quarta-feira, 21 de março de 2012

Quarta Feira IV Semana da Quaresma

Laudes V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Hino Ó Cristo, sol de justiça, brilhai nas trevas da mente. Com força e luz, reparai a criação novamente. Dai-nos, no tempo aceitável, um coração penitente, que se converta e acolha o vosso amor paciente. A penitência transforme tudo o que em nós há de mal. É bem maior que o pecado o vosso dom sem igual. Um dia vem, vosso dia, e tudo então refloresce. Nós, renascidos na graça, exultaremos em prece. A vós, Trindade clemente, com toda a terra adoramos, e no perdão renovados um canto novo cantamos. Salmodia Ant. 1 Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração!† Salmo 107(108) Louvor a Deus e pedido de ajuda Porque o Filho de Deus foi exaltado acima dos céus, sua glória foi anunciada por toda a terra (Arnóbio). –2 Meu coração está pronto, meu Deus, * está pronto o meu coração! – † Vou cantar e tocar para vós: * desperta, minh'alma, desperta! –3 Despertem a harpa e a lira, * eu irei acordar a aurora! –4 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, * dar-vos graças por entre as nações! –5 Vosso amor é mais alto que os céus, * mais que as nuvens a vossa verdade! –6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * vossa glória refulja na terra! –7 Sejam livres os vossos amados, * vossa mão nos ajude, ouvi-nos! =8 Deus falou em seu santo lugar: † 'Exultarei, repartindo Siquém, * e o vale em Sucot medirei. =9 Galaad, Manassés me pertencem, † Efraim é o meu capacete, * e Judá, o meu cetro real. =10 É Moab minha bacia de banho, † sobre Edom eu porei meu calçado, * vencerei a nação filistéia!' –11 Quem me leva à cidade segura, * e a Edom quem me vai conduzir, –12 se vós, Deus, rejeitais vosso povo * e não mais conduzis nossas tropas? –13 Dai-nos, Deus, vosso auxílio na angústia, * nada vale o socorro dos homens! –14 Mas com Deus nós faremos proezas, * e ele vai esmagar o opressor. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Meu coração está pronto, meu Deus, está pronto o meu coração! Ant. 2 Deus me envolveu de salvação qual uma veste, e como manto da justiça me cobriu. Cântico Is 61,10– 62,5 A alegria do profeta sobre a nova Jerusalém Vi a cidade santa, a nova Jerusalém,. vestida qual esposa enfeitada para o seu marido (cf. Ap 21,2). –61,10Eu exulto de alegria no Senhor, * e minh'alma rejubila no meu Deus. – Pois me envolveu de salvação, qual uma veste, * e como manto da justiça me cobriu, – como o noivo que coloca o diadema, * como a noiva que se enfeita com suas jóias. – 11 Como a terra faz brotar os seus rebentos * e o jardim faz germinar suas sementes, – o Senhor Deus fará brotar sua justiça * e o louvor perante todas as nações. – 62,1 Por ti, Sião, não haverei de me calar, * nem por ti, Jerusalém, terei sossego, – até que brilhe tua justiça como a aurora * e a tua salvação como um farol. – 2 Então os povos hão de ver tua justiça, * e os reis de toda a terra, a tua glória; – todos eles te darão um nome novo: * enunciado pelos lábios do Senhor. – 3 Serás coroa esplendorosa em sua mão, * diadema régio entre as mãos do teu Senhor. –4 Nunca mais te chamarão 'Desamparada', * nem se dirá de tua terra 'Abandonada'; – mas haverão de te chamar 'Minha querida', * e se dirá de tua terra 'Desposada'. – Porque o Senhor se agradou muito de ti, * e tua terra há de ter o seu esposo. – 5 Como um jovem que desposa a bem-amada, * teu Construtor, assim também, vai desposar-te; – como a esposa é a alegria do marido, * serás assim a alegria do teu Deus. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Deus me envolveu de salvação qual uma veste, e como manto da justiça me cobriu. Ant. 3 Bendirei ao Senhor toda a vida. Salmo 145(146) Felicidade dos que esperam no Senhor Louvamos o Senhor em nossa vida, isto é, em nosso proceder (Arnóbio). =1 Bendize, minh'alma, ao Senhor! † 2 Bendirei ao Senhor toda a vida, * cantarei ao meu Deus sem cessar! –3 Não ponhais vossa fé nos que mandam, * não há homem que possa salvar. =4 Ao faltar-lhe o respiro ele volta † para a terra de onde saiu; * nesse dia seus planos perecem. =5 É feliz todo homem que busca † seu auxílio no Deus de Jacó, * e que põe no Senhor a esperança. –6 O Senhor fez o céu e a terra, * fez o mar e o que neles existe. – O Senhor é fiel para sempre, * 7 faz justiça aos que são oprimidos; – ele dá alimento aos famintos, * é o Senhor quem liberta os cativos. =8 O Senhor abre os olhos aos cegos, † o Senhor faz erguer-se o caído, * o Senhor ama aquele que é justo. =9 É o Senhor quem protege o estrangeiro, † quem ampara a viúva e o órfão, * mas confunde os caminhos dos maus. =10 O Senhor reinará para sempre! † Ó Sião, o teu Deus reinará * para sempre e por todos os séculos! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Bendirei ao Senhor toda a vida. Leitura breve Dt 7,6b.8-9 O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da tera, para seres o seu povo preferido, porque o Senhor vos amou e quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos. Responsório breve R. Deus nos amou por primeiro, * Ele fez Aliança conosco. R. Deus nos amou. V. Sem medida é a sua ternura. * Ele fez. Glória ao Pai. R. Deus nos amou. CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79 Ant. Quem escuta a minha palavra e crê no Pai que me enviou, tema vida eternamente! O Messias e seu Precursor –68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * porque a seu povo visitou e libertou; –69 e fez surgir um poderoso Salvador * na casa de Davi, seu servidor, –70 como falara pela boca de seus santos, * os profetas desde os tempos mais antigos, –71 para salvar-nos do poder dos inimigos * e da mão de todos quantos nos odeiam. –72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * recordando a sua santa Aliança –73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo, = a ele nós sirvamos sem temor † 75 em santidade e em justiça diante dele, * enquanto perdurarem nossos dias. =76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † pois irás andando à frente do Senhor * para aplainar e preparar os seus caminhos, –77 anunciando ao seu povo a salvação, * que está na remissão de seus pecados; –78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, –79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas * = e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, * guiando-os no caminho da paz. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Quem escuta a minha palavra e crê no Pai que me enviou, tem a vida eternamente! Preces Demos graças a Deus Pai, e supliquemos que ele purifique e confirme os nossos corações na caridade, pela vinda e ação do Espírito Santo. Digamos, pois, cheios de confiança: R. Dai-nos, Senhor, o vosso Espírito Santo! Ensinai-nos a receber com um coração agradecido os bens que vós nos dais, – e a aceitar com paciência os sofrimentos que pesam sobre nós. R. Fazei que pratiquemos a caridade, não apenas nas grandes ocasiões, – mas principalmente no cotidiano de nossas vidas.R. Concedei que saibamos renunciar ao supérfluo, – para podermos socorrer nossos irmãos e irmãs necessitados. R. Dai-nos trazer sempre em nosso corpo a imagem da Paixão de vosso Filho, – vós que nos destes a vida em seu corpo.R. (intenções livres) Pai nosso. Oração Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Conclusão da Hora O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém. Hora Média V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. HINO O número sagrado, três vezes três das horas, abrindo um novo espaço, nos chama à prece, agora. Ao nome de Jesus, perdão seu povo implora. O Cristo ouviu a prece sincera do ladrão. A graça foi-lhe dada, por sua confissão. Jesus ouvindo a súplica, também nos dê perdão. Agora morre a morte, vencida pela cruz; após as trevas densas, serena, volta a luz; o horror do mal se quebra, na mentes Deus reluz. A Cristo nós rogamos e ao Pai, eterno Bem, com seu Divino Espírito, amor que os sustém, proteja sua Igreja agora e sempre. Amém. Salmodia -- salmodia complementar -- Ant. Sejamos firmes na provação: Sua justiça é nossa força. Salmo 118(119),145-152 XIX (Coph) Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei Naquele que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado (1Jo 2,5). –145 Clamo de todo o coração: Senhor, ouvi-me! * Quero cumprir vossa vontade fielmente! –146 Clamo a vós: Senhor, salvai-me, eu vos suplico, * e então eu guardarei vossa Aliança! –147 Chego antes que a aurora e vos imploro, * e espero confiante em vossa lei. –148 Os meus olhos antecipam as vigílias, * para de noite meditar vossa palavra. –149 Por vosso amor ouvi atento a minha voz * e dai-me a vida, como é vossa decisão! –150 Meus opressores se aproximam com maldade; * como estão longe, ó Senhor, de vossa lei! –151 Vós estais perto, ó Senhor, perto de mim; * todos os vossos mandamentos são verdade! –152 Desde criança aprendi vossa Aliança * que firmastes para sempre, eternamente. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Salmo 93(94) O Senhor faz justiça O Senhor se vinga de tudo:. pois Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade (cf. 1Ts 4,6-7). I –1 Senhor Deus justiceiro, brilhai, * revelai-vos, ó Deus vingador! –2 Levantai-vos, Juiz das nações, * e pagai seu salário aos soberbos! –3 Até quando os injustos, Senhor, * até quando haverão de vencer? –4 Arrogantes derramam insultos * e se gabam do mal que fizeram. –5 Eis que oprimem, Senhor, vosso povo * e humilham a vossa herança; –6 estrangeiro e viúva trucidam, * e assassinam o pobre e o órfão! –7 Eles dizem: 'O Senhor não nos vê * e o Deus de Jacó não percebe!' –8 Entendei, ó estultos do povo; * insensatos, quando é que vereis? –9 O que fez o ouvido, não ouve? * Quem os olhos formou, não verá? –10 Quem educa as nações, não castiga? * Quem os homens ensina, não sabe? –11 Ele sabe o que pensam os homens: * pois um nada é o seu pensamento! – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. II –12 É feliz, ó Senhor, quem formais * e educais nos caminhos da Lei, –13 para dar-lhe um alívio na angústia, * quando ao ímpio se abre uma cova. –14 O Senhor não rejeita o seu povo * e não pode esquecer sua herança: –15 voltarão a juízo as sentenças; * quem é reto andará na justiça. –16 Quem por mim contra os maus se levanta * e a meu lado estará contra eles? –17 Se o Senhor não me desse uma ajuda, * no silêncio da morte estaria! –18 Quando eu penso: 'Estou quase caindo!' * Vosso amor me sustenta, Senhor! –19 Quando o meu coração se angustia, * consolais e alegrais minha alma. =20 Pode acaso juntar-se convosco † o impostor tribunal da injustiça, * que age mal, tendo a lei por pretexto? –21 Eles podem agir contra o justo, * condenando o inocente a morrer: –21 Para mim o Senhor, com certeza, * é refúgio, é abrigo, é rochedo! =23 O Senhor, nosso Deus, os arrasa, † faz voltar contra eles o mal, * 24 sua própria maldade os condena. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Sejamos firmes na provação: Sua justiça é nossa força. Leitura breve Zc 1,3b-4b Voltai-vos para mim, diz o Senhor dos exércitos, e eu me voltarei para vós, diz o Senhor dos exércitos. Não sejais como os vossos pais, aos quais os antigos profetas gritavam: Assim fala o Senhor dos exércitos: Abandonai vossos maus caminhos e vossos maus pensamentos; mas não me ouviram. V. Meu sacrifício é minha alma penitente. R. Não desprezeis um coração arrependido. Oração Ó Deus, que recompensais os méritos dos justos e perdoais aos pecadores que fazem penitência, sede misericordioso para conosco: fazei que a confissão de nossas culpas alcance o vosso perdão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. V. Bendigamos ao Senhor. R. Graças a Deus. COMPLETAS QUARTA-FEIRA V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia. Depois, recomenda-se o exame de consciência (...) Hino Ó Cristo, dia e esplendor, na treva o oculto aclarais. Sois luz de luz, nós o cremos, luz aos fiéis anunciais. Guardai-nos, Deus, nesta noite, velai do céu nosso sono; em vós na paz descansemos em um tranqüilo abandono. Se os olhos pesam de sono, vele, fiel, nossa mente. A vossa destra proteja quem vos amou fielmente. Defensor nosso, atendei-nos freai os planos malvados. No bem guiai vossos servos, com vosso sangue comprados. Ó Cristo, Rei piedoso, a vós e ao Pai toda a glória, com o Espírito Santo, eterna honra e vitória. Salmodia Ant. 1 Ó Senhor, sede a minha proteção, um abrigo bem seguro que me salva! Salmo 30(31),2-6 Súplica confiante do aflito Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46). –2 Senhor, eu ponho em vós minha esperança; * que eu não fique envergonhado eternamente! = Porque sois justo, defendei-me e libertai-me, † 3 inclinai o vosso ouvido para mim; * apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me! – Sede uma rocha protetora para mim, * um abrigo bem seguro que me salve! –4 Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; * por vossa honra orientai-me e conduzi-me! –5 Retirai-me desta rede traiçoeira, * porque sois o meu refúgio protetor! –6 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, * porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Ant. Ó Senhor, sede a minha proteção, um abrigo bem seguro que me salva! Ant. 2 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor!† Salmo 129(130) Das profundezas eu clamo Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1,21). –1 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, * 2 † escutai a minha voz! – Vossos ouvidos estejam bem atentos * ao clamor da minha prece! –3 Se levardes em conta nossas faltas, * quem haverá de subsistir? –4 Mas em vós se encontra o perdão, * eu vos temo e em vós espero. –5 No Senhor ponho a minha esperança, * espero em sua palavra. –6 A minh’alma espera no Senhor * mais que o vigia pela aurora. –7 Espere Israel pelo Senhor * mais que o vigia pela aurora! – Pois no Senhor se encontra toda graça * e copiosa redenção. –8 Ele vem libertar a Israel * de toda a sua culpa. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Das profundezas eu clamo a vós, Senhor! Leitura breve Ef 4,26-27 Não pequeis. Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento. Não vos exponhais ao diabo. Responsório breve R. Senhor, em vossas mãos * Eu entrego o meu espírito. R.Senhor. V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo. * Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor. Cântico evangélico, ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Cântico de Simeão Lc 2,29-32 Cristo, luz das nações e glória de seu povo –29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, * conforme prometestes, ó Senhor. –30 Pois meus olhos viram vossa salvação * 31 que preparastes ante a face das nações: –32 uma Luz que brilhará para os gentios * e para a glória de Israel, o vosso povo. – Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos, guardai-nos também quando dormimos! Nossa mente vigie com o Cristo, nosso corpo repouse em sua paz! Oração Senhor Jesus Cristo, manso e humilde de coração, que tornais leve o fardo e suave o jugo dos que vos seguem, acolhei os propósitos e trabalhos deste dia e concedei-nos um repouso tranqüilo, para amanhã vos servirmos com maior generosidade. Vós, que viveis e reinais para sempre. Amém. O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranqüila e, no fim da vida, uma morte santa. R. Amém. Antífona final de Nossa Senhora Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu, socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...