BENTO XVI INAUGURA O ANO DA FÉ

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


BENTO XVI INAUGURA O ANO DA FÉ

 

“O ANO DA FÉ QUE ESTAMOS INAUGURANDO HOJE ESTÁ LIGADO COERENTEMENTE COM TODO O CAMINHO DA IGREJA AO LONGO DOS ÚLTIMOS 50 ANOS: DESDE O CONCÍLIO, PASSANDO PELO MAGISTÉRIO DO SERVO DE DEUS PAULO VI, QUE PROCLAMOU UM "ANO DA FÉ", EM 1967, ATÉ CHEGAR AO O GRANDE JUBILEU DO ANO 2000, COM O QUAL O BEM-AVENTURADO JOÃO PAULO II PROPÔS NOVAMENTE A TODA A HUMANIDADE JESUS CRISTO COMO ÚNICO SALVADOR, ONTEM, HOJE E SEMPRE.”

"EMBORA O CONCÍLIO VATICANO II NÃO TENHA TRATADO DA FÉ COMO TEMA DE UM DOCUMENTO ESPECÍFICO, NO ENTANTO, ESTEVE TODO ELE INTEIRAMENTE ANIMADO PELA CONSCIÊNCIA E PELO DESEJO DE, POR ASSIM DIZER, IMERGIR MAIS UMA VEZ NO MISTÉRIO CRISTÃO, PARA O PODER PROPOR DE NOVO E EFICAZMENTE PARA O HOMEM CONTEMPORÂNEO. COMO DIZIA PAULO VI, DOIS ANOS DEPOIS DA CONCLUSÃO DO CONCÍLIO: “SE O CONCÍLIO NÃO TRATA EXPRESSAMENTE DA FÉ, FALA DA FÉ A CADA PÁGINA, RECONHECE O SEU CARÁTER VITAL E SOBRENATURAL, PRESSUPÕE-NA ÍNTEGRA E FORTE, E ESTRUTURA AS SUAS DOUTRINAS TENDO A FÉ POR ALICERCE”."

"DURANTE O CONCÍLIO HAVIA UMA EMOCIONANTE TENSÃO EM RELAÇÃO À TAREFA COMUM DE FAZER RESPLANDECER A VERDADE E A BELEZA DA FÉ NO HOJE DO NOSSO TEMPO, SEM A SACRIFICAR ÀS EXIGÊNCIAS DO TEMPO PRESENTE, MAS TAMBÉM SEM A MANTER PRESA AO PASSADO”.

“NA FÉ ECOA O ETERNO PRESENTE DE DEUS, QUE TRANSCENDE O TEMPO, MAS QUE SÓ PODE SER ACOLHIDA NO NOSSO HOJE, QUE NÃO TORNA A REPETIR-SE. POR ISSO, JULGO QUE A COISA MAIS IMPORTANTE, ESPECIALMENTE NUMA OCASIÃO TÃO SIGNIFICATIVA COMO A PRESENTE, SEJA REAVIVAR EM TODA A IGREJA AQUELA TENSÃO POSITIVA, AQUELE DESEJO ARDENTE DE ANUNCIAR NOVAMENTE CRISTO AO HOMEM CONTEMPORÂNEO.”

"O MAIS IMPORTANTE (...) É REAVIVAR NA IGREJA “AQUELA MESMA TENSÃO POSITIVA, AQUELE DESEJO ARDENTE DE ANUNCIAR NOVAMENTE CRISTO AO HOMEM CONTEMPORÂNEO, SEMPRE APOIADO NA BASE CONCRETA E PRECISA, QUE SÃO OS DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II”.

“A REFERÊNCIA AOS DOCUMENTOS PROTEGE DOS EXTREMOS TANTO DE NOSTALGIAS ANACRÔNICAS COMO DE AVANÇOS EXCESSIVOS, PERMITINDO CAPTAR A NOVIDADE NA CONTINUIDADE. O CONCÍLIO NÃO EXCOGITOU NADA DE NOVO EM MATÉRIA DE FÉ, NEM QUIS SUBSTITUIR AQUILO QUE EXISTIA ANTES. PELO CONTRÁRIO, PREOCUPOU-SE EM FAZER COM QUE A MESMA FÉ CONTINUE A SER VIVIDA NO PRESENTE, CONTINUE A SER UMA FÉ VIVA EM UM MUNDO EM MUDANÇA”

“SE A IGREJA HOJE PROPÕE UM NOVO ANO DA FÉ E A NOVA EVANGELIZAÇÃO, NÃO É PARA PRESTAR HONRAS, MAS PORQUE É NECESSÁRIO, MAIS AINDA DO QUE HÁ 50 ANOS!”.

“NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, OBSERVAMOS O AVANÇO DE UMA "DESERTIFICAÇÃO" ESPIRITUAL, MAS, NO ENTANTO, É PRECISAMENTE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DESTE VAZIO QUE PODEMOS REDESCOBRIR A ALEGRIA DE CRER, A SUA IMPORTÂNCIA VITAL PARA NÓS HOMENS E MULHERES. E NO DESERTO EXISTE, SOBRETUDO, NECESSIDADE DE PESSOAS DE FÉ QUE, COM SUAS PRÓPRIAS VIDAS, INDIQUEM O CAMINHO PARA A TERRA PROMETIDA, MANTENDO ASSIM VIVA A ESPERANÇA. A FÉ VIVIDA ABRE O CORAÇÃO À GRAÇA DE DEUS, QUE LIBERTA DO PESSIMISMO.”

(...) ESTE ANO DA FÉ PODE SER REPRESENTADO COMO "UMA PEREGRINAÇÃO NOS DESERTOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO, EM QUE SE DEVE LEVAR APENAS O QUE É ESSENCIAL: NEM CAJADO, NEM SACOLA, NEM PÃO, NEM DINHEIRO, NEM DUAS TÚNICAS - COMO O SENHOR EXORTA AOS APÓSTOLOS AO ENVIÁ-LOS EM MISSÃO - MAS SIM O EVANGELHO E A FÉ DA IGREJA, DOS QUAIS OS DOCUMENTOS DO CONCÍLIO VATICANO II SÃO UMA EXPRESSÃO LUMINOSA, ASSIM COMO O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, PUBLICADO HÁ 20 ANOS".

“QUE A VIRGEM MARIA BRILHE SEMPRE QUAL ESTRELA NO CAMINHO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO. QUE ELA NOS AJUDE A PÔR EM PRÁTICA A EXORTAÇÃO DO APÓSTOLO PAULO: ‘A PALAVRA DE CRISTO, EM TODA A SUA RIQUEZA, HABITE EM VÓS. ENSINAI E ADMOESTAI-VOS UNS AOS OUTROS, COM TODA A SABEDORIA... TUDO O QUE FIZERDES, EM PALAVRAS OU OBRAS, SEJA FEITO EM NOME DO SENHOR JESUS. POR MEIO DELE DAI GRAÇAS A DEUS PAI” - BENTO XVI, HOMILIA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO ANO DA FÉ
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by