quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Quinta Feira Tempo do Natal




Laudes



V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino

Do sol nascente ao poente
cantai, fiéis, neste dia,
ao Cristo Rei que, por nós,
nasceu da Virgem Maria.



Autor feliz deste mundo,
tomou um corpo mortal.
A nossa carne assumindo,
livrou a carne do mal.



No seio puro da Virgem
entrou a graça dos céus.
Em si carrega um segredo
sabido apenas por Deus.



O casto seio da Virgem
se faz o templo de Deus.
Gerou sem homem um Filho,
o Autor da terra e dos céus.



Nasceu da Virgem o Filho
que Gabriel anunciou,
em quem no seio materno
João, o Batista, exultou.



Não recusou o presépio,
foi sobre o feno deitado;
quem mesmo as aves sustenta
com leite foi sustentado.



Do céu os coros se alegram,
os anjos louvam a Deus.
Pastor se mostra aos pastores
quem fez a terra e os céus.



Louvor a vós, ó Jesus,
que duma Virgem nascestes.
Louvor ao Pai e ao Espírito
no azul dos paços celestes.

Salmodia

Ant. 1 Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
e vinde logo nos trazer a salvação!

Salmo 79(80)

Visitai, Senhor, a vossa vinha
Vinde, Senhor Jesus! (Ap 22,20).

–2 Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. *
Vós, que a José apascentais qual um rebanho!
= Vós, que sobre os querubins vos assentais, †
aparecei cheio de glória e esplendor *
3 ante Efraim e Benjamim e Manassés!
– Despertai vosso poder, ó nosso Deus, *
e vinde logo nos trazer a salvação!

=4 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!

–5 Até quando, ó Senhor, vos irritais, *
apesar da oração do vosso povo?
–6 Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, *
e a beber destes um pranto copioso.
–7 Para os vizinhos somos causa de contenda, *
de zombaria para os nossos inimigos.

=8 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!

–9 Arrancastes do Egito esta videira, *
e expulsastes as nações para plantá-la;
–10 diante dela preparastes o terreno, *
lançou raízes e encheu a terra inteira.

–11 Os montes recobriu com sua sombra, *
e os cedros do Senhor com os seus ramos;
–12 até o mar se estenderam seus sarmentos, *
até o rio os seus rebentos se espalharam.

–13 Por que razão vós destruístes sua cerca, *
para que todos os passantes a vindimem,
–14 o javali da mata virgem a devaste, *
e os animais do descampado nela pastem?

=15 Voltai-vos para nós, Deus do universo! †
Olhai dos altos céus e observai. *
Visitai a vossa vinha e protegei-a!

–16 Foi a vossa mão direita que a plantou; *
protegei-a, e ao rebento que firmastes!
–17 E aqueles que a cortaram e a queimaram, *
vão perecer ante o furor de vossa face.

–18 Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, *
o filho do homem que escolhestes para vós!
–19 E nunca mais vos deixaremos,Senhor Deus! *
Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!

=20 Convertei-nos, ó Senhor Deus do universo, †
e sobre nós iluminai a vossa face! *
Se voltardes para nós, seremos salvos!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Despertai vosso poder, ó nosso Deus,
e vinde logo nos trazer a salvação!

Ant. 2 Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor!

Cântico Is 12,1-6

Exultação do povo redimido
Se alguém tem sede, venha a mim, e beba (Jo 7,37).

–1 Dou-vos graças, ó Senhor, porque, estando irritado, *
acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.
–2 Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; *
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.

–3 Com alegria bebereis no manancial da salvação, *
4 e direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor,
– invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, *
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.

–5 Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, *
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
–6 Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, *
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!'

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Publicai em toda a terra as maravilhas do Senhor!

Ant. 3 Exultai no Senhor, nossa força! †

Salmo 80(81)

Solene renovação da Aliança
Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela
incredulidade (Hb 3,12).

–2 Exultai no Senhor, nossa força, *
† e ao Deus de Jacó aclamai!
–3 Cantai salmos, tocai tamborim, *
harpa e lira suaves tocai!
–4 Na lua nova soai a trombeta, *
na lua cheia, na festa solene!

–5 Porque isto é costume em Jacó, *
um preceito do Deus de Israel;
–6 uma lei que foi dada a José, *
quando o povo saiu do Egito.

= Eis que ouço uma voz que não conheço: †
7 'Aliviei as tuas costas de seu fardo,*
cestos pesados eu tirei de tuas mãos.
=8 Na angústia a mim clamaste, e te salvei, †
de uma nuvem trovejante te falei, *
e junto às águas de Meriba te provei.

–9 Ouve, meu povo, porque vou te advertir! *
Israel, ah! se quisesses me escutar:
–10 Em teu meio não exista um deus estranho *
nem adores a um deus desconhecido!

=11 Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, †
que da terra do Egito te arranquei. *
Abre bem a tua boca e eu te sacio!

–12 Mas meu povo não ouviu a minha voz, *
Israel não quis saber de obedecer-me.
–13 Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, *
abandonei-os ao seu duro coração.

–14 Quem me dera que meu povo me escutasse! *
Que Israel andasse sempre em meus caminhos!
–15 Seus inimigos, sem demora, humilharia *
e voltaria minha mão contra o opressor.

–16 Os que odeiam o Senhor, o adulariam, *
seria este seu destino para sempre;
–17 eu lhe daria de comer a flor do trigo, *
e como mel que sai da rocha o fartaria'.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Exultai no Senhor, nossa força!

Leitura breve Sb 7,26-27

A Sabedoria é um reflexo da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem
da sua bondade. Sendo única, tudo pode: permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se
às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas.

Responsório breve


R.O Senhor fez conhecer
* Aleluia, aleluia. R. O Senhor.
V. A sua salvação *Aleluia, aleluia. Glória ao Pai.
R. O Senhor.

CÂNTICO EVANGÉLICO(BENEDICTUS) Lc 1,68-79

Ant. O Senhor visitou o seu povo e o libertou.

O Messias e seu Precursor

–68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque a seu povo visitou e libertou;
–69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor,

–70 como falara pela boca de seus santos, *
os profetas desde os tempos mais antigos,
–71 para salvar-nos do poder dos inimigos *
e da mão de todos quantos nos odeiam.

–72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *
recordando a sua santa Aliança
–73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, *
de conceder-nos 74 que, libertos do inimigo,
= a ele nós sirvamos sem temor †
75 em santidade e em justiça diante dele, *
enquanto perdurarem nossos dias.

=76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †
pois irás andando à frente do Senhor *
para aplainar e preparar os seus caminhos,
–77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados;

–78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, *
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
–79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos, *
guiando-os no caminho da paz.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor visitou o seu povo e o libertou.

Preces

Louvemos a Cristo, que para nós se fez sabedoria de Deus, justiça, santificação
e redenção. Confiantes lhe peçamos:


R. Pelo vosso Natal, Senhor, salvai-nos!


Rei do universo, que os pastores encontraram no presépio envolto em panos,
– ajudai-nos a imitar vossa pobreza e simplicidade. R.


Senhor do céu, que descestes humilde de vosso trono real,
– ensinai-nos a respeitar nossos irmãos de condição mais humilde. R.


Cristo, luz eterna, que assumistes a nossa natureza humana sem perder a glória da santidade divina,
– que os vossos fiéis, usando os bens da terra, não se deixem seduzir pelas suas enganosas aparências. R.


Divino Esposo da Igreja, vossa presença é para ela torre invencível;
– fazei que os vossos fiéis perseverem sempre unidos a ela, e nela encontrem a Salvação. R.

(intenções livres)

Pai nosso...

Oração

Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, iniciastes maravilhosamente a redenção
do vosso povo. Concedei a vossos servos uma fé tão firme, que nos deixemos
conduzir por ele e cheguemos à glória prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém


Hora Média
Oração das Quinze Horas (Hora Nona)

V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.

Hino


Vós que sois o Imutável,
Deus fiel, Senhor da História,
nasce e morre a luz do dia,
revelando a vossa glória.

Seja a tarde luminosa
numa vida permanente.
E da santa morte o prêmio
nos dê glória eternamente.

Escutai-nos, ó Pai Santo,
pelo Cristo, nosso irmão,
que convosco e o Espírito
vive em plena comunhão.


Salmodia
-- salmodia complementar --


Ant. Os meus olhos viram a vossa salvação,
que preparastes ante a face das nações.



Salmo 118(119),65-72

IX (Teth)

Meditação sobre a Palavra de Deus na Lei
O seu mandamento é vida eterna (Jo 12,50).

–65 Tratastes com bondade o vosso servo, *
como havíeis prometido, ó Senhor.
–66 Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, *
pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!

–67 Antes de ser por vós provado, eu me perdera; *
mas agora sigo firme em vossa lei!
–68 Porque sois bom e realizais somente o bem, *
ensinai-me a fazer vossa vontade!

–69 Forjam calúnias contra mim os orgulhosos, *
mas de todo o coração vos sou fiel!
–70 Seus corações são insensíveis como pedra, *
mas eu encontro em vossa lei minhas delícias.

–71 Para mim foi muito bom ser humilhado, *
porque assim eu aprendi vossa vontade!
–72 A lei de vossa boca, para mim, *
vale mais do que milhões em ouro e prata.


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Salmo 55(56),2-7b.9-14

Confiança na palavra do Senhor
Neste salmo se manifesta o Cristo em sua Paixão (S. Jerônimo).

=2 Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, †
pois há tantos que me calcam sob os pés, *
e agressores me oprimem todo dia!
–3 Meus inimigos de contínuo me espezinham, *
são numerosos os que lutam contra mim!

–4 Quando o medo me invadir, ó Deus Altíssimo, *
porei em vós a minha inteira confiança.
=5 Confio em Deus e louvarei sua promessa; †
é no Senhor que eu confio e nada temo: *
que poderia contra mim um ser mortal?

–6 Eles falam contra mim o dia inteiro, *
eles desejam para mim somente o mal!
–7b Armam ciladas e me espreitam reunidos, *
seguem meus passos, perseguindo a minha vida!

=9 Do meu exílio registrastes cada passo, †
em vosso odre recolhestes cada lágrima, *
e anotastes tudo isso em vosso livro.
=10 Meus inimigos haverão de recuar †
em qualquer dia em que eu vos invocar; *
tenho certeza: o Senhor está comigo!

=11 Confio em Deus e louvarei sua promessa; †
12 é no Senhor que eu confio e nada temo: *
que poderia contra mim um ser mortal?
–13 Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, *
e vos oferto um sacrifício de louvor,

–14 porque da morte arrancastes minha vida *
e não deixastes os meus pés escorregarem,
– para que eu ande na presença do Senhor, *
na presença do Senhor na luz da vida.


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Salmo 56(57)

Oração da manhã numa aflição
Este salmo canta a Paixão do Senhor (Sto. Agostinho).

–2 Piedade, Senhor, piedade, *
pois em vós se abriga a minh’alma!
– De vossas asas, à sombra, me achego, *
até que passe a tormenta, Senhor!

–3 Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, *
a este Deus que me dá todo o bem.
=4 Que me envie do céu sua ajuda †
e confunda os meus opressores! *
Deus me envie sua graça e verdade!

–5 Eu me encontro em meio a leões, *
que, famintos, devoram os homens;
– os seus dentes são lanças e flechas, *
suas línguas, espadas cortantes.

–6 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!
–7 Prepararam um laço a meus pés, *
e assim oprimiram minh’alma;
– uma cova me abriram à frente, *
mas na mesma acabaram caindo.

–8 Meu coração está pronto, meu Deus, *
está pronto o meu coração!
–9 Vou cantar e tocar para vós: *
desperta, minh’alma, desperta!
– Despertem a harpa e a lira, *
eu irei acordar a aurora!

–10 Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, *
dar-vos graças, por entre as nações!
–11 Vosso amor é mais alto que os céus, *
mais que as nuvens a vossa verdade!
–12 Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, *
vossa glória refulja na terra!


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Os meus olhos viram a vossa salvação,
que preparastes ante a face das nações.


Leitura breve Mq 2,12


Farei de ti, Jacó, uma grande comunidade; reunirei num só lugar os remanescentes de Israel,
cuidarei dele, como do rebanho no curral, ou como de ovelhas no meio da pastagem.


V. A verdade e o amor se encontraram. Aleluia.

R. A justiça e a paz se abraçaram. Aleluia.




Oração
Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, iniciastes maravilhosamente a redenção
do vosso povo. Concedei a vossos servos uma fé tão firme, que nos deixemos
conduzir por ele e cheguemos à glória prometida. Por Cristo, nosso Senhor.


Conclusão da Hora

V.Bendigamos ao Senhor.
R. Demos graças a Deus.

Vésperas

Hino

Ó Redentor do mundo,
do eterno Pai gerado
já antes do universo,
qual Filho bem-amado.

Do Pai luz e esplendor,
nossa esperança eterna,
ouvi dos vossos servos
a prece humilde e terna.

Lembrai, autor da vida,
nascido de Maria,
que nossa forma humana
tomastes, neste dia.

A glória deste dia
atesta um fato novo,
que vós, do Pai descendo,
salvastes vosso povo.

Saúdam vossa vinda
o céu, a terra, o mar,
e todo ser que vive
entoa o seu cantar.

E nós, por vosso sangue
remidos como povo,
vos celebramos hoje,
cantando um canto novo.

A glória a vós, Jesus,
nascido de Maria
com vosso Pai e o Espírito
louvores cada dia.

Salmodia

Ant. 1 Fiz de ti uma luz para as nações:
levarás a salvação a toda a terra.

Salmo 71(72)

O poder régio do Messias
Abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mira (Mt 2,11).

I
–1 Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, *
vossa justiça ao descendente da realeza!
–2 Com justiça ele governe o vosso povo, *
com eqüidade ele julgue os vossos pobres.

–3 Das montanhas venha a paz a todo o povo, *
e desça das colinas a justiça!
=4 Este Rei defenderá os que são pobres, †
os filhos dos humildes salvará, *
e por terra abaterá os opressores!

–5 Tanto tempo quanto o sol há de viver, *
quanto a lua através das gerações!
–6 Virá do alto, como o orvalho sobre a relva, *
como a chuva que irriga toda a terra.

–7 Nos seus dias a justiça florirá *
e grande paz, até que a lua perca o brilho!
–8 De mar a mar estenderá o seu domínio, *
e desde o rio até os confins de toda a terra!

–9 Seus inimigos vão curvar-se diante dele, *
vão lamber o pó da terra os seus rivais.
–10 Os reis de Társis e das ilhas hão de vir *
e oferecer-lhes seus presentes e seus dons;

– e também os reis de Seba e de Sabá *
hão de trazer-lhe oferendas e tributos.
–11 Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, *
e todas as nações hão de servi-lo.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Fiz de ti uma luz para as nações:
levarás a salvação a toda a terra.

Ant. 2 O Senhor fará justiça para os pobres
e os salvará da violência e opressão.

II
–12 Libertará o indigente que suplica, *
e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
–13 Terá pena do indigente e do infeliz, *
e a vida dos humildes salvará.

–14 Há de livrá-los da violência e opressão, *
pois vale muito o sangue deles a seus olhos!
=15 Que ele viva e tenha o ouro de Sabá! †
Hão de rezar também por ele sem cessar, *
bendizê-lo e honrá-lo cada dia.

–16 Haverá grande fartura sobre a terra, *
até mesmo no mais alto das montanhas;
– as colheitas florirão como no Líbano, *
tão abundantes como a erva pelos campos!

–17 Seja bendito o seu nome para sempre! *
E que dure como o sol sua memória!
– Todos os povos serão nele abençoados, *
todas as gentes cantarão o seu louvor!

–18 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *
porque só ele realiza maravilhas!
–19 Bendito seja o seu nome glorioso! *
Bendito seja eternamente! Amém, amém!

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. O Senhor fará justiça para os pobres
e os salvará da violência e opressão.

Ant. 3 Chegou agora a salvação e o reino do Senhor.

Cântico Ap 11,17-18; 12,10b-12a

O julgamento de Deus

–11,17 Graças vos damos, Senhor Deus onipotente, *
a Vós que sois, a Vós que éreis e sereis,
– porque assumistes o poder que vos pertence, *
e enfim tomastes posse como rei!

(R. Nós vos damos graças, nosso Deus!)

= 18As nações se enfureceram revoltadas, †
mas chegou a vossa ira contra elas *
e o tempo de julgar vivos e mortos,
= e de dar a recompensa aos vossos servos, †
aos profetas e aos que temem vosso nome, *
aos santos, aos pequenos e aos grandes. (R.)

=12,10 Chegou agora a salvação e o poder †
a realeza do Senhor e nosso Deus, *
e o domínio de seu Cristo, seu Ungido.
– Pois foi expulso o delator que acusava *
nossos irmãos, dia e noite, junto a Deus. (R.)

= 11 Mas o venceram pelo sangue do Cordeiro †
e o testemunho que eles deram da Palavra, *
pois desprezaram sua vida até à morte.
– 12 Por isso, ó céus, cantai alegres e exultai *
e vós todos os que neles habitais! (R.)

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Chegou agora a salvação e o reino do Senhor.

Leitura breve 1Jo 5,20

Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos
aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos com o Verdadeiro, no seu Filho Jesus
Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a Vida eterna.

Responsório breve

R. A Palavra se fez carne.
* Aleluia, aleluia.R. A Palavra.
V. E habitou entre nós. * Aleluia, aleluia.
Glória ao Pai. R. A Palavra.

Cântico evangélico (MAGNIFICAT) Lc 1,46-55

Ant. Encontramos o Messias, que Moisés previu na Lei
e os profetas predisseram:
o filho de José, Jesus de Nazaré.

A alegria da alma no Senhor

–46 A minha alma engrandece ao Senhor *
47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador;
–48 pois ele viu a pequenez de sua serva, *
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

–49 O Poderoso fez por mim maravilhas *
e Santo é o seu nome!
–50 Seu amor, de geração em geração, *
chega a todos que o respeitam;

–51 demonstrou o poder de seu braço, *
dispersou os orgulhosos;
–52 derrubou os poderosos de seus tronos *
e os humildes exaltou;

–53 saciou de bens os famintos, *
e despediu, sem nada, os ricos.
–54 Acolheu Israel, seu servidor, *
fiel ao seu amor,

–55 como havia prometido aos nossos pais, *
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Encontramos o Messias, que Moisés previu na Lei
e os profetas predisseram:
o filho de José, Jesus de Nazaré.

Preces

Bendigamos a Cristo, o Emanuel, a quem a Virgem concebeu e deu à luz. E peçamos humildemente:


R. Filho da Virgem Maria, atendei-nos!


Vós concedestes a Maria as alegrias da maternidade;
– fazei que todos os pais possam alegrar-se pelo dom dos filhos. R.


Vós que vos tornastes criança,
– fazei que todas as crianças cresçam em sabedoria e graça. R.


Viestes fazer da humanidade o povo santo de Deus;
– congregai todos os povos na unidade. R.


Pelo vosso nascimento santificastes a vida familiar,
– promovei a paz e a união em todas as famílias. R.


(intenções livres)



Quisestes nascer no tempo;
– concedei aos falecidos nascerem na vossa eternidade. R.


Pai nosso...

Oração

Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, iniciastes maravilhosamente a redenção
do vosso povo. Concedei a vossos servos uma fé tão firme, que nos deixemos
conduzir por ele e cheguemos à glória prometida. Por nosso Senhor Jesus Cristo,
vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora

O Senhor nos abençoe,
nos livre de todo o mal
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...