sábado, 30 de junho de 2012

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E O MILAGRE DA MULA

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E O MILAGRE DA MULA




Caríssimos amigos, para brindar este sábado e domingo que estaremos mais próximos do Senhor e pela Graça Dele, mais próximos de nossa família, vos transcrevo uma bela história dentre tantas e Belíssimas que temos sobre a Nossa Igreja e a vida de nossos santos. E para reforçar o Amor que sentimos pela Eucaristia, trago a historinha abaixo:

 "É muito comum encontrarmos em pinturas a apresentação de Santo Antônio com um cálice na mão e uma mula, de joelhos, a seu lado. Estes símbolos fazem alusão a um milagre que o santo operou em homenagem à Santa Eucaristia. Pregava sobre o Santíssimo Sacramento, em Toulouse, no sul da França, por volta do ano 1227, quando um albigense, adepto da heresia cátara, se levantou contra o dogma da presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, dizendo:

 - O Senhor pode raciocinar e acumular argumentos sobre argumentos, mas os fatos estão contra si. Não há presença de Cristo na Hóstia consagrada.

 Sem perder a calma, Santo Antônio respondeu-lhe: 

 - Que problema há em que o corpo do Salvador esteja velado pelas aparências do pão e do vinho? Não me é suficiente saber que pela sua palavra infalível Ele está escondido sob estes véus?

 - Não - respondeu o herege - se Cristo está presente, a sua presença deve ser sentida pelas criaturas. Pegue numa Hóstia consagrada e eu pegarei na minha mula: se o animal a respeitar, acreditarei que o Mestre Supremo ali está presente e acreditarei na Sua Doutrina. Que a experiência seja feita daqui a três dias. O Senhor aceita essas condições? 

 O santo, depois de ter consultado a Deus, pela oração, aceitou o desafio. 

 Passados três dias, a multidão se reuniu na praça. Santo Antônio celebrou a Missa e, depois, avançando com o Santíssimo Sacramento nas mãos, se colocou ao lado de uma manjedoura que haviam enchido de feno. Todos os católicos se prosternaram, em adoração e rezaram a Deus, Nosso Senhor, escondido no Sacramento da eucaristia, para que manifestasse a sua glória, para a conversão das almas cegas.

 Chegou, então, o cátaro, conduzindo a sua mula, a qual havia sido privada de todo alimento havia três dias. O animal pulava e zurrava com fome: por alguns instantes pareceu que nem o dono o conseguiria conter, dada a proximidade da manjedoura. Efetivamente, a mula correu quando percebeu a existência do alimento, mas, se voltou, bruscamente, na direção do santo e dobrou os joelhos, baixando a cabeça diante da Hóstia que o santo tinha nas mãos. 

 À vista de tal milagre, foram ouvidos gritos de admiração, vindo da multidão. Algumas almas mais devotas começaram a entoar cânticos de louvor ao Deus da Eucaristia, repetidos por todos. Finalmente, o dono da mula reconheceu a verdade ensinada pela Igreja e converteu-se ao catolicismo, juntamente com muitos outros seguidores daquela heresia. 

 Referência Bibliográfica: ASSOCIAÇÃO CULTURAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA. Jesus Cristo conosco na Eucaristia. Bologna, Instituto Veneto Di Arti Grafiche s.p.a., 2003. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...