SONHO DO INFERNO DE SÃO JOÃO BOSCO , PARTE 3/4 - LITURGIA DIÁRIA , 15 DE SETEMBRO DE 2012

sábado, 15 de setembro de 2012

SONHO DO INFERNO DE SÃO JOÃO BOSCO – PARTE 3 / 4
[FONTE : MEMORIE BIOGRAFICHE DI DON GIOVANNI BOSCO]
PECCATOR VIDEBIT ET IRASCETUR; DENTIBUS SUIS FREMET ET TABESCET [O PECADOR VERÁ E SE ENCOLERIZARÁ A SEUS DENTES RANGERÃO] .

- “DIZ-ME  , COMO É QUE NÃO SE OUVE NENHUMA VOZ ?”  

- “APROXIMA-TE AINDA MAIS”

- ME GRITOU .  APROXIMEI-ME DO CRISTAL DA JANELA E OUVI QUE UNS RUGIAM E CHORAVAM CONTORCENDO-SE ; OUTROS BLASFEMAVAM E IMPRECAVAM OS SANTOS . AQUILO TUDO ERA UM CAOS DE VOZES E GRITOS AUTOS E CONFUSOS , PELO QUE PERGUNTEI AO MEU AMIGO : 

- “QUE DIZEM ELES ? QUE ESTÃO GRITANDO ?”  

- RECORDANDO A SORTE DE SEUS COMPANHEIROS BONS , VÊEM-SE OBRIGADOS A CONFESSAR :  NOS INSENSATI! VITAM ILLORUM AESTIMABAMUS INSANIAM ET FINEM ILLORUM SINE HONORÉ [NÓS, INSENSATOS CONSIDERÁVAMOS UMA LOUCURA A VIDA QUE LEVAVAM, E SEU FIM SEM HONRA]. ECCE QUOMODO COMPUTATI SUNT INTER FILIOS DEI ET INTER SANCTOS SORS ILLORUM EST. ERGO ERRAVIMUS A VIA VERITATIS [EIS QUE FORAM CONTADOS NO NUMERO DOS FILHOS DE DEUS E SUA SORTE JUNTAMENTE COM A DOS SANTOS. NÓS NOS AFASTAMOS, POIS, DO CAMINHO DA VERDADE] . POR ISSO GRITAM : LASATI SUMUS IN VIA INIQUITATIS ET PERDITIONIS. ERRAVIMUS PER VIAS DIFFICILES, VIAM AUTEM DOMINI IGNORAVIMUS [CORREMOS PELO CAMINHO DA INIQÜIDADE E DA PERDIÇÃO. PERDEMO-NOS POR CAMINHOS DIFÍCEIS E NÃO CONHECEMOS O CAMINHO DO SENHOR] . QUID NOBIS PROFUIT SUPERBIA? [DE QUE NOS SERVIU NOSSO ORGULHO?] .  ESTES SÃO OS LÚGUBRES CANTOS QUE ALI RESSOARÃO POR TODA A ETERNIDADE . MAS INÚTEIS GRITOS , INÚTEIS ESFORÇOS , INÚTIL PRANTO ! OMNIS DOLOR IRRUET SUPER EOS! [TODA A DOR CAIRÁ SOBRE ELES] . AQUI JÁ NÃO HÁ TEMPO , HÁ SÓ ETERNIDADE . ENQUANTO CONTEMPLAVA , CHEIO DE HORROR , O ESTADO DE MUITOS DE MEUS JOVENS , ASSALTOU-ME IMPREVISTAMENTE UMA IDÉIA :

- “MAS COMO É POSSÍVEL QUE OS QUE SE ENCONTRAM AQUI ESTEJAM TODOS CONDENADOS ? ESTES JOVENS ESTAVAM ONTEM À TARDE VIVOS NO ORATÓRIO” .  O AMIGO ME DISSE:

- “OS QUE AQUI VÊS VIVEM , MAS ESTÃO MORTOS PARA A GRAÇA DE DEUS , E SE MORRESSEM AGORA OU CONTINUASSEM PROCEDENDO COMO NO PRESENTE , SE CONDENARIAM . MAS NÃO PERCAMOS TEMPO ; SIGAMOS ADIANTE”

E ME AFASTOU DAQUELE LUGAR , E POR UM CORREDOR QUE BAIXAVA A UM PROFUNDO SUBTERRÂNEO ME CONDUZIU A OUTRO EM CUJA ENTRADA ESTAVA ESCRITO :  VERMIS EORUM NON MORITUR, ET IGNIS NON EXTINGUITUR... DABIT DOMINUS OMNIPOTENS IGNEM ET VERMES IN CARNES EORUM, UT URANTUR ET SENTIANT USQUE IN SEMPITERNUM (JUDITE 16, 21) [ SEU VERME NÃO MORRERÁ E O FOGO NÃO SE EXTINGUIRÁ... O SENHOR ONIPOTENTE DARÁ FOGO E VERMES A SUAS CARNES PARA QUE ARDAM E SOFRAM ETERNAMENTE] . ALI SE CONTEMPLAVA O ESPETÁCULO DOS ATROZES REMORSOS DOS QUE FORAM EDUCADOS EM NOSSAS CASAS .  A RECORDAÇÃO DE TODOS E DE CADA UM DOS PECADOS NÃO PERDOADOS E SUA JUSTA CONDENAÇÃO ! A DE TEREM TIDO MIL REMÉDIOS ATÉ MESMO EXTRAORDINÁRIOS PARA SE CONVERTEREM AO SENHOR , PARA SEREM PERSEVERANTES NO BEM , PARA GANHAREM O PARAÍSO ! A RECORDAÇÃO DE TANTAS GRAÇAS PROMETIDAS , OFERECIDAS E DADAS POR MARIA SANTÍSSIMA E NÃO CORRESPONDIDAS ! TEREM PODIDO SE SALVAR COM TÃO POUCO ESFORÇO E PERDEREM-SE IRREMISSIVELMENTE PARA SEMPRE ! LEMBRAREM DE TANTOS BONS PROPÓSITOS FEITOS E NÃO COMPRIDOS ! AH ! BEM DIZ O PROVÉRBIO QUE O INFERNO ESTÁ CHEIA DE BOAS INTENÇÕES NÃO REALIZADAS !  ALI VOLTEI A VER TODOS OS JOVENS DO ORATÓRIO QUE HAVIA VISTO POUCO ANTES NAQUELE FORNO (ALGUNS DOS QUAIS ME ESTÃO OUVINDO NESTE MOMENTO ; OUTROS JÁ ESTIVERAM CONOSCO , OUTROS EU NÃO CONHECIA) . APROXIMEI-ME E OBSERVEI QUE TODOS ESTAVAM CHEIOS DE VERMES E ANIMAIS ASQUEROSOS QUE LHES ROÍAM E CONSUMIAM O CORAÇÃO , OS OLHOS, AS MÃOS, AS PERNAS, OS BRAÇOS, DE MANEIRA TÃO MISERÁVEL QUE NEM SEI EXPRIMIR COM PALAVRAS . ESTAVAM IMÓVEIS , EXPOSTOS A TODA ESPÉCIE DE MOLÉSTIAS , E NÃO PODIAM DEFENDER-SE DE MODO ALGUM . APROXIMEI-ME AINDA MAIS PARA QUE ME VISSEM , ESPERANDO PODER FALAR-LHES PARA QUE ME DISSESSEM ALGO , MAS NENHUM FALAVA E NEM ME OLHAVA . PERGUNTEI ENTÃO AO GUIA A CAUSA DISSO , E ME FOI RESPONDIDO QUE NO OUTRO MUNDO OS CONDENADOS NÃO TEM LIBERDADE . CADA UM SOFRE ALI TODO O CASTIGO QUE DEUS LHE IMPÔS , SEM QUE POSSA HAVER MUTAÇÃO DE ESPÉCIE ALGUMA .  

- “AGORA É PRECISO QUE TAMBÉM TU VÁS AO MEIO DAQUELA REGIÃO DE FOGO QUE VISTE” .  

- “NÃO, NÃO! - RESPONDI ATERRORIZADO - PARA IR AO INFERNO É PRECISO SER ANTES JULGADO ; EU AINDA NÃO O FUI . NÃO QUERO , POIS , IR AO INFERNO” .  

- “DIZ-ME - OBSERVOU O AMIGO - O QUE TE PARECE MELHOR ; IR AO INFERNO E LIVRAR TEUS JOVENS , OU FICARES FORA E DEIXA-LOS NO MEIO DE TANTOS TORMENTOS ?” . – ATORDOADO DIANTE DESTA PROPOSTA , RESPONDI :

- “OH! QUERO MUITO A MEUS CAROS JOVENS, QUERO QUE TODOS SE SALVEM. MAS NÃO PODERÍAMOS FAZER DE TAL FORMA QUE NEM ELES NEM EU ENTREMOS AI ?”  

– “AINDA ESTAS EM TEMPO E TAMBÉM ELES ESTÃO, DESDE QUE FAÇAS TUDO O QUE PODES” . MEU CORAÇÃO SE DILATOU E EU DISSE PARA MIM MESMO :  - POUCO ME IMPORTA SOFRER , DESDE QUE POSSA LIVRAR DOS TORMENTOS ESTES MEUS QUERIDOS FILHOS

- “VEM, POIS, DENTRO - PROSSEGUIU O AMIGO . E VÊ A BONDADE E A ONIPOTÊNCIA DE DEUS , QUE AMOROSAMENTE EMPREGA MIL MEIOS DE CHAMAR A PENITÊNCIA TEUS JOVENS E SALVA-LO DA MORTE ETERNA”

TOMOU-ME PELA MÃO PARA INTRODUZIR-ME NA CAVERNA , MAL PUS OS PÉS NO UMBRAL ENCONTREI INESPERADAMENTE TRANSPORTADO PARA UMA MAGNÍFICA SALA COM PORTA DE CRISTAL . SOBRE ESTAS , A REGULAR DISTANCIAS PENDIAM LARGOS VÉUS QUE COBRIAM OUTROS TANTOS DEPARTAMENTOS QUE COMUNICAVAM COM A CAVERNA . O GUIA ME INDICOU UM DOS VÉUS , SOBRE O QUAL ESTAVA ESCRITO "SEXTO MANDAMENTO", E EXCLAMOU :

- “A TRANSGRESSÃO DESSE MANDAMENTO É A CAUSA DA RUÍNA ETERNA DE MUITOS JOVENS”

- “MAS NÃO SE CONFESSARAM ?”

– “SIM, CONFESSARAM-SE , MAS OS PECADOS CONTRA A BELA VIRTUDE , CONFESSARAM-NOS MAL OU CALARAM-NOS POR COMPLETO . POR EXEMPLO , UM QUE HAVIA COMETIDO QUATRO OU CINCO DESSES PECADOS , CONFESSOU SOMENTE DOIS OU TRÊS . HÁ QUEM TENHA COMETIDO UM SÓ NA MENINICE E SEMPRE TEVE VERGONHA DE CONFESSA-LO , OU O CONFESSOU MAL , OU NÃO DISSE TUDO . OUTROS NÃO TIVERAM ARREPENDIMENTO NEM PROPÓSITO . MAIS AINDA : ALGUNS , EM VEZ DE EXAMINAR SUA CONSCIÊNCIA , ESTUDAVAM O MODO DE ENGANAR O CONFESSOR . E O QUE MORRE COM TAL RESOLUÇÃO ESTÁ DISPOSTO A SER DO NÚMERO DE CONDENADOS , E ASSIM SERÁ PARA TODA A ETERNIDADE . SÓ OS QUE , ARREPENDIDOS DE TODO O CORAÇÃO , MORREM COM A ESPERANÇA DA ETERNA SALVAÇÃO , ESSES SERÃO ETERNAMENTE FELIZES . E AGORA QUERES VER POR QUE A MISERICÓRDIA DE DEUS TE CONDUZIU ATÉ AQUI ?” . LEVANTEI O VÉU E VI UM GRUPO DE MENINOS DO ORATÓRIO , TODOS MEU CONHECIDOS , CONDENADOS POR ESSE PECADO . ENTRE ELES HAVIA ALGUNS QUE , NA APARÊNCIA , TÊM BOA CONDUTA

- “PELO MENOS AGORA ME DEIXARÁS ESCREVER OS NOMES DESSES MENINOS PARA PODER ADVERTI-LOS EM PARTICULAR”

- “NÃO É PRECISO - ME RESPONDEU”

- “QUE DEVO ENTÃO DIZER A ELES ?”  

-  “PREGA POR TODA A PARTE CONTRA A IMPUREZA . BASTA  AVISA-LOS EM GERAL , E NÃO TE ESQUEÇAS DE QUE , AINDA QUE OS AVISES EM PARTICULAR , PROMETERÃO , MAS NEM SEMPRE COM FIRMEZA . PARA CONSEGUIR ISSO SE REQUER A GRAÇA DE DEUS , A QUAL , SE PEDIDA , JAMAIS FALTARÁ A TEUS JOVENS . O BOM DEUS MANIFESTA ESPECIALMENTE SEU PODER EM SE COMPADECER E PERDOAR . ORAÇÃO , POIS , E SACRIFÍCIO DE TUA PARTE . QUANTO AOS JOVENS , QUE OUÇAM TUAS EXORTAÇÕES , INTERROGUEM SUAS CONSCIÊNCIAS , E ELA LHES SUGERIRÁ O QUE DEVEM FAZER”

 ESTIVEMOS ENTÃO CONVERSANDO CERCA DE MEIA HORA SOBRE AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO . DEPOIS O GUIA REPETIU VÁRIAS VEZES , ERGUENDO A VOZ :

- “AVERTERE!... AVERTERE!.....”

- “QUE SIGNIFICA ESSA EXCLAMAÇÃO ?”  

- “MUDAR DE VIDA, MUDAR DE VIDA!.....”

TODO CONFUSO POR AQUELA REVELAÇÃO , BAIXEI A CABEÇA E ESTAVA A PONTO DE ME RETIRAR , QUANDO O GUIA ME CHAMOU DIZENDO :  

- “AINDA NÃO VISTE TUDO” .  E DIRIGINDO-SE A OUTRA PARTE , LEVANTOU OUTRO VÉU , SOBRE O QUAL ESTAVA ESCRITO : QUI VOLUNT DIVITES FIERI, INCIDENT IN TENTATIONEM ET LAQUEUM DIABOLI [OS QUE QUEREM FICAR RICOS , CAEM NA TENTAÇÃO E NO LAÇO DO DEMÔNIO]

LITURGIA DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2012
PRIMEIRA LEITURA: HEBREUS 5, 7-9
NOSSA SENHORA DAS DORES , (BRANCO, SEQ.FACULTATIVA, PREF. DE MARIA - OFÍCIO DA MEMÓRIA) - LEITURA DA CARTA AOS HEBREUS7NOS DIAS DE SUA VIDA MORTAL, DIRIGIU PRECES E SÚPLICAS, ENTRE CLAMORES E LÁGRIMAS, ÀQUELE QUE O PODIA SALVAR DA MORTE, E FOI ATENDIDO PELA SUA PIEDADE. 8EMBORA FOSSE FILHO DE DEUS, APRENDEU A OBEDIÊNCIA POR MEIO DOS SOFRIMENTOS QUE TEVE. 9E UMA VEZ CHEGADO AO SEU TERMO, TORNOU-SE AUTOR DA SALVAÇÃO ETERNA PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM - PALAVRA DO SENHOR
SALMO RESPONSORIAL(30)
REFRÃO: SALVAI-ME PELA VOSSA COMPAIXÃO, Ó SENHOR DEUS!
1. SENHOR, EU PONHO EM VÓS MINHA ESPERANÇA; / QUE EU NÃO FIQUE ENVERGONHADO ETERNAMENTE. / PORQUE SOIS JUSTO, DEFENDEI-ME E LIBERTAI-ME; / APRESSAI-VOS, Ó SENHOR, EM SOCORRER-ME! -R.

2.
 SEDE UMA ROCHA PROTETORA PARA MIM, / UM ABRIGO BEM SEGURO QUE ME SALVE! / SIM, SOIS VÓS A MINHA ROCHA E FORTALEZA; / POR VOSSA HONRA ORIENTAI-ME E CONDUZI-ME! -R.

3.
 RETIRAI-ME DESTA REDE TRAIÇOEIRA, / PORQUE SOIS O MEU REFÚGIO PROTETOR! / EM VOSSAS MÃOS, SENHOR, ENTREGO O MEU ESPÍRITO, / PORQUE VÓS ME SALVAREIS, Ó DEUS FIEL! -R.

4.
 A VÓS, PORÉM, Ó MEU SENHOR, EU ME CONFIO, / E AFIRMO QUE SÓ VÓS SOIS O MEU DEUS! / EU ENTREGO EM VOSSAS MÃOS O MEU DESTINO; / LIBERTAI-ME DO INIMIGO E DO OPRESSOR! -R.

5.
 COMO É GRANDE, Ó SENHOR, VOSSA BONDADE, / QUE RESERVASTES PARA AQUELES QUE VOS TEMEM! / PARA AQUELES QUE EM VÓS SE REFUGIAM, / MOSTRANDO, ASSIM, O VOSSO AMOR PERANTE OS HOMENS. -R.
EVANGELHO: JOÃO 19, 25-27
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO JOÃO - NAQUELE TEMPO, 25JUNTO À CRUZ DE JESUS ESTAVAM DE PÉ SUA MÃE, A IRMÃ DE SUA MÃE, MARIA, MULHER DE CLÉOFAS, E MARIA MADALENA. 26QUANDO JESUS VIU SUA MÃE E PERTO DELA O DISCÍPULO QUE AMAVA, DISSE À SUA MÃE: MULHER, EIS AÍ TEU FILHO. 27DEPOIS DISSE AO DISCÍPULO: EIS AÍ TUA MÃE. E DESSA HORA EM DIANTE O DISCÍPULO A LEVOU PARA A SUA CASA - PALAVRA DA SALVAÇÃO

MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM 02/02/2012  - "QUERIDOS FILHOS; EU ESTOU COM VOCÊS POR TANTO TEMPO E JÁ HÁ MUITO TEMPO EU TENHO INDICADO A PRESENÇA DE DEUS E SEU INFINITO AMOR A VOCÊS. QUE EU DESEJO QUE TODOS VOCÊS VENHAM A CONHECER. E VOCÊS, MEUS FILHOS? VOCÊS CONTINUAM SURDOS E CEGOS QUANDO VOCÊS OLHAM O MUNDO AO SEU REDOR E NÃO QUEREM VER ONDE ELE ESTÁ INDO SEM O MEU FILHO. VOCÊS ESTÃO RENUNCIANDO A ELE – E ELE É A FONTE DE TODAS AS GRAÇAS. VOCÊS ME ESCUTAM ENQUANTO EU ESTOU FALANDO PARA VOCÊS, MAS SEUS CORAÇÕES ESTÃO FECHADOS E VOCÊS NÃO ESTÃO ME OUVINDO. VOCÊS NÃO ESTÃO REZANDO AO ESPÍRITO SANTO PARA ILUMINAR VOCÊS. MEUS FILHOS, O ORGULHO TEM SE TORNADO A REGRA. EU ESTOU APONTANDO A HUMILDADE PARA VOCÊS. MEUS FILHOS, LEMBREM-SE QUE SOMENTE UMA ALMA HUMILDE BRILHA COM PUREZA E BELEZA PORQUE ELA CHEGOU A CONHECER O AMOR DE DEUS. SOMENTE UMA ALMA HUMILDE TORNA-SE PARAÍSO, PORQUE O MEU FILHO ESTÁ NELA. OBRIGADA. NOVAMENTE, EU IMPLORO A VOCÊS PARA REZAREM POR AQUELES QUE MEU FILHO ESCOLHEU – QUE SÃO SEUS PASTORES" – MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

A IGREJA CELEBRA HOJE , NOSSA SENHORA DAS DORES - "QUERO FICAR JUNTO À CRUZ, VELAR CONTIGO A JESUS E O TEU PRANTO ENXUGAR!" . ASSIM, A IGREJA REZA A MARIA NESTE DIA, POIS CELEBRAMOS SUA COMPAIXÃO, PIEDADE; SUAS SETE DORES CUJO PONTO MAIS ALTO SE DEU NO MOMENTO DA CRUCIFIXÃO DE JESUS. ESTA DEVOÇÃO DEVE-SE MUITO À MISSÃO DOS SERVITAS – RELIGIOSOS DA COMPANHIA DE MARIA DOLOROSA – E SUA ENTRADA NA LITURGIA ACONTECEU PELO PAPA BENTO XIII . A DEVOÇÃO A NOSSA SENHORA DAS DORES POSSUI FUNDAMENTOS BÍBLICOS, POIS É NA PALAVRA DE DEUS QUE ENCONTRAMOS AS SETE DORES DE MARIA: O VELHO SIMEÃO, QUE PROFETIZA A LANÇA QUE TRANSPASSARIA (DE DOR) O SEU CORAÇÃO IMACULADO; A FUGA PARA O EGITO; A PERDA DO MENINO JESUS; A PAIXÃO DO SENHOR; CRUCIFIXÃO, MORTE E SEPULTURA DE JESUS CRISTO . NÓS, COMO IGREJA, NÃO RECORDAMOS AS DORES DE NOSSA SENHORA SOMENTE PELO SOFRIMENTO EM SI, MAS SIM, PORQUE TAMBÉM, PELAS DORES OFERECIDAS, A SANTÍSSIMA VIRGEM PARTICIPOU ATIVAMENTE DA REDENÇÃO DE CRISTO. DESTA FORMA, MARIA IMAGEM DA IGREJA, ESTÁ NOS APONTANDO PARA UMA NOVA VIDA, QUE NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA DE SOFRIMENTOS, MAS SIM, OBLAÇÃO DE SI PARA UMA CIVILIZAÇÃO DO AMOR . NOSSA SENHORA DAS DORES, ROGAI POR NÓS!


Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by