quinta-feira, 5 de julho de 2012

Quinta Feira VI Semana do Tempo Comum

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Já o dia nasceu novamente. Supliquemos, orando, ao Senhor que nos guarde do mal neste dia e por atos vivamos o amor. Ponha freios à língua e a modere, da discórdia evitando a paixão; que nos vele o olhar e o defenda da vaidade e de toda a ilusão. Sejam puros os seres no íntimo, dominando os instintos do mal. Evitemos do orgulho o veneno, moderando o impulso carnal. Para que, no final deste dia, quando a noite, em seu curso, voltar, abstinentes e puros, possamos sua glória e louvores cantar. Glória ao Pai, ao seu Unigênito e ao Espírito Santo também. Suba aos Três o louvor do universo hoje e sempre, nos séculos. Amém. Salmodia Ant. 1 Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação! Salmo 79(80) ouvir: Visitai, Senhor, a vossa vinha Vinde, Senhor Jesus! (Ap 22,20). –2 Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. * Vós, que a José apascentais qual um rebanho! = Vós, que sobre os querubins vos assentais, † aparecei cheio de glória e esplendor * 3 ante Efraim e Benjamim e Manassés! – Despertai vosso poder, ó nosso Deus, * e vinde logo nos trazer a salvação! =4 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † e sobre nós iluminai a vossa face! * Se voltardes para nós, seremos salvos! –5 Até quando, ó Senhor, vos irritais, * apesar da oração do vosso povo? –6 Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, * e a beber destes um pranto copioso. –7 Para os vizinhos somos causa de contenda, * de zombaria para os nossos inimigos. =8 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † e sobre nós iluminai a vossa face! * Se voltardes para nós, seremos salvos! –9 Arrancastes do Egito esta videira, * e expulsastes as nações para plantá-la; –10 diante dela preparastes o terreno, * lançou raízes e encheu a terra inteira. –11 Os montes recobriu com sua sombra, * e os cedros do Senhor com os seus ramos; –12 até o mar se estenderam seus sarmentos, * até o rio os seus rebentos se espalharam. –13 Por que razão vós destruístes sua cerca, * para que todos os passantes a vindimem, –14 o javali da mata virgem a devaste, * e os animais do descampado nela pastem? =15 Voltai-vos para nós, Deus do universo! † Olhai dos altos céus e observai. * Visitai a vossa vinha e protegei-a! –16 Foi a vossa mão direita que a plantou; * protegei-a, e ao rebento que firmastes! –17 E aqueles que a cortaram e a queimaram, * vão perecer ante o furor de vossa face. –18 Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, * o filho do homem que escolhestes para vós! –19 E nunca mais vos deixaremos,Senhor Deus! * Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome! =20 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, † e sobre nós iluminai a vossa face! * Se voltardes para nós, seremos salvos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação! Ant. 2 Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor! Cântico Is 12,1-6 Exultação do povo redimido Se alguém tem sede, venha a mim, e beba (Jo 7,37). –1 Dou-vos graças, ó Senhor, porque, estando irritado, * acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes. –2 Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; * o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. –3 Com alegria bebereis no manancial da salvação, * 4 e direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor, – invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, * entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. –5 Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, * publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! –6 Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, * porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!' – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor! Ant. 3 Exultai no Senhor, nossa força! † Salmo 80(81) Solene renovação da Aliança Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade (Hb 3,12). –2 Exultai no Senhor, nossa força, * † e ao Deus de Jacó aclamai! –3 Cantai salmos, tocai tamborim, * harpa e lira suaves tocai! –4 Na lua nova soai a trombeta, * na lua cheia, na festa solene! –5 Porque isto é costume em Jacó, * um preceito do Deus de Israel; –6 uma lei que foi dada a José, * quando o povo saiu do Egito. = Eis que ouço uma voz que não conheço: † 7 'Aliviei as tuas costas de seu fardo,* cestos pesados eu tirei de tuas mãos. =8 Na angústia a mim clamaste, e te salvei, † de uma nuvem trovejante te falei, * e junto às águas de Meriba te provei. –9 Ouve, meu povo, porque vou te advertir! * Israel, ah! se quisesses me escutar: –10 Em teu meio não exista um deus estranho * nem adores a um deus desconhecido! =11 Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, † que da terra do Egito te arranquei. * Abre bem a tua boca e eu te sacio! –12 Mas meu povo não ouviu a minha voz, * Israel não quis saber de obedecer-me. –13 Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, * abandonei-os ao seu duro coração. –14 Quem me dera que meu povo me escutasse! * Que Israel andasse sempre em meus caminhos! –15 Seus inimigos, sem demora, humilharia * e voltaria minha mão contra o opressor. –16 Os que odeiam o Senhor, o adulariam, * seria este seu destino para sempre; –17 eu lhe daria de comer a flor do trigo, * e como mel que sai da rocha o fartaria'. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Exultai no Senhor, nossa força! Leitura breve Rm 14,17-19 O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas é justiça e paz e alegria no Espírito Santo. É servindo a Cristo, dessa maneira, que seremos agradáveis a Deus e teremos a aprovação dos homens. Portanto, busquemos tenazmente tudo o que contribui para a paz e a edificação de uns pelos outros. Responsório breve R. Penso em vós no meu leito, de noite, * Nas vigílias, suspiro por vós.R. Penso em vós. V. Para mim fostes sempre um socorro!* Nas vigílias. Glória ao Pai. R. Penso em vós. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Anunciai ao vosso povo a salvação e perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados! O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Anunciai ao vosso povo a salvação e perdoai-nos, ó Senhor, nossos pecados! Preces Bendigamos a Deus, nosso Pai, que protege os seus filhos e filhas e não despreza as suas súplicas; e peçamos-lhe humildemente: R. Iluminai, ó Senhor, nossos caminhos! Nós vos damos graças, Senhor, porque nos iluminastes por meio de vosso Filho Jesus Cristo; – concedei-nos a sua luz ao longo de todo este dia.R. Que a vossa Sabedoria hoje nos conduza, – para que andemos sempre pelos caminhos de uma vida nova.R. Ajudai-nos a suportar com paciência as dificuldades por amor de vós, – a fim de vos servirmos cada vez melhor na generosidade de coração.R. Dirigi e santificai nossos pensamentos, palavras e ações deste dia, – e dai-nos um espírito dócil às vossas inspirações.R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Senhor, luz verdadeira e fonte da luz, concedei-nos perseverar na meditação de vossa Palavra e viver iluminados pelo esplendor de vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Cumprindo o ciclo tríplice das horas, louvemos ao Senhor de coração, cantando em nossos salmos a grandeza de Deus, que é Uno e Trino em perfeição. A exemplo de São Pedro, nosso mestre, guardando do Deus vivo e verdadeiro, em almas redimidas, o mistério, sinal de salvação ao mundo inteiro, também salmodiamos no espírito, unidos aos apóstolos do Senhor, e assim serão firmados nossos passos na força de Jesus, o Salvador. Louvor ao Pai, autor de toda a vida, e ao Filho, Verbo Eterno, Sumo Bem, unidos pelo amor do Santo Espírito, Deus vivo pelos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. 1 A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata. Salmo 118(119),65-72 IX (Teth) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei O seu mandamento é vida eterna (Jo 12,50). –65 Tratastes com bondade o vosso servo, * como havíeis prometido, ó Senhor. –66 Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, * pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! –67 Antes de ser por vós provado, eu me perdera; * mas agora sigo firme em vossa lei! –68 Porque sois bom e realizais somente o bem, * ensinai-me a fazer vossa vontade! –69 Forjam calúnias contra mim os orgulhosos, * mas de todo o coração vos sou fiel! –70 Seus corações são insensíveis como pedra, * mas eu encontro em vossa lei minhas delícias. –71 Para mim foi muito bom ser humilhado, * porque assim eu aprendi vossa vontade! –72 A lei de vossa boca, para mim, * vale mais do que milhões em ouro e prata. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata. Ant. 2 É no Senhor que eu confio e nada temo: Que poderia contra mim um ser mortal? Salmo 55(56),2-7b.9-14 Confiança na palavra do Senhor Neste salmo se manifesta o Cristo em sua Paixão (S. Jerônimo). =2 Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, † pois há tantos que me calcam sob os pés, * e agressores me oprimem todo dia! –3 Meus inimigos de contínuo me espezinham, * são numerosos os que lutam contra mim! –4 Quando o medo me invadir, ó Deus Altíssimo, * porei em vós a minha inteira confiança. =5 Confio em Deus e louvarei sua promessa; † é no Senhor que eu confio e nada temo: * que poderia contra mim um ser mortal? –6 Eles falam contra mim o dia inteiro, * eles desejam para mim somente o mal! –7b Armam ciladas e me espreitam reunidos, * seguem meus passos, perseguindo a minha vida! =9 Do meu exílio registrastes cada passo, † em vosso odre recolhestes cada lágrima, * e anotastes tudo isso em vosso livro. =10 Meus inimigos haverão de recuar † em qualquer dia em que eu vos invocar; * tenho certeza: o Senhor está comigo! =11 Confio em Deus e louvarei sua promessa; † 12 é no Senhor que eu confio e nada temo: * que poderia contra mim um ser mortal? –13 Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, * e vos oferto um sacrifício de louvor, –14 porque da morte arrancastes minha vida * e não deixastes os meus pés escorregarem, – para que eu ande na presença do Senhor, * na presença do Senhor na luz da vida. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. É no Senhor que eu confio e nada temo: Que poderia contra mim um ser mortal? Ant. 3 Vosso amor, ó Senhor, é mais alto que os céus. Salmo 56(57) ouvir: Oração da manhã numa aflição Este salmo canta a Paixão do Senhor (Sto. Agostinho). –2 Piedade, Senhor, piedade, * pois em vós se abriga a minh’alma! – De vossas asas, à sombra, me achego, * até que passe a tormenta, Senhor! –3 Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, * a este Deus que me dá todo o bem. =4 Que me envie do céu sua ajuda † e confunda os meus opressores! * Deus me envie sua graça e verdade! –5 Eu me encontro em meio a leões, * que, famintos, devoram os homens; – os seus dentes são lanças e flechas, * suas línguas, espadas cortantes. –6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * vossa glória refulja na terra! –7 Prepararam um laço a meus pés, * e assim oprimiram minh’alma; – uma cova me abriram à frente, * mas na mesma acabaram caindo. –8 Meu coração está pronto, meu Deus, * está pronto o meu coração! –9 Vou cantar e tocar para vós: * desperta, minh’alma, desperta! – Despertem a harpa e a lira, * eu irei acordar a aurora! –10 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, * dar-vos graças, por entre as nações! –11 Vosso amor é mais alto que os céus, * mais que as nuvens a vossa verdade! –12 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * vossa glória refulja na terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vosso amor, ó Senhor, é mais alto que os céus. Leitura breve Gl 5,13-14 Irmãos, fostes chamados para a liberdade. Porém, não façais dessa liberdade um pretexto para servirdes à carne. Pelo contrário, fazei-vos escravos uns dos outros, pela caridade. Com efeito, toda a Lei se resume neste único mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. V. De vossos mandamentos corro a estrada, R. Porque vós me dilatais o coração. Oração Senhor nosso Deus, que nesta hora enviastes o Espírito Santo aos Apóstolos em oração, concedei-nos participar do mesmo Dom. Por Cristo, nosso Senhor. Leitura breve Gl 5,22.23a.25 O fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade,benignidade, bondade, lealdade, mansidão, continência. Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente. V. Indicai-nos o caminho a seguir, pois em vós coloquei a esperança. R. Vosso Espírito bom me dirija e me guie por terra bem plana. Oração Senhor nosso Deus, atendei a nossa oração, dando-nos a graça de imitar o exemplo da paixão do vosso Filho e levar serenamente nossa cruz de cada dia. Por Cristo, nosso Senhor. V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS QUINTA-FEIRA introdução ouvir: V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Cristo, dia e esplendor, na treva o oculto aclarais. Sois luz de luz, nós o cremos, luz aos fiéis anunciais. Guardai-nos, Deus, nesta noite, velai do céu nosso sono; em vós na paz descansemos em um tranqüilo abandono. Se os olhos pesam de sono, vele, fiel, nossa mente. A vossa destra proteja quem vos amou fielmente. Defensor nosso, atendei-nos freai os planos malvados. No bem guiai vossos servos, com vosso sangue comprados. Ó Cristo, Rei piedoso, a vós e ao Pai toda a glória, com o Espírito Santo, eterna honra e vitória. Salmodia Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo. Salmo 15(16) O Senhor é minha herança Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte (At 2,24). =1 Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! † 2 Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor: * nenhum bem eu posso achar fora de vós!' –3 Deus me inspirou uma admirável afeição* pelos santos que habitam sua terra. –4 Multiplicam, no entanto, suas dores * os que corem para os deuses estrangeiros; – seus sacrifícios sanguinários não partilho, * nem seus nomes passarão pelos meus lábios. –5 Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, * meu destino está seguro em vossas mãos! –6 Foi demarcada para mim a melhor terra, * e eu exulto de alegria em minha herança! –7 Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, * e até de noite me adverte o coração. –8 Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, * pois se o tenho a meu lado não vacilo. =9 Eis por que meu coração está em festa, † minha alma rejubila de alegria, * e até meu corpo no repouso está tranqüilo; –10 pois não haveis de me deixar entregue à morte, * nem vosso amigo conhecer a corrupção. =11 Vós me ensinais vosso caminho para a vida; † junto a vós, felicidade sem limites, * delícia eterna e alegria ao vosso lado! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Meu corpo no repouso está tranqüilo. Leitura breve 1Ts 5,23 Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Senhor nosso Deus, após as fadigas de hoje, restaurai nossas energias por um sono tranqüilo, a fim de que, por vós renovados, nos dediquemos de corpo e alma ao vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ave, Rainha do céu; ave, dos anjos Senhora; ave, raiz, ave, porta; da luz do mundo és aurora. Exulta, ó Virgem tão bela, as outras seguem-te após; nós te saudamos: adeus! E pede a Cristo por nós! Virgem Mãe, ó Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...