No Encontro Europeu de Jovens, em Berlim, Prior de Taizé convida a «derrubar» muros

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011




O prior da comunidade ecuménica de Taizé convidou os jovens da Europa a “derrubar” os muros que existem “entre povos e continentes”, bem como no seu próprio “coração”.
“Berlim tornou-se um símbolo para todos os que, através do mundo, procuram ultrapassar os muros da separação e avançar na direção da confiança”, disse o irmão Alois, de nacionalidade alemã, aos participantes do 34.º Encontro Europeu promovido pela comunidade ecuménica de Taizé, este ano dedicado ao tema da solidariedade e que decorre, pela primeira vez na capital da Alemanha.
Após agradecer a todos os que acolhem os jovens e a organização do evento, o prior de Taizé destacou que Berlim “é uma cidade marcada pelas maiores diversidades”, voltada para o futuro, mas que procura também “integrar a memória de um passado doloroso”.
Nesse contexto, cada um dos pavilhões de oração tem um desenho de Maria com o menino Jesus, feito durante a II Guerra Mundial por um soldado alemão que estava em Estalinegrado, na Rússia.
“Escolher a confiança não significa fechar os olhos ao mal. A confiança não é ingénua ou fácil; é um risco”, disse o irmão Alois.
Para este responsável, “a felicidade não se encontra no ‘cada um por si’; a felicidade encontra-se ao termos em conta a solidariedade entre os homens”.
“Numa época em que muitos se perguntam ‘qual é verdadeiramente o sentido da minha vida?’, nós, os irmãos da nossa comunidade, gostaríamos de dizer claramente: encontra-se na solidariedade com os outros, vivida em atos concretos”, prosseguiu.
O prior de Taizé quis deixar um agradecimento especial aos que decidiram acolher jovens, mesmo sem pertencerem a qualquer Igreja: “A hospitalidade é um dos maiores contributos para construir a paz”.

São muitas as mensagens enviadas aos participantes do encontro de Berlim. Bento XVI encoraja os jovens a "aprofundarem as fontes da confiança", a "abrirem percursos de confiança no mundo inteiro".
"A confiança não é cega ingenuidade", escreve Bento XVI.
Por sua vez, o Patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I – recordando que a vida geralmente é comparada a "um caminho análogo a uma peregrinação – salienta que "a solidariedade não deve ser unicamente o slogan de certos partidos políticos".
Mas se trata de uma promessa que compromete a pessoa humana na sua inteireza", quer no plano da ação, quer no plano da oração.
Por outro lado, o Patriarca de Moscovo e de todas as Rússias, Kirill, recorda que o profundo compromisso da solidariedade humana se radica na Revelação que nos foi feita através dos eventos do Natal: "a filiação divina de todos os homens, e, portanto, a irmandade entre eles, superando todas as diferenças nacionais e sociais".
Por sua vez, o Arcebispo de Cantuária e Primaz da Comunhão Anglicana, Dr. Rowan Williams, escreve dirigindo-se aos jovens: "Deus está convosco em todas as coisas" e "torna o horizonte cada vez mais vasto e estimulante".

Radio Vaticano
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by