoral de sua santidade Papa Bento XVI , em Aquilea e Venecia , 7 e 8 de maio de 2011)



CARTA APOSTÓLICA DO S. PADRE E BEATO JOÃO PAULO II - DOMENICA COENA - DATADO DE 24/02/1980 :



“A LITURGIA NÃO É UM SHOW, UM ESPETÁCULO QUE NECESSITE DE DIRETORES GENIAIS E DE ATORES DE TALENTO. A LITURGIA NÃO VIVE DE SURPRESAS SIMPÁTICAS, DE INVENÇÕES CATIVANTES, MAS DE REPETIÇÕES SOLENES. NÃO DEVE EXPRIMIR A ATUALIDADE E O SEU EFÊMERO, MAS O MISTÉRIO DO SAGRADO. MUITOS PENSARAM E DISSERAM QUE A LITURGIA DEVE SER FEITA POR TODA COMUNIDADE PARA SER REALMENTE SUA . É UM MODO DE VER QUE LEVOU A AVALIAR O SEU SUCESSO EM TERMOS DE EFICÁCIA ESPETACULAR , DE ENTRETENIMENTO . DESSE MODO, PORÉM , TERMINOU POR DISPERSAR O PROPIUM LITÚRGICO QUE NÃO DERIVA DAQUILO QUE NÓS FAZEMOS, MAS, DO FATO QUE ACONTECE

ALGO QUE NÓS TODOS JUNTOS NÃO PODEMOS, DE MODO ALGUM, FAZER. NA LITURGIA AGE UMA FORÇA, UM PODER QUE NEM MESMO A IGREJA INTEIRA PODE ATRIBUIR-SE : O QUE NELA SE MANIFESTA É O ABSOLUTAMENTE OUTRO QUE , ATRAVÉS DA COMUNIDADE CHEGA ATÉ NÓS . ISTO É , SURGIU A IMPRESSÃO DE QUE SÓ HAVERIA UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA ONDE HOUVESSE UMA ATIVIDADE EXTERNA VERIFICÁVEL : DISCURSOS , PALAVRAS, CANTOS, HOMILIAS, LEITURAS, APERTOS DE MÃO… MAS FICOU NO ESQUECIMENTO QUE O CONCÍLIO INCLUI NA ACTUOSA PARTICIPATIO TAMBÉM O SILÊNCIO, QUE PERMITE UMA PARTICIPAÇÃO REALMENTE PROFUNDA, PESSOAL, POSSIBILITANDO A ESCUTA INTERIOR DA PALAVRA DO SENHOR . ORA DESSE SILÊNCIO, EM MUITOS RITOS, NÃO SOBROU NENHUM VESTÍGIO


Faz necessário lembrar aos modernos e proguessistas , que a Santa Missa é renovação incruenta do sacríficio da cruz . Nosso culto perpassa a imolação do Cordeiro de Deus. Sacrifício em expiação dos pecados. ADORAÇÃO A MAJESTADDE ALTÍSSIMA DO SENHOR. AÇÃO DE GRAÇAS PELA BONDADE E AMOR QUE DEUS NOS DEPOSITA. OFERTA AGRADÁVEL PARA APLACAR A JUSTIÇA DIVINA. A HUMANIDADE E O MUNDO INTEIRO DEFINHARIA SEM A SANTA MISSA


O Espírito Santo conduza vos aos divinos mistérios. Ao conhecimento de Deus. POIS SÓ SE AMA O QUE SE CONHECE . Nos corações de Jesus e Maria, sempre


A SANTA MISSA É SACRIFÍCIO! Então não se bate palmas diante do crucificado, a não ser que se deseje aplaudir o gesto dos carrascos . Tratemos a Santa Missa como tratavam os Santos , com toda piedade e zelo , ou será que os Santos é que estão errados , e nós certos ? A Santa Igreja mesmo reponde : SANTO é aquele que A IGREJA DECLAROU , COM AUTORIDADE INFALÍVEL , SER UM IMITADOR PERFEITO , OU EXEMPLAR , DE NOSSO SENHOR


Penso que deveríamos viver o Santo Sacrifício com mais piedade e devoção. E parar de rir do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristos e dos tantos e tantos mártires, que por amor a Santa Igreja derramaram seu sangue


E nós , leigos , não podemos ser covardes , e devemos assumir nossas culpas e também nossas responsabilidades . DIZ O CÂNON 212, PARÁGRAFO 3.O : § 3 . "De acordo com a ciência, a competência e o prestígio de que gozam, os leigos têm o direito e, às vezes, ATÉ O DEVER de manifestar aos Pastores sagrados a própria opinião sobre o que afeta o bem da Igreja e, ressalvado a integridade da fé e dos costumes e a reverência para com os Pastores, e levando em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas, dêem a conhecer essa sua opinião também aos outros fiéis”


“Estou obcecado pelas confidências da Virgem à pequena Lúcia de Fátima. Essa insistência de Nossa Senhora diante do perigo que ameaça a Igreja, é um aviso divino contra o suicídio que representaria a alteração da fé, na sua LITURGIA, na sua teologia e na sua alma (…) Virá o dia em que a Igreja duvidará como Pedro duvidou. Ela será tentada a crer que o homem se tornou Deus, que seu Filho é apenas um símbolo, uma filosofia como tantas outras, e nas igrejas os cristãos procurarão em vão a lâmpada vermelha em que Deus os espera” – (Cardeal Pacelli, futuro Papa Pio XII)


As profecias todas apontam para os tempos de hoje. Desta banalização. Dos divinos mistérios sendo rebaixados. DE MUITOS MAUS PASTORES A DEIXAR AS OVELHAS ATÔNITAS. É a abominação da desolação conforme predisse o profeta Daniel e está em Mateus 24. Leiam e meditem neste capítulo do Evangelho. Estamos quase no auge dele


Ora, se é admirável o Pastor que sabe carregar aos ombros, com ternura, a ovelha perdida; o que dizer, paradoxalmente, do Pastor que abandona as suas ovelhas fiéis, para ir buscar ao longe um lobo disfarçado de ovelha, carregando docilmente o lobo aos ombros, abrindo a ele mesmo as portas do redil, e com as suas mãos pastorais colocando o lobo voraz entre as ovelha


QUEM QUISER SABER MAIS AS NORMAS QUE DÃO OS SANTOS DOUTORES E TEÓLOGOS DA IGREJA PARA AS POLÊMICAS COM OS HEREGES, LEIA-SE O QUE ACONSELHA O SUAVE SÃO FRANCISCO DE SALES, NA FILOTÉA, CAPÍTULO XX , PARTE II : "OS INIMGOS DECLARADOS DE DEUS E DA IGREJA DEVEM SER DIFAMADOS TANTO QUANTO SE POSSA (DESDE QUE NÃO SE FALTE A VERDADE) , SENDO OBRA DE CARIDADE GRITAR : -EIS O LOBO !!- , QUANDO ESTÁ ENTRE O REBANHO OU EM QUALQUER ONDE SEJA ENCONTRADO" 

Quando todo ele se consumar Nosso Senhor Jesus virá em toda sua majestade e justiça. Separar o joio do trigo. As ovelhas dos cabritos. Então há de vir a cidade de Deus. A menina dos olhos do Pai irá se implantar. Qual posteridade há de vir. Quantos dons haverá de encher a terra. Quantos hão de aparecer. Quais belezas despontaram a impressionar tantos. Qual amor a ser vivído. Quais tantas perfeições nutriram nossa busca. Ó Deus infinito. O Apostólo bem o disseste que olhos não viram. Os ouvidos não ouviram. O coração humano jamais experimentou o que Deus tem preparado para aqueles O amam

"Diria que uma Igreja que procura ser acima de tudo atrativa já está no caminho errado. Pois a Igreja não trabalha por si, não trabalha para aumentar seus próprios números, e assim o seu poder" - (PAPA BENTO XVI)


A Liturgia só tem sentido quando ela é recebida do passado. Nós precisamos compreender que um rito litúrgico é algo recebido da tradição, recebido dos nossos pais. E é essa a importância do latim e do canto gregoriano. Ao se fazer orações em latim na Liturgia e ao se cantar cantos que foram cantados por gerações e gerações de cristãos antes de nós, nós tomando a consciência de que estamos vivendo algo que não foi inventado por nós, mas que nos une a uma multidão de santos e santas que viveram antes de nós, e que santificarem com aqueles textos e com aqueles cantos; se eles chegaram a se salvar e estar junto de Deus, também nós podemos fazer



O QUE FALAM OS SANTOS SOBRE A SANTA MISSA : "O Martírio não é nada em comparação com a Missa, porque o martírio é o sacrifício do homem a Deus, mas a Missa é o sacrifício de Deus ao homem"(Santo Cura d’Ars)
                                        

“Tanto Vale a Celebração da Santa Missa, quanto vale a morte de Jesus na cruz" (São Tomás de Aquino)


‎"O altar de nossas igrejas não é diferente do altar do Gólgota; pois ele também é um monte encimado por uma cruz e por um Crucificado, e é nele que se realiza a reconciliação entre Deus e o homem" (Papa Pio XII)


“O homem deve tremer, o mundo deve fremir, o céu inteiro deve comover-se, quando, sobre o altar, nas mãos do Sacerdote, aparece o Filho de Deus”(São Francisco de Assis)


“Toda a cólera e indignação de Deus se desfaz diante desta oferta” (Santo Alberto Magno)


“Sem a Santa Missa, que seria de nós? Tudo parecia neste mundo, pois somente ela pode deter o braço de Deus” (Santa Teresa de Jesus)


“Sem a Missa, a terra já teria sido aniquilada, há muito tempo, por causa dos pecados dos homens” (Santo Afonso)


“Seria mais fácil que a terra se mantivesse sem o Sol, do que sem a Missa”(São Padre Pio)


“Creio que, se não fosse a Missa; a estas horas o mundo já estaria afundado debaixo do peso dos seus pecados. É a Missa o poderoso sustentáculo que o conserva” (São Leonardo de Porto Maurício)


“Ó povos encanados, que estais fazendo? Por que é que não ides correndo para as igrejas para lá ouvirdes todas as Missas que puderdes? Por que é que não quereis imitar os Anjos que, quando se celebra a Santa Missa, descem do Paraíso em grande número e vêm ficar ao redor do altar em adoração, intercedendo por nós”? (São Leonardo de Porto Maurício)


“O próprio Deus não pode fazer que haja uma ação mais santa nem maior do que a celebração de uma Santa Missa” (Santo Afonso)


“Com a oração pedimos mais graças a Deus; mas na Santa Missa obrigamos a Deus a no-las conceder” (São Felipe Neri)


“Fica certo de que a quem ouve devotadamente a Santa Missa, eu lhe mandarei nos últimos instantes de sua vida tantos dos meus Santos para confortá-lo e protegê-lo, quantas tiverem sido as Missas por ele bem ouvidas” (Santa Gertrudes)


“Se conhecêssemos o valor do Santo Sacrifício da Missa, com quanto maior fervor nos poríamos a ouvi-las” (Santo Cura d’Ars)


“Fica sabendo, ó cristão, que a Missa é o ato mais santo da Religião: tu não poderias fazer nada de mais glorioso em honra de Deus, e nada de mais vantajoso para a tua alma do que ouvir piedosamente a Santa Missa, e quanto mais vezes te for possível” (São Pedro Julião Eymard)

“Temos mais merecimento em ouvir devotamente uma Santa Missa, do que distribuindo aos pobres todos os nossos bens, ou saindo em peregrinação por toda a Terra” (São Bernardo)


“Todos os passos que alguém dá para ir ouvir a Santa Missa são contados por um Anjo e por eles Deus lhe concederá um prêmio muito grande nesta vida e na eternidade” (Santo Agostinho)


“Como fica feliz o Anjo da Guarda, quando acompanha uma alma que vai à Santa Missa” (Santo Cura d’Ars)


“Se os homens compreendessem o valor da Santa Missa, para cada Missa seria necessário chamar os guardas, a fim de manterem em ordem as multidões de gente nas igrejas” (São padre Pio)


“A Missa é a devoção dos Santos” (São Cura d’Ars)


“Quando eu vir que já não posso mais celebrar, tratai-me como um morto”(São Francisco Xavier Bianchi)


 “A Missa é o meu céu na terra” (São Lourenço de Brindisi)


“A Santa Missa é a obra na qual Deus coloca sob os nossos olhos todo o amor que ele nos teve; é de certo modo, a síntese de todos os benefícios que ele nos fez” (São Boaventura)

“Tende grande cuidado em ir à Santa Missa, mesmo nos dias da semana, ainda que para isto tenhais que sofrer algum incômodo. Pois com isso obtereis do Senhor toda sorte de bênçãos” (São João Bosco)

“O Sacrifício do altar será para nós uma Hóstia (Vítima) verdadeiramente aceita a Deus, quando nós mesmos fizermos vítimas” (São Gregório Magno)


“Ir à Missa quer dizer ir ao Calvário para encontrar-nos com ele, o nosso Redentor” (Beato João Paulo II)


“Não se pode separar a Santíssima Eucaristia da Paixão de Jesus”, assim gemia entre lágrimas (Santo André Avelino)

“Quando assistires à Santa Missa, concentra-te todo no tremendo mistério que está acontecendo diante dos teus olhos: a Redenção de tua alma e a Reconciliação com Deus” (São padre Pio)


“Uma vez perguntaram para São Padre Pio, Padre, como é que devemos participar na Santa Missa?” E o Padre respondeu: “Como Nossa Senhora, São João e as piedosas mulheres no Calvário”


São João Bosco lamentava amargamente o procedimento de cristãos que, na igreja, ficavam “voluntariamente distraídos, sem modéstia, sem atenção, sem respeito, de pé, olhando para cá e para lá... Esses tais não assistem ao Divino Sacrifício como Maria e João, mas como os judeus, pregando de novo a Jesus na cruz”


"Os meus olhos eu os enchi de Jesus, pois fiquei olhando para Ele na hora da elevação da Hóstia na Santa Missa, e não quero que eles se detenham sobre nenhuma outra figura" (Santa Coleta)


"Meus filhos, como eu vos poderei explicar a Santa Missa? A Santa missa é infinita como Jesus... Pergunta a um Anjo o que é a Missa, e ele vos responderá com toda a verdade: eu sei o que ela é e porque se celebra; contudo, eu não sei o tamanho do valor que ela tem. Um anjo, mil Anjos do Céu sabem disso e assim pensam"(Padre Pio de Pietrelcina)


"Nenhuma língua humana pode contar os favores, que nascem, como de uma fonte, do Sacrifício da Missa: o pecador que se reconcilia com Deus, o justo que se torna mais justo, as culpas que são canceladas, os vícios que são erradicados, as virtudes e os méritos que crescem, as insídias do diabo que são confundidas" (São Lourenço Justiniano)


"Aquele que participa muitas vezes da Santa Missa terá uma santa morte"(São José Cottolengo)


"A participação de muitas Missas é um sinal de predestinação" (São João Bosco)






LITURGIA DO DIA 13 DE JULHO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: GÊNESIS 49, 29-32; 50, 15-26

XIV SEMANA COMUM* , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS - Naqueles dias, 29Em seguida, fez-lhes esta recomendação: "Eis que vou ser reunido aos meus. Enterrai-me junto de meus pais na caverna da terra de Efrom, o hiteu, 30na caverna da terra de Macpela, defronte de Mambré, na terra de Canaã, essa caverna que Abraão havia comprado a Efrom, o hiteu, ao mesmo tempo que a terra, para ter a propriedade de uma sepultura. 31Foi aí que enterraram Abraão e Sara, sua mulher; foi aí que enterraram Isaac e Rebeca, sua mulher; e foi aí que enterrei Lia". 32(Essa propriedade, bem como a caverna que nela se encontra, foram compradas aos filhos de Het.) 15Os irmãos de José, vendo que seu pai morrera, disseram entre si: "Será que José nos tomará em aversão e irá vingar-se de todo o mal que lhe fizemos?" 16Mandaram, pois, dizer-lhe: "Antes de morrer, teu pai recomendou-nos 17que te pedíssemos perdão do crime que teus irmãos cometeram, de seu pecado, de todo o mal que te fizeram. Perdoa, pois, agora esse crime àqueles que servem o Deus de teu pai". Ouvindo isso, José chorou. 18Seus irmãos vieram jogar-se aos seus pés, dizendo: "Somos teus escravos!" 19José disse-lhes: "Não temais: posso eu pôr-me no lugar de Deus? 20Vossa intenção era de fazer-me mal, mas Deus tirou daí um bem; era para fazer, como acontece hoje, com que se conservasse a vida a um grande povo. 21Não temais, pois: eu vos sustentarei a vós e a vossos filhos". Estas palavras, que lhes foram direito ao coração, reconfortaram-nos. 22José habitou no Egito, e também a família de seu pai. Viveu cento e dez anos. 23Viu os descendentes de Efraim até a terceira geração. Igualmente, os filhos de Maquir, filho de Manassés, vieram à luz sobre os joelhos de José. 24José disse a seus irmãos: "Vou morrer; mas Deus vos visitará seguramente e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, Isaac e a Jacó". 25E José fez que os filhos de Israel jurassem: "Quando Deus vos visitar, disse ele, levareis daqui os meus ossos". 26José morreu com a idade de cento e dez anos. Foi embalsamado e depositado num sarcófago no Egito - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL(104)

REFRÃO: HUMILDES, PROCURAI O SENHOR DEUS, E O VOSSO CORAÇÃO REVIVERÁ

1.
 Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos. Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas. -R.

2. Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus. Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face. -R.

3. Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra. -R.

EVANGELHO: MATEUS 10, 24-33

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, 24O discípulo não é mais que o mestre, o servidor não é mais que o patrão. 25Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa! 26Não os temais, pois; porque nada há de escondido que não venha à luz, nada de secreto que não se venha a saber. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados. 28Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena. 29Não se vendem dois passarinhos por um asse? No entanto, nenhum cai 30Até os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. 31Não temais, pois! Bem mais que os pássaros valeis vós. 32Portanto, quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus - Palavra da salvação




 
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Escutem, porque desejo falar-lhes e convidá-los a terem mais fé e confiança em Deus, que os ama sem medida. Filhinhos, vocês não sabem viver na graça de Deus, por isso chamo a todos vocês, mais uma vez, a levar a palavra de Deus em seus corações e em seus pensamentos. Filhinhos, coloquem a Sagrada Escritura em local visível em suas famílias, leiam-na e vivam-na. Ensinem aos seus filhos porque, se vocês não forem um exemplo para eles, na falta de Deus, eles se afastam. Reflitam e rezem, e então Deus nascerá em seus corações e os seus corações ficarão alegres” – MENSAGEM DO DIA 25.08.96






Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by