Bento XVI convida a família a ser de novo protagonista, falando do seu papel fundamental na nova evangelização

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011




No nosso tempo, como aconteceu em épocas passadas, o eclipse de Deus, a difusão de ideologias contrarias á família e a degradação da ética sexual aparecem ligadas entre si. Foi o que salientou Bento XVI recebendo no Vaticano os participantes na assembleia plenária do Conselho Pontifício para a Família salientando o crucial papel educativo confiado á família. Como estão em relação o eclipse de Deus e a família, assim a nova evangelização é inseparável da família cristã – afirmou.
A família fundada no sacramento do Matrimónio é actuação particular da Igreja, comunidade salvada e salvadora, evangelizada e evangelizadora, disse o Papa aos participantes na assembleia plenária ,este ano dedicada ao duplo trigésimo aniversario da exortação apostolica “Familiaris Consortio e da instituição do dicasterio do Vaticano para a Família.
Como a Igreja – sublinhou Bento XVI – ela é chamada a acolher, irradiar e manifestar no mundo o amor e a presença de Cristo. O acolhimento e a transmissão do amor divino actuam-se na doação recíproca dos conjugues, na procriação generosa e responsável, no cuidado e na educação dos filhos, no trabalho e nas relações sociais, na atenção aos necessitados, na participação nas actividades eclesiais, no empenho civil. Segundo o Papa a família cristã é um dos lugares fundamentais onde se vive e se educa ao amor e á caridade.
Para Bento XVI existem depois âmbitos nos quais é particularmente urgente o protagonismo das famílias cristãs em colaboração com os sacerdotes, guiados pelos bispos: e estes são a educação das crianças, adolescentes e jovens ao amor, entendido como dom de si mesmo e comunhão; a preparação dos noivos á vida matrimonial com um itinerário de fé; a formação dos cônjuges, especialmente dos jovens casais; as experiencias associativas com finalidades caritativas, educativas e de empenho cívico; a pastoral das famílias para as famílias, dirigida ao inteiro arco da vida, valorizando o tempo do trabalho e o tempo da festa
Compartilhe este artigo, evangelize! :

0 comentários:

Deixe seu comentario

O que você achou do artigo... !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Support : | |
Copyright © 2011. Nossa Senhora de Medjugorje - All Rights Reserved
Template Created by Nossa Senhora de Medjugorje, Aparições de Nossa Senhora
Proudly powered by