terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Terça Feira do Tempo do Natal




Santa Genoveva Laudes



V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Do sol nascente ao poente
cantai, fiéis, neste dia,
ao Cristo Rei que, por nós,
nasceu da Virgem Maria.



Autor feliz deste mundo,
tomou um corpo mortal.
A nossa carne assumindo,
livrou a carne do mal.



No seio puro da Virgem
entrou a graça dos céus.
Em si carrega um segredo
sabido apenas por Deus.



O casto seio da Virgem
se faz o templo de Deus.
Gerou sem homem um Filho,
o Autor da terra e dos céus.



Nasceu da Virgem o Filho
que Gabriel anunciou,
em quem no seio materno
João, o Batista, exultou.



Não recusou o presépio,
foi sobre o feno deitado;
quem mesmo as aves sustenta
com leite foi sustentado.



Do céu os coros se alegram,
os anjos louvam a Deus.
Pastor se mostra aos pastores
quem fez a terra e os céus.



Louvor a vós, ó Jesus,
que duma Virgem nascestes.
Louvor ao Pai e ao Espírito
no azul dos paços celestes.

Salmodia

Ant. 1 Enviai-me, ó Senhor, vossa luz, vossa verdade!

Salmo 42(43)

Saudades do templo
Eu vim ao mundo como luz (Jo 12,46).

–1 Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me *
contra a gente impiedosa;
– do homem perverso e mentiroso *
libertai-me, ó Senhor!

–2 Sois vós o meu Deus e meu refúgio: *
por que me afastais?
– Por que ando tão triste e abatido *
pela opressão do inimigo?

–3 Enviai vossa luz, vossa verdade: *
elas serão o meu guia;
– que me levem ao vosso Monte santo, *
até a vossa morada! –

–4 Então irei aos altares do Senhor, *
Deus da minha alegria.
– Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, *
meu Senhor e meu Deus!

–5 Por que te entristeces, ó minh’alma, *
a gemer no meu peito?
– Espera em Deus! Louvarei novamente *
o meu Deus Salvador!

Ant. Enviai-me, ó Senhor, vossa luz, vossa verdade!

Ant. 2 Salvai-nos, ó Senhor, todos os dias!

Cântico Is 38,10-14.17-20

Angústia de um agonizante e alegria da cura
Eu sou aquele que vive. Estive morto. Eu tenho a chave da morte (Ap 1,18).

–10 Eu dizia: ‘É necessário que eu me vá *
no apogeu de minha vida e de meus dias;
– para a mansão triste dos mortos descerei, *
sem viver o que me resta dos meus anos’.

=11 Eu dizia: ‘Não verei o Senhor Deus †
sobre a terra dos viventes nunca mais; *
nunca mais verei um homem neste mundo!’

–12 Minha morada foi à força arrebatada, *
desarmada como a tenda de um pastor.
– Qual tecelão, eu ia tecendo a minha vida, *
mas agora foi cortada a sua trama.

–13 Vou me acabando de manhã até à tarde, *
passo a noite a gemer até a aurora.
– Como um leão que me tritura os ossos todos, *
assim eu vou me consumindo dia e noite.

–14 O meu grito é semelhante ao da andorinha, *
o meu gemido se parece ao da rolinha.
– Os meus olhos já se cansam de elevar-se, *
de pedir-vos: ‘Socorei-me, Senhor Deus!’

–17 Mas vós livrastes minha vida do sepulcro, *
e lançastes para trás os meus pecados.
–18 Pois a mansão triste dos mortos não vos louva, *
nem a morte poderá agradecer-vos;

– para quem desce à sepultura é terminada *
a esperança em vosso amor sempre fiel.
–19 Só os vivos é que podem vos louvar, *
como hoje eu vos louvo agradecido.

– O pai há de contar para seus filhos *
vossa verdade e vosso amor sempre fiel.
=20 Senhor, salvai-me! Vinde logo em meu auxílio, †
e a vida inteira cantaremos nossos salmos, *
agradecendo ao Senhor em sua casa.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, ó Senhor, todos os dias!

Ant. 3 Ó Senhor, convém cantar vosso louvor
com um hino em Sião! †

Salmo 64(65)

Solene ação de graças
Sião significa a cidade celeste (Orígenes).

–2 Ó Senhor, convém cantar vosso louvor *
com um hino em Sião!
–3 † E cumprir os nossos votos e promessas, *
pois ouvis a oração.

– Toda carne há de voltar para o Senhor, *
por causa dos pecados.
–4 E por mais que nossas culpas nos oprimam, *
perdoais as nossas faltas.

–5 É feliz quem escolheis e convidais *
para morar em vossos átrios!
– Saciamo-nos dos bens de vossa casa *
e do vosso templo santo.

–6 Vossa bondade nos responde com prodígios, *
nosso Deus e Salvador!
– Sois a esperança dos confins de toda a terra *
e dos mares mais distantes.

–7 As montanhas sustentais com vossa força: *
estais vestido de poder.
–8 Acalmais o mar bravio e as ondas fortes *
e o tumulto das nações.

–9 Os habitantes mais longínquos se admiram *
com as vossas maravilhas.
– Os extremos do nascente e do poente *
inundais de alegria.

–10 Visitais a nossa terra com as chuvas, *
e transborda de fartura.
– Rios de Deus que vêm do céu derramam águas, *
e preparais o nosso trigo.

–11 É assim que preparais a nossa terra: *
vós a regais e aplainais,
– os seus sulcos com a chuva amoleceis *
e abençoais as sementeiras.

–12 O ano todo coroais com vossos dons, *
os vossos passos são fecundos;
– transborda a fartura onde passais, *
13 brotam pastos no deserto.

– As colinas se enfeitam de alegria, *
14 e os campos, de rebanhos;
– nossos vales se revestem de trigais: *
tudo canta de alegria!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ó Senhor, convém cantar vosso louvor
com um hino em Sião!

Leitura breve Is 62,11-12a

Dizei à cidade de Sião: Eis que está chegando o teu salvador, com a recompensa
já em suas mãos e o prêmio à sua disposição. O povo será chamado Povo Santo, os
Resgatados do Senhor


Responsório breve


R.O Senhor fez conhecer
* Aleluia, aleluia. R. O Senhor.
V. A sua salvação *Aleluia, aleluia. Glória ao Pai.
R. O Senhor.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant. O Verbo se fez carne e habitou entre nós,
cheio de graça e de verdade.
Todos nós recebemos, de sua plenitude,
graça após graça.

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Verbo se fez carne e habitou entre nós,
cheio de graça e de verdade.
Todos nós recebemos, de sua plenitude,
graça após graça.

Preces

Com alegria invoquemos o nosso Redentor, o Filho de Deus, que se fez homem para renovar o homem; e digamos:


R. Ficai conosco, Emanuel!


Jesus, Filho do Deus Vivo, esplendor do Pai, luz eterna, rei da glória, sol da justiça, filho da Virgem Maria,
– iluminai este dia com a glória de vossa encarnação. R.


Jesus, conselheiro admirável, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz,
– dirigi nossa caminhada com a luz da vossa santa humanidade. R.


Jesus todo-poderoso, paciente, obediente, manso e humilde de coração,
– manifestai a todos o poder da mansidão. R.


Jesus, pai dos pobres, glória de vossos fiéis, bom pastor, luz verdadeira, sabedoria infinita,
imensa bondade, nosso caminho e nossa vida,
– concedei à vossa Igreja o espírito de pobreza evangélica. R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração

Ó Deus, quisestes que a humanidade do vosso Filho, nascendo da Virgem Maria,
não fosse submetido à humilhação do homem decaído. Concedei que, participando
desta nova criação, sejamos libertados da antiga culpa . Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.


Hora Média
Oração das Quinze Horas (Hora Nona)

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino


Vós que sois o Imutável,
Deus fiel, Senhor da História,
nasce e morre a luz do dia,
revelando a vossa glória.

Seja a tarde luminosa
numa vida permanente.
E da santa morte o prêmio
nos dê glória eternamente.

Escutai-nos, ó Pai Santo,
pelo Cristo, nosso irmão,
que convosco e o Espírito
vive em plena comunhão.


Salmodia
-- salmodia complementar --


Ant. Os meus olhos viram a vossa salvação,
que preparastes ante a face das nações.



Salmo 118(119),49-56

VII (Zain)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6,68).

–49 Lembrai-vos da promessa ao vosso servo, *
pela qual me cumulastes de esperança!
–50 O que me anima na aflição é a certeza: *
vossa palavra me dá a vida, ó Senhor.

–51 Por mais que me insultem os soberbos, *
eu não me desviarei de vossa lei.
–52 Recordo as leis que vós outrora proferistes, *
e esta lembrança me consola o coração.

–53 Apodera-se de mim a indignação, *
vendo que os ímpios abandonam vossa lei.
–54 As vossas leis são para mim como canções *
que me alegram nesta terra de exílio.

–55 Até de noite eu relembro vosso nome *
e observo a vossa lei, ó meu Senhor!
–56 Quanto a mim, uma só coisa me interessa: *
cumprir vossos preceitos, ó Senhor!



– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Salmo 52(53)

A insensatez dos ímpios
Todos pecaram e estão privados da glória de Deus (Rm 3,23).

–1 Diz o insensato em seu próprio coração: *
‘Não há Deus! Deus não existe!’
–2 Corromperam-se em ações abomináveis, *
já não há quem faça o bem!

–3 O Senhor, ele se inclina lá dos céus *
sobre os filhos de Adão,
– para ver se resta um homem de bom senso *
que ainda busque a Deus.

–4 Mas todos eles igualmente se perderam, *
corrompendo-se uns aos outros;
– não existe mais nenhum que faça o bem, *
não existe um sequer!

–5 Será que não percebem os malvados *
quanto exploram o meu povo?
– Eles devoram o meu povo como pão, *
e não invocam o Senhor.

–6 Eis que se põem a tremer de tanto medo, *
onde não há o que temer;
– porque Deus fez dispersar até os ossos *
dos que te assediavam.

– Eles ficaram todos cheios de vergonha, *
porque Deus os rejeitou.
–7 Que venha, venha logo de Sião *
a salvação de Israel!

– Quando o Senhor reconduzir do cativeiro *
os deportados de seu povo,
– que júbilo e que festa em Jacó, *
que alegria em Israel!



– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Salmo 53(54),3-6.8-9

Pedido de auxílio
O profeta reza para escapar, em nome do Senhor, à maldade de seus perseguidores
(Cassiodoro).

–3 Por vosso nome, salvai-me, Senhor; *
e dai-me a vossa justiça!
–4 Ó meu Deus, atendei minha prece *
e escutai as palavras que eu digo!

=5 Pois contra mim orgulhosos se insurgem, †
e violentos perseguem-me a vida: *
não há lugar para Deus aos seus olhos.
–6 Quem me protege e me ampara é meu Deus; *
é o Senhor quem sustenta minha vida!

–8 Quero ofertar-vos o meu sacrifício *
de coração e com muita alegria;
– quero louvar, ó Senhor, vosso nome, *
quero cantar vosso nome que é bom!
–9 Pois me livrastes de toda a angústia, *
e humilhados vi meus inimigos!


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Os meus olhos viram a vossa salvação,
que preparastes ante a face das nações.


Leitura breve Is 60,4a-5

Teus filhos, Jerusalém, vêm chegando de longe com tuas filhas,
carregadas nos braços. Ao vê-los ficarás radiante, com o coração
vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de
além-mar e mostrarão o poderio de suas nações.


V. A verdade e o amor se encontraram. Aleluia.

R. A justiça e a paz se abraçaram. Aleluia.




Oração
Ó Deus, quisestes que a humanidade do vosso Filho, nascendo da Virgem Maria,
não fosse submetido à humilhação do homem decaído. Concedei que, participando
desta nova criação, sejamos libertados da antiga culpa . Por Cristo, nosso Senhor.


Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.
R. Demos graças a Deus.


3 de Janeiro

Vésperas

Hino

Ó Redentor do mundo,
do eterno Pai gerado
já antes do universo,
qual Filho bem-amado.

Do Pai luz e esplendor,
nossa esperança eterna,
ouvi dos vossos servos
a prece humilde e terna.

Lembrai, autor da vida,
nascido de Maria,
que nossa forma humana
tomastes, neste dia.

A glória deste dia
atesta um fato novo,
que vós, do Pai descendo,
salvastes vosso povo.

Saúdam vossa vinda
o céu, a terra, o mar,
e todo ser que vive
entoa o seu cantar.

E nós, por vosso sangue
remidos como povo,
vos celebramos hoje,
cantando um canto novo.

A glória a vós, Jesus,
nascido de Maria
com vosso Pai e o Espírito
louvores cada dia.

Salmodia

Ant. 1 Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Salmo 48(49)

A ilusão das riquezas
Dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus (Mt 19,23).

I
–2 Ouvi isto, povos todos do universo, *
muita atenção, ó habitantes deste mundo;
–3 poderosos e humildes, escutai-me, *
ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!

–4 Minha boca vai dizer palavras sábias, *
que meditei no coração profundamente;
–5 e inclinando meus ouvidos às parábolas, *
decifrarei ao som da harpa o meu enigma:

–6 Por que temer os dias maus e infelizes, *
quando a malícia dos perversos me circunda?
–7 Por que temer os que confiam nas riquezas *
e se gloriam na abundância de seus bens?

–8 Ninguém se livra de sua morte por dinheiro *
nem a Deus pode pagar o seu resgate.
–9 A isenção da própria morte não tem preço; *
não há riqueza que a possa adquirir,
–10 nem dar ao homem uma vida sem limites *
e garantir-lhe uma existência imortal. –

=11 Morem os sábios e os ricos igualmente; †
moremos loucos e também os insensatos, *
e deixam tudo o que possuem aos estranhos;
=12 os seus sepulcros serão sempre as suas casas, †
suas moradas através das gerações, *
mesmo se deram o seu nome a muitas terras.

–13 Não dura muito o homem rico e poderoso; *
é semelhante ao gado gordo que se abate.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

Ant. 2 Ajuntai vosso tesouro no céu, diz o Senhor.

II
–14 Este é o fim do que espera estultamente, *
o fim daqueles que se alegram com sua sorte;
=15 são um rebanho recolhido ao cemitério, †
e a própria morte é o pastor que os apascenta; *
são empurrados e deslizam para o abismo.

– Logo seu corpo e seu semblante se desfazem, *
e entre os mortos fixarão sua morada.
–16 Deus, porém, me salvará das mãos da morte *
e junto a si me tomará em suas mãos.

–17 Não te inquietes, quando um homem fica rico *
e aumenta a opulência de sua casa;
–18 pois ao morrer não levará nada consigo, *
nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.

–19 Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: *
‘Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!’
–20 Mas vai-se ele para junto de seus pais, *
que nunca mais e nunca mais verão a luz!

–21 Não dura muito o homem rico e poderoso: *
é semelhante ao gado gordo que se abate.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Ajuntai vosso tesouro no céu, diz o Senhor.

Ant. 3 Toda glória ao Cordeiro imolado!
Toda honra e poder para sempre!

Cântico Ap 4,11; 5,9.10.12

Hino dos remidos

–4,1 Vós sois digno, Senhor nosso Deus, *
de receber honra, glória e poder!

(R. Poder, honra e glória ao Cordeiro de Deus!)

=5,9 Porque todas as coisas criastes, †
é por vossa vontade que existem *
e subsistem porque vós mandais. (R.)

= Vós sois digno, Senhor nosso Deus, †
de o livro nas mãos receber *
e de abrir suas folhas lacradas! (R.)

– Porque fostes por nós imolado; *
para Deus nos remiu vosso sangue
– dentre todas as tribos e línguas, *
dentre os povos da terra e nações. (R.)

=10 Pois fizestes de nós, para Deus, †
sacerdotes e povo de reis, *
e iremos reinar sobre a terra. (R.)

=12 O Cordeiro imolado é digno †
de receber honra, glória e poder, *
sabedoria, louvor, divindade! (R.)

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Toda glória ao Cordeiro imolado!
Toda honra e poder para sempre!

Leitura breve 1Jo 1,5b-7

Deus é luz e nele não há trevas. Se andamos na luz, como ele está na luz,
então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho
nos purifica de todo o pecado.

Responsório breve

R. A Palavra se fez carne.
* Aleluia, aleluia.R. A Palavra.
V. E habitou entre nós. * Aleluia, aleluia.
Glória ao Pai. R. A Palavra.

Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55

Ant. Exultemos no Senhor e cantemos de alegria,
pois no mundo apareceu a eterna salvação! Aleluia.

A alegria da alma no Senhor

–46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
–48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

–49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
–50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

–51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
–52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;

–53 saciou de bens os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
–54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

–55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Exultemos no Senhor e cantemos de alegria,
pois no mundo apareceu a eterna salvação! Aleluia.

Preces

Com a vinda de Cristo ao mundo, o povo santo de Deus floresceu e produziu o seu fruto
mais excelente. Por isso, cheios de alegria e gratidão, digamos ao nosso Salvador:


R. Exulte o mundo de alegria com o vosso Natal.


Cristo, nossa vida, que viestes ao mundo para ser a Cabeça da Igreja,
– multiplicai na terra os membros do vosso Corpo místico e santificai-os na caridade. R.


Vós, que sois adorado como verdadeiro Deus e verdadeiro homem,
– fazei-nos participantes da vossa divindade. R.


Vós, que pela encarnação vos tornastes o Mediador entre Deus e os homens,
– fazei que os ministros da Igreja se associem cada vez mais eficazmente
à vossa missão reconciliadora pela santidade da sua vida. R.


Vós, que pelo vosso nascimento estabelecestes um mundo novo,
– conduzi todos os povos pelos caminhos da salvação. R.


(intenções livres)


Vós, que ao nascerdes destruístes os laços da morte,
– livrai nossos irmãos e irmãs falecidos de todo vínculo do pecado. R.

Pai nosso...

Oração

Ó Deus, quisestes que a humanidade do vosso Filho, nascendo da Virgem Maria,
não fosse submetido à humilhação do homem decaído. Concedei que, participando
desta nova criação, sejamos libertados da antiga culpa . Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...