terça-feira, 17 de abril de 2012

Terça Feira Segunda Semana da Páscoa

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino A fiel Jerusalém canta um hino triunfal, celebrando, jubilosa, Jesus Cristo, a Luz pascal. A serpente é esmagada pelo Cristo, leão forte, que ressurge e chama à vida os cativos pela morte. Ele vence, refulgindo de grandeza e majestade. Ele faz de céus e terra uma pátria de unidade. Nosso canto suplicante pede ao Rei ressuscitado que receba no seu Reino o seu povo consagrado. Ó Jesus, do vosso povo sede o júbilo pascal. Dai aos novos pela graça a vitória triunfal. Glória a vós, Jesus invicto, sobre a morte triunfante. Com o Pai e o Santo Espírito sois luz nova e radiante. Salmodia Ant. 1 Aproximemo-nos do Monte de Sião e da Cidade do Deus Vivo, aleluia. Salmo 42(43) Saudades do templo Eu vim ao mundo como luz (Jo 12,46). –1 Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me * contra a gente impiedosa; – do homem perverso e mentiroso * libertai-me, ó Senhor! –2 Sois vós o meu Deus e meu refúgio: * por que me afastais? – Por que ando tão triste e abatido * pela opressão do inimigo? –3 Enviai vossa luz, vossa verdade: * elas serão o meu guia; – que me levem ao vosso Monte santo, * até a vossa morada! – –4 Então irei aos altares do Senhor, * Deus da minha alegria. – Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, * meu Senhor e meu Deus! –5 Por que te entristeces, ó minh'alma, * a gemer no meu peito? – Espera em Deus! Louvarei novamente * o meu Deus Salvador! Ant. Aproximemo-nos do Monte de Sião e da Cidade do Deus Vivo, aleluia. Ant. 2 Vós livrastes, ó Senhor, minha vida do sepulcro, Aleluia. Cântico Is 38,10-14.17-20 Angústia de um agonizante e alegria da cura Eu sou aquele que vive. Estive morto. Eu tenho a chave da morte (Ap 1,18). –10 Eu dizia: 'É necessário que eu me vá * no apogeu de minha vida e de meus dias; – para a mansão triste dos mortos descerei, * sem viver o que me resta dos meus anos'. =11 Eu dizia: 'Não verei o Senhor Deus † sobre a terra dos viventes nunca mais; * nunca mais verei um homem neste mundo!' –12 Minha morada foi à força arrebatada, * desarmada como a tenda de um pastor. – Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, * mas agora foi cortada a sua trama. –13 Vou me acabando de manhã até à tarde, * passo a noite a gemer até a aurora. – Como um leão que me tritura os ossos todos, * assim eu vou me consumindo dia e noite. –14 O meu grito é semelhante ao da andorinha, * o meu gemido se parece ao da rolinha. – Os meus olhos já se cansam de elevar-se, * de pedir-vos: 'Socorei-me, Senhor Deus!' –17 Mas vós livrastes minha vida do sepulcro, * e lançastes para trás os meus pecados. –18 Pois a mansão triste dos mortos não vos louva, * nem a morte poderá agradecer-vos; – para quem desce à sepultura é terminada * a esperança em vosso amor sempre fiel. –19 Só os vivos é que podem vos louvar, * como hoje eu vos louvo agradecido. – O pai há de contar para seus filhos * vossa verdade e vosso amor sempre fiel. =20 Senhor, salvai-me! Vinde logo em meu auxílio, † e a vida inteira cantaremos nossos salmos, * agradecendo ao Senhor em sua casa. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vós livrastes, ó Senhor, minha vida do sepulcro, Aleluia. Ant. 3 Visitais a nossa terra e transborda de fartura. Aleluia. Salmo 64(65) Solene ação de graças Sião significa a cidade celeste (Orígenes). –2 Ó Senhor, convém cantar vosso louvor * com um hino em Sião! –3 † E cumprir os nossos votos e promessas, * pois ouvis a oração. – Toda carne há de voltar para o Senhor, * por causa dos pecados. –4 E por mais que nossas culpas nos oprimam, * perdoais as nossas faltas. –5 É feliz quem escolheis e convidais * para morar em vossos átrios! – Saciamo-nos dos bens de vossa casa * e do vosso templo santo. –6 Vossa bondade nos responde com prodígios, * nosso Deus e Salvador! – Sois a esperança dos confins de toda a terra * e dos mares mais distantes. –7 As montanhas sustentais com vossa força: * estais vestido de poder. –8 Acalmais o mar bravio e as ondas fortes * e o tumulto das nações. –9 Os habitantes mais longínquos se admiram * com as vossas maravilhas. – Os extremos do nascente e do poente * inundais de alegria. –10 Visitais a nossa terra com as chuvas, * e transborda de fartura. – Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, * e preparais o nosso trigo. –11 É assim que preparais a nossa terra: * vós a regais e aplainais, – os seus sulcos com a chuva amoleceis * e abençoais as sementeiras. –12 O ano todo coroais com vossos dons, * os vossos passos são fecundos; – transborda a fartura onde passais, * 13 brotam pastos no deserto. – As colinas se enfeitam de alegria, * 14 e os campos, de rebanhos; – nossos vales se revestem de trigais: * tudo canta de alegria! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Visitais a nossa terra e transborda de fartura. Aleluia. Leitura breve At 13, 30-33 Deus ressuscitou Jesus dos mortos e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: Tu és o meu filho, eu hoje te gerei. Responsório breve R. O Senhor ressurgiu do sepulcro.* Aleluia, aleluia. R. O Senhor. V. Foi suspenso por nós numa cruz.* Aleluia, aleluia. Glória ao Pai. R. O Senhor. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o rebento de Davi, a estrela da manhã. Aleluia. O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * que a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pelo amor do coração de nosso Deus, * Sol nascente que nos veio visitar –79 lá do alto como luz resplandecente * a iluminar a quantos jazem entre as trevas = e na sombra da morte estão sentados † e para dirigir os nossos passos, * guiando-nos no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o rebento de Davi, a estrela da manhã. Aleluia. Preces Demos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro sem mancha, que tira o pecado do mundo; e rezemos confiantes: R. Senhor, fonte da vida, dai-nos a vossa salvação! Deus, fonte da vida, lembrai-vos da morte e ressurreição do Cordeiro imolado na cruz, – e ouvi as súplicas que ele vos dirige continuamente em nosso favor.R. Purificai-nos, Senhor, de todo fermento de malícia e perversidade, – para vivermos a páscoa de Cristo com os pães ázimos da sinceridade e da verdade. R. Ajudai-nos a vencer neste dia o pecado da discórdia e da inveja, – e tornai-nos mais atentos às necessidades dos nossos irmãos e irmãs.R. Dai à nossa vida um autêntico espírito evangélico, – para andarmos, hoje e sempre, pelo caminho dos vossos mandamentos. R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Fazei-nos, ó Deus todo-poderoso, proclamar o poder do Cristo ressuscitado e, tendo recebido as primícias dos seus dons, consigamos possuí-los em plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Hino Esta hora brilhou e, esplendente, afastou toda nuvem da cruz. Despojando das trevas o mundo, restitui às nações nova luz. Nesta hora Jesus ressuscita do sepulcro os que haviam morrido e, a morte vencendo, eles saem com um novo espírito infundido. Temos fé nessa aurora dos tempos, das cadeias da morte libertos, e nas graças da vida, que jorram como fonte a correr nos desertos. Glória a vós, que vencestes a morte, e no céu com o Pai, Sumo Bem, refulgindo na glória do Espírito reinais hoje e nos séculos. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Salmo 118(119),49-56 VI (Zain) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,68). –49 Lembrai-vos da promessa ao vosso servo, * pela qual me cumulastes de esperança! –50 O que me anima na aflição é a certeza: * vossa palavra me dá a vida, ó Senhor. –51 Por mais que me insultem os soberbos, * eu não me desviarei de vossa lei. –52 Recordo as leis que vós outrora proferistes, * e esta lembrança me consola o coração. –53 Apodera-se de mim a indignação, * vendo que os ímpios abandonam vossa lei. –54 As vossas leis são para mim como canções * que me alegram nesta terra de exílio. –55 Até de noite eu relembro vosso nome * e observo a vossa lei, ó meu Senhor! –56 Quanto a mim, uma só coisa me interessa: * cumprir vossos preceitos, ó Senhor! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 52(53) A insensatez dos ímpios Todos pecaram e estão privados da glória de Deus (Rm 3,23). –1 Diz o insensato em seu próprio coração: * 'Não há Deus! Deus não existe!' –2 Corromperam-se em ações abomináveis, * já não há quem faça o bem! –3 O Senhor, ele se inclina lá dos céus * sobre os filhos de Adão, – para ver se resta um homem de bom senso * que ainda busque a Deus. –4 Mas todos eles igualmente se perderam, * corrompendo-se uns aos outros; – não existe mais nenhum que faça o bem, * não existe um sequer! –5 Será que não percebem os malvados * quanto exploram o meu povo? – Eles devoram o meu povo como pão, * e não invocam o Senhor. –6 Eis que se põem a tremer de tanto medo, * onde não há o que temer; – porque Deus fez dispersar até os ossos * dos que te assediavam. – Eles ficaram todos cheios de vergonha, * porque Deus os rejeitou. –7 Que venha, venha logo de Sião * a salvação de Israel! – Quando o Senhor reconduzir do cativeiro * os deportados de seu povo, – que júbilo e que festa em Jacó, * que alegria em Israel! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 53(54),3-6.8-9 Pedido de auxílio O profeta reza para escapar, em nome do Senhor, à maldade de seus perseguidores (Cassiodoro). –3 Por vosso nome, salvai-me, Senhor; * e dai-me a vossa justiça! –4 Ó meu Deus, atendei minha prece * e escutai as palavras que eu digo! =5 Pois contra mim orgulhosos se insurgem, † e violentos perseguem-me a vida: * não há lugar para Deus aos seus olhos. –6 Quem me protege e me ampara é meu Deus; * é o Senhor quem sustenta minha vida! –8 Quero ofertar-vos o meu sacrifício * de coração e com muita alegria; – quero louvar, ó Senhor, vosso nome, * quero cantar vosso nome que é bom! –9 Pois me livrastes de toda a angústia, * e humilhados vi meus inimigos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Aleluia, aleluia, aleluia. Leitura breve Cl 3,1-2 Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. V. Ó Senhor, ficai conosco, aleluia, R. Pois o dia já declina. Aleluia. Oração Fazei-nos, ó Deus todo-poderoso, proclamar o poder do Cristo ressuscitado e, tendo recebido as primícias dos seus dons, consigamos possuí-los em plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus. V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.Aleluia. Esta introdução se omite quando o Invitatório precede imediatamente ao Ofício das Leituras. Hino Exulte o céu do alto, aplaudam terra e mar; o Cristo, ressurgindo, a vida vem nos dar. O tempo favorável à terra já voltou; felizes, contemplamos o dia salvador, no qual o mundo, salvo no sangue do Cordeiro, já brilha em meio às trevas com brilho verdadeiro. A morte mata a morte, da culpa nos redime; a força do vencido, vencendo, apaga o crime. É esta a nossa espera, é este o nosso gozo: também ressurgiremos, com Cristo glorioso. Por isso, celebremos a Páscoa do Cordeiro, repletos pela graça do seu amor primeiro. Jesus, sede a alegria perene dos remidos; uni na vossa glória da graça os renascidos. Louvor a vós, Jesus, da morte vencedor, reinando com o Pai e o seu eterno Amor. Salmodia Ant. 1 Confia ao Senhor o teu destino; confia nele e com certeza ele agirá (T.P. Aleluia). Salmo 36(37) O destino dos maus e dos bons Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra (Mt 5,5). I –1 Não te irrites com as obras dos malvados * nem invejes as pessoas desonestas; –2 eles murcham tão depressa como a grama, * como a erva verdejante secarão. –3 Confia no Senhor e faze o bem, * e sobre a terra habitarás em segurança. –4 Coloca no Senhor tua alegria, * e ele dará o que pedir teu coração. –5 Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; * confia nele, e com certeza ele agirá. –6 Fará brilhar tua inocência como a luz, * e o teu direito, como o sol do meio-dia. – –7 Repousa no Senhor e espera nele! * Não cobices a fortuna desonesta, – nem invejes quem vai bem na sua vida * mas oprime os pequeninos e os humildes. –8 Acalma a ira e depõe o teu furor! * Não te irrites, pois seria um mal a mais! –9 Porque serão exterminados os perversos, * e os que esperam no Senhor terão a terra. –10 Mais um pouco e já os ímpios não existem; * se procuras seu lugar, não o acharás. –11 Mas os mansos herdarão a nova terra, * e nela gozarão de imensa paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Confia ao Senhor o teu destino; confia nele e com certeza ele agirá. Aleluia. Ant. 2 Afasta-te do mal e faze o bem, pois a força do homem justo é o Senhor. Aleluia. II –12 O pecador arma ciladas contra o justo * e, ameaçando, range os dentes contra ele; –13 mas o Senhor zomba do ímpio e ri-se dele, * porque sabe que o seu dia vai chegar. –14 Os ímpios já retesam os seus arcos * e tiram sua espada da bainha, – para abater os infelizes e os pequenos * e matar os que estão no bom caminho; –15 mas sua espada há de ferir seus corações, * e os seus arcos hão de ser despedaçados. –16 Os poucos bens do homem justo valem mais * do que a fortuna fabulosa dos iníquos. –17 Pois os braços dos malvados vão quebrar-se, * mas aos justos é o Senhor que os sustenta. –18 O Senhor cuida da vida dos honestos, * e sua herança permanece eternamente. –19 Não serão envergonhados nos maus dias, * mas nos tempos de penúria, saciados. –20 Mas os ímpios com certeza morrerão, * perecerão os inimigos do Senhor; – como as flores das campinas secarão, * e sumirão como a fumaça pelos ares. –21 O ímpio pede emprestado e não devolve, * mas o justo é generoso e dá esmola. –22 Os que Deus abençoar, terão a terra; * os que amaldiçoar, se perderão. –23 É o Senhor quem firma os passos dos mortais * e dirige o caminhar dos que lhe agradam; –24 mesmo se caem, não irão ficar prostrados, * pois é o Senhor quem os sustenta pela mão. =25 Já fui jovem e sou hoje um ancião, † mas nunca vi um homem justo abandonado, * nem seus filhos mendigando o próprio pão. –26 Pode sempre emprestar e ter piedade; * seus descendentes hão de ser abençoados. –27 Afasta-te do mal e faze o bem, * e terás tua morada para sempre. –28 Porque o Senhor Deus ama a justiça, * e jamais ele abandona os seus amigos. – Os malfeitores hão de ser exterminados, * e a descendência dos malvados destruída; –29 mas os justos herdarão a nova terra * e nela habitarão eternamente. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Afasta-te do mal e faze o bem, pois a força do homem justo é o Senhor. Aleluia. Ant. 3 Confia em Deus e segue sempre seus caminhos! Aleluia. III –30 O justo tem nos lábios o que é sábio, * sua língua tem palavras de justiça; –31 traz a Aliança do seu Deus no coração, * e seus passos não vacilam no caminho. –32 O ímpio fica à espreita do homem justo, * estudando de que modo o matará; –33 mas o Senhor não o entrega em suas mãos, * nem o condena quando vai a julgamento. –34 Confia em Deus e segue sempre seus caminhos; * ele haverá de te exaltar e engrandecer; – possuirás a nova terra por herança, * e assistirás à perdição dos malfeitores. –35 Eu vi o ímpio levantar-se com soberba, * elevar-se como um cedro exuberante; –36 depois passei por lá e já não era, * procurei o seu lugar e não o achei. –37 Observa bem o homem justo e o honesto: * quem ama a paz terá bendita descendência. –38 Mas os ímpios serão todos destruídos, * e a sua descendência exterminada. –39 A salvação dos piedosos vem de Deus; * ele os protege nos momentos de aflição. =40 O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, † defende-os e protege-os contra os ímpios, * e os guarda porque nele confiaram. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Confia em Deus e segue sempre seus caminhos! Aleluia. V. Ressurgindo dentre os mortos, Jesus Cristo já não morre. Aleluia. R. E a morte não tem mais nenhum domínio sobre ele. Aleluia. Primeira leitura Do Livro do Apocalipse 2, 1-11 Às Igrejas de Éfeso e de Esmirna Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia: 1Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: “Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 2Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Colocaste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 5Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar. 6Mas em teu favor tens isto: detestas a prática dos nicolaítas, a qual também eu detesto. 7Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. Ao vencedor darei de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” 8Escreve ao anjo da Igreja que está em Esmirna: “Assim fala o Primeiro e o Último, aquele que esteve morto mas voltou à vida: 9Conheço tua tribulação e tua pobreza. Contudo, és rico. Também sei que alguns dos que se dizem judeus andaram falando mal; na realidade, eles não são judeus, mas sim, uma sinagoga de Satanás. 10Não tenhas medo do sofrimento que vai chegar. O diabo lançará alguns dentre vós na prisão. Assim sereis colocados à prova. Conhecereis tribulação durante dez dias. Sê fiel até à morte, e eu te darei como prêmio a coroa da vida. 11Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. O vencedor ficará livre da segunda morte.” Responsório Ap 2, 10c.11b; Eclo 4,33 R. Permanece fiel até a morte e a coroa da vida eu te darei. * O vencedor não sofrerá a segunda morte. Aleluia. V. Combate até à morte, em defesa da justiça, e Deus combaterá, por ti,teus inimigos. * O vencedor. Segunda leitura Dos “Livros a Monimo”, de São Fulgêncio, bispo de Ruspe (Lib. 2,11-12: CCL 91,46-48) (Séc.VI) O sacramento da unidade e da caridade A edificação espiritual do corpo de Cristo realiza-se na caridade, segundo as palavras de São Pedro: Como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo (1Pd 2,5). Esta edificação espiritual atinge sua maior eficácia no momento em que o próprio Corpo do Senhor, que é a Igreja, no sacramento do pão e do cálice, oferece o corpo e o sangue de Cristo: o cálice que bebemos é a comunhão com o sangue de Cristo; e o pão que partimos, é a comunhão com o corpo de Cristo. Porque há um só pão, nós todos participamos desse único pão (cf. 1Cor 10,16-17). Por isso pedimos que a mesma graça que faz da Igreja o Corpo de Cristo, faça com que todos os membros, unidos pelos laços da caridade, perseverem firmemente na unidade do corpo. E com razão suplicamos que isto se realize em nós pelo dom daquele Espírito que é ao mesmo tempo o Espírito do Pai e do Filho; porque sendo a Santíssima Trindade, na unidade de natureza, igualdade e amor, o único e verdadeiro Deus, é unânime a ação das três Pessoas divinas na obra santificadora daqueles que adota como filhos. Eis por que está escrito: O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5). O Espírito Santo, que é unidade do Pai e do Filho, realiza agora naqueles a quem concedeu a graça da adoção divina, transformação idêntica à que realizou naqueles que receberam o mesmo Espírito, conforme lemos no livro dos Atos dos Apóstolos: A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma (At 4,32). Quem fez dessa multidão dos que creram em Deus um só coração e uma só alma, foi aquele Espírito que é unidade do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é um só Deus. Por isso, o Apóstolo exorta a conservarmos com toda a solicitude esta unidade do espírito no vínculo da paz, quando diz aos efésios: Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: com toda a humildade e mansidão, suportando-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito (Ef 3,1-4). Deus, com efeito, enquanto conserva na Igreja o amor que ela recebeu pelo Espírito Santo, transforma-a num sacrifício agradável a seus olhos. De modo, que, recebendo continuamente esse dom da caridade espiritual, a Igreja possa sempre se apresentar como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Responsório Jo 17, 20b.21a.22.18 R. Eu te peço por aqueles, que por eles hão de crer, para que todos sejam um, como tu estás em mim e eu estou em ti. * Para que eles sejam um, como nós o somos, Pai. Aleluia. V. Como ao mundo me enviaste, também eu os enviei. * Para que eles. Oração Fazei-nos, ó Deus todo-poderoso, proclamar o poder do Cristo ressuscitado e, tendo recebido as primícias dos seus dons, consigamos possuí-los em plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Demos graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...