sábado, 29 de junho de 2013

HÁ UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO - LITURGIA DIÁRIA , 29 DE JUNHO DE 2013

HÁ UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO


A primeira realidade que o leitor da Bíblia deve ter em mente é que o Livro Sagrado só pode ser lido e entendido como um conjunto coeso, de muitos livros que se completam e estão interligados, um dando sentido ao outro. Esta é uma premissa teológica básica e fundamental para a leitura da Bíblia. É muito, muito fácil legitimar todo tipo de crença falsa ou mesmo anticristã usando a Bíblia. Basta pinçar uma passagem e usá-la isoladamente


O sincretismo, como vocês sabem , é a tentativa de misturar ou fundir sistemas e crenças diferentes ou até mesmo contrárias, na tentativa de fazer delas “uma só coisa”. O resultado é sempre o surgimento de um novo sistema de crenças :  UMA NOVA SEITA .  Já irenismo é a postura de se calar diante das injustiças e mentiras em nome da paz. Para "ficar bem" com todo mundo, a pessoa aceita tudo, finge que tudo está bem, tudo certo... Esquecendo-se que "para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada", como já disse o filósofo (Edmund Burke)


Como disse , porém, a Bíblia precisa ser compreendida em sua totalidade, como um conjunto de livros que, em harmonia, transmitem uma só Mensagem . A Palavra de Deus não pode fazer uma afirmação, numa  parte, e, logo depois, renegar esta mesma afirmação numa outra parte . Então, será que Jesus estaria afirmaria por exemplo , que "a religião não importa", desde que acreditemos nEle ou falemos em nome dEle? Vejamos o que a própria Bíblia tem a dizer sobre isto :


"De fato, não há dois Evangelhos: há apenas pessoas que semeiam a confusão entre vós e querem perturbar o Evangelho de Cristo. Mas ainda que alguém, nós ou um anjo baixado do céu, vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que seja anátema! Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!" (Gl 1,6-8)


Ninguém gosta de ouvir a palavra "excomungado" hoje em dia. Dá uma impressão de autoritarismo, de uma Igreja que tenta impor a Fé à força. Num tempo em que o relativismo reina, falar em excomunhão é quase um crime .  Mas "excomungar" quer dizer, simplesmente, que uma pessoa que afirma uma doutrina que vai contra aquilo que Jesus ensinou, não não faz parte da Igreja, não representa a Igreja, não pode ser considerada membro da Igreja. Por motivos óbvios! Se a Igreja não tivesse agido assim, desde o começo da sua história, o Evangelho não existiria hoje: já teria sido perdido há muito séculos, num mar de doutrinas conflitantes!

Heresias no meio da Igreja começaram a surgir, como sabemos, desde o tempo dos Apóstolos. Observe como o Apóstolo Paulo, nesta passagem, deixa claro que naquele tempo já existiam elementos tentando pregar um "outro evangelho" em nome de Cristo, e deixa muito claro que tais elementos não  poderiam jamais serem admitidos entre os cristãos. A ênfase é tamanha que ele chega a dizer que mesmo um anjo do céu que anunciasse um evangelho diferente deveria ser considerado anátema, isto é, solenemente reprovado , amaldiçoado, execrado!


Retornando à afirmação de Jesus no Evangelho de S. Marcos, vamos analisar a passagem na íntegra :


"João disse-lhe: 'Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu Nome, e lho proibimos'. Jesus, porém, respondeu-lhe: 'Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu Nome e em seguida possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós, é a nosso favor. E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!'" (Mc 9,38-42)


Observe como o complemento do ensinamento, destacado em negrito, é fundamental para dar sentido e colocar as primeiras afirmações no seu devido contexto. O Senhor está claramente se referindo àqueles que, em unidade, professam a fé no seu Nome. Mas quem fizer cair em pecado os que creem em Cristo, - mesmo que falem em seu Nome, - são condenados . Também é essencial entender que, na época desse episódio, ainda não existia a Igreja. Alguém expulsava demônios por meio da fé no Nome do Senhor: a fé em Cristo nunca é ruim, a não ser quando em nome desta mesma fé, deturpa-se aquilo que o próprio Cristo ensinou. No mesmo Evangelho, no capítulo 13, o Senhor profetiza que
muitos falsos profetas viriam em seu Nome, e que os cristãos não deveriam segui-los . Fica claro, portanto, que não basta falar em Nome de Jesus para ser confiável ou para estar ao nosso favor


Não é difícil compreender que a afirmação de Cristo, neste caso, não é absoluta, isto é, não podemos considerar "a nosso favor" todo aquele que prega ou fala "em Nome de Jesus", pois nesse caso teríamos que incluir aí os espiritismos e todo tipo de seita que deturpa a Mensagem do próprio Cristo! De fato, são milhares de seitas perniciosas ao redor do mundo que se colocam como as verdadeiras  entendedoras e tradutoras do Evangelho, e todas elas contraditórias entre si


Estudando a história da Igreja, vemos que os fiéis cristãos sempre se basearam, fundamentalmente,
na orientação da Igreja Una, a única Igreja que foi fundada pelo Senhor Jesus Cristo , a única que tem dois mil anos e a única que procede da Tradição dos Apóstolos . A Bíblia Sagrada cristã nada mais é do que a orientação dos Apóstolos por escrito: nós só temos e cremos na Bíblia, hoje, porque a Igreja, nos primeiros séculos do cristianismo, atestou que deveríamos crer nela. Por isso é que não podem existir muitas "igrejas", cada uma ensinando uma coisa, cada qual disputando contra a outra, e baseando-se apenas na interpretação pessoal que cada "pastor" faz da Bíblia. Observe que praticamente todas as seitas ditas "evangélicas" são unânimes em criticar a Igreja Católica, muitas vezes chamando-a até de "prostituta", apontando o Papa como "anticristo" e outras blasfêmias terríveis. Como poderiam ser todas iguais? Acaso poderiam estar, todas, umas a favor das outras?


Não basta qualquer pessoa ler a Bíblia, interpretar do seu jeito, se dizer "pastor" ou intitular-se a si mesmo "bispo" ou "apóstolo", registrar uma razão social, alugar um salão e dizer que é "igreja". Igreja não é um prédio, não é uma empresa, não é uma razão social. A Igreja é o Corpo Místico de Jesus Cristo neste mundo, e este Corpo não se divide contra si mesmo . A Cabeça deste Corpo é o próprio Cristo, como a Bíblia mesmo ensina, e este Corpo é íntegro e coeso . Uma perna não pode andar para um lado, e outra perna para outro. Um pé não pode querer ir para frente e outro para trás. Os braços não podem golpear o corpo, e cada órgão precisa trabalhar em conjunto para que o Corpo seja saudável


A Bíblia também afirma categoricamente: "Há um só Corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só Fé e um só Batismo." (Ef 4,4-5)!


As Escrituras dizem que a Igreja é o Corpo de Cristo (Ef 5,23), e também afirmam que só há um Corpo, que não se divide contra si mesmo. Existe uma Igreja que tem origem em Jesus Cristo e que guarda a Tradição dos Apóstolos, e com o estudo e muita oração podemos comprovar isso. É a missão do cristão e uma aventura maravilhosa comprovar, a cada nova descoberta, que existe uma caminho certo que nos leva a Cristo e à Salvação


Por tudo isso é que mais uma vez insistimos , que a Bíblia precisa ser compreendida em sua totalidade. A fala de Jesus claramente alude à unidade que deve existir dentro da sua Igreja Una, entre os diferentes grupos, possuidores de diferentes carismas e vocações




LITURGIA DO DIA 29 DE JUNHO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: GÊNESIS 18, 1-15

XII SEMANA COMUM  , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS - Naqueles dias, 1O Senhor apareceu a Abraão nos carvalhos de Mambré, quando ele estava assentado à entrada de sua tenda, no maior calor do dia. 2Abraão levantou os olhos e viu três homens de pé diante dele. Levantou-se no mesmo instante da entrada de sua tenda, veio-lhes ao encontro e prostrou-se por terra. 3"Meus senhores, disse ele, se encontrei graça diante de vossos olhos, não passeis avante sem vos deterdes em casa de vosso servo. 4Vou buscar um pouco de água para vos lavar os pés. 5Descansai um pouco sob esta árvore. Eu vos trarei um pouco de pão, e assim restaurareis as vossas forças para prosseguirdes o vosso caminho; porque é para isso que passastes perto de vosso servo." Eles responderam: "Faze como disseste." 6Abraão foi depressa à tenda de Sara: "Depressa, disse ele, amassa três medidas de farinha e coze pães." 7Correu em seguida ao rebanho, escolheu um novilho tenro e bom, e deu-o a um criado que o preparou logo. 8Tomou manteiga e leite e serviu aos peregrinos juntamente com o novilho preparado, conservando-se de pé junto deles, sob a árvore, enquanto comiam. 9E disseram-lhe: "Onde está Sara, tua mulher?" "Ela está na tenda", respondeu ele. 10E ele disse-lhe: "Voltarei à tua casa dentro de um ano, a esta época; e Sara, tua mulher, terá um filho." Ora, Sara ouvia por detrás, à entrada da tenda. 11(Abraão e Sara eram velhos, de idade avançada, e Sara tinha já passado da idade.) 12Ela pôs-se a rir secretamente: "Velha como sou, disse ela consigo mesma, conhecerei ainda o amor? E o meu senhor também é já entrado em anos." 13O Senhor disse a Abraão: "Por que se riu Sara, dizendo: æSerá verdade que eu teria um filho, velha como sou?Æ 14Será isso porventura uma coisa muito difícil para o Senhor? Em um ano, a esta época, voltarei à tua casa e Sara terá um filho." 15Sara protestou: "Eu não ri", disse ela, pois tinha medo. Mas o Senhor disse-lhe: "Sim, tu riste" - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL(LC1)

REFRÃO: O SENHOR SE LEMBROU DE MOSTRAR SUA BONDADE

1.
 A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome. -R.

2. Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. -R.

3. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. -R.

EVANGELHO: MATEUS 8, 5-17

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo, 5Entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica: 6Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito. 7Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei. 8Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado. 9Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu servo: Faze isto, e ele o faz... 10Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel. 11Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó, 12enquanto os filhos do Reino serão lançados nas trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes. 13Depois, dirigindo-se ao centurião, disse: Vai, seja-te feito conforme a tua fé. 14Foi então Jesus à casa de Pedro, cuja sogra estava de cama, com febre. 15Tomou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela levantou-se e pôs-se a servi-los. 16Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos. 17Assim se cumpriu a predição do profeta Isaías: Tomou as nossas enfermidades e sobrecarregou-se dos nossos males (Is 53,4) - Palavra da salvação





 

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Hoje, convido-os ao amor. Filhinhos, sem o amor vocês não podem viver nem com Deus nem com os irmãos. Por isso, convido-os, a todos, a abrirem os seus corações ao amor de Deus, que é muito grande e aberto a cada um de vocês. Deus, por amor ao homem, enviou-Me ao meio de vocês para mostrar-Ihes a estrada da salvação, o caminho do amor. Se por primeiro não amarem a Deus não poderão amar o próximo nem aquele que odeiam. Por isso, filhinhos, rezem e, através da oração, descobrirão o amor” – MENSAGEM DO DIA 25 04 95

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...