sábado, 21 de julho de 2012

A família no projeto de Deus



A família é uma união de pessoas onde Deus está presente, promovendo paz e felicidade. É na família que encontramos segurança, conforto e orientação. Ela é a base do ser humano saudável, equilibrado e sociável. Na família se aprende as noções de respeito, de justiça, de disciplina e o comportamento para a convivência em sociedade. Esse é o projeto de Deus para a família e Ele conta com nosso intermédio para que as famílias prosperem e sejam por Ele abençoadas. Precisamos e devemos agir em favor de Deus para restabelecer o propósito da família, principalmente nessa época, onde descobrimos que o mal se infiltrou no seio da família.
Atualmente, presenciamos a desestruturação do casamento e consequentemente da família. Acompanhamos o fim da infância, da inocência, do respeito, da valorização da vida e dos laços familiares. O casal de hoje em dia deixou de ser cúmplice e se tornou intolerante um ao outro, e por pequenos motivos, encontram grandes pretextos para a separação e o divórcio.
Os pais, responsáveis pela felicidade de seus filhos, por vezes, são os culpados de muitas tragédias. E, por conseguinte os filhos desconhecem limites e valores; os jovens tem autonomia suficiente para escolherem seus próprios caminhos e companhias, ditarem as regras e os horários; sem falar na tecnologia que ocupou o lugar do diálogo... Talvez seja por isso que muitos dizem que a família é uma instituição ultrapassada e falida, mas na verdade ela é o porto seguro de toda a humanidade, e falido será o ser humano sem a família!
Não podemos esquecer que Jesus veio ao mundo, morar no meio de nós, escolhendo viver em uma família. O Filho de Deus encarnado simplesmente viveu em uma pequena família, numa simples casa, dentro de um lar, porque Deus quis assim. Deus planejou uma família para Jesus ser gerado e criado. A família não é resultado cultural da história, ela é invenção de Deus. E quando um casal se consagra a Deus, através do Sacramento do Matrimônio, é como se a Família de Nazaré encontrasse uma continuidade no tempo e no espaço.
Que Jesus, Maria e José abençoem e encorajem nossas famílias para que elas sejam fiéis à missão que Deus lhes confiou, sendo verdadeiras "Igrejas domésticas" a testemunhar para o mundo os valores evangélicos, a exemplo da família santa de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...