sexta-feira, 16 de setembro de 2011

INFINITA É A MISERICÓRDIA DE DEUS - LITURGIA DIÁRIA , 16 DE SETEMBRO DE 2011

INFINITA É A MISERICÓRDIA DE DEUS
Meu Deus, meu Deus, como é grande Vossa Misericórdia!


Nos caminhos da vida encontramos tantos obstáculos, desilusões e decepções vindas das mais diferentes fontes até de pessoas que nunca passou em nossa imaginação, pudessem provocar chagas tão profundas em nosso coração. Por estes e outros motivos é que este coração vai se fechando, endurecendo e começamos a atirar pedras em tudo e para todos os lados, como se fôssemos donos de toda a verdade. Passamos a nos sentir vítimas e instrumento de malhação por tudo e por todos.Por essas e outras razões, vem a nossa reação, o nosso humano fala alto e começa aí o nosso revide. Fechamo-nos dentro de nós mesmos, como se fôssemos uma grande trincheira começamos aí a grande batalha. Só vemos inimigos diante de nós. O rancor, o ódio e a ira começam a crescer dentro de nós e as maquinações na nossa mente são inevitáveis. Por isso as conseqüências são imprevisíveis, porque vem daí o ressentimento, a falta de perdão e junto com estes, o desanimo, a angustia, a tristeza, o desgosto pela vida, o desespero, a depressão e uma série de doenças até incuráveis. Quando disse no inicio, Meu Deus, meu Deus, como é grande a vossa misericórdia é porque Este é o Caminho, e este Caminho é JESUS. CRISTO, o Senhor. A chave é o perdão proclamado por Jesus. Quando Jesus disse ao paralítico, teus pecados te são perdoados imediatamente ele andou. Mt 9,2. O perdão foi um dos brados de Jesus, lá no alto da cruz, Lc. 24,34. Porque Pedro estaria tão interessado em saber quantas vezes perdoar? Mt. 18,21. O perdão é o grande remédio para a maioria de nossos males. Muitos de nós podem até dizer que isto é muito difícil. Como vou dirigir-me a tal pessoa para perdoá-la ou pedir perdão? Meu irmãozinho, minha irmãzinha, pode até ser difícil, mas este é o preço do remédio para a sua cura. Faça a experiência e verá. Perdôa, dê a vitória a Jesus e acontecerá com certeza uma linda transformação na sua vida e você terá alegria em testemunhar para a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. É maravilhoso, agrada o coração de Deus e em você descerá as bênçãos do céu porque Deus é Pai. A gente volta a sorrir, o mundo fica mais bonito e cheio de PAZ. Não se esqueça... muitos santos passaram pelos mesmos problemas que nós e hoje são santos porque desejaram e deixaram Jesus agir em seus corações. JESUS É MISERICÓRDIA E A SUA MISERICÓRDIA NOS LEVANTA! Não tenha medo de se aproximar de Jesus. Como assim? Como a misericórdia pode nos levantar? Você pode compreender melhor esta insistência de Jesus ao observar o que aconteceu com o apóstolo Pedro. Ele - como eu e como você - era uma pessoa fraca. Quando foi preciso que ele desse testemunho de que conhecia Jesus, de que era discípulo do Senhor, o que aconteceu? O apóstolo O negou ? e não apenas uma, mas, três vezes. O grande apóstolo sentiu uma profunda tristeza por agir assim, pois, não era a maneira como gostaria de ter agido. "Então Pedro chorou amargamente" (Lc 22,62). A tristeza por ter traído o Messias deve ter sido muito grande, pois ele resolve voltar à antiga vida de pescador. É o que nos narra o Evangelho de São João, no capítulo 21. Ele está pescando quando o Senhor vai ao encontro dele. Cristo sempre vem ao nosso encontro quando não temos forças para nos levantar: "Jesus apareceu aos seus discípulos, na beira do lago da Galiléia" (Jo 21,1). E o que foi fazer Jesus? Foi levantar Pedro, pois por três vezes se dirigiu a ele: "Pedro, tu me amas"? Estranha a pergunta de Jesus a Pedro, não parece? Imagine, se você depois de uma queda ouve essa pergunta? Não há nada de estranho na pergunta, porque Jesus sabia que, no fundinho do coração, Pedro não queria negá-Lo. Assim como sabe que você, no fundo do coração, muitas vezes não quer pecar, mas não tendo forças em si mesmo acaba por cair. Não foi ? toa que Jesus disse em João 15,5: "Porque sem mim vocês não podem fazer nada". "Pedro, tu me amas"? Jesus perguntou isso, pois, sabia que só o amor pode levantar uma pessoa que se encontra caída, só o amor pode dar a força a alguém para se levantar e continuar a seguir adiante. Foi este amor de Jesus que fez Pedro se levantar e continuar a caminhar confirmando-o no seu ministério: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,18). Você já caiu alguma vez? Já negou a Jesus Cristo com seus atos, palavras e omissões alguma vez? Estas palavras de Jesus Misericordioso são dirigidas a você: "Que a alma fraca, pecadora, não tenha medo de se aproximar de Mim, pois, mesmo que os seus pecados fossem mais numerosos que os grãos de areia, ainda assim seriam submersos no abismo da Minha misericórdia" (Diário de Santa Faustina, n. 1059). O Senhor, durante este tempo novo que estamos vivendo, convida-nos a cada momento para nos aproximarmos d'Ele, de forma a não nos desviarmos do verdadeiro caminho. "Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas" (Isaías 48,17b). É muito fácil nós nos confundirmos, errarmos o caminho, cairmos no buraco e nos perdermos. Somos como as ovelhas: possuímos pouca \"visão\" e não sabemos caminhar por conta própria. Sozinhos, sem alguém para nos orientar, corremos o risco de nos perder, principalmente quando agimos a partir de nossos sentimentos feridos. Jesus é o "Conselheiro Admirável" , e junto d'Ele precisamos permanecer, para que as coisas deste mundo não nos levem a perder de vista as coisas essenciais. Várias vezes Jesus pediu a Santa Faustina para rezar por um pecador "porque já caiu no desespero". Desespero que, sendo pecado contra o Espírito Santo, é o maior pecado que podemos cometer e que "não será perdoado" se a alma não sair desse terrível estado. "Oferecei vossas preocupações, vossas angústias, vossas mortificações, vossas contrariedades... por todas as almas que se deixarão ir ao desespero à vista desses terríveis acontecimentos e vendo a grande malícia de seus pecados!" (msg recebida em Montreal pela Ir. Grise da Caridade em 14/12/1949). Na realidade, a Misericórdia Divina sabe perdoar até os pecados mais graves, mas, ao fazê-lo, estimula os fiéis a conceber uma dor sobrenatural, não meramente psicológica, dos próprios pecados, de forma que, sempre com a ajuda da graça divina, formulem um firme propósito de não voltar a pecar. Tais disposições da alma obtêm efetivamente o perdão dos pecados mortais quando o fiel recebe frutuosamente o sacramento da Penitência ou se arrepende dos mesmos mediante um ato de caridade e de sofrimento perfeitos, com o propósito de retomarem o mais depressa possível a prática do próprio sacramento da Penitência: de fato, Nosso Senhor Jesus Cristo na parábola do filho pródigo ensina-nos que o pecador deve confessar a sua miséria a Deus dizendo: "Pai, pequei contra o Céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho" (Lc 15, 18-19), admoestando que isto é obra de Deus: "estava morto e reviveu; estava perdido e encontrou-se" (Ibid., 15, 32)

LITURGIA DO DIA 16 DE SETEMBRO DE 2011

PRIMEIRA LEITURA : 1º Timóteo 6, 2-12


SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO PAPA E BISPO MÁRTIRES - (vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória) - Leitura da primeira carta de São Paulo a Timóteo - Caríssimos, 2E os que têm patrões que abraçaram a fé, nem por isto os menosprezem, sob pretexto de serem irmãos. Ao contrário, deverão servi-los ainda melhor, pelo fato de que eles são fiéis amados de Deus e participantes de seus benefícios. 3Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade, 4é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, 5os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro. 6Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. 7Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. 8Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. 9Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. 10Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. 11Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão. 12Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas. - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 48)


REFRÃO: Felizes os humildes de espírito, / porque deles é o reino dos céus
1. Por que temer os dias maus e infelizes, / quando a malícia dos perversos me

circunda? / Por que temer os que confiam nas riquezas / e se gloriam na abundância de seus bens? -R.
2. Ninguém se livra de sua morte por dinheiro / nem a Deus pode pagar o seu resgate. / A isenção da própria morte não tem preço; / não há riqueza que a possa adquirir, / nem dar ao homem uma vida sem limites / e garantir-lhe uma existência imortal. -R.
3. Não te inquietes quando um homem fica rico / e aumenta a opulência de sua casa; / pois, ao morrer, não levará nada consigo, / nem seu prestígio poderá acompanhá-lo. -R.
4. Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: / "Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!" / Mas vai-se ele para junto de seus pais, / que nunca mais e nunca mais verão a luz! -R.

EVANGELHO : Lucas 8, 1-3


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 1Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. 2Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses. - Palavra da salvação

MENSAGEM DO DIA 01/05/1986 - Peço-lhes que comecem a modificar a vida em família. Que a família seja uma flor harmoniosa que desejo dar a Jesus. Queridos filhos, que cada família seja ativa na oração. Eu desejo que um dia apareçam os frutos na família. Somente assim poderei oferecê-los como pétalas, a Jesus, para a realização do plano de Deus - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

INDULGÊNCIA PLENÁRIA NA FESTA DA MISERICÓRDIA , DECRETO DO VATICANO - Anexadas indulgências aos atos de culto, realizados em honra da Misericórdia Divina."A tua misericórdia, ó Deus, não conhece limites e é infinito o tesouro da tua bondade... (Oração depois do Hino "Te Deum") e "Ó Deus, que revelas a tua onipotência sobretudo com a misericórdia e com o perdão..." (Oração do Domingo XXVI do Tempo Comum), canta humilde e fielmente a Santa Mãe Igreja. De fato, a imensa condescendência de Deus, tanto em relação ao gênero humano no seu conjunto como ao de cada homem individualmente, resplandece de maneira especial quando pelo próprio Deus onipotente são perdoados pecados e defeitos morais e os culpados são paternalmente readmitidos na sua amizade, que merecidamente perderam. Os fiéis com profundo afeto da alma são por isto atraídos para comemorar os mistérios do perdão divino e para os celebrar plenamente, e compreendem de maneira clara a máxima conveniência, aliás o dever de que o Povo de Deus louve com fórmulas particulares de oração a Misericórdia Divina e, ao mesmo tempo, cumpra com sentimentos de gratidão as obras pedidas e tendo cumprido as devidas condições, obtenha vantagens espirituais derivadas do Tesouro da Igreja. "O mistério pascal é o ponto culminante desta revelação e atuação da misericórdia, que é capaz de justificar o homem, e de restabelecer a justiça como realização daquele desígnio salvífico que Deus, desde o princípio, tinha querido realizar no homem e, por meio do homem, no mundo" (Carta enc. Dives in misericordia, 7). Este Decreto tem vigor perpétuo. Não obstante qualquer disposição contrária. Roma, Sede da Penitenciaria Apostólica, 29 de Junho de 2002, solenidade dos santos Apóstolos Pedro e Paulo. D. Luigi de MAGISTRIS Pró-Penitenciário-Mor Gianfranco GIROTTI, O.F.M. Conv. Regente

A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTOS CORNÉLIO E CIPRIANO - Unidos pela fé e sangue, encontramos como exemplo de amizade e santidade estas testemunhas de Cristo, que foram martirizados no mesmo dia, porém, com diferença de cinco anos. São CornélioCornélio tinha sido eleito Papa em 251, após um grande período de ausência do pastor por causa da terrível perseguição de Décio. Sua eleição foi contestada por Novaciano, que acusava o Papa de ser muito indulgente para com os que haviam renegado a fé (lapsos) e separaram-se da Igreja. Por causa dos êxitos obtidos com sua pregação, foi processado e exilado para o lugar hoje chamado Civitavecchici, onde Cornélio morreu. Foi sepultado nas catacumbas de Calisto. São Cipriano Uma das grandes figuras do século III, Cipriano, de família rica de Cartago, capital romana na África do Norte. Quando pagão era um ótimo advogado e mestre de retórica, até que provocado pela constância e serenidade dos mártires cristãos, converteu-se entre 35 e 40 anos de idade. Por causa de sua radical conversão muitos ficaram espantados já que era bem popular. Com pouco tempo foi ordenado sacerdote e depois sagrado Bispo num período difícil da Igreja africana. Duas perseguições contra os cristãos ocorreram: a de Décio e Valeriano. Estas perseguições marcaram o começo e o fim de seu episcopado, além de uma terrível peste que assolou o norte da África, semeando mortes. Problemas doutrinários, por outro lado, agitavam a Igreja daquela região. Diante da perseguição do imperador Décio em 249, Cipriano escolheu esconder-se para continuar prestando serviços à Igreja. No ano 258, o santo Bispo foi denunciado, preso e processado. Existem as atas do seu processo de martírio que relatam suas últimas palavras do saber da sua sentença à morte: "Graças a Deus!" Santos Cornélio e Cipriano, rogai por nós!

























































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...