Quem é Satanás realmente?

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Palestra do padre Gabriel Amorth no Umbria International Film Fest
por Lucas Marcolivio

TERNI, quinta-feira, 24 de novembro, 2011 (ZENIT.org) - Quem é o diabo? Qual é seu nome real? Quão poderoso é? Como se manifesta a sua obra destruidora nas vidas dos homens?
Estas e outras perguntas semelhantes foram respondidas pelo Padre Gabriel Amorth, célebre exorcista italiano, em uma vídeo-intrevista projetada ontem à tarde durante o Umbria International Film Fest, pouco antes da projeção do filme O rito de Mikael Hafstrom, cujo objeto é precisamente o exorcismo.
O diabo, disse o padre Amorth, é essencialmente "um espírito puro criado por Deus como um anjo". Como os homens, também os anjos foram submetidos à uma prova de obediência, que Satanás – que era o mais brilhante dos espíritos celestes - se rebelou.
 
Satanás é, portanto, o primeiro diabo da história sagrada, e o mais poderoso de todos. Assim como no céu, com os santos e anjos, nas suas várias categorias, também no inferno há uma hierarquia. Enquanto o Reino de Deus é governado pelo amor, o reino de Satanás é dominado pelo ódio. "Os demônios se odeiam entre si e a sua hierarquia é baseada no terror", disse o padre Amorth.
"Um dia - disse o exorcista - eu estava quase liberando uma pessoa possuída por um demônio que não era nem mesmo um dos mais fortes. Por que você não vai embora?, perguntei-lhe. Porque – me respondeu - se eu sair Satanás me punirá ". A finalidade da existência dos demônios é "arrastar o homem ao pecado e trazê-lo para o inferno", disse Amorth.
O que é, então, que impulsiona o homem a esta louca obra de auto-destruição e condenação? Segundo o padre Amorth, o homem é sempre impulsionado pela "curiosidade", uma inclinação que pode ser "positiva ou negativa dependendo das circunstâncias”.
 
O verdadeiro 'triunfo' do demônio, porém, é que ele está "sempre escondido" e a coisa que mais deseja é que não se "acredite na sua existência". Ele "estuda a cada um de nós, nas suas tendências para o bem e para o mal, e depois suscita as tentações", aproveitando-se das nossas fraquezas.
A época contemporânea, afinal de contas, é representada precisamente pelo total esquecimento da figura do diabo que, assim, consegue os seus mais importantes sucessos. Se a humanidade perde o sentido do pecado, é quase automático que entrem ideias de que "o aborto e o divórcio sejam uma conquista da civilização e não um pecado mortal", disse Amorth.
É óbvio que o diabo está por trás de práticas como o ocultismo e a magia, e até aqui, “aproveitando a nossa curiosidade". Quem quiser "conhecer o próprio futuro ou falar com os mortos", por exemplo, vai, ainda sem querer, encontrar-se com o demônio.
 
O padre Amorth não descarta nem sequer o filme Harry Potter: o ídolo literário e cinematográfico de tantas crianças ao redor do mundo é, de fato, de acordo com o exorcista, uma mensagem publicitária da “magia” apesar de ser vendido “até mesmo em livrarias católicas".
Perigosas e desonestas, para Amorth, são também as práticas orientais aparentemente inócuas como o Yoga: "Você acha que está fazendo para relaxar, mas leva ao Hinduísmo - explicou o exorcista - Todas as religiões orientais são baseadas na falsa crença da reencarnação ".
Perguntado se Satanás atormenta mais as almas dos ateus ou aquelas dos crentes, o padre Amorth disse que o mundo pagão é mais vulnerável ao diabo do que o mundo cristão ou crente, no entanto, "um ateu é mais difícil que venha visitar um sacerdote".
 
Amorth, que disse ter exorcizado também "muçulmanos e hindus", salientou: "Se viesse comigo um ateu eu diria para mim mesmo que, de todos modos, estou agindo em nome de Jesus Cristo e lhe recomendaria que se informasse sobre quem fosse Cristo ".
Um aspecto curioso  e nem por isso secundário do trabalho de um exorcista está ligado aos nomes dos demônios. "A primeira coisa que eu pergunto ao possuído é qual seja o seu nome - disse o padre Amorth -. Se ele me responde com o nome verdadeiro para o diabo já é uma derrota:  foi forçado a dizer a verdade, a sair do esconderijo".
 
Caso contrário, o diabo vai responder cada vez com um nome diferente. "Os demônios na realidade, como os anjos, não têm nomes - disse Amorth - mas se atribuem apelidos até mesmo bobos, como Isbò: este era um diabo com um nome estúpido, mas poderosíssimo, ao ponto de ter conseguido matar um exorcista e um bispo ".
O padre Amorth também afirmou que a pessoa possuída não está necessariamente em pecado mortal, porque "Satanás pode tomar o corpo, mas não a alma", e advertiu que o demônio não só atua com a possessão, mas também com o assédio, a obsessão e a infestação (esta última referida principalmente a locais físicos).
 
O malefícios associados à práticas ocultas (feitiços, vudú, macumba, faturas, etc.), são "muito raros", disse o exorcista.
Aqueles que rezam e que confiam constantemente em Deus "não devem ter medo" do demônio. Além disso, o padre Amorth disse que nunca teve medo do diabo durante os exorcismos. "Às vezes - deixou claro - eu estive com medo de  machucar fisicamente alguém porque, por exemplo, é arriscado exorcizar uma pessoa doente do coração".
Amorth concluiu a entrevista confirmando que muitas pessoas, de fato, vendem sua alma ao diabo, mas, ironicamente, ele acrescentou, "Eu tenho queimado muitos contratos ...."

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2 comentários:

  1. Esta mulher do Governo.Esta coisa que foi abortada.

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  2. ESPIRITISMO, RELIGIÕES ORIENTAIS E SATANISMO - SIMBIOSE PERFEITA

    Cristianismo e espiritismo são duas doutrinas irreconciliabilíssimas entre si; sem entrar em muitos detalhes, por ex., a admissão da doutrina da reencarnação compromete o sacrifício único e definitivo da morte de Jesus de uma vez por todas por nossa salvação, do qual se emanam as graças necessárias à salvação, oferecidas a seus fiéis seguidores; na visão espírita, salvamo-nos por nós mesmos em sucessivas reencarnações, nas quais nos purgamos de nossos pecados anteriores...
    Há muitos confundindo boas obras, atos de caridade, que os espíritas podem fazer a necessitados; há , porém, uma radical diferença com a verdadeira caridade cristã a que se refere a S. Escritura: para se manter em caridade verdadeira - agapé - de imediato a pessoa terá de estar em estado de graça, praticar as boas obras e daí apenas é que passarão a ter valor; se não proceder assim, não passarão apenas por gestos humanos de solidariedade sem valor salvífico, e obter isso engajado no espiritismo é impossível.

    Em Hb 9,27: está escrito que o homem morrerá uma só vez, depois de que segue-se o juízo; na visão espírita inexiste, idem o juízo.
    Na cruz, à sua morte Jesus disse ao ladrão arrependido: hoje estarás comigo no paraíso. De como fica, se ele teria que passar por reencarnações...
    S Paulo diz: 2 Cor 5,10: Porquanto, todos nós teremos de comparecer manifestantemente perante o tribunal de Cristo, afim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal. E muitas outra referências às incompatibilidades totais entre as duas doutrinas. Na visão espiritista, não existe inferno, condenação...
    Detalhe: garantidamente, não há católico espírita mas existe de fato espírita que se diz católico, enganando a si próprio.
    Mt 6,24: Ninguém pode servir a dois senhores...

    As religiões orientais, em geral todas reencarnacionistas muito adotadas hoje na medicina "holística", em que por meio de exercícios meditacionais e posturas o homem se liberta(?), prestam excelentes serviços ao diabo ao insuflar o orgulho e panteísmo.

    Concluindo: espiritismo, religiões orientais e satanismo: simbiose perfeita!

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