sábado, 14 de julho de 2012

Eu sou o pecado



A Sagrada Escritura fala do demônio desde o primeiro até o último dos livros revelados: do Gênesis ao Apocalipse. Não há dúvida de que através de toda história humana, existe uma dura batalha contra o poder das trevas, e essa batalha, iniciada nas origens do mundo, durará até o último dia.
Nos nossos dias, também podemos ver manifestações de maldades e malícias que não se explicam unicamente pela ação do homem. Pode-se dizer que o demônio provoca numerosos danos de natureza espiritual e até, indiretamente, de natureza física, tanto nos indivíduos como na sociedade. Nas suas tentações o demônio utiliza a fraude e a mentira, seduzindo a humanidade com bens falsos e uma felicidade fictícia, que se converte sempre em solidão e amargura. Ele não cessa de rondar as criaturas para semear a inquietação, a ineficácia, e sobretudo, a separação de Deus, pois almeja a nossa perdição. O maligno age incessantemente para transplantar no homem atitude de rivalidade, de insubordinação e de oposição à Deus.
Mas, graças à obra Redentora de Jesus Cristo, o demônio só pode causar verdadeiros danos a quem livremente lhe permitir, consentindo no mal e afastando-se de Deus. O poder de satanás é limitado, uma vez que ele também está sob o domínio e a soberania de Deus, que é o único Senhor do universo. Mas se o demônio ainda continua a deter certo poder sobre o mundo, é porque a humanidade rejeita os frutos da Redenção. Por isso, vemos tantas vezes triunfar o mal e ser lesada a justiça. O demônio consegue exercer seu domínio sobre aqueles que se entregam voluntariamente a ele, preferindo o reino das trevas ao reino da graça.
Por outro lado, o Nosso Senhor nos deixou muitos meios para vencer e para viver no mundo com paz e a alegria de um bom cristão. Entre esses meios, está a oração, a mortificação, a frequente recepção da Sagrada Eucaristia, a Palavra de Deus e a Confissão, bem como o amor à Virgem Maria.
Com Nossa Senhora caminhamos sempre seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...