sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sexta Feira IV Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 O Cristo por nós se entregou como oferta agradável a Deus. Aleluia. Salmo 50(51) Tende piedade, ó meu Deus! Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24) –3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * Na imensidão de vosso amor,purificai-me! –4 Lavai-me todo inteiro do pecado, * e apagai completamente a minha culpa! –5 Eu reconheço toda a minha iniqüidade, * o meu pecado está sempre à minha frente. –6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, * e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! – Mostrais assim quanto sois justo na sentença, * e quanto é reto o julgamento que fazeis. –7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniqüidade * e pecador já minha mãe me concebeu. –8 Mas vós amais os corações que são sinceros, * na intimidade me ensinais sabedoria. –9 Aspergi-me e serei puro do pecado, * e mais branco do que a neve ficarei. –10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, * e exultarão estes meus ossos que esmagastes. –11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados * e apagai todas as minhas transgressões! –12 Criai em mim um coração que seja puro, * dai-me de novo um espírito decidido. –13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! –14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo * e confirmai-me com espírito generoso! –15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, * e para vós se voltarão os transviados. –16 Da morte como pena, libertai-me, * e minha língua exaltará vossa justiça! –17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, * e minha boca anunciará vosso louvor! –18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, * e, se oferto um holocausto, o rejeitais. –19 Meu sacrifício é minha alma penitente, * não desprezeis um coração arrependido! –20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, * reconstruí Jerusalém e os seus muros! –21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, * os holocaustos e oblações em vosso altar! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O Cristo por nós se entregou como oferta agradável a Deus. Aleluia. Ant. 2 Jerusalém, cidade santa, brilharás qual luz fulgente. Aleluia. Cântico Tb 13,8-11.13-14ab.15-16ab Ação de graças pela libertação do povo Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém. brilhando com a glória de Deus (Ap 21,10-11). –8 Dai graças ao Senhor, vós todos, seus eleitos; * celebrai dias de festa e rendei-lhe homenagem. –9 Jerusalém, cidade santa, o Senhor te castigou, * por teu mau procedimento, pelo mal que praticaste. –10 Dá louvor ao teu Senhor, pelas tuas boas obras, * para que ele, novamente, arme, em ti, a sua tenda. – Reúna em ti os deportados, alegrando-os, sem fim! * ame em ti todo infeliz pelos séculos afora! – =11 Resplenderás, qual luz brilhante, até os extremos desta terra; † virão a ti nações de longe, dos lugares mais distantes, * invocando o santo nome, trazendo dons ao Rei do céu. – Em ti se alegrarão as gerações das gerações * e o nome da Eleita durará por todo o sempre. –13 Então, te alegrarás pelos filhos dos teus justos, * todos unidos, bendizendo ao Senhor, o Rei eterno. –14 Haverão de ser ditosos todos quantos te amarem, * encontrando em tua paz sua grande alegria. =15 Ó minh'alma, vem, bendize ao Senhor, o grande Rei, † 16 pois será reconstruída sua casa em Sião, * que para sempre há de ficar pelos séculos, sem fim. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Jerusalém, cidade santa, brilharás qual luz fulgente. Aleluia. Ant. 3 Vi a nova Sião vir descendo dos céus. Aleluia. Salmo 147(147 B) Restauração de Jerusalém Vou mostrar-te a noiva, a esposa do Cordeiro (Ap 21,9). –12 Glorifica o Senhor, Jerusalém! * Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! –13 Pois reforçou com segurança as tuas portas, * e os teus filhos em teu seio abençoou; –14 a paz em teus limites garantiu * e te dá como alimento a flor do trigo. –15 Ele envia suas ordens para a terra, * e a palavra que ele diz corre veloz; –16 ele faz cair a neve como lã * e espalha a geada como cinza. – –17 Como de pão lança as migalhas do granizo, * a seu frio as águas ficam congeladas. –18 Ele envia sua palavra e as derrete, * sopra o vento e de novo as águas correm. –19 Anuncia a Jacó sua palavra, * seus preceitos e suas leis a Israel. –20 Nenhum povo recebeu tanto carinho, * a nenhum outro revelou os seus preceitos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vi a nova Sião vir descendo dos céus. Aleluia. Leitura breve At 5,30-32 O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro. * Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Vou preparar para vós um lugar e ao voltar vou levar-vos comigo, para que onde estou estejais vós também junto a mim. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vou preparar para vós um lugar e ao voltar vou levar-vos comigo, para que onde estou estejais vós também junto a mim. Aleluia. Preces Rezemos a Deus Pai, que ressuscitou Jesus de entre os mortos e dará a vida também aos nosos corpos mortais, pelo Espírito Santo que habita em nós. Digamos com fé: R. Senhor, por vosso Espírito Santo, dai-nos a vida! Pai santo, que aceitastes o sacrifício de vosso Filho, ressuscitando-o de entre os mortos, – recebei a oferenda que hoje vos apresentamos e conduzi-nos à vida eterna. R. Abençoai, Senhor, nossos trabalhos deste dia, – para que sirvam à vossa glória e à santificação de todos. R. Fazei que nossas atividades de hoje contribuam para a construção de um mundo melhor, – e que assim procedendo, possamos chegar ao vosso reino celeste. R. Abri hoje nossos olhos e nosso coração para as necessidades de nossos irmãos e irmãs, – a fim de que todos nos amemos e nos sirvamos uns aos outros. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. HINO Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),161-168 XXI (Sin) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes (Tg 1,22). –161 Os poderosos me perseguem sem motivo; * meu coração, porém, só teme a vossa lei. –162 Tanto me alegro com as palavras que dissestes, * quanto alguém ao encontrar grande tesouro. –163 Eu odeio e detesto a falsidade, * porém amo vossas leis e mandamentos! –164 Eu vos louvo sete vezes cada dia, * porque justos são os vossos julgamentos. –165 Os que amam vossa lei têm grande paz, * e não há nada que os faça tropeçar. –166 Ó Senhor, de vós espero a salvação, * pois eu cumpro sem cessar vossos preceitos. –167 Obedeço fielmente às vossas ordens, * e as estimo ardentemente mais que tudo. –168 Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; * os meus caminhos estão todos ante vós. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 132(133) Alegria da união fraterna Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus (1Jo 4,7). –1 Vinde e vede como é bom, como é suave * os irmãos viverem juntos bem unidos! –2 É como um óleo perfumado na cabeça, * que escorre e vai descendo até à barba; – vai descendo até à barba de Aarão, * e vai chegando até à orla do seu manto. –3 É também como o orvalho do Hermon, * que cai suave sobre os montes de Sião. – Pois a eles o Senhor dá sua bênção * e a vida pelos séculos sem fim. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 139(140),2-9.13-14 Tu és o meu refúgio O Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores (Mt 26,45). –2 Livrai-me, ó Senhor, dos homens maus, * dos homens violentos defendei-me, –3 dos que tramam só o mal no coração * e planejam a discórdia todo o dia! –4 Como a serpente eles afiam suas línguas, * e em seus lábios têm veneno de uma víbora. =5 Salvai-me, ó Senhor, das mãos do ímpio, † defendei-me contra o homem violento, * contra aqueles que planejam minha queda! =6 Os soberbos contra mim armaram laços, † estenderam-me uma rede sob os pés * e puseram em meu caminho seus tropeços. –7 Mas eu digo ao Senhor: 'Vós sois meu Deus, * inclinai o vosso ouvido à minha prece!' –8 Senhor meu Deus, sois meu auxílio poderoso, * vós protegeis minha cabeça no combate! –9 Não atendais aos maus desejos dos malvados! * Senhor, fazei que os seus planos não se cumpram! –13 Sei que o Senhor fará justiça aos infelizes, * defenderá a causa justa de seus pobres. –14 Sim, os justos louvarão o vosso nome, * e junto a vós habitarão os homens retos. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve 1Cor 5,7-8 Lançai fora o fermento velho,para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. Assim, celebremos a festa, não com velho fermento nem com o fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia. R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS SEXTA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Jesus Redentor, do universo Senhor, Verbo eterno do Pai, Luz da Luz invisível, que dos vossos remidos vigilante cuidais. Vós, artista do mundo, e de todos os tempos o sinal divisor, no silêncio da noite renovai nosso corpo que lutando cansou. Afastai o inimigo, vós, que os fundos abismos destruís, ó Jesus! Não consiga o Maligno seduzir os remidos pelo sangue da Cruz Quando o corpo cansado for de noite embalado pelo sono e a calma, de tal modo adormeça, que ao dormir nossa carne não cochile nossa alma. Escutai-nos, ó Verbo, por quem Deus fez o mundo, e o conduz e mantém. Com o Pai e o Espírito, vós reinais sobre os vivos pelos séculos. Amém. Salmodia Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 87(88) Prece de um homem gravemente enfermo Mas esta é a hora, a hora do poder das trevas (Lc 22,53). –2 A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, * e de noite se eleva até vós meu gemido. –3 Chegue a minha oração até a vossa presença, * inclinai vosso ouvido a meu triste clamor! –4 Saturada de males se encontra a minh'alma, * minha vida chegou junto às portas da morte. –5 Sou contado entre aqueles que descem à cova, * toda gente me vê como um caso perdido! –6 O meu leito já tenho no reino dos mortos, * como um homem caído que jaz no sepulcro, – de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre * e excluiu por completo da sua atenção. –7 Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, * nos locais tenebrosos da sombra da morte. –8 Sobre mim cai o peso do vosso furor, * vossas ondas enormes me cobrem, me afogam. –9 Afastastes de mim meus parentes e amigos, * para eles tornei-me objeto de horror. – Eu estou aqui preso e não posso sair, * 10 e meus olhos se gastam de tanta aflição. – – Clamo a vós, ó Senhor, sem cessar, todo o dia, * minhas mãos para vós se levantam em prece. –11 Para os mortos, acaso, faríeis milagres? * poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos? –12 No sepulcro haverá quem vos cante o amor * e proclame entre os mortos a vossa verdade? –13 Vossas obras serão conhecidas nas trevas, * vossa graça, no reino onde tudo se esquece? –14 Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, * minha prece se eleva até vós desde a aurora. –15 Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh'alma? * E por que escondeis vossa face de mim? –16 Moribundo e infeliz desde o tempo da infância, * esgotei-me ao sofrer sob o vosso terror. –17 Vossa ira violenta caiu sobre mim * e o vosso pavor reduziu-me a um nada! –18 Todo dia me cercam quais ondas revoltas, * todos juntos me assaltam, me prendem, me apertam. –19 Afastastes de mim os parentes e amigos, * e por meus familiares só tenho as trevas! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Cf. Jr 14,9 Tu, Senhor, estás no meio de nós, e teu nome foi invocado sobre nós; não nos abandones, Senhor nosso Deus. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos Eu entrego o meu espírito. * Aleluia, aleluia. R. Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Concedei-nos, Senhor, de tal modo unir-nos ao vosso Filho morto e sepultado, que mereçamos ressurgir com ele para uma vida nova. Por Cristo, nosso Senhor. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia, pois o senhor que merecestes trazer em vosso seio, aleluia, ressuscitou, como disse, aleluia; rogai a Deus por nós, aleluia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...