terça-feira, 16 de outubro de 2012

Genoino - de herói a bandido


A coragem é o que dá sentido à liberdade (carta da filha do Genoino aos brasileiros)
Com essa frase, meu pai, José Genoino Neto, cearense, brasileiro, casado, pai de três filhos, avô de dois netos, explicou-me como estava se sentindo em relação à condenação que hoje, dia 9 de outubro, foi confirmada. Uma frase saída do livro que está lendo atualmente e que me levou por um caminho enorme de recordações e de perguntas que realmente não têm resposta.
Lembro-me que quando comecei a ser consciente daquilo que meus pais tinham feito e especialmente sofrido, ao enfrentar a ditadura militar, vinha-me uma pergunta à minha mente: será que se eu vivesse algo assim teria essa mesma coragem de colocar a luta política acima do conforto e do bem estar individual? Teria coragem de enfrentar dor e injustiça em nome da democracia?
Eu não tenho essa resposta, mas relembrar essas perguntas me fez pensar em muitas outras que talvez, em meio a toda essa balbúrdia, merecem ser consideradas...
Você seria perseverante o suficiente para andar todos os dias 14 km pelo sertão do Ceará para poder frequentar uma escola? Teria a coragem suficiente de escrever aos seus pais uma carta de despedida e partir para a selva amazônica buscando construir uma forma de resistência a um regime militar? Conseguiria aguentar torturas frequentes e constantes, como pau de arara, queimaduras, choques e afogamentos sem perder a cabeça e partir para a delação? Encontraria forças para presenciar sua futura companheira de vida e de amor ser torturada na sua frente? E seria perseverante o suficiente ao esperar 5 anos dentro de uma prisão até que o regime político de seu país lhe desse a liberdade?
E sigo...
Você seria corajoso o suficiente para enfrentar eleições nacionais sem nenhuma condição financeira? E não se envergonharia de sacrificar as escassas economias familiares para poder adquirir um terno e assim ser possível exercer seu mandato de deputado federal? E teria coragem de ao longo de 20 anos na câmara dos deputados defender os homossexuais, o aborto e os menos favorecidos? E quando todos estivessem desejando estar ao seu lado, e sua posição fosse de destaque, teria a decência e a honra de nunca aceitar nada que não fosse o respeito e o diálogo aberto?
Meu pai teve coragem de fazer tudo isso e muito mais. São mais de 40 anos dedicados à luta política. Nunca, jamais para benefício pessoal. Hoje e sempre, empenhado em defender aquilo que acredita e que eu ouvi de sua boca pela primeira vez aos 8 anos de idade quando reclamava de sua ausência: a única coisa que quero, Mimi, é melhorar a vida das pessoas...
Este seu desejo, que tanto me fez e me faz sentir um enorme orgulho de ser filha de quem sou, não foi o suficiente para que meu pai pudesse ter sua trajetória defendida. Não foi o suficiente para que ganhasse o respeito dos meios de comunicação de nosso Brasil, meios esses que deveriam ser olhados através de outras tantas perguntas...
Você teria coragem de assumir como profissão a manipulação de informações e a especulação? Se sentiria feliz, praticamente em êxtase, em poder noticiar a tragédia de um político honrado? Acharia uma excelente ideia congregar 200 pessoas na porta de uma casa familiar em nome de causar um pânico na televisão? Teria coragem de mandar um fotógrafo às portas de um hospital no dia de um político realizar um procedimento cardíaco? Dedicaria suas energias a colocar-se em dia de eleição a falar, com a boca colada na orelha de uma pessoa, sobre o medo a uma prisão que essa mesma pessoa já vivenciou nos piores anos do Brasil?
Pois os meios de comunicação desse nosso país sim tiveram coragem de fazer isso tudo e muito mais.
Hoje, nesse dia tão triste, pode parecer que ganharam, que seus objetivos foram alcançados. Mas ao encontrar-me com meu pai e sua disposição para lutar e se defender, vejo que apenas deram forças para que esse genuíno homem possa continuar sua história de garra, HONESTIDADE e defesa daquilo que sempre acreditou.
Nossa família entra agora em um período de incertezas. Não sabemos o que virá e para que seja possível aguentar o que vem pela frente pedimos encarecidamente o seu apoio. Seja divulgando esse e/ou outros textos que existem em apoio ao meu pai, seja ajudando no cuidado a duas crianças de 4 e 5 anos que idolatram o avô e que talvez tenham que ficar sem sua presença, seja simplesmente mandando uma palavra de carinho. Nesse momento qualquer atitude, qualquer pequeno gesto nos ajuda, nos fortalece e nos alimenta para ajudar meu pai.
Ele lutará até o fim pela defesa de sua inocência. Não ficará de braços cruzados aceitando aquilo que a mídia e alguns setores da política brasileira querem que todos acreditem e, marca de sua trajetória, está muito bem e muito firme neste propósito, o de defesa de sua INOCÊNCIA e de sua HONESTIDADE. Vocês que aqui nos leem sabem de nossa vida, de nossos princípios e de nossos valores. E sabem que, agora, em um dos momentos mais difíceis de nossa vida, reconhecemos aqui humildemente a ajuda que precisamos de todos, para que possamos seguir em frente.
Com toda minha gratidão, amor e carinho,
Miruna Genoino 

Caros,
Dias atrás eu li essa carta (que coloquei na íntegra acima) e queria compartilhar com vocês…creio que todos estamos acompanhando o julgamento do mensalão e, tenho certeza que estamos esperançosos de encontrarmos um país mais justo, mais democrático e mais maduro, depois desse episódio catastrófico que vivenciamos nos últimos anos.
Eu sei que ” politica” no mundo hoje não é como nossos filosófos descreveram no passado, infelizmente, hoje é apenas poder e corrupção, vemos isso no mundo todo, em qualquer meio de comunicação todos os dias.
Pensei muito antes de postar essa carta da Miruna, pois não queria eu fazer propaganda ou dar ibope para essa situação, mas o meu discernimento me levou a fazer dessa forma.  Eu acredito que precisamos crescer como pessoas politizadas e discutir esse assunto com maturidade.
Quem lê esse apelo da filha de Genoino pode por um momento morrer de pena, ficar com dó, chorar, sofrer…pois, ela é filha e é difícil acreditar que um pai (que é sempre um herói para um filho, seja um herói bandido).
Mas, como os sentimentos aqui não estão sendo julgados no mensalão e, sim os atos de um homem, sinceramente não me incomoda nem um pouco o sentimentalismo exarcebado do texto postado acima.
Vamos aos fatos…grifei algumas partes em amarelo, para que possamos refletir e formar nossa opinião. Genoino foi condenado por crime de lavagem de dinheiro, ou seja, foi culpado pelo crime de corrupção ativa, levando assim Genoino a pedir demissão do Governo Federal, entregando o cargo de assessor especial do Ministério da Defesa (cargo que ocupava desde março de 2011).
No pronunciamento de seu desligamento Genoino disse que sua condenação é uma tentativa de condenar também o seu partido. “Mas eles fracassarão. O julgamento da população sempre nos favorecerá, pois ela sabe reconhecer quem trabalha por seus justos interesses. Ela também sabe reconhecer a hipocrisia dos moralistas de ocasião", afirmou. http://www.diariodecanoas.com.br/pais/418021/apos-condenacao-jose-genuino-entrega-cargo-de-assessor-do-ministerio-da-defesa.html
A filha de Genoino cita que há 20 anos ele defende os menos favorecidos, os homossexuais e o aborto...meu Deus, há 20 anos ele luta pelos menos favorecidos, o que ele fez? O que ele construiu? Qual o seu legado?
Há 20 anos ele luta pelo assassinato de crianças inocentes, indefesas? Há 20 anos ele luta contra o casamento, o matrimônio sagrado, a constituição de famílias sadias e orgânicas?
Então há 20 anos ele está lutando para fazer a minha, a sua vida melhor??? Dessa forma???
Precisamos compreender que a mídia não está massacrando o Genoino, ele se massacrou sozinho cometendo seus erros. Quantas vezes Genoino congregou mais, muito mais de 200 pessoas na porta de uma fabrica, fazendo pânico, parando uma sociedade, fazendo greve com a bandeira de ajudar o povo...ajudar em quê? Com quê?
Até quando os brasileiros vão engolir essa condição de “coitadinhos”, que o PT sofre, que na verdade são reféns do ódio? Quando vamos acordar dessa lavagem cerebral que inseriram nas mentes dos brasileiros repletas de mentiras e hipocrisias? Quando nós brasileiros vamos despertar desse sono profundo para enxergarmos a verdade e compreendermos quem verdadeiramente deu oportunidades ao povo brasileiro? Quem fortaleceu a nossa moeda? Quem criou espaço para os menos favorecidos estudarem? Quem não nos diminuía nos chamando de pobres o tempo todo? Quem lutou para o Brasil ser a quinta economia no mundo?
Estamos todos nós vivendo em um mundo de incertezas, um período de incertezas, uma fase de incertezas,  e só agora a família do Genoino vai enfrentar esse período...o povo vive isso desde sempre.
Essa carta nos faz refletir sobre alguns valores, em nenhum momento existe uma preocupação em saber como o povo ficou com o dinheiro que o senhor Genoino usou para fazer a corrupção acontecer, onde foram parar os 3 milhões de reais? O que poderia ter sido criado, construído com esse dinheiro? Que exemplo esse avô dá aos seus netos? A população de um país?
Será que há 20 anos é assim? ACORDA MEU POVO!!!
Os fatos fazem a gente enxergar essa situação de forma clara, objetiva e prática...não é a mídia que está impondo alguma coisa, como fez no caso do Collor.
Chegou a hora de termos coragem de tirar políticos, partidos de circulação justamente porque governam assim, como o senhor Genoino.
Senhores eleitores, o segundo turno está próximo, é a hora de mostrar para esses políticos que não queremos mais sermos tratados assim, que não queremos mais essa falta de ética e de moral, que não queremos mais assassinos no poder, que não queremos mais que nos tratem como seres burros e estúpidos, que não queremos mais guerrilheiros no poder, não queremos mais pessoas que fazem lavagem cerebral na população, que não queremos mais pessoas que fingem ser simples apenas para conquistar um voto, não queremos mais pessoas como José Dirceu, Genoino – roubando nosso dinheiro e deixando de cuidar de nós, de nosso povo e, de nossa nação...

Seja feliz, abraçando sua cruz!!!

Um comentário:

  1. PERGUNTE Á ESTA SENHORA , QUE DEVE ESTAR USUFRUINDO DO DINHEIRO ROUBADO E SURRUPIADO POR SEU PAI , E SUA QUADRILHA (PALAVRA DO PROCURADOR DA REPÚBLICA) , SE SEU QUERIDO PAI , TERIA CORAGEM DE , SENDO DEUS , SE FAZER HOMEM , E MORRER PREGADO E FLAGELADO NUMA CRUZ , PARA A SALVAÇÃO DE TODA A HUMANIDADE

    AO CONTRÁRIO , COMO JUDAS , SE VENDEU , SÓ QUE POR MUITO MAIS DO QUE 30 MOEDAS

    BANDIDO , É ISTO QUE ELE É , E NÃO É JULGAMENTO , POIS JÁ ESTÁ CONDENADO PELO SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL COMO TAL

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...