sábado, 17 de março de 2012

Sábado III Semana da Quaresma

Laudes V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. . Hino Ó Cristo, sol de justiça, brilhai nas trevas da mente. Com força e luz, reparai a criação novamente. Dai-nos, no tempo aceitável, um coração penitente, que se converta e acolha o vosso amor paciente. A penitência transforme tudo o que em nós há de mal. É bem maior que o pecado o vosso dom sem igual. Um dia vem, vosso dia, e tudo então refloresce. Nós, renascidos na graça, exultaremos em prece. A vós, Trindade clemente, com toda a terra adoramos, e no perdão renovados um canto novo cantamos. Salmodia Ant. 1 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade. Salmo 118(119),145-152 XIX (Coph) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei O amor é o cumprimento perfeito da Lei (Rm 13,10). –145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * Quero cumprir vossa vontade fielmente! –146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * e então eu guardarei vossa Aliança! –147 Chego antes que a aurora e vos imploro, * e espero confiante em vossa lei. –148 Os meus olhos antecipam as vigílias, * para de noite meditar vossa palavra. –149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz * e dai-me a vida, como é vossa decisão! –150 Meus opressores se aproximam com maldade; * como estão longe, ó Senhor, de vossa lei! –151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * todos os vossos mandamentos são verdade! –152 Desde criança aprendi vossa Aliança * que firmastes para sempre, eternamente. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; todos os vossos mandamentos são verdade. Ant. 2 Que a vossa Sabedoria, ó Senhor, esteja junto a mim no meu trabalho. Cântico Sb 9,1-6.9-11 Senhor, dai-me a Sabedoria! Eu vos darei palavras tão acertadas que nenhum dos inimigos vos poderá resistir (Lc 21,15). –1 Deus de meus pais, Senhor bondoso e compassivo, * vossa Palavra poderosa criou tudo, –2 vosso saber o ser humano modelou * para ser rei da criação que é vossa obra, –3 reger o mundo com justiça, paz e ordem, * e exercer com retidão seu julgamento: –4 Dai-me vossa sabedoria, ó Senhor, * sabedoria que partilha o vosso trono. – Não me excluais de vossos filhos como indigno: * 5 sou vosso servo e minha mãe é vossa serva; – sou homem fraco e de existência muito breve, * incapaz de discernir o que é justo. –6 Até mesmo o mais perfeito dentre os homens * não é nada, se não tem vosso saber. –9 Mas junto a vós, Senhor, está a sabedoria. * que conhece as vossas obras desde sempre; = convosco estava ao criardes o universo, † ela sabe o que agrada a vossos olhos, * o que é reto e conforme às vossas ordens. –10 Enviai-a lá de cima, do alto céu, * mandai-a vir de vosso trono glorioso, – para que esteja junto a mim no meu trabalho * e me ensine o que agrada a vossos olhos! =11 Ela, que tudo compreende e tudo sabe, † há de guiar meus passos todos com prudência, * com seu poder há de guardar a minha vida. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Que a vossa Sabedoria, ó Senhor, esteja junto a mim no meu trabalho. Ant. 3 O Senhor para sempre é fiel. Salmo 116(117) Louvor ao Deus misericordioso Eu digo:... os pagãos glorificam a Deus, em razão da sua misericórdia (Rm 15,8.9). –1 Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, * povos todos, festejai-o! –2 Pois comprovado é seu amor para conosco, * para sempre ele é fiel! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. O Senhor para sempre é fiel. Leitura breve Is 1,16-18 Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. Vinde, debatamos – diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. Responsório breve R. O Sangue de Jesus nos purifica, * De todos nossos erros nos liberta. R. O Sangue. V. Vinde ver os grandes feitos do Senhor! * De todos. Glória ao Pai. R. O Sangue. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Baixando o olhar, o publicano batia no peito arrependido, suplicava e pedia humildemente: Ó meu Deus, tende piedade, pois eu sou um pecador! O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Baixando o olhar, o publicano batia no peito arrependido, suplicava e pedia humildemente: Ó meu Deus, tende piedade, pois eu sou um pecador! Preces Glorifiquemos a Cristo Senhor que instituiu o batismo para fazer de nós criaturas novas e nos preparou a mesa de sua Palavra e de seu Corpo; rezemos confiantes: R. Renovai-nos, Senhor, com a vossa graça! Jesus, manso e humilde de coração, revesti-nos de sentimentos de misericórdia, mansidão e humildade, – e tornai-nos pacientes e compreensivos para com todos. R. Ensinai-nos a ajudar os pobres e sofredores, – e assim vos imitarmos, ó Bom Samaritano da humanidade. R. A Santa Virgem Maria, vossa Mãe, interceda por todas aquelas que se consagraram ao vosso serviço, – para que se dediquem cada vez melhor ao bem da Igreja. R. Concedei-nos a vossa misericórdia, – e fazei-nos experimentar a alegria do vosso perdão. R. (intenções livres) Pai nosso... Oração Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino O número sagrado, três vezes três das horas, abrindo um novo espaço, nos chama à prece, agora. Ao nome de Jesus, perdão seu povo implora. O Cristo ouviu a prece sincera do ladrão. A graça foi-lhe dada, por sua confissão. Jesus ouvindo a súplica, também nos dê perdão. Agora morre a morte, vencida pela cruz; após as trevas densas, serena, volta a luz; o horror do mal se quebra, nas mentes Deus reluz. A Cristo nós rogamos e ao Pai, eterno Bem, com seu Divino Espírito, amor que os sustém, proteja sua Igreja agora e sempre. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Sejamos firmes na provação: Sua justiça é nossa força. Salmo 118(119),121-128 XVI (Ain) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Sua mãe conservava no coração todas essas coisas (Lc 2,51). –121 Pratiquei a eqüidade e a justiça; * não me entregueis nas mãos daqueles que me oprimem! –12 Assegurai tudo que é bom ao vosso servo, * não permitais que me oprimam os soberbos! –123 Os meus olhos se gastaram de esperar-vos * e de aguardar vossa justiça e salvação. –124 Conforme o vosso amor, Senhor, tratai-me, * e também vossos desígnios ensinai-me! –125 Sou vosso servo: concedei-me inteligência, * para que eu possa compreender vossa Aliança! –126 Já é tempo de intervirdes, ó Senhor; * está sendo violada a vossa Lei! –127 Por isso amo os mandamentos que nos destes, * mais que o ouro, muito mais que o ouro fino! –128 Por isso eu sigo bem direito as vossas leis, * detesto todos os caminhos da mentira. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Assegurai tudo o que é bom ao vosso servo, ó Senhor! Ant. 2 Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos. Salmo 33(34) O Senhor é a salvação dos justos Provastes que o Senhor é bom (1Pd 2,3). I –2 Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, * seu louvor estará sempre em minha boca. –3 Minha alma se gloria no Senhor; * que ouçamos humildes e se alegrem! –4 Comigo engrandecei ao Senhor Deus, * exaltemos todos juntos o seu nome! –5 Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, * e de todos os temores me livrou. –6 Contemplai a sua face e alegrai-vos, * e vosso rosto não se cubra de vergonha! –7 Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, * e o Senhor o libertou de toda angústia. –8 O anjo do Senhor vem acampar * ao redor dos que o temem, e os salva. –9 Provai e vede quão suave é o Senhor! * Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! –10 Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, * porque nada faltará aos que o temem. –11 Os ricos empobrecem, passam fome, * mas aos que buscam o Senhor não falta nada. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Contemplai o Senhor e havereis de alegrar-vos. Ant. 3 O Senhor está bem perto do coração atribulado. II –12 Meus filhos, vinde agora e escutai-me: * vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus. –13 Qual o homem que não ama sua vida, * procurando ser feliz todos os dias? –14 Afasta a tua língua da maldade, * e teus lábios, de palavras mentirosas. –15 Afasta-te do mal e faze o bem, * procura a paz e vai com ela em seu caminho. –16 O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, * e seu ouvido está atento ao seu chamado; –17 mas ele volta a sua face contra os maus, * para da terra apagar sua lembrança. –18 Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta * e de todas as angústias os liberta. –19 Do coração atribulado ele está perto * e conforta os de espírito abatido. –20 Muitos males se abatem sobre os justos, * mas o Senhor de todos eles os liberta. –21 Mesmo os seus ossos ele os guarda e os protege, * e nenhum deles haverá de se quebrar. –22 A malícia do iníquo leva à morte, * e quem odeia o justo é castigado. –23 Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos, * e castigado não será quem nele espera. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sejamos firmes na provação: Sua justiça é nossa força. Leitura breve Gl 6,7b-8 De Deus não se zomba, pois o que o homem tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção. Quem semeia no espírito, do espírito colherá a vida eterna. V. Meu sacrifício é minha alma penitente. R. Não desprezeis um coração arrependido! Oração Ó Deus, alegrando-nos cada ano com a celebração da Quaresma, possamos participar com fervor dos sacramentos pascais e colher com alegria todos os seus frutos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Agora que o clarão da luz se apaga, a vós nós imploramos, Criador: com vossa paternal misericórdia, guardai-nos sob a luz do vosso amor. Os nossos corações sonhem convosco: no sono, possam eles vos sentir. Cantemos novamente a vossa glória ao brilho da manhã que vai surgir. Saúde concedei-nos nesta vida, as nossas energias renovai; da noite a pavorosa escuridão com vossa claridade iluminai. Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces, ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor, que reina para sempre em vossa glória, convosco e o Espírito de Amor. Salmodia Ant. 1 Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração! Salmo 4 Ação de graças O Senhor fez maravilhas naquele que ressuscitou dos mortos (Sto. Agostinho). =2 Quando eu chamo, respondei-me, ó meu Deus, minha justiça! † Vós que soubestes aliviar-me nos momentos de aflição,* atendei-me por piedade e escutai minha oração! –3 Filhos dos homens, até quando fechareis o coração? * Por que amais a ilusão e procurais a falsidade? –4 Compreendei que nosso Deus faz maravilhas por seu servo, * e que o Senhor me ouvirá quando lhe faço a minha prece! –5 Se ficardes revoltados, não pequeis por vossa ira;* meditai nos vossos leitos e calai o coração! –6 Sacrificai o que é justo, e ao Senhor oferecei-o; * confiai sempre no Senhor, ele é a única esperança! –7 Muitos há que se perguntam: 'Quem nos dá felicidade?'* Sobre nós fazei brilhar o esplendor de vossa face! –8 Vós me destes, ó Senhor, mais alegria ao coração, * do que a outros na fartura do seu trigo e vinho novo. –9 Eu tranqüilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, * pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Ó Senhor, tende piedade, e escutai minha oração! Ant. 2 Bendizei o Senhor Deus durante a noite! Salmo 133(134) Oração da noite no templo Louvai o nosso Deus todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes! (Ap 19,5). –1 Vinde, agora, bendizei ao Senhor Deus, * vós todos, servidores do Senhor, – que celebrais a liturgia no seu templo, * nos átrios da casa do Senhor. –2 Levantai as vossas mãos ao santuário, * bendizei ao Senhor Deus a noite inteira! –3 Que o Senhor te abençoe de Sião, * o Senhor que fez o céu e fez a terra! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Bendizei o Senhor Deus durante a noite! Leitura breve Dt 6,4-7 Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência aos teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em tua casa, ou andando pelos caminhos, quando te deitares, ou te levantares. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Ficai conosco, Senhor, nesta noite, e vossa mão nos levante amanhã cedo, para que celebremos com alegria a ressurreição de vosso Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...