quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Quarta Feira II Semana do Advento



LAUDES
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia.
Hino
Em meio à treva escura,
ressoa clara voz.
Os sonhos maus se afastem,
refulja o Cristo em nós.
Despertem os que dormem
feridos de pecado.
Um novo sol já brilha,
o mal vai ser tirado.
Do céu desce o Cordeiro
Que traz a salvação.
Choremos e imploremos
Das culpas o perdão.
E ao vir julgar o mundo
No dia do terror,
Não puna tantas culpas,
Mas venha com amor.
Ao Pai e ao seu Filho
poder e majestade,
e glória ao Santo Espírito
por toda a eternidade.

Salmo 76(77)
Lembrando as maravilhas do Senhor
Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos (2Cor 4,8).

Ant. São santos, ó Senhor, vossos caminhos; haverá deus que se compare ao nosso Deus?

- Quero clamar ao Senhor Deus em alta voz,
em alta voz eu clamo a Deus: que ele me ouça!
= No meu dia de aflição busco o Senhor;
sem me cansar ergo, de noite, as minhas mãos,
e minh´alma não se deixa consolar.
- Quando me lembro do Senhor, solto gemidos,
e, ao recordá-lo, minha alma desfalece.
- Não me deixastes, ó meu Deus, fechar os olhos,
e, perturbado, já nem posso mais falar!
- Eu reflito sobre os tempos de outrora,
e dos anos que passaram me recordo;
- meu coração fica a pensar durante a noite,
e de tanto meditar, eu me pergunto:
- Será que Deus vai rejeitar-nos pare sempre?
E nunca mais nos há de dar o seu favor?
- Por acaso, seu amor foi esgotado?
Sua promessa, afinal, terá falhado?
- Será que Deus se esqueceu de ter piedade?
Será que a ira lhe fechou o coração?
- Eu confesso que é esta a minha dor:
"A mão de Deus não é a mesma: está mudada!"
- Mas, recordando os grandes feitos do passado,
vossos prodígios eu relembro, ó Senhor;
- eu medito sobre as vossas maravilhas
e sobre as obras grandiosas que fizestes.
- São santos, ó Senhor, vossos caminhos!
Haverá deus que se compare ao nosso Deus?
- Sois o Deus que operastes maravilhas,
vosso poder manifestastes entre os povos.
- Com vosso braço redimistes vosso povo,
os filhos de Jacó e de José.
- Quando as águas, ó Senhor, vos avistaram,
elas tremeram e os abismos se agitaram
- e as nuvens derramaram suas águas,
a tempestade fez ouvir a sua voz,
por todo lado se espalharam vossas flechas.
= Ribombou a vossa voz entre trovões,
vossos raios toda a terra iluminaram,
a terra inteira estremeceu a se abalou.
= Abriu-se em pleno mar vosso caminho
e a vossa estrada, pelas águas mais profundas;
mas ninguém viu os sinais dos vossos passos.
- Como um rebanho conduzistes vosso povo
e o guiastes por Moisés a Aarão.

Ant. São santos, ó Senhor, vossos caminhos; haverá deus que se compare ao nosso Deus?

Cântico 1Sm 2,1-10
Os humildes se alegram em Deus
Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.Encheu de bens os famintos (Lc 1,52-53).

Ant.2 Exulta no Senhor meu coração. É ele quem exalta os humilhados.

- Exulta no Senhor meu coração,
e se eleva a minha fronte no meu Deus;
- minha boca desafia os meus rivais
porque me alegro com a vossa salvação.
- Não há santo como é Santo o nosso Deus,
ninguém é forte à semelhança do Senhor!
- Não faleis tantas palavras orgulhosas,
nem profiram arrogâncias vossos lábios!
- Pois o Senhor é o nosso Deus que tudo sabe.
Ele conhece os pensamentos mais ocultos.
- O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado,
mas os fracos se vestiram de vigor.
- Os saciados se empregaram por um pão,
mas os pobres e os famintos se fartaram.
- Muitas vezes deu à luz a que era estéril,
mas a mãe de muitos filhos definhou.
- É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,
faz descer à sepultura e fez voltar;
- é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico,
é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.
- O Senhor ergue do pó o homem fraco,
e do lixo ele retire o indigente,
para fazê?lo assentar-se com os nobres
num lugar de muita honra e distinção.
- As colunas desta terra lhe pertencem,
e sobre elas assentou o universo.
- Ele vela sobre os passos de seus santos,
mas os ímpios se extraviam pelas trevas.
- Ninguém triunfa se apoiando em suas forças;
os inimigos do Senhor serão vencidos;
sobre eles faz troar o seu trovão,
o Senhor julga os confins de toda a terra.
- O Senhor dará a seu Rei a realeza
e exaltará o seu Ungido com poder.

Ant. Exulta no Senhor meu coração. É ele quem exalta os humilhados:

Salmo 96(97)
A glória do Senhor como juiz
Este salmo expressa a salvação do mundo e a fé dos povos todos em Deus (Sto. Atanásio).

Ant.3 Deus é Rei! Exulte a terra de alegria!

- Deus é Rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
- Treva e nuvem o rodeiam no seu trono;
que se apóia na justiça e no direito.
- Vai um fogo caminhando à sua frente
e devora ao redor seus inimigos.
- Seus relâmpagos clareiam toda a terra;
toda a terra ao contemplá-los estremece.
- As montanhas se derretem como cera
ante a face do Senhor de toda a terra;
- e assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.
= "Os que adoram as estátuas se envergonhem
e os que põem a sua glória nos seus ídolos;
aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!"
= Sião escuta transbordante de alegria,
e exultam as cidades de Judá,
porque são justos, ó Senhor, vossos juízos!
= Porque vós sois o Altíssimo, Senhor,
muito acima do universo que criastes,
e de muito superais todos os deuses.
= O Senhor ama os que detestam a maldade,
ele protege seus fiéis e suas vidas,
e da mão dos pecadores os liberta.
- Uma luz já se levanta para os justos,
e a alegria, para os retos corações.
- Homens justos, alegrai-vos no Senhor,
celebrai e bendizei seu Santo nome!

Ant. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria!

Leitura breve Is 7,14b-15
Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel; ele se alimentará de manteiga e mel até quando aprender a fugir do mal e a procurar o bem.

Responsório breve
R. O Senhor é contigo, ó Maria,
* Alegra-te, cheia de graça. R. O Senhor.
V. Ele voltou seu olhar para ti: realizou toda a sua esperança.
* Alegra-te. Glória ao Pai. R. O Senhor.

Cântico evangélico (Benedictus)
Lc 1,68-79
O Messias e seu precursor


Ant. Sobre o trono de Davi o Messias reinará eternamente. Aleluia.

- Bendito seja o Senhor Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou;
- e fez surgir um poderoso Salvador
na casa de Davi, seu servidor,
- como falara pela boca de seus santos,
os profetas desde os tempos mais antigos,
- para salvar-nos do poder dos inimigos
e da mão de todos quantos nos odeiam.
- Assim mostrou misericórdia a nossos pais,
recordando a sua santa Aliança
- e o juramento a Abraão, o nosso pai,
de conceder-nos que, libertos do inimigo,
= a, ele nós sirvamos sem temor
em santidade e em justiça diante dele
enquanto perdurarem nossos dias.
= Serás profeta do Altíssimo, ó menino,
pois irás andando à frente do Senhor
para aplainar e preparar os seus caminhos,
- anunciando ao seu povo a salvação,
que está na remissão de seus pecados,
- pela bondade, e compaixão de nosso Deus,
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
- para iluminar a quantos jazem entre as trevas
e na sombra da morte estão sentados
- e para dirigir os nossos passos,
guiando-os no caminho da paz.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém

Ant. Sobre o trono de Davi o Messias reinará eternamente. Aleluia.

Preces
Supliquemos, irmãos caríssimos, a nosso Senhor Jesus Cristo, que em sua misericórdiavem nos visitar; e alegres repitamos:
R. Vinde, Senhor Jesus!
Vós, que, quando vierdes, havereis de manifestar vossa glória nos eleitos,
- mostrai agora, neste advento, a vossa clemência e bondade para com os pecadores. R.
Senhor Jesus Cristo, a alegria de nossa alma é vos louvar;
- visitai-nos com a vossa salvação. R.

Vós, que iluminastes os caminhos de nossa vida com a luz da fé,
- fazei que sempre vos agradecemos pelas obras de justiça e fidelidade. R.



(intenções livres)
Pai nosso...

Oração
Ó Deus todo-poderoso, que nos mandais preparar o caminho do Cristo Senhor, fazei que, confortados pela presença do divino médico, nenhuma fraqueza possa abater-nos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
Não havendo presbítero ou diácono e na recitação individual:
V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.

Se um presbítero ou diácono preside o Ofício:
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
R. Amém.
V. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
R. Graças a Deus

VÉSPERAS
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. Aleluia

Hino
Eterna luz dos homens,
dos astros Criador,
ouvi as nossas preces,
de todos Redentor.
Ao ver compadecido
do mundo a perdição,
em vosso amor viestes
trazer-lhe a salvação.
Se sombra do pecado
a tudo escurecia,
Esposo, vós saístes
do seio de Maria.
Ao simples ecoar
do vosso nome eterno,
joelhos vão dobrando
o céu, a terra, o inferno.
Um dia voltareis,
Juiz e Rei de tudo.
Oh dai-nos hoje a graça,
na tentação escudo.
Ao Pai e ao Filho glória,
ao Espírito também,
louvor, honra e vitória,
Agora e sempre. Amém



Salmo 61(62)
A paz em Deus
Que o Deus da esperança vos encha da alegria e da paz em vossa vida da fé (Rm 15,13).

Ant.1 Aguardemos a bendita esperança e a vinda gloriosa do Senhor.

- Só em Deus a minha alma tem repouso,
porque dele é que me vem a salvação!
- Só ele é meu rochedo a salvação,
a fortaleza, onde encontro segurança!
- Até quando atacareis um pobre homem,
todos juntos, procurando derrubá-lo,
- como a parede que começa a inclinar-se,
ou um muro que está prestes a cair??
- Combinaram empurrar-me lá do alto,
e se comprazem em mentir e enganar;
- enquanto eles bendizem com os lábios;
no coração, bem lá do fundo, amaldiçoam.
- Só em Deus a minha alma tem repouso,
porque dele é que me vem a salvação!
- Só ele é meu rochedo e salvação,
a fortaleza, onde encontro segurança!
- A minha glória a salvação estão em Deus;
o meu refúgio e rocha firme é o Senhor!
= Povo todo, esperai sempre no Senhor,
e abri diante dele o coração:
nosso Deus é um refúgio para nós!
- Todo homem a um sopro se assemelha,
o filho do homem é mentira e ilusão;
- se subissem todos eles na balança,
pesariam até menos do que.o vento:
- Não confieis na opressão e na violência
nem vos gabeis de vossos roubos e enganos!
- E se crescerem vossas posses e riquezas,
a elas não prendais o coração! -
= Uma palavra Deus falou, duas ouvi:
"O poder e a bondade a Deus pertencem,
pois pagais a cada um conforme as obras".

Ant. Aguardemos a bendita esperança e a vinda gloriosa do Senhor.

Salmo 66(67)
Todos os povos celebram o Senhor
Sabei que esta salvação de Deus já foi comunicada aos pagãos (At 28,28).

Ant.2 Que Deus nos dê a sua graça a sua benção, e sua face resplandeça sobre nós!
- Que Deus nos dê a sua graça e sua benção,
e sua face resplandeça sobre nós!
- Que na terra se conheça o seu caminho
e a sua salvação por entre os povos.
- Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem!
- Exulte de alegria a terra inteira,
pois julgais o universo com justiça;
- os povos governais com retidão,
e guiais, em toda a terra, as nações.
- Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
que todas as nações vos glorifiquem!
- A terra produziu sua colheita:
o Senhor e nosso Deus nos abençoa.
- Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,
e o respeitem os confins de toda a terra!

Ant. Que Deus nos dê a sua graça e sua benção, e sua face resplandeça sobre nós!

Cântico Cf. Cl 1,12-20
Cristo, o Primogênito de toda a criatura e o Primogênito dentre os mortos

Ant.3 Em Cristo é que tudo foi criado, e é por ele que subsiste o universo.

= Demos graças a Deus Pai onipotente,
que nos chama a partilhar, na sua luz,
da herança a seus santos reservada!

(R. Glória a vós, primogênito dentre os mortos!)
= Do império das trevas arrancou-nos
e transportou-nos para o reino de seu Filho,
para o reino de seu Filho bem-amado,
- no qual nós encontramos redenção,
dos pecados remissão pelo seu sangue. (R)

- Do Deus, o Invisível, é a imagem,
o Primogênito de toda criatura;
= porque nele é que tudo foi criado,
o que há nos céus e o que existe sobre a terra,
o visível e também o invisível. (R)
= Sejam Tronos e Poderes que há nos céus,
sejam eles Principados, Potestades:
por ele e para ele foram feitos.
- Antes de toda criatura ele existe,
e é por ele que subsiste o universo. (R)
= Ele é a Cabeça da Igreja, que é seu Corpo,
e o princípio, o Primogênito entre os mortos,
a fim de ter em tudo a primazia.
- Pois foi do agrado de Deus Pai que a plenitude
habitasse no seu Cristo inteiramente. (R)
- Aprouve-lhe também, por meio dele,
reconciliar consigo mesmo as criaturas,
= pacificando pelo sangue de sua cruz
tudo aquilo que por ele foi criado,
o que há nos céus e o que existe sobre a terra. (R.)

Ant. Em Cristo é que tudo foi criado, e é por ele que subsiste o universo.

Leitura breve 1Cor 4,5
Não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

Responsório breve
R. Eis o tempo favorável,
* Eis o dia da salvação!. R. Eis o tempo.
V. O Reino de Deus está perto.* Eis o dia.
Glória ao Pai. R. Eis o tempo.

Cântico evangélico (Magnificat)
Lc 1,46-55
A alegria da alma no Senhor

Ant. Cidade dde Deus, hás de ser renovada e verás o teu Justo no meio de ti.

- A minh´alma engrandece ao Senhor,
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
- pois, ele viu a pequenez de sua serva,
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
- O Poderoso fez por mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
- Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
- Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
- Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
- De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada, os ricos.
- Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
- como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Cidade de Deus, hás de ser renovada e verás o teu Justo no meio de ti.
Preces
Roguemos humildemente, irmãos caríssimos, a Jesus Cristo que libertou das trevas do pecado; e o invoquemos com toda confiança:
R. Vinde, Senhor Jesus!
Reuni, Senhor, numa só fé todos os povos da terra,
- e confirmai para com eles vossa aliança eterna. R.

Cordeiro de Deus, que viestes tirar o pecado do mundo,
- purificai-nos de toda mancha de pecado. R.
Vós, que viestes salvar o que estava perdido,
- vinde novamente para que não se percam os que remistes com o vosso sangue. R.
Concedei a vossa alegria eterna, quando vierdes no último dia,
- àqueles que vos procuram na fé e na esperança. R.



(Intenções livres)
Vós, que haveis de vir para julgar os vivos e os mortos,
- admiti com bondade entre os eleitos os nossos irmãos e irmãs falecidos. R.

Pai nosso...

Oração
Ó Deus todo-poderoso, que nos mandais preparar o caminho do Cristo Senhor, fazei que, confortados pela presença do divino médico, nenhuma fraqueza possa abater-nos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Conclusão da Hora
Não havendo presbítero ou diácono e na recitação individual:
V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.
R. Amém.

Se um presbítero ou diácono preside o Ofício:
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Abençoe-vos Deus todo poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
R. Amém.
V. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
R. Graças a Deus

Completas
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
R. Socorrei-me sem demora.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Depois, recomenda-se o exame de consciência (...)

Hino
Agora que o clarão da luz se apaga,
a vós nós imploramos, Criador:
com vossa paternal misericórdia,
guardai-nos sob a luz do vosso amor.

Os nossos corações sonhem convosco:
no sono, possam eles vos sentir.
Cantemos novamente a vossa glória
ao brilho da manhã que vai surgir.

Saúde concedei-nos nesta vida,
as nossas energias renovai;
da noite a pavorosa escuridão
com vossa claridade iluminai.

Ó Pai, prestai ouvido às nossas preces,
ouvi-nos por Jesus, nosso Senhor,
que reina para sempre em vossa glória,
convosco e o Espírito de Amor.

Salmodia
Ant.1 Ó Senhor, sede a minha proteção,
um abrigo bem seguro que me salva!

Salmo 30(31),2-6

Súplica confiante do aflito Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46).

–2 Senhor, eu ponho em vós minha esperança; *
que eu não fique envergonhado eternamente!
= Porque sois justo, defendei-me e libertai-me, †
3 inclinai o vosso ouvido para mim; *
apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me!

– Sede uma rocha protetora para mim, *
um abrigo bem seguro que me salve!
–4 Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; *
por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
–5 Retirai-me desta rede traiçoeira, *
porque sois o meu refúgio protetor!
–6 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *
porque vós me salvareis, ó Deus fiel!

Ant. Ó Senhor, sede a minha proteção,
um abrigo bem seguro que me salva!

Ant.2 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor!†

Salmo 129(130)

Das profundezas eu clamo Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados (Mt 1,21).

–1 Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, *
2 † escutai a minha voz!
– Vossos ouvidos estejam bem atentos *
ao clamor da minha prece!

–3 Se levardes em conta nossas faltas, *
quem haverá de subsistir?
–4 Mas em vós se encontra o perdão, *
eu vos temo e em vós espero.

–5 No Senhor ponho a minha esperança, *
espero em sua palavra.
–6 A minhíalma espera no Senhor *
mais que o vigia pela aurora.

–7 Espere Israel pelo Senhor *
mais que o vigia pela aurora!
– Pois no Senhor se encontra toda graça *
e copiosa redenção.

–8 Ele vem libertar a Israel *
de toda a sua culpa.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Das profundezas eu clamo a vós, Senhor!

Leitura breve Ef 4,26-27

Não pequeis. Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento. Não vos exponhais ao diabo.

Responsório breve

R. Senhor, em vossas mãos
* Eu entrego o meu espírito. R.Senhor.
V. Vós sois o Deus fiel, que salvastes vosso povo.
* Eu entrego. Glória ao Pai. R.Senhor.

Cântico evangélico

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Cântico de Simeão Lc 2,29-32

Cristo, luz das nações e glória de seu povo
–29 Deixai, agora, vosso servo ir em paz, *
conforme prometestes, ó Senhor.

–30 Pois meus olhos viram vossa salvação *
31 que preparastes ante a face das nações:

–32 uma Luz que brilhará para os gentios *
e para a glória de Israel, o vosso povo.
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Salvai-nos, Senhor, quando velamos,
guardai-nos também quando dormimos!
Nossa mente vigie com o Cristo,
nosso corpo repouse em sua paz!

Oração

Senhor Jesus Cristo, manso e humilde de coração, que tornais leve o fardo e suave o jugo dos que vos seguem, acolhei os propósitos e trabalhos deste dia e concedei-nos um repouso tranquilo, para amanhã vos servirmos com maior generosidade. Vós, que viveis e reinais para sempre.Amém.

O Senhor todo-poderoso nos conceda uma noite tranquila
e, no fim da vida, uma morte santa.
R. Amém.

Antífona final de Nossa Senhora
Ó Mãe do Redentor, do céu ó porta,
ao povo que caiu, socorre e exorta,
pois busca levantar-se, Virgem pura,
nascendo o Criador da criatura:
tem piedade de nós e ouve, suave,
o anjo te saudando com seu Ave

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...